Autor Tópico: Deus existe?  (Lida 174934 vezes)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
Re: Deus existe?
« Resposta #2375 Online: 16 de Novembro de 2010, 11:30:16 »
Caro & Divino, Enjolras

Respondendo à sua mensagem contida na expágina 96.

Citação de: lusitano  em  Ontem às 17:03:39. Sim, concerteza. Se não existir uma consciência, principalmente a humana, capaz de perceber a natureza, é como se ela não existisse.

......................................

Vc está atribuindo a existencia de algo a percepção do mesmo por uma entidade consciente e inteligente. Os dinossauros não precisaram ter um homem olhando para eles para terem existido.

Sim, é mais ou menos isso o que eu disse… Se você como inteligência auto-consciente, não existisse, nada existiria. Claro, isto num contexto, em que a consciência humana é uma espécie de “matrix”. O que no entanto, não proíbe, que a natureza exista como algo aparentemente separado de si, dado que você não é a única consciência existente.

««Teria dito um determinado indivíduo humano: o “real conhece-se”; o ideal concebe-se. Portanto, se suprimir-mos o Homem, “deus” deixa de existir... Porque não havendo Humanidade, não haverá consciência, nem pensamento auto-perceptivos. Desse modo o ser desaparece, porque deixa de haver ciência e filosofia.»»

Evidentemente, que eu enquadro toda a vida, numa hierarquia de inteligências mais ou menos conscientes; desde os minerais até aos hominídeos, mais ou menos divinos e espirituais. O que implica, que você existindo, os dinossauros existiram, ou podem vir a existir.

Portanto, na minha opinião, desde o espaço/tempo gravitacional energético, mais ou menos material, até às partículas elementares, tudo é inteligência diferenciada, relativamente racional.  

A natureza existe per si.

Não nego isso. Antes pelo contrário! A única diferença, é que eu concordo que você e a natureza são uma unidade!

Outro ponto é que vc está atribuindo o carácter de 'ser inteligente' apenas ao homem/deus.

Não é bem assim… o que se passa realmente no meu entendimento, é que toda a vida é o Homem, em diversos níveis de diferenciação e auto-percepção; portanto “deus”. O Homem é uma "esponja" por onde flui a cadeia alimentar.

Um animal tbm raciocina e tem consciencia de sua existencia, do contrario um predador nao teria nenhum esforço para capturar a presa.

Concerteza :!:

Uma simples observação, sem premissas, da natureza é suficiente para derrubar, de maneira estritamente lógica mesmo, esse pensamento filosófico.

Não se esqueça, que você é uma parte integrante e indispensável da natureza. Não olhe para Ela, como se fossem duas entidades diferentes.

Citação de lusitano hoje às 11:21:44: Necessariamente, somos levados, segundo Espinosa, a concluir que o amor a Deus deve ocupar o primeiro lugar na mente do homem, pois esta troca amorosa no plano intelectual é parte do amor infinito com que Deus ama a si mesmo, e o bem mais alto que acaricia o espírito é o conhecimento desse amor comparticipado; a perfeita harmonização do uno: Deus, Natureza, Homem, ou seja, ‘’Deus ou Natureza’’.

……………………………..

Sim, a natureza é a prova de que deus é amoroso e inteligente, veja:
http://www.icb.ufmg.br/lbem/aulas/grad/evol/coevol/varios.html
Crustáceo parasita peixe.

Este parasita devora a língua do peixe e ocupa seu lugar,... até na hora do peixe se alimentar...

Note que a filosofia espinosiana, não é o catecismo “Judaico/islâmico/cristão”. Portanto o “amor” divino na natureza, tem outro significado bem diferente, em relação à moralidade apresentada nesses livros.

O “amor” existente na natureza, segundo Espinosa, suponho eu, é mais comparado à força que une as partículas elementares para formar os diferentes elementos da tabela periódica; em “especial”, os átomos de oxigénio aos de hidrogénio, para formar a molécula de água, que é indispensável, à manutenção da vida, como nós até ao momento presente, a conhecemos.

Citação de: lusitano  em  Ontem às 17:03:39. Pseudofilosofia, não é: mais ou menos dogmática sim, mas não incompatível com o pensamento céptico, suponho eu...

.......................

Com certeza, não é pseudofilosofia. A filosofia de Espinoza é até coerente, conforme suas premissas.

:ok:

No entanto, coerente não siginifica dizer que seja tbm verdadeiro. Segundo a filosofia, deus/natureza/homem é só amor, paz e alegria. Será??

Sim... Mas só num certo sentido teológico e até filosófico, mais ou menos cristão. Certos ideais, até à presente data, parece que ainda estão por concretizar. :ok: Mas não exactamente no sentido espinosiano do termo, como eu a compreendo…

Citação de: lusitano, ontem às 17:03:39. Também me parece, pelo menos é o que eu compreendi, da leitura de António Damásio; mas acontece, que os cientistas nem sempre são filósofos...

....................................................

Todo cientista é, em princípio, filosófico.

Se você o diz… Excelente afirmação a sua :!: :ok:

O próprio método científico começa com proposições filosóficas, hipóteses. A grande diferença, e parece que pessoas como vc nunca percebem isso, é que cientistas não se limitam ao "eu penso que é assim então assim é". Eles precisam de provas, medidas, evidências... e partem para a experimentação. Se elas confirmarem as hipóteses, blz, show, se não, volta-se a filosofar e testar novas hipóteses.

Deve haver alguma razão para certos cientistas, afirmarem mais ou menos categoricamente, que ciência e filosofia, são áreas de conhecimento totalmente distintas.

No entanto se você concorda que são complementares, o que eu aprovo inteiramente, :ok: então deve também concordar, que para haver ciência, tem de necessariamente existir consciência.

E não discordo absolutamente nada do método científico, pode crer…  

Outro ponto é que, toda a experiencia é passível de replicação por qualquer outra pessoa. Preciso explicar o por quê disso? Acho que não neh.

:ok: Parece-me razoavelmente plausível, o que você diz. :ok:
« Última modificação: 16 de Novembro de 2010, 11:40:08 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Baphomet

• Nível 20
  • *
  • ATEU (Fisicismo Reducionista)
« Resposta #2376 Online: 16 de Novembro de 2010, 11:37:22 »
Não acredito mais nisso...
"Não é suficiente ver que o jardim é belo sem ter que acreditar que há fadas morando nele também?"
(Douglas Adams)

"Quando uma pessoa tem uma insanidade, chama-se a isso 'delírio'; quando muitas pessoas sofrem de um delírio, chama-se a isso 'religião'."
(Robert Pirsig)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2377 Online: 16 de Novembro de 2010, 11:52:17 »
Caro & divino - Baphomet

"Não é suficiente ver que o jardim é belo sem ter que acreditar que há fadas morando nele também?"
(Richard Dawkins)

Não conheço o que significa a palavra fada, para Richard Dawkins.

"Quando uma pessoa tem uma insanidade, chama-se a isso 'delírio'; quando muitas pessoas sofrem de um delírio, chama-se a isso 'religião'."
(Robert Pirsig)

Talvez... Todavia na minha opinião, a palavra religião, é de significado muito controverso. :idea:

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #2378 Online: 16 de Novembro de 2010, 12:18:03 »
(Richard Dawkins)
Não conheço o que significa a palavra fada, para Richard Dawkins.

Uma correção: A frase acima é de Douglas Adams.

Lusitano,
A frase acima não está clara o suficiente?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2379 Online: 16 de Novembro de 2010, 12:45:09 »
Caro & divino Mr. Mustard

Não conheço o que significa a palavra fada, para Douglas Adams.

........................................................... ............................

Lusitano, A frase acima não está clara o suficiente?

Na minha opinião, não está; Porque um belo jardim - para mim - implica na existência dum belo jardineiro, ou duma bela jardineira, que podem ou não morar nele, claro... :idea:

Digo isto porque já vi jardins, habitados por belas "fadas". :)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #2380 Online: 16 de Novembro de 2010, 13:08:08 »
Digo isto porque já vi jardins, habitados por belas "fadas". :)

Elabore...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2381 Online: 16 de Novembro de 2010, 13:35:00 »
Talvez "fada" tenha um significado diferente, em Portugal.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2382 Online: 16 de Novembro de 2010, 14:02:27 »
Lá em São Tomé das Letras o pessoal vê muitas fadas, e gnomos, e ET's, dragões, etc... Geralmente escondidos no pasto, atras de cogumelos azuis...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2383 Online: 16 de Novembro de 2010, 14:24:02 »

Citação de: lusitano  em  Hoje às 12:45:09Digo isto porque já vi jardins, habitados por belas "fadas".

.......................................

Elabore...

Segundo o diccionário Porto Editora, a palavra fada, tem diversos significados: Um de carácter "sobrenatural" e outro natural.

De carácter "sobrenatural" ou mitológico e mais ou menos lendário, temos uma pessoa do sexo feminino, que sabe manipular a natureza, utilizando "magia". É o que se vê por exemplo, nos filmes de "Harry Potter", aonde certas crianças vão estudar e aprender a desenvolver as suas capacidades mágicas numa escola de feitiçaria.

Com características naturais, temos uma pessoa do sexo feminino, de bom carácter e grande bondade: com inteligência rara, quiçá genial... Duma beleza animal absolutamente sedutora e fascinante, o que se chamaria, uma verdadeira egéria; ademais de possuir uma agilidade e dextreza manual, duma autêntica prestigiditadora; em suma, uma verdadeira artista ou artesâ, versada nas mais diversas artes e ofícios, que nos deslumbra com o seu talento: isto é, uma autêntica engenheira operária, maga ou deusa, em termos de qualidades fora do vulgar. O que é absolutamente natural.

Entretanto, faço realçar que também há pelo menos dois tipos de magia distintas: A magia teatral, que pode incluir o hipnotismo e que são executadas por pessoas peritas em prestidigitação manual e mental, como Luis de Matos, por exemplo, e aquela praticada por pessoas designadas "bruxas", que inclui passes magnéticos ou mesméricos, com rezas ou ladainhas, acompanhados com chás e caldinhos de ervanário.  

« Última modificação: 16 de Novembro de 2010, 20:26:43 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2384 Online: 16 de Novembro de 2010, 14:27:07 »
Caro & divino Gaúcho

É mais ou menos como acabei de elaborar, para o divino camarada de fórum, Mr.Mustard. :idea:

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #2385 Online: 16 de Novembro de 2010, 14:30:11 »

Divino Mr. Mustard? :hehe:

Tudo bem Lusitano,
Entendi que se trata de uma brincadeira, meio saindo pela esquerda do tipo leão da montanha...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2386 Online: 16 de Novembro de 2010, 14:38:20 »
Eu já não lembrava mais da escrita pitoresca do Lusitano. :biglol:
Foto USGS

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2387 Online: 16 de Novembro de 2010, 15:23:33 »

Divino Mr. Mustard? :hehe:

Tudo bem Lusitano, Entendi que se trata de uma brincadeira, meio saindo pela esquerda do tipo leão da montanha...

Acredite, que não se trata duma brincadeira, não... Cá na minha religião mística, "espinoso-einsteiniana", citando o divino Adriano, só existe deus, mais conhecido como natureza.

Portanto, não vejo porque você, ou qualquer outro divino camarada, deste magnífico clube, não possam serem designados como deuses, dado o tema do tópico em debate. :idea:

« Última modificação: 16 de Novembro de 2010, 15:36:00 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2388 Online: 16 de Novembro de 2010, 15:38:44 »
Caro & divino Geotecton

Eu já não lembrava mais da escrita pitoresca do Lusitano. :biglol:

Então acabou de se recordar :!: :)

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #2389 Online: 16 de Novembro de 2010, 16:06:40 »
  não é um ritmo musical? (podre essa, mas nao resisti)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2390 Online: 16 de Novembro de 2010, 16:26:57 »
Caro & divino gilberto

Citação de: Gaúcho  em  Hoje às 13:35:00Talvez "fada" tenha um significado diferente, em Portugal.

não é um ritmo musical? (podre essa, mas nao resisti)

:ok: De facto tem um ritmo musical com esse nome. O fado, que é cantado por lindas fadas, ou fadistas. Recorda-se de Amália Rodrigues? Mas que fada, que ela era...

"Oh fada,,, ou minha linda faada,,,, oh faaada, da minha alegria... Quem te viu e ouviu cantar o faaaado,,, só quer ver e ouvir-te cantar, até a morte vir......" :)
« Última modificação: 16 de Novembro de 2010, 16:29:26 por lusitano »

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #2391 Online: 16 de Novembro de 2010, 17:19:03 »
Quanta gente divina.....   :lol:

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #2392 Online: 16 de Novembro de 2010, 17:50:08 »
[Mode Itacaré_NãoVolta ON]
Mr. Mustard, Enjolras, AngeloItacare e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Ás 17:49 em 16/11/2010...
[Mode Itacaré_NãoVolta OFF]

:hehe:

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #2393 Online: 16 de Novembro de 2010, 18:32:57 »
bem observado hehehe
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2394 Online: 16 de Novembro de 2010, 18:55:49 »
Caro & divino, Mussain:

Dogmatismo e ateísmo não têm nada haver um com outro... Um é religioso, outro não. Ateísmo é uma coisa tão simples: Não crer na "existência" de nenhum deus, seja ele qual, ou, de que modo for.

Pelo que se me afigura, você está sendo dogmático no que acaba de dizer, ao ser tão convicto nas suas afirmações...

Tanto podem ser dogmáticas as pessoas (d)teístas como as ateias; são, tanto uns como outros, ao tomarem posições intransigentes intelectualmente incompatíveis com a racionalidade. Neste caso, a razão diz-me que você está ligeiramente equivocado, quanto ao "verdadeiro" e exacto significado da palavra dogmatismo.

etc.

Dogmatismo não é convicção  por si só. O ateísmo é uma posição de espera, de provas, para existência de algum "Deus". Do contrário seria pura crença. "Você" afirma que há um deus, então não cabe a mim provar que ele não existe. Eu não tenho um dogma, tenho uma posição.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #2395 Online: 16 de Novembro de 2010, 19:24:14 »
Caro & Divino, Enjolras

Respondendo à sua mensagem contida na expágina 96.
Caro & Divino tuga, :D
Depois que os meus posts se perderam no crash do banco de dados, perdi a vontade de continuar a discussão. Perdi o fio da meada. Inté.

[Mode Itacaré_NãoVolta ON]
Mr. Mustard, Enjolras, AngeloItacare e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Ás 17:49 em 16/11/2010...
[Mode Itacaré_NãoVolta OFF]

:hehe:

Eu tbm já havia notado isso antes, bem antes. Vamos fazer um bolão? Até quando ele aguenta ficar sem postar no fórum? :P
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #2396 Online: 16 de Novembro de 2010, 19:55:33 »
Depois que umas mensagens sumiram essa discussão ficou chata... :?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2397 Online: 16 de Novembro de 2010, 20:06:15 »
Caro & divino - Mussain

Dogmatismo não é convicção por si só...

Tenho aqui à mão, um livro intitulado diccionário da língua portuguesa, editado pela Porto Editora, que tem escrito o seguinte:

Dogmatismo

1 - Atitude de quem afirma com intransigência.
2 -      "     de quem afirma sem prova, nem crítica prévia.
3 - Afirmação autoritária.
4 - Doutrina que afirma a possibilidade do homem alcançar a verdade e a possibilidade da validade, de que o ser humano pode alcançar o conhecimento absoluto.      

O ateísmo é uma posição de espera, de provas, para existência de algum "Deus". Do contrário seria pura crença. "Você" afirma que há um deus, então não cabe a mim provar que ele não existe. Eu não tenho um dogma, tenho uma posição

Eu não afirmo que há um "deus", eu afirmo que há muito mais que um. Por exemplo, eu também afirmo que você é um deles. E porque é que eu faço estas afirmações...? Porque na minha concepção pessoal de compreender Deus, a natureza é aquilo que o caracteriza.

Todos nós somos deuses, no conjunto da Humanidade e da Natureza.

Sou naturalista como qualquer ateu que se preze; a diferença, é que eu concordo com a filosofia de Espinoza, que afirma mais ou menos dogmaticamente, que Deus e a Natureza são o mesmíssimo ser.

Portanto só existe Deus, porque ele é a própria Natureza e você faz parte dela. Logo você é uma divindade como eu e todos os outros membros e frequentadores deste notável Fórum e clube.

Etc.  

« Última modificação: 18 de Novembro de 2010, 11:00:50 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2398 Online: 16 de Novembro de 2010, 20:17:58 »
Cara & divina Fabi

Depois que umas mensagens sumiram essa discussão ficou chata... :?

Também acho.

que foi?

Desconfio que você deve ser uma fada. :)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2399 Online: 18 de Novembro de 2010, 10:44:37 »
Caro & divino Geotecton

na sua opinião, quem define o que é etico, o que não é , se Deus não existe ? para Hitler era ético, massacrar e matar milhões de judeus, deficientes físicos, ciganos, homosexuais etc. Quem tem o direito de dizer que ele estava errado , se Deus não existe  ?

........................................................... ..........................

Quem define? A sociedade em seu respectivo tempo histórico.

........................................................... ...........................

Evidência? O Antigo Testamento. Há diversos casos de incestos, genocídios, relações promíscuas, misoginia e xenofobia. Está claro que eram moralmente aceitáveis para a sociedade judaica da época, já sob a crença do seu "adorado deus". Ou não?

Não se esqueça do "dilúvio universal"; em que o "amoroso e misericordioso" Jeová, exterminou toda "a sua querida" Humanidade, exceptuando Noé e a sua reduzida família.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!