Autor Tópico: Deus existe?  (Lida 174937 vezes)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
Re: Deus existe?
« Resposta #2450 Online: 23 de Novembro de 2010, 18:24:55 »
Caro & divino Adriano

Entretanto permita-me que lhe pergunte, sobre o que você pretende dizer, com "utilidade prática".

...................................

Que o ateísmo é muito maior do que a minha posição individual. Para você entender, eu teria que dizer que divinizo o ateísmo. A ética de enfrentar intelectualmene o teísmo e suas imposições morais é avassaladora.

Se você a título ilustrativo - decidir "divinizar o ateísmo" - acho que tomará uma atitude cognitiva razoavelmente acertada. :idea: Dado que de certo modo, em minha opinião o "ateísmo" é pura e simplesmente um deísmo doutra freguesia... O naturalismo. :)

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2451 Online: 23 de Novembro de 2010, 19:00:25 »
Caro & divino - ANDREWaim

Citação de: lusitano  em  Ontem às 09:16:13Caro & divino - ANDREWaim e etc

..................

Divino? UI!!!

Sim, divino :!: :arrow: Porque você, segundo a minha mística hilozoísta, é um dos inúmeros deuses existentes no fantástico panteão divino, a começar pela divina Humanidade.

Quando citei Sagan queria demonstrar que a afirmação "Evidencias mostram que ele (Deus) pode ou não existir" era fantástica, porém sem nada de concreto (o mesmo que dizer "Evidências mostram que a Batalha Ragnarök PODE estar chegando"!)...

Sim concordo; :ok: mas só num contexto das religiões "dominantes", como a trilogia, Judaico/islâmico/cristã. :idea:

Já a frase do rodapé (ou seja lá como isto é chamado - não importa) "A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional" de Richard Dawkins em O Relojoeiro Cego é uma piada para mim! Acho que Dawkins quer ser como Sagan (ou algo assim)! Ele é muito conceituado em biologia, mas tem hora que ele diz coisas que... Parece, ao menos, que ele compreende que aqueles que acreditam que a vida possa ter sido criada por algum tipo de inteligência não são assim tão loucos e imaginativos (que se baseam somente em fé, e em um deus infanticida e etc e etc)!

Eu li o "relojoeiro cego" e pareceu-me  - que ele inadvertidamente - deixa portas entre-abertas para em alguma delas entrar, alguma espécie de deus gerado pelo Homem graças à evolução da selecção natural e artificial.

"Deia-se tempo ao tempo" - aí alguns milhões ou biliões de anos - e o mais improvável fenómeno natural, pode emergir na natureza."

Ora de momento, aparentemente - só deus -parece ser o mais improvável fenómeno da natureza, que possa vir a objectivar-se mercê dos esforços ciêntíficos dos actuais engenheiros genéticos. :idea:

(curiosidade) P q você usa tantos :arrow: :!: :arrow: :idea: :arrow: :ok: :arrow: :) seguidos...?

São figuras de estilo, mais ou menos artísticas, para realçar uma opinião. :arrow: :)

« Última modificação: 23 de Novembro de 2010, 19:13:22 por lusitano »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #2452 Online: 23 de Novembro de 2010, 21:19:56 »
Que o ateísmo é muito maior do que a minha posição individual. Para você entender, eu teria que dizer que divinizo o ateísmo. A ética de enfrentar intelectualmene o teísmo e suas imposições morais é avassaladora.
Se você diviniza qualquer coisa, já faz disso uma religião. Os religiosos seguem pelo mesmo caminho, apesar da mentalidade deles ser diferente a do ateu. E sim, também discordo de imposições morais.

Por mim, eu defendo uma moral baseada em reflexões, e não em imposições.
Eu até considero o ateísmo como uma religião, considerando as críticas dos religiosos. E fazem isto por saber que detestamos a religião. Então uma maneira que considero pacificadora de dialogar com religiosos é entender essa minha religiosidade.

Sendo assim o ateísmo como um doutrina com grande histórico de reflexão sobre o teísmo e que tem como principal objetivo a sua superação ética. Pode perceber que um comportamento comum é a crítica das atrocidades e insanidades da religiosidade teísta e fico feliz de ver você fazendo o mesmo também, ou algo parecido. Não foi de forma alguma uma imposição moral.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #2453 Online: 23 de Novembro de 2010, 21:22:50 »
[...]
As sondas Vikings (preparadas também para investigar isto) não foram capazes de responder a pergunta (foram imprecisas)... Mas futuramente talvez o homem obtenha respostas claras para isto (e, acredito que a resposta muito provavelmente será NÃO!)
[...]

O "não" refere-se à identificação de vida fora da Terra?

Em Marte pelo menos não ...

Mas não podemos esquecer ainda que:

(...) deus pode ser um alienígena de outra dimensão.
:)
« Última modificação: 23 de Novembro de 2010, 21:46:48 por ANDREWaim »
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #2454 Online: 23 de Novembro de 2010, 22:38:31 »
Eu escolheria duas opções, sendo que uma de forma parcial:

A Força primal da natureza (concordo plenamente);

Criador de tudo, mas que não nos acompanha no nosso mísero dia a dia. (concordo parcialmente, pois esta força primária teria dado origem a toda a existência, dentro e fora de nosso universo, mas não seria uma entidade, portanto não chamaria de criador, mas produtor, pois produtor pode ser qualquer coisa, já criador está referido a uma entidade consciente, idéia sobre Deus que não estou de acordo)

Agora, as duas das quais definitivamente não concordo:

Entidade sobrenatural que criou tudo e que não foi criada, onipresente, onisciente, que nos acompanha e julga o que é bom e o que é mau.  Como descrito em várias religiões, como o deus Cristão por exemplo;

Entidade sobrenatural que criou tudo e que não foi criada, onipresente, onisciente, que nos acompanha e julga o que é bom e o que é mau. Você acredita nesse conceito embora não o "encaixe" em nenhuma religião.

Tanto a respeito de uma quanto da outra, não estou de acordo em se tratar Deus como entidade, seja consciente ou inconsciente. Não seria para mim uma entidade, mas um processo natural.

Eu até considero o ateísmo como uma religião, considerando as críticas dos religiosos. E fazem isto por saber que detestamos a religião. Então uma maneira que considero pacificadora de dialogar com religiosos é entender essa minha religiosidade.
Você diz que o ateísmo é religião, enquanto que muitos afirmam que não, que ateísmo está relacionado com falta de religião. O ateísmo portanto não poderia ser religião, até porque há ausência da crença de um deus. Os religiosos pensam errado ao dizer que o ateísmo é religião. Pode haver sim uma doutrina ateísta, mas nem toda doutrina é religião. Nem toda doutrina tem os dogmas típicos de uma religião.

Eu poderia se quiser formar uma doutrina, e até envolvendo assuntos espiritualistas, mas sem transformar isso em religião, em cultos. Na verdade eu até sou mesmo mais a favor de refletir do que em ser doutrinado. Pois quando sou doutrinado, me sinto manipulado, e isso é ruim. Na verdade eu prego contra a doutrinação, pois detesto adestramento. Uma mente adestrada pode acabar ignorante, incapaz de pensar por conta própria ou ser escrava de uma conveniência mental estabelecida e não progredir direito por conta disso, ser incapaz de inovar. Sou a favor de criar uma nova moral, mas uma moral que incentive a reflexão no lugar da imposição. É assim que penso e sou e não vou deixar que mudem isso em mim.

E isso não teria nada a ver com religião alguma, já que elas impõem moral, ao invés de fazer isso pelo incentivo da reflexão. E essa falta de reflexão nos leva à irracionalidade. Esse é um dos pontos que implico com religiões, pois elas me são, em geral, muito convenientes, convenientes demais para trazer qualquer mudança significativa. Na verdade estou mais voltado à uma revolução mental, dado a minha grandiosa carga de insatisfações acumuladas por longos anos. Carga esta que detonaria a qualquer hora e terminaria em revolução.

O Espiritismo, pelo que vi, falhou neste aspecto. Me parece muito conveniente, demais para a minha crítica. Para inovar não há como tentar agradar a todos. Alguns vão se sentir ofendidos, digo, os conservadores tradicionalistas autoritários. Se não fosse pelo seu aspecto religioso, acho que este seria mais radical, e acho que deveria ser assim. Quanto mais se tenta ser conveniente, mais falso você fica. Mais você vai ficando falso e incapaz de expressar o que realmente pensa e sente, até se tornar um completo hipócrita e acabar se deprimindo por se sentir incapaz de ser você mesmo, de agir como você mesmo é realmente, e não como os outros querem que você pense.

Minhas idéias são radicais (algumas para os padrões de nossa sociedade), assim como a moral que proponho. Diria que as minhas convicções não servem para os conservadores em geral, pois exigem severas mudanças na atual sociedade, e um exemplo disso é que sou a favor de se mudar a natureza humana pela engenharia genética, aperfeiçoar essa natureza e assim o ser humano se tornar mais sociável. Eu proponho as minhas idéias, mas nunca iria impô-las a ninguém, só apresentaria elas. E caberá a cada um decidir se terá ou não afinidade por ela. É assim que prefiro, pelo caminho da liberdade, e não de uma conveniência que na verdade nos escraviza.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2010, 22:42:25 por Enio »

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #2455 Online: 23 de Novembro de 2010, 22:41:35 »
A mitologia hebraica diz que Deus quando apareceu na terra já existia juntamente ele com a água que cobria toda a extensão do globo. Pode um Deus aparecer depois que a terra e a água já tinham sido criadas?
O certo não seria a mitologia começar a explicação da criação do mundo do zero.
Por exemplo: Aparece Deus neste vazio do universo.
Então criou Deus o Sol, a lua e as estrelas, criou nosso planeta, a água, o ar e por aí vai...
O fato é que Deus já apareceu por aqui dando a entender que nosso planeta já estava formado com a presença de líquido e resolveu dar inicio a criação.
De onde surgiu a terra e a água?
Teria Deus estudado o universo e encontrou no nosso sistema solar uma terra que dava condições de vida?
Porque o autor não começou a explicar a criação do mundo dando a entender que Deus colocou tudo no universo?

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #2456 Online: 23 de Novembro de 2010, 22:44:41 »
O problema dessas mitologias é que elas não são claras em si mesmas, não explicam muita coisa e às vezes são controversas.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #2457 Online: 23 de Novembro de 2010, 23:25:57 »
Tanto a respeito de uma quanto da outra, não estou de acordo em se tratar Deus como entidade, seja consciente ou inconsciente. Não seria para mim uma entidade, mas um processo natural.
Esse conceito está mais próximo do que Dawkins definiu como religiosidade einsteniana e sem grandes implicações morais como as demais.

Você diz que o ateísmo é religião, enquanto que muitos afirmam que não, que ateísmo está relacionado com falta de religião. O ateísmo portanto não poderia ser religião, até porque há ausência da crença de um deus. Os religiosos pensam errado ao dizer que o ateísmo é religião. Pode haver sim uma doutrina ateísta, mas nem toda doutrina é religião. Nem toda doutrina tem os dogmas típicos de uma religião.
Na verdade eu sou um religioso devido a minha fé dogmática na inexistência de deus. E vejo no ateísmo toda uma doutrina e cultura que escurraça o teísmo das fronteiras da ética social, principalmente por serem dogmáticos quanto ao ateísmo, não aceitam a dúvida sobre deus. E o desenvolvimento teórico mostrando o lado negro das religiões tem muito realismo.

O Espiritismo, pelo que vi, falhou neste aspecto. Me parece muito conveniente, demais para a minha crítica. Para inovar não há como tentar agradar a todos. Alguns vão se sentir ofendidos, digo, os conservadores tradicionalistas autoritários. Se não fosse pelo seu aspecto religioso, acho que este seria mais radical, e acho que deveria ser assim. Quanto mais se tenta ser conveniente, mais falso você fica. Mais você vai ficando falso e incapaz de expressar o que realmente pensa e sente, até se tornar um completo hipócrita e acabar se deprimindo por se sentir incapaz de ser você mesmo, de agir como você mesmo é realmente, e não como os outros querem que você pense.
Eu já fui sequestrado por uma alternativa espírita diferente, a conscienciologia. Até cheguei a elaborar um ateísmo conscienciológico.  Hoje vejo melhor os motivos que me levaram a ela pela segunda vez e um deles foi o aspecto de acessibilidade na cibercultura. Ainda frequentava o fórum e infernizei a todos aqui com a minha defesa de científicidade desta pseudociência.  :?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #2458 Online: 23 de Novembro de 2010, 23:35:43 »
(...)

Ampliando a pergunta: De onde tudo surgiu?

Ninguém sabe! É impossível para o homem responder esta(s) pergunta(s) sem hipotetizar...

Uma coleção de hinos ancestrais em sânscrito de 3500 anos diz:

Ninguém sabe quando a criação surgiu
   Ou se Ele a fez ou não
   Ele que assite lá dos céus
   Somente Ele sabe
   Ou então talvez nem Ele saiba

Sobre o deus hebraico no gênesis tenho uma bíblia Ave-Maria (aquela famosa que advém da vulgata para um público que fala português e da versão francesa dos monges beneditinos, de Maredsous, Bélgica - a Bíblia católica do Brasil) que diz o seguinte em sua "INTRODUÇÃO PARTICULAR AOS LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO":

"O livro do Gênesis, ou o livro das origens (é a palavra pela qual começa o texto sacro), contém tradições da mais remota antigüidade. Utilizou-se seu redator de fontes de origem diversa, as quais, por vêzes, apresentam algumas divergências."

?ALGUMAS DIVERGÊNCIAS? ORIGEM DIVERSA? Não parece um contra-senso?
« Última modificação: 23 de Novembro de 2010, 23:49:18 por ANDREWaim »
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #2459 Online: 23 de Novembro de 2010, 23:44:29 »
(...)

Ninguém sabe! É impossível para o homem responder esta(s) pergunta(s) sem hipotetizar...
O teísmo sabe. Surgiu de deus.

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #2460 Online: 23 de Novembro de 2010, 23:49:06 »
(...)

O meu senso agnóstico não sabe se sabe...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #2461 Online: 23 de Novembro de 2010, 23:56:20 »

O meu senso agnóstico não sabe se sabe...

Tem uma grande relação com o ceticismo, muitos ateus são agnósticos por conta disso. Dawkins até criou uma escala em que está no penúltimo nível. Tudo para não ser comparado a um dogmático  :biglol:

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #2462 Online: 24 de Novembro de 2010, 00:17:37 »
O teísmo se resume ao fato de acreditar num deus, seja por fé cega ou por um raciocínio elaborado, ou será que se pode acreditar num deus sem ser teísta (quer dizer o deus das religiões)? De fato há o deísmo, mas o deísmo não é muito diferente de um idealizar um deus teísta. Haveria uma outra possibilidade? Há o panteísmo, mas no panteísmo não haveria uma causa externa à natureza que conhecemos. Haveria ainda uma outra possibilidade, uma forma diferente de ver esse deus, como estou tentando fazer?

Talvez eu estaria numa posição entre o teísmo e ateísmo. É assim, a parte teísta por conceituar uma causa primária, uma força ou mecanismo primário, mas a parte ateísta estaria relacionada a este deus não ser algo fora da criação, pois seria parte da criação, a parte primária. Não teria havido um criador da forma como as religiões pregam. Este deus seria apenas uma natureza que existe por acaso e que dá origem a outras naturezas descendentes desta primária. Mas isso ainda seria diferente do panteísmo como ele é, pois este deus que conceituo se encontraria fora do nosso universo. Mas o nosso universo estaria de certa forma dentro deste deus, como se este fosse uma dimensão limite, que reveste a tudo.

Ou seja, haveria um deus de qualquer forma, mas não como as religiões profetizam, como uma entidade que ama ou odeia.

Sim, de certa forma a existência deste deus é duvidosa, mas o meu raciocínio exige que haja uma causa primária, que todas as naturezas teriam algo de comum entre elas, e isso estaria na origem delas e nas leis que regem tais naturezas, a partir de uma primária, e que esta causa primária tenha seu mecanismo e seja feita de alguma coisa, já que o meu raciocínio exige que nada pode vir do nada absoluto e que nada pode ser feito de nada.

Essas naturezas que falo seriam tanto a material quanto a que nos parece espiritual.

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #2463 Online: 24 de Novembro de 2010, 00:37:08 »
O teísmo se resume ao fato de acreditar num deus, seja por fé cega ou por um raciocínio elaborado, ou será que se pode acreditar num deus sem ser teísta (quer dizer o deus das religiões)? De fato há o deísmo, mas o deísmo não é muito diferente de um idealizar um deus teísta. Haveria uma outra possibilidade? Há o panteísmo, mas no panteísmo não haveria uma causa externa à natureza que conhecemos. Haveria ainda uma outra possibilidade, uma forma diferente de ver esse deus, como estou tentando fazer?

Talvez eu estaria numa posição entre o teísmo e ateísmo. É assim, a parte teísta por conceituar uma causa primária, uma força ou mecanismo primário, mas a parte ateísta estaria relacionada a este deus não ser algo fora da criação, pois seria parte da criação, a parte primária. Não teria havido um criador da forma como as religiões pregam. Este deus seria apenas uma natureza que existe por acaso e que dá origem a outras naturezas descendentes desta primária. Mas isso ainda seria diferente do panteísmo como ele é, pois este deus que conceituo se encontraria fora do nosso universo. Mas o nosso universo estaria de certa forma dentro deste deus, como se este fosse uma dimensão limite, que reveste a tudo.

Ou seja, haveria um deus de qualquer forma, mas não como as religiões profetizam, como uma entidade que ama ou odeia.

Sim, de certa forma a existência deste deus é duvidosa, mas o meu raciocínio exige que haja uma causa primária, que todas as naturezas teriam algo de comum entre elas, e isso estaria na origem delas e nas leis que regem tais naturezas, a partir de uma primária, e que esta causa primária tenha seu mecanismo e seja feita de alguma coisa, já que o meu raciocínio exige que nada pode vir do nada absoluto e que nada pode ser feito de nada.

Essas naturezas que falo seriam tanto a material quanto a que nos parece espiritual.

Se nada veio do nada... Se deus exite... Se tudo sempre existiu....
Se deus exite e não se preocupa conosco... se tudo foi criado acidentalmente...
Se deus é um alienígena de outra dimensão... se existem inumeras dimensões e diferentes universos conectados...
Se a vida veio de fora da terra...

Acredito que isto tudo jamais será comprovado cientificamente e se for, não será tão cedo!

Quando eu morrer se deus estiver por lá, então saberei que ele existe... ou então não existirei mais (GAME OVER)!

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #2464 Online: 24 de Novembro de 2010, 02:46:30 »
Página 99!!! E uma inacreditável(?) produtividade improdutiva. O Itacare se despediu sem responder minha pergunta o que, para mim, não representa novidade. Mas vou correr mais um risco e tentar fazer mais uma pergunta a você, Andrewaim, que me parece bastante estudioso em biologia (o que tem se tornado moda entre os "crentes intelectuais modernos"). Uma pergunta cuja resposta implica num salto entre a fisiologia e a anatomia dos seres pluricelulares e as estruturas moleculares biológicas que os originaram. Mais que isso, ilustra como "certas" comparações são totalmente absurdas. Espero que não argumente que essa seja também uma pergunta pessoal (pois as outras NÃO foram, é claro, mas compreendi perfeitamente sua fuga).

Existe uma diferença topológica fundamental entre qualquer estrutura viva e um relógio mecânico qualquer (ou mesmo eletrônico) que é sempre desconsiderada toda vez que se reevoca pela enésima vez o saturado argumento de Paley. Sabe qual é?

Lusitano, só um recado para você que ainda não perdeu meu respeito. Se cogitar a possibilidade de me citar e me chamar de divino, estará me desagradando profundamente. Decida se me respeitará ou não, como muitos aqui já fizeram. Se preferires chamar-me de monte de m.... me desagradará menos e nem me deixará chateado, porque não estará longe da verdade.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #2465 Online: 24 de Novembro de 2010, 06:36:41 »
Tudo o que está refletindo individualmente sobre a relação teísmo/ateísmo nesta postagem não está necessariamente errada, pelo contrário. Porém é algo que outros já refletiram e você como indivíduo que reflete sozinho fica dizendo o óbvio para aqueles que discutem a questão há muito tempo. Pelo menos os teísta ainda esturam o ateísmo para critica-lo e validar o seu teísmo.

Mesmo o aspecto "espiritual" do seu pensamento é mera cópia de outras "filosofias" a respeito. E a sua crença de refletir algo inovador e diferente do que já existe é mais ainda. Você diviniza o absoluto e demoniza o nada. Seu deus é o conceito de absoluto, do qual não pode largar por medo de se tornar o tão temido "nada" que se originaria o universo.  :susto:

O absoluto está mais perto do dogma. Ou da absoluta se formos incluir um pouco de humor  :hihi:
« Última modificação: 24 de Novembro de 2010, 06:40:39 por Adriano »

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #2466 Online: 24 de Novembro de 2010, 08:17:24 »
O que eu levei mais em conta foi questionar porque o autor que inventou a mitologia sobre a criação do mundo em genesis não começou primeiro da criação de Deus e depois a todas as coisas.
Eu entendo então que o autor quis dizer que Deus foi uma criação posterior a muita coisa que já existia no universo.
De onde ele tirou estas idéias?

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #2467 Online: 24 de Novembro de 2010, 08:22:44 »
Veja como é simples e fácil inventar uma história da criação do mundo:
No princípio não existia nada, absolutamente nada. Aí surgiu o que ninguém imaginava: Um ser poderoso no vazio do universo. Nos seus primeiros momento de vida criou o Sol para clarear o dia, a lua para iluminar a noite, depois criou os rios e mares, colocou no mar todas as espécies marinhas, depois criou a atmosfera colocando os animais selvagens e domésticos, etc...
Acho que não seria diferente alguém criar uma mitologia igual a minha.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #2468 Online: 24 de Novembro de 2010, 08:26:11 »
Se nada veio do nada... Se deus exite... Se tudo sempre existiu....
Se deus exite e não se preocupa conosco... se tudo foi criado acidentalmente...
Se deus é um alienígena de outra dimensão... se existem inumeras dimensões e diferentes universos conectados...
Se a vida veio de fora da terra...
Acredito que isto tudo jamais será comprovado cientificamente e se for, não será tão cedo!
Quando eu morrer se deus estiver por lá, então saberei que ele existe... ou então não existirei mais (GAME OVER)!
Enquanto isto :umm:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2469 Online: 24 de Novembro de 2010, 10:51:15 »
De onde ele tirou estas idéias?
Do mesmo lugar de onde ele tirou todo o resto, de uma imaginação fértil.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #2470 Online: 24 de Novembro de 2010, 15:03:59 »
A mitologia hebraica diz que Deus quando apareceu na terra já existia juntamente ele com a água que cobria toda a extensão do globo. Pode um Deus aparecer depois que a terra e a água já tinham sido criadas?
O certo não seria a mitologia começar a explicação da criação do mundo do zero.
Por exemplo: Aparece Deus neste vazio do universo.
Então criou Deus o Sol, a lua e as estrelas, criou nosso planeta, a água, o ar e por aí vai...
O fato é que Deus já apareceu por aqui dando a entender que nosso planeta já estava formado com a presença de líquido e resolveu dar inicio a criação.
Teria Deus estudado o universo e encontrou no nosso sistema solar uma terra que dava condições de vida?
Porque o autor não começou a explicar a criação do mundo dando a entender que Deus colocou tudo no universo?

Voltei!

Ué, mas tá escrito no primeiro verso de gênesis que "No princípio criou Deus os céus e a terra". Então a terra com a água vieram depois e não antes, como vc afirma.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2471 Online: 24 de Novembro de 2010, 18:01:17 »
Caro & divino Enio

Este deus seria apenas uma natureza que existe por acaso e que dá origem a outras naturezas descendentes desta primária. Mas isso ainda seria diferente do panteísmo como ele é, pois este deus que conceituo se encontraria fora do nosso universo. Mas o nosso universo estaria de certa forma dentro deste deus, como se este fosse uma dimensão limite, que reveste a tudo.

caríssimo: você não tem como separar deus do universo, tal como não pode separar o vinho do recipiente que o contém. :idea:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2472 Online: 24 de Novembro de 2010, 18:19:05 »
Caro Cientista

Lusitano, só um recado para você que ainda não perdeu meu respeito. Se cogitar a possibilidade de me citar e me chamar de divino, estará me desagradando profundamente.

Caríssimo: Em termos da minha mística naturalista e deísmo comparado, não é por eu deixar de o designar como divino - como é seu pedido - que você deixa de ser um deus. Esse é um facto tão evidente, como você se auto-nomear como "cientista". :idea:

Decida se me respeitará ou não, como muitos aqui já fizeram. Se preferires chamar-me de monte de m.... me desagradará menos e nem me deixará chateado, porque não estará longe da verdade.

Mas, meu deus - se a m.... é divina - o que é que eu posso fazer para alterar esse facto... :?: :arrow: :| Sinceramente não percebo. :stunned:

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #2473 Online: 24 de Novembro de 2010, 18:40:05 »
Eu uso outra tática para tentar dialogar pacificamente com religiosos: basta citar São Tomé, o apóstolo cético. Aí eu completo "mesmo não acreditando, não deixou de ser apóstolo". Na minha opinião, usar a bíblia (ou qualquer outro livro sagrado de qualquer outra religião) é a única maneira de dialogar com crentes, com um mínimo de respeito mútuo.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #2474 Online: 24 de Novembro de 2010, 18:42:22 »
Citação de: Realidade
(...)
:confuso:
Então....Deus seria um alienígena? :duvida:

Nesse tópico conseguiram falar mais bobagens sobre Deus do que o Antigo Testamento inteiro. :olheira:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!