Autor Tópico: Deus existe?  (Lida 174925 vezes)

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
Re: Deus existe?
« Resposta #2150 Online: 08 de Novembro de 2010, 13:44:58 »
Pelo menos use o acento residual "correto": teórico -> teòricamente.
Rapá ... procurei no google pra saber o que é acento residual e não encontrei ...
Mas existe mesmo esta artimanha (recurso) de se lançar mão de um acento residual, ou algo que o valha? (malditas novas regras ortográficas, se for o caso)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2151 Online: 08 de Novembro de 2010, 13:52:31 »
Não. O acento resigual caiu com a reforma ortográfica em 1972. Ou de 1931, não lembro.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #2152 Online: 08 de Novembro de 2010, 13:56:30 »
Não. O acento resigual caiu com a reforma ortográfica em 1972. Ou de 1931, não lembro.
Ok. Valeu pela dica. Mas como todo vício, as vezes vale a pena lutar contra eles, e as vezes não ... famosa filosofia tb conhecida como preguiça ... hehe

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2153 Online: 08 de Novembro de 2010, 14:02:50 »
Não lembro de alguém aqui que os tenha chamado de "burros", embora nós com frequência lembramos que voces não tem familiaridade com a Ciência e sua epistemologia, o que não denota estupidez ou "burrice".
Isso não faz das pessoas piores ou melhores que as outras, meu caro.

Caro Micrômegas.

Eu afirmei que voces não possuem conhecimento sobre Ciência e sua epistemologia, o que me parece claro até o momento. Eu não afirmei, em momento algum, que uma pessoa é implicitamente boa, sob o ponto de vista ético-moral, por que possui conhecimento científico.

Voce e o AngeloItacare, por exemplo, podem ser pessoas digníssimas moralmente e socialmente e eu, em contra-partida, posso ser um crápula ardiloso, apesar de que eu, aparentemente, demonstro conhecer mais sobre os fundamentos metodlógicos e epistemológicos da Ciência.

Então rogo-lhe para que leia o que eu escrevi, não o que eu não escrevi!

Tem pessoas que gostam de passar a vida no campo cultivando flores; outras preferem se dedicar totalmente as familias, outra tem tempo para certas coisas e outras não...

As duas atividades citadas por voce são plenamente respeitáveis. No entanto eu quero fazer uma observação sobre a última parte da sua frase. Neste caso voce dá a entender que algumas pessoas deste fórum não tem tempo para se dedicar à Ciência e não tem, portanto, condições de argumentar cientificamente sobre certos temas. Se isto estiver correto eu sugiro que esta pessoa se abstenha de discutir tais temas, porque não é possível que tal pessoa profira suas "opiniões" sobre Ciência e espere passar incólume às críticas que certamente virão de outros foristas mais especializados.

Conhecimento qualquer um pode adquirir, entretanto moralidade são poucos, porque depende de crescimento espiritual.

Infelizmente nem todos podem conhecer conhecimento e eu diria que, mais lamentavelmente que isto, é o fato de muitos que podem, não o fazem.

Sem saber o que significa a expressão "crescimento espiritual", eu afirmo que um elevado padrão de moralidade independe de alguém cre ou não em deuses ou de alguém ter ou não religiões.

Alias, as vezes tenho mais consideração por um cachorro que certas pessoas arrogantes que se acham grandes.

Discordo de voce Micrômegas, mais uma vez.

Eu sempre tenho mais consideração por um cachorro do que qualquer ser humano, antes de conhece-lo é claro. :biglol:

Saiba que a maior estupidez que um homem comete é se achar sábio.

Há algumas pessoas porque aqui que se acham inteligentes ou cultas, mas nenhuma delas clamou pelo título de "sábio", a não ser, é claro, alguns pouquíssimos crentes. :)
Foto USGS

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #2154 Online: 08 de Novembro de 2010, 14:07:19 »
E como Vossa Senhoria propõe fazer um experimento de laboratório sem a interferência humana?

O cientísta não pode dar um empurrãozinho, para os códonos se agruparem na sequência certa. Se ele quiser demonstrar, que isto pode acontecer sem inteligência externa, o agrupamento tem que acontecer completamente aleatoriamente, e sozinho, sem intervenção alguma. Não é o que acontece nestes experimentos.....

Caro senhor AngeloItacare.

O senhor propositalmente ignora que nós não temos como reproduzir em escala real as condições físico-químicas preconizadas pelas atuais hipóteses de surgimento da vida (e das estruturas orgânicas correlatas), conforme relação a seguir:

a) Há dúvidas significativas sobre as condições físico-químicas de cada ambiente hipotético. Mesmo assim, ocorreram avanços significativos no grau de  conhecimento do meio natural que existia no final do éon Hadeano e início do éon Arqueano.

b) Não há como reproduzir naturalmente a quantidade ocorrida de reações e a área/volume que elas ocuparam no oceano primitivo.

c) Não há como reproduzir naturalmente o tempo geológico transcorrido.

Por isto é que se faz uso de simulações, pois elas agilizam as condições aproximadas em que ocorreram as reações físico-químicas que levaram ao surgimento da vida entre 4.2 e 3.8 bilhões de anos AP.

tudo isto é secundário, e na verdade não tange a questão central. Sabemos que o DNA é um código complexo e específico, com a informação completa do ser que representa. Não conhecemos mecanismos naturais, pelos quais se forma informação, sem haver inteligência com vontade por trás.  Este é um fato, Geotecon, com o qual você, e todos os atéus tem que lidar, e que é uma evidência irrefutável da existência de um designer inteligente, e qual põe os naturalistas numa posição irracional.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2010, 14:10:05 por AngeloItacare »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2155 Online: 08 de Novembro de 2010, 14:20:21 »
... nós não temos como reproduzir em escala real as condições físico-químicas preconizadas pelas atuais hipóteses de surgimento da vida (e das estruturas orgânicas correlatas) ...

O Geotectão (em portugal iam te chamar assim), mas talvez se possa reproduzir estruturas bio-físico-químicas de possíveis rotas de abiogênese, o que seria análogo ao que vc falou. Pelo menos acho que é o que os bioquímicos tentam fazer quando realizam algum trabalho nessa área. Só o futuro das pesquisas científicas dirá ...

Assim, Gilberto? http://en.wikipedia.org/wiki/Miller%E2%80%93Urey_experiment

Eu conheço o experimento citado e mais alguns e eu não afirmei que não é possível reproduzir as condições e sim que é impossível nós refazermos as condições em escala natural, isto é, fazer uma experiência que use a mesma área/volume; as mesmas condições físico-químicas incluindo os tipos e volumes de reagentes presentes na atmosfera, na crosta e no oceano primitivo e, muito importante; o mesmo tempo geológico transcorrido.

Em qualquer experimento sobre a natureza nós geralmente conseguimos, quando bem sucedidos, resultados próximos às feições observadas, dificilmente são conseguidos resultados iguais às feições. Ou seja, o mais importante é demonstrar o conceito de viabilidade.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2156 Online: 08 de Novembro de 2010, 14:37:51 »
tudo isto é secundário, e na verdade não tange a questão central. Sabemos que o DNA é um código complexo e específico, com a informação completa do ser que representa. Não conhecemos mecanismos naturais, pelos quais se forma informação, sem haver inteligência com vontade por trás.  Este é um fato, Geotecon, com o qual você, e todos os atéus tem que lidar, e que é uma evidência irrefutável da existência de um designer inteligente, e qual põe os naturalistas numa posição irracional.

Não é secundário, ele é primordial para quem busca a resposta na Ciência e não em outras formas de conhecimento.

A sua retórica e o seu conveniente "jogo de palavras" a respeito da sua correlação entre "DNA e informação" não encontra respaldo na comunidade científica. Ela somente é ouvida pelo seu público de crentes convertidos, cuja representatividade acadêmica é pífia, se é que existe.

Vossa Senhoria afirma convictamente que o DNA é uma prova de uma inteligência, e que esta, por sua vez, provem de um deus e que, no seu entender, é o judaico-cristão, mais conhecido como Javé.

Este deus, Javé, agora uniformizado de deus racional escolástico, tem atributos extraordinários tais como a onipotência, a omniciência, a onipresença, sumamente bom, sumamente justo, sumamemte misericordioso e outros "blá-blá-blás", de tal modo que um projeto vindo dele há de ser perfeito em termos funcionais, não é mesmo?

Então eu faço, neste momento, apenas duas perguntas:

Porque ele permitiu a existência de mutações no DNA e que trazem malefícios? Por sadismo ou impotência ou incompetência?

Porque ele permitiu que milhões de espécies desaparececem da face do planeta? Por sadismo ou impotência ou incompetência ou experiência?
Foto USGS

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #2157 Online: 08 de Novembro de 2010, 14:38:46 »
Com licença Geo e Angelo, mas vou comentar ...

Não conhecemos mecanismos naturais, pelos quais se forma informação, sem haver inteligência com vontade por trás.
Errado, conhecemos sim, um deles a minimização da energia potencial.

Este é um fato, Geotecon, com o qual você, e todos os atéus tem que lidar, e que é uma evidência irrefutável da existência de um designer inteligente, e qual põe os naturalistas numa posição irracional.
Vc tem o direito de pensar assim, agora nós céticos, ateus e afins pensamos diferente e acreditamos que a ciência tem as melhores respostas para isso.
Nós achamos que a ciência, o método científico, as instituições científicas, etc, demonstram um grau de credibilidade aceitável para descrever e explicar a natureza.
Como é que vc acha que poderíamos aceitar hipóteses com pouca credibilidade como a do designer inteligente, proposta por grupos de pouca (ou nenhuma) credibilidade? :birra:

Assim como tem a famosa frase em política: "é a economia, estúpido!"
eu posso criar um análogo: "é a credibilidade, estúpido!"

Ou seja, como é que vc acha que nós vamos dar crédito a esquisitices como o designer inteligente, se a gente já viu, e muito de nós já trabalhouu com a poderosíssima, efetiva, prática, etc e mais etc, ciência?

Se vc acha que o DI pode contribuir para melhorar o conhecimento, ok. Mas se vc quer convencer alguém (nós), vai ter que mostrar na prática o que o DI pode ajudar no progresso do conhecimento. A ciência padrão já fez essa demonstração ... agora quem quiser que corra atrás ...

A sim Angelo ... vc não acha meio forçado (ridículo) vc afirmar: "que é uma evidência irrefutável da existência de um designer inteligente"?
Menos né ...
« Última modificação: 08 de Novembro de 2010, 14:51:00 por gilberto »

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #2158 Online: 08 de Novembro de 2010, 14:47:37 »

Vc tem o direito de pensar assim, agora nós céticos, ateus e afins pensamos diferente e acreditamos que a ciência tem as melhores respostas para isso.

ou seja, voce professa uma fé cega. A ciencia, meu amigo, é imparcial em relação a esta questão. Ela não propõe nem o design inteligente, e nem o acaso, ou a evolução, ou seja o que for. Ela apenas evidencia a existencia de informção na célula, no DNA.  A ciencia NAO tem uma resposta de como a informação chegou ali.  Se tiver, demonstre a resposta  aqui.

Nós achamos que a ciência, o método científico, as instituições científicas, etc, demonstram um grau de credibilidade aceitável para descrever e explicar a natureza.

a questão aqui não é ciencia x DI. A questão aqui é naturalismo x DI. O naturalismo não alugou a ciência para si.

Como é que vc acha que poderíamos aceitar hipóteses com pouca credibilidade como a do designer inteligente, proposta por grupos de pouca (ou nenhuma) credibilidade? :birra:

que tal, apenas usando um pouco , seu cérebro, a razão, e o bom senso ?

Se vc acha que o DI pode contribuir para melhorar o conhecimento, ok.

esta não é a questão chave a qui. A questão deste tópico é se Deus existe, ou não.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #2159 Online: 08 de Novembro de 2010, 14:53:12 »
...Este é um fato, Geotecon, com o qual você, e todos os atéus tem que lidar, e que é uma evidência irrefutável da existência de um designer inteligente, e qual põe os naturalistas numa posição irracional.

Todo o Criacionismo é irrefutável, diga-se de passagem.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #2160 Online: 08 de Novembro de 2010, 15:12:52 »
A ciencia NAO tem uma resposta de como a informação chegou ali.  Se tiver, demonstre a resposta  aqui.
Ai meu Gizuiz ...
já disse, as leis da física.

Por exemplo, como é que os átomos de carbono sabem qual estrutura devem formar (grafite ou diamante)? Resposta: minimização da energia livre. E há casos em que a informação de uma "semente de informação inicial" pode catalisar o surgimento de estruturas em mínimos locais de energia potencial.

ou seja, voce professa uma fé cega.
:histeria: , vc não?

a questão aqui não é ciencia x DI. A questão aqui é naturalismo x DI. O naturalismo não alugou a ciência para si.
Verdade, mas a maioria dos naturalistas adotam a ciência padrão estabelecida (não pseudo ciências como o DI) como critério de maior credibilidade. Logo o naturalismo não alugou, mas ADOTOU a ciênica como a sua filosofia natural.

que tal, apenas usando um pouco , seu cérebro, a razão, e o bom senso ?
:histeria:  ... o meu bom senso, o meu cérebro e a minha razão dizem que pseudo-ciências como o DI, que o teísmo, deísmo, sei lá mais o que, são tudo estórias para boi dormir ... agora engraçado vc propor isso ... espero que vc algum dia procure seguir o seu conselho ...  :histeria:

Se vc acha que o DI pode contribuir para melhorar o conhecimento, ok.
esta não é a questão chave a qui. A questão deste tópico é se Deus existe, ou não.
Ué, não foi vc que disse que há "argumentos irrefutáveis" em favor do DI? E vc vai agora me dizer que vc não estava querendo usar isso como prova da existência de um deus?
« Última modificação: 08 de Novembro de 2010, 15:17:54 por gilberto »

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #2161 Online: 08 de Novembro de 2010, 15:17:13 »
já disse, as leis da física.

e eu já lhe disse e expliquei, que leis da física não tem absolutamente nada a ver com informação. Informação é uma entidade immaterial, espiritual, não física. Se voce não consegue entender isto, não posso lhe ajudar.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #2162 Online: 08 de Novembro de 2010, 15:17:36 »
Todo o Criacionismo é irrefutável, diga-se de passagem.

Se alguma Hipótese não pode ser falseada, logo ....
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #2163 Online: 08 de Novembro de 2010, 15:20:25 »
Se alguma Hipótese não pode ser falseada, logo ....

Bingo! :ok:

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #2164 Online: 08 de Novembro de 2010, 15:23:05 »
e eu já lhe disse e expliquei, que leis da física não tem absolutamente nada a ver com informação. Informação é uma entidade immaterial, espiritual, não física. Se voce não consegue entender isto, não posso lhe ajudar.
:histeria:
já lhe disse que as leis da física regem os sistemas informacionais ... espiritual? Ai meu Gisuiz ...
vc realmente não pode me ajudar ... mas a ciência estabelecida pode ... em quem eu vejo mais credibilidade?

Boa sorte Angelo ... mas saiba que o seu discurso de que a "informção" é um ente separado da física não cola ... é fraco assim como as suas leis de probabilidade esquisitas

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #2165 Online: 08 de Novembro de 2010, 15:24:55 »
já lhe disse que as leis da física regem os sistemas informacionais ...

interessante. me explique : como funciona isto ?

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #2166 Online: 08 de Novembro de 2010, 15:27:48 »

O princípio da minimação da energia potencial  ... como nas estruturas moleculares ... conceito amplamente estabelecido teóricamente e experimentalmente ...

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #2167 Online: 08 de Novembro de 2010, 15:59:19 »

O princípio da minimação da energia potencial  ... como nas estruturas moleculares ... conceito amplamente estabelecido teóricamente e experimentalmente ...

você não explicou nada. Faça conta que sou completamente leigo no assunto. Um link também esclarecedor também serve.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2168 Online: 08 de Novembro de 2010, 16:09:03 »
Existem também a transferência de informação das frequências de ressonância, crescimento de cristais, fractais... todos exemplos naturais sem interferência humana. A luz também carrega informação, sendo possível pelo seu espectro analisar todo o componente químico de uma estrela. Quasares, Pulsares e Magnetares também transmitem informação na forma de pulsos contínuos, a ponto de interferirem na busca do SETI.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #2169 Online: 08 de Novembro de 2010, 16:15:43 »
você não explicou nada. Faça conta que sou completamente leigo no assunto. Um link também esclarecedor também serve.
Ok, vou fazer o que puder ... mas peraí para eu procurar alguns links ... se alguém mais aqui souber ... passa aí ...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2170 Online: 08 de Novembro de 2010, 16:16:47 »
Sobre a questão do tópico (que parece ter sido desviado): A pergunta se refere a um Deus impessoal, uma entidade que pode ser confundida com o próprio universo? Se sim, então dificilmente terá uma resposta, como já postado aqui por alguém, já que esse Deus assume uma conformação pessoal para cada indivíduo e não pode ser provado pela Ciência tanto por não ser parte do escopo desta, como também por se tratar de um fenômeno metafísico. Pode existir ou não. Se a pergunta se refere a Javé, o Deus Judaico-Cristão, então a resposta é não. E pode ser provada a sua não-existência através da Ciência, via Arquelogia e História. A história de Javé, de um Deus menor do deserto até a incorporação ao panteão cananeu com a supressão do deste já é conhecida.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2171 Online: 08 de Novembro de 2010, 16:19:25 »

Materials Science and Engineering. An Introduction, de William Callister Jr, John Wiley & Sons, New York, 1997
Principles of Materials Science and Engineering, de W. F. Smith, McGraw-Hill, 3.ª edição, New York, 1996

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #2172 Online: 08 de Novembro de 2010, 16:47:37 »
tudo isto é secundário, e na verdade não tange a questão central. Sabemos que o DNA é um código complexo e específico, com a informação completa do ser que representa. Não conhecemos mecanismos naturais, pelos quais se forma informação, sem haver inteligência com vontade por trás.  Este é um fato, Geotecon, com o qual você, e todos os atéus tem que lidar, e que é uma evidência irrefutável da existência de um designer inteligente, e qual põe os naturalistas numa posição irracional.

AngeloItacaré, você confunde informação com a sua análise. Água caindo de uma cachoeira é informação. Fótons voando pelo espaço são informação. Qualquer conjunto de dados são informação. Seus conceitos sobre inteligência são igualmente equivocados.

Mas enfim, voltem ao seu divertimento de fantásticas 87 páginas...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2173 Online: 08 de Novembro de 2010, 17:06:09 »
Ok, vou fazer o que puder ... mas peraí para eu procurar alguns links ... se alguém mais aqui souber ... passa aí ...
http://www.ufsm.br/gef/Energia10.htm
http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/en/Minimum_total_potential_energy_principle/1

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #2174 Online: 08 de Novembro de 2010, 17:35:31 »
Bão ... vamos lá ...  :chorao: (é que vc realmente parece leigo no assunto pelo q já vi vc postar)

Links sobre o princípio do mínimo da energia potencial, energia livre, energia generalizada, etc:
http://en.wikipedia.org/wiki/Minimum_total_potential_energy_principle
http://en.wikipedia.org/wiki/Principle_of_minimum_energy
e tem esse mais facinho: http://www.servinghistory.com/topics/Minimum_total_potential_energy_principle

Links sobre a aplicações do princípio da energia mínima em informação, comunicação, etc: (nessa minha busca rápida não sei avaliar o status desses artigos)
http://www.springerlink.com/content/x36t375524uh2362/
http://www.springerlink.com/content/r301228m4m057t32/
http://www.sciencemag.org/cgi/content/abstract/272/5270/1914
http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/summary?doi=10.1.1.32.4586
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ecja.4410640306/abstract
http://portal.acm.org/citation.cfm?id=1036867
http://portal.acm.org/citation.cfm?id=1617829
e existem muitos mais para vc ter uma idéia de que a informação é tratada científicamente dentro das leis da física.

Agora vem a minha explicação "mais facinha".

O princípio reducionista da ciência sustenta que todo sistema natural pode ser explicado pela aplicação das leis da física (nóis físicos somos fodões, hehe).
Por exemplo, a química do século IXX tinha desenvolvido princípios de VALÊNCIA de reações atômicas e moleculares que explicavam bem as reações químicas e estrutura estequiométrica da matéria. Bom ... será que esse princípio de valência era um princípio fundamental da natureza independente das leis da física básica? Craro que não ... hehe ... depois que a física conseguiu  estabelecer a estrutura subatômica e a mecãnica quântica ... tchan tchan tchan ... a regra de valência química é simplesmente a forma como a estrutura eletrônica da matéria atinge o seu mínimo de energia potencial (na verdade energia livre ... mas na prática dá quase sempre no mesmo).

Da mesma forma, qualquer sistema físico, e o DNA e qualquer outro sistema onde se possa definir um processo informacional é constituído por uma estrutura física que obedece a leis físicas, entre elas em destaque, a do mínimo de energia. Qualquer processo em um ser vivo está "constrained" por condições de mínimos de energia, e evolui para atingir mínimos locais ou globais de preferência.

Assim, a teoria da evolução, as teorias de abiogênese físico-químicas, a estrutura do DNA, um código linguístico de uma nação, etc, e tudos os sistemas que o constituem, como os seres vivos, evoluem estritamente para mínimos de energia locais de acordo com o seu ambiente "constraint".

Espero que tenha explicado ... mais ou menos fácil ...
Como eu disse, esse é o princípio reducionista da ciência ... tem quem faz birra contra ele ... mas ele tem sido aplicado com sucesso "absoluto" ...
Mas se vc procurar, vai encontrar alguns gatos pingados de artigos que são meio contra ... sacumé ... tem sempre uns contra qualquer coisa ...

Há sim ... e o princípio da minimação da energia é CIÊNCIA com C e todas as letras maiúsculas ... não é qualquer besteririnha que inventam por aí ...
« Última modificação: 08 de Novembro de 2010, 17:41:49 por gilberto »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!