Autor Tópico: Deus existe?  (Lida 174941 vezes)

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
Re: Deus existe?
« Resposta #2550 Online: 29 de Novembro de 2010, 01:33:17 »
Caro cientista

Apresenta-se ainda pior que a apofenia do Itacare, que enxerga obstinadamente uma codificação intelectual-divina numa molécula aperiódica.

É uma questão de interrogá-lo afim se saber o que ele pretende dizer como divino.
Mama mia!!!!!!!! Nem pense nisso!

Afinal topologicamente, qual é a grande diferença, entre nomeá-lo como cientista, doutor, detective, ou mesmo filantropo? O facto, é que em termos do meu estilo místico actual - você não tem chance alguma - de deixar, de ser um deus...
Verdade?! Então não tenho a menor chance de continuar sendo só uma pobre talhada de m....? Que triste!!!

Agora me lembrei que você vê deus em detritos digestivos também.

Bem - modéstia não lhe falta - tenho que admitir... É mais ou menos, como você ser um primata hominídeo da espécie "homo-sapiens" e afirmar catedraticamente, que não faz parte da Humanidade. Não tem piada? :)
Sou o sujeito mais modesto do mundo. Nem adianta tentar que ninguém me supera nisso porque sei que sou o melhor do mundo em modéstia.

Mas como você foi perfeitamente incisivo, quando me admoestou pela primeira vez, já não me parece muito estético voltar atrás. :)
"Voltar atrás" pode ser o movimento mais estético do ser humano quando ele se direciona para a realidade. Não convém recalcitrar eternamente na direção errada ou estúpida.

Caro cientista

Vamos, agora, ao que é realmente mais significativo. No que tange ao que está em questão aqui, não é a estrutura mais notável entre as, por você, apresentadas, é a única. Esta extraordinária estrutura motorizada de flagelo bacteriano que desconheço por completo, da forma como aí descrita, não deixa dúvida de tratar-se de um rotor. Algo assim muda(ria) por completo a questão.

Para mim, é um 'artefato' totalmente novo que "encontro"(?) no caminho. O processo evolutivo que levaria à formação de uma tal estrutura deve ser, imagino, muito singular.

A terminologia 'fluxo de prótons' me pareceu estranha embora meus conhecimentos em biologia sejam mesmo parcos, como já reiterei. Antes de fazer quaisquer outra considerações, eu gostaria de entender melhor esta estrutura e seu funcionamento, portanto, se você não pôde transportar a imagem, ponha o link exato, por favor.

Já o fiz :!:

:arrow: seteantigoshepta.blogspot.com/.../flagelo-bacteriano-teoria-de-michael.html -

Significaria isto que houve um projetista?...

Claro que não :!:

:hihi: :arrow: Não há dúvida que é super-interessantíssima, a sua fantástica proposição... B-) Disse isso por instinto, ou por intuição :?:
Não, foi por galhofa mesmo.

Caríssimo "cientista": está convidado a demonstrar-me, porque foi tão dogmaticamente categórico, na sua tão assertiva afirmação. :|

Deve estar, agora, falando do meu enfático "Claro que não!". É que naquele exato momento, pude "visualizar" uma possibilidade evolutiva para a notabilíssima estrutura que tu apresentaste.

Caro cientista

O que importa é encontrar diferenças ou similaridades fundamentais entre estruturas como essas e as chamadas estruturas vivas.

Caríssimo: você já verificou a analogia, que se pode encontrar entre a enguia eléctrica e o trem que se desloca sem rodas, suspenso sobre um campo electro-magnético? :)
Tu deves ser mesmo um pândego, lusitano. Não seja tão otimista quanto ao seu poder de encontrar contra-argumentações poderosas contra mim. Mas, para que eu seja devidamente científico, não, jamais verifiquei tal "analogia". Pode apresentá-la a mim, por favor?
« Última modificação: 29 de Novembro de 2010, 01:38:08 por Cientista »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #2551 Online: 29 de Novembro de 2010, 01:47:51 »

Estive acompanhando e achei MUITO INTERESSANTE MESMO!! (Sendo verdade) é um ótimo argumento na resposta do Lusitano ao Cientista.

:ok:  :arrow:  :)
Tem mesmo certeza de que você avalia quão interessante realmente é? Por favor, não se ofenda mas suspeito que você não faz ainda idéia do *possível* "alcance refutador" desta evidência contra minha proposição argumentativa. Talvez, depois do que escrevi pouco atrás, algo se esclareça.

Acho também que as demais propostas levantadas por Derfel e Lusitano não deveriam ser desmerecidas somente por aparentarem simplicidade...

Como eu suspeitei, aqui está a prova. É fato lamentabilíssimo quando um oponente intelectual dispara uma arma poderosíssima contra o outro debatedor sem ter noção da magnitude exata de seu próprio feito por, simplesmente, ignorar por completo o escopo da argumentação do adversário. Insípido como contar uma piada a alguém que não a alcança por desconhecer certos fatos, personalidades e fenomenologias, por exemplo.

Os outros exemplos não são inválidos por serem "aparentemente simples". Simplicidade não é o fator aqui.

Ainda não pude estudar esta estrutura flagelar até os pormenores que considero necessários para compreendê-la o suficiente, mas pelas descrições apresentadas que, superficialmente observei, trata-se, de fato, de uma estrutura completamente desconexa do corpo principal da célula, topologicamente tão independente quanto qualquer engrenagem que compõe um relógio ou qualquer outra máquina similar. Eu inferia, erroneamente então, que os flagelos não eram assim. Já falei um pouco sobre isso. Espero que você leia meus últimos posts e faça uma boa análise.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2552 Online: 29 de Novembro de 2010, 14:03:52 »
Divino "Cientista

Citar Apresenta-se ainda pior que a apofenia do Itacare, que enxerga obstinadamente uma codificação intelectual-divina numa molécula aperiódica.

É uma questão de interrogá-lo afim se saber o que ele pretende dizer como divino.
Mama mia!!!!!!!! Nem pense nisso!

Se você prefere ignorar o que o Itacare - entende como deus - na minha opinião, está no seu perfeito direito. :ok:

Citação de: lusitano  em  26 Nov 2010, 14:41:48

Afinal topologicamente, qual é a grande diferença, entre nomeá-lo como cientista, doutor, detective, ou mesmo filantropo? O facto, é que em termos do meu estilo místico actual - você não tem chance alguma - de deixar, de ser um deus...

...

Verdade?! Então não tenho a menor chance de continuar sendo só uma pobre talhada de m....? Que triste!!!

Agora me lembrei que você vê deus em detritos digestivos também.

Para que - quando qualquer um de nós os dois - utilizar a palavra deus, não nos percamos numa jogada inglória de "alhos & bugalhos", vou recapitular para si, o que eu de facto entendo como deus...

Para mim, a palavra deus, significa natureza, o que me parece ser uma concepção compartilhada por muitos seres humanos. É mais ou menos, como você dizer-se um dejecto humano, de preferência a admitir-se como um deus entre os deuses; dado que eu creio que você, não deixa de ser parte da Humanidade, pelo facto de ser uma divina talhada de m.... :!: :ideia:

Em termos de paralogismo comparado e realismo fantástico, para mim, tudo o que é natural, é divino: pela simples razão, que alguém que eu considero intelectualmente credível, assim o estabeleceu ou inventou. :ideia:

Portanto, note bem a diferença - você não perdeu a chance de ser um monte de m.... - perdeu a chance, é de ser inumano, ou adivino... A menos que me prove, que não faz parte da cadeia alimentar, ou da natureza.

Bem - modéstia não lhe falta - tenho que admitir... É mais ou menos, como você ser um primata hominídeo da espécie "homo-sapiens" e afirmar catedraticamente, que não faz parte da Humanidade. Não tem piada?

Sou o sujeito mais modesto do mundo. Nem adianta tentar que ninguém me supera nisso porque sei que sou o melhor do mundo em modéstia.

Tão modesto - que prefere ser designado como m.... - do que como um deus. :arrow: :|

Mas como você foi perfeitamente incisivo, quando me admoestou pela primeira vez, já não me parece muito estético voltar atrás.

........................................................... ........

"Voltar atrás" pode ser o movimento mais estético do ser humano quando ele se direciona para a realidade. Não convém recalcitrar eternamente na direção errada ou estúpida.

Se você reconsidera o que inicialmente disse, então oh nobre e divino "cientista", estou em crer que você não desdenha assim tanto, de pertencer ao panteão naturalmente divino, da minha heresia naturalista.

Esta extraordinária estrutura motorizada de flagelo bacteriano que desconheço por completo, da forma como aí descrita, não deixa dúvida de tratar-se de um rotor. Algo assim muda(ria) por completo a questão.

Para mim, é um 'artefato' totalmente novo que "encontro"(?) no caminho. O processo evolutivo que levaria à formação de uma tal estrutura deve ser, imagino, muito singular.

Antes de fazer quaisquer outra considerações, eu gostaria de entender melhor esta estrutura e seu funcionamento.

Significaria isto que houve um projetista?... Claro que não :!:  

........................................................... ......................

Disse isso por instinto, ou por intuição

Não, foi por galhofa mesmo.

Se foi por galhofa é uma coisa - se não - é outra muito diferente.

Se de facto foi por galhofa, então você, deixa abertura para uma interpretação "artificial" da história natural.

Se não foi - então você ainda tem margem de tempo, para me explicar - como do puro acaso, se evoluíu para a selecção natural... E da selecção natural, para um motor - conforme o seu desafio - do porquê, que a divina natureza, não aparentava ter criado rotores biológicos, com movimento razoavelmente giratório.

Caríssimo "cientista": está convidado a demonstrar-me, porque foi tão dogmaticamente categórico, na sua tão assertiva afirmação.

........................................................... .......................

Deve estar, agora, falando do meu enfático "Claro que não!". É que naquele exato momento, pude "visualizar" uma possibilidade evolutiva para a notabilíssima estrutura que tu apresentaste.

Eu também não me oponho a uma possibilidade evolutiva, dessa tão notável estrutura - topologicamente natural - o que eu desejo é me explique, como isso foi possível, sem intervenção de uma inteligência intencional... :)

Citar: O que importa é encontrar diferenças ou similaridades fundamentais entre estruturas como essas e as chamadas estruturas vivas.

Caríssimo: você já verificou a analogia, que se pode encontrar entre a enguia eléctrica e o trem que se desloca sem rodas, suspenso sobre um campo electro-magnético?  

...................

Tu deves ser mesmo um pândego, lusitano.

Sim muito provavelmente, :ok: o que me parece muito melhor, do que ser um pedaço de m.... :|

Não seja tão otimista quanto ao seu poder de encontrar contra-argumentações poderosas contra mim.

Queira saber que o meu objectivo, não é combater intelectualmente consigo, nem convencê-lo da justeza, da minha heresia naturalista.

Mas, para que eu seja devidamente científico, não, jamais verifiquei tal "analogia". Pode apresentá-la a mim, por favor?

Já me apercebi, da sua proverbial modéstia e de que também não é um perfeito observador da natureza, topologicamente especulando... Já que me parece, que você confessou, que nunca antes tinha observado a existência de um motor-rotor biológico natural, a tal ponto que estava preparado para apostar contra essa eventualidade. :)

A analogia que eu encontro, entre uma enguia eléctrica e um trem, que se desloca sem necessidade de rodas, é o facto de ambos não as terem e utilizarem campos electro-magnéticos, para se deslocarem. o primeiro é um artefacto natural e o segundo, artificial.

A enguia, como qualquer vertebrado, envia impulsos nervosos, através da sua espinhal medula, para os músculos locomotores, para se movimentar. E o trem faz o "mesmo" a partir do suporte por onde se desloca.

Ambos são seres eléctricos e apresentam uma forma serpentina; são estruralmente diferentes, mas são topologicamente semelhantes. :ideia:

De momomento, estas são as analogias que eu encontro, mais tarde, posso conseguir encontrar mais. :)    

« Última modificação: 29 de Novembro de 2010, 14:13:25 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2553 Online: 29 de Novembro de 2010, 18:21:01 »
Não entendo o que o Cientista trata como topologia. Pelo que pude entender (e posso estar errado), ele considera que todas estruturas são ligadas como uma só (uma espécie de pseudópodo). Mas não é bem assim.

Existe um sistema de alavancas no sistema esquelético, com apoios e juntas móveis, com movimento limitado muitas vezes apenas pelos ligamentos:

O dente é um órgão que também apresenta movimentação independente limitada apenas pelo ligamento periodontal:

Gostaria que o Geo estivesse participando da discussão para poder nos elucidar melhor o que seria essa topologia. Ou a Nina, no caso da Biologia (mas a Nina, segundo a própria, agora é mais uma turista aqui :) ).

Voltando à questão da terminologia, ainda que Adaptação seja um termo melhor que Evolução, esqueci de dizer que Evolução é um termo já bem difundido tanto na Academia quanto no senso comum e não compete a mim modificar um termo científico, sob pena de não me fazer compreender. Resumindo, concorde-se ou não com um termo científico, ele é que deve ser usado, caso contrário você corre o risco de dizer uma coisa e entenderem outra. Existem esferas outras para se propor novos termos (e nem por isso significa que serão aceitos).

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #2554 Online: 29 de Novembro de 2010, 19:13:31 »
Tem mesmo certeza de que você avalia quão interessante realmente é? Por favor, não se ofenda mas suspeito que você não faz ainda idéia do *possível* "alcance refutador" desta evidência contra minha proposição argumentativa. Talvez, depois do que escrevi pouco atrás, algo se esclareça.

Estranho?! Pensei que sua grandiosa proposição argumentativa fosse esta (não é mais?):

Terceiro, não vou dar a resposta ainda mas vou dar uma dica com outra pergunta que, penso, deve clarear a questão. Uma pergunta que não é nova mas que foi feita por relativamente poucos. Por que a natureza nunca "inventou" meios de locomoção substancialmente diferentes dos pseudópodes para os seres vivos locomoverem-se? Por que seres vivos não possuem rodas, hélices e rotores? Em suma, por que a natureza não "inventou" a roda nas estruturas vivas?
.
.
.

Os outros exemplos não são inválidos por serem "aparentemente simples". Simplicidade não é o fator aqui.

Como você pretende invalidá-los então?

"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #2555 Online: 29 de Novembro de 2010, 19:22:27 »
Quando eu ando meus pés (e pernas) não são substancialmente similares ao pseudópode de uma ameba! NÃO sai nenhuma extensão de mim que vira um falso pé!

Sai umas coisas bem diferentes mesmo de mim, mas, enquanto só estiver saindo ta bom...
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2556 Online: 30 de Novembro de 2010, 02:27:33 »
Não entendo o que o Cientista trata como topologia. Pelo que pude entender (e posso estar errado), ele considera que todas estruturas são ligadas como uma só (uma espécie de pseudópodo). Mas não é bem assim.
[...]
Gostaria que o Geo estivesse participando da discussão para poder nos elucidar melhor o que seria essa topologia. Ou a Nina, no caso da Biologia (mas a Nina, segundo a própria, agora é mais uma turista aqui :) ).
[...]

Pelo que eu conheço de topologia, na época em que trabalhei com fractais (1995), eu entendi que o Cientista afirmou que quaisquer estruturas biológicas de locomoção são contínuas ao corpo, pertencendo, portanto, ao mesmo espaço topológico. Mesmo que o organismo vivo se dobre e forme uma curva conexa (círculo), o que implica em uma transformação topológica, ele ainda assim se manterá na mesma topologia.

O caso do flagelo bacteriano é diferente porque ele é uma espécie de apêndice "encaixado", uma descontinuidade, com um tipo de movimento incomum, o que seria justamente um exemplo do que o Cientista achava que não era possível na Natureza, conforme pode ser constatado nesta pergunta:

Citação de: Cientista, resposta 2485
Por que a natureza nunca "inventou" meios de locomoção substancialmente diferentes dos pseudópodes para os seres vivos locomoverem-se? Por que seres vivos não possuem rodas, hélices e rotores? Em suma, por que a natureza não "inventou" a roda nas estruturas vivas?

Em outras palavras, o flagelo bacteriano é topologicamente distinto do resto do corpo da bactéria, porque representa uma descontinuidade operacional, visto que ele é análogo a um rotor.

De qualquer maneira, foi isto o que eu entendi.

P.S.

O exemplo mais conspícuo de continuidade topológica que eu conheço na Geologia, são as fraturas em rochas formadas por cisalhamento conforme o "modelo de Riedel".
Foto USGS

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #2557 Online: 30 de Novembro de 2010, 03:23:06 »

Estranho?! Pensei que sua grandiosa proposição argumentativa fosse esta (não é mais?):

Terceiro, não vou dar a resposta ainda mas vou dar uma dica com outra pergunta que, penso, deve clarear a questão. Uma pergunta que não é nova mas que foi feita por relativamente poucos. Por que a natureza nunca "inventou" meios de locomoção substancialmente diferentes dos pseudópodes para os seres vivos locomoverem-se? Por que seres vivos não possuem rodas, hélices e rotores? Em suma, por que a natureza não "inventou" a roda nas estruturas vivas?

Claro que não! E nunca foi, exatamente. Isso que você citou foi uma ilustração que fiz (uma outra pergunta, pode entender?) para tentar fazê-lo entender meu argumento, que você demonstrou não alcançar, talvez, por preocupar-se demais em se sentir ofendido em lugar de analisar a questão. Até agora, vejo que ainda não entendeu. Minha proposição argumentativa, que eu intencionava expor, foi essa:

Página 99!!! E uma inacreditável(?) produtividade improdutiva. O Itacare se despediu sem responder minha pergunta o que, para mim, não representa novidade. Mas vou correr mais um risco e tentar fazer mais uma pergunta a você, Andrewaim, que me parece bastante estudioso em biologia (o que tem se tornado moda entre os "crentes intelectuais modernos"). Uma pergunta cuja resposta implica num salto entre a fisiologia e a anatomia dos seres pluricelulares e as estruturas moleculares biológicas que os originaram. Mais que isso, ilustra como "certas" comparações são totalmente absurdas. Espero que não argumente que essa seja também uma pergunta pessoal (pois as outras NÃO foram, é claro, mas compreendi perfeitamente sua fuga).

Existe uma diferença topológica fundamental entre qualquer estrutura viva e um relógio mecânico qualquer (ou mesmo eletrônico) que é sempre desconsiderada toda vez que se reevoca pela enésima vez o saturado argumento de Paley. Sabe qual é?

Como você pretende invalidá-los então?
[/quote]
Já os invalidei. Se você não é capaz ou se recusa a entender, não posso fazer mais nada.

Quando eu ando meus pés (e pernas) não são substancialmente similares ao pseudópode de uma ameba! NÃO sai nenhuma extensão de mim que vira um falso pé!

Sai umas coisas bem diferentes mesmo de mim, mas, enquanto só estiver saindo ta bom...
E eu sempre achando que entendo pouco a biologia...

Quero te pedir perdão, ANDREWaim. Percebo, agora, que te julguei mal desde o início.

Se não foi - então você ainda tem margem de tempo, para me explicar - como do puro acaso, se evoluíu para a selecção natural... E da selecção natural, para um motor - conforme o seu desafio - do porquê, que a divina natureza, não aparentava ter criado rotores biológicos, com movimento razoavelmente giratório.
Puro acaso, lusitano?!!!!!! Você ainda está nessa!!!!!!!!

Agradeço, pelo menos, pela margem de tempo que me deu para explicar.

A analogia que eu encontro, entre uma enguia eléctrica e um trem, que se desloca sem necessidade de rodas, é o facto de ambos não as terem e utilizarem campos electro-magnéticos, para se deslocarem. o primeiro é um artefacto natural e o segundo, artificial.

A enguia, como qualquer vertebrado, envia impulsos nervosos, através da sua espinhal medula, para os músculos locomotores, para se movimentar. E o trem faz o "mesmo" a partir do suporte por onde se desloca.

Ambos são seres eléctricos e apresentam uma forma serpentina; são estruralmente diferentes, mas são topologicamente semelhantes. :ideia:

De momomento, estas são as analogias que eu encontro, mais tarde, posso conseguir encontrar mais. :)   
Espero que consigas encontrar alguma analogia. Não. Bobagem minha. Espero  que consigas perceber a realidade porque essa, agora, foi realmente pesada, lusitano.

Como você me deu uma gentil margem de tempo, é justo que eu te dê, também.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2558 Online: 30 de Novembro de 2010, 11:56:46 »
Caro & divino cientista

Espero que consigas encontrar alguma analogia. Não. Bobagem minha. Espero  que consigas perceber a realidade porque essa, agora, foi realmente pesada, lusitano.

Como você me deu uma gentil margem de tempo, é justo que eu te dê, também.

Ambos possuem uma aparência aerodinâmica, que reduz eficazmente o atrito à movimentação no ambiente, em que se deslocam... Além de serem seres articulados e cilindriformes, capazes de serpentear; um num fluido gasoso, outro num líquido. :ideia:

Enquanto observo as suas extraodinárias formas funcionais, para encontrar mais semelhanças entre eles, faço-lhe uma pergunta: topologicamente, o que entende como analogia :?: :arrow: :|
« Última modificação: 30 de Novembro de 2010, 16:21:47 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2559 Online: 30 de Novembro de 2010, 17:20:20 »
Caríssimo cientista

Numa estrutura como a de um relógio, cada parte apresenta uma certa independência absoluta em relação às outras, desde a origem, que pode ser interpretada como uma independência topológica. O mesmo "não ocorre" (era o que eu pensava) com estruturas vivas (exceto, numa interpretação, ao menos, primariamente objetiva, num caso como essa estrutura flagelar -- o flagelo, certamente, cresce, mas desconecta-se do corpo principal da célula e, ainda assim, continua a fazer parte operacional da mesma; simplesmente fantástico fenômeno evolutivo ao meu ver!). Um ser unicelular com um eixo girando num mancal! Sem dúvida, é, no mínimo, uma complicação. Havia um flagelo no meio do caminho; no meio do caminho, havia um flagelo (e um lusitano... rsrsrsrs).

Fico feliz por você confessar-se soberamente surpreendido, perante o realismo fantástico natural... Como terão escrito Pawelles e Bergier, em "O despertar dos mágicos": por vez, a natureza é encontrada em "flagrante delito de mistério". Isso é que faz a glória dum cientista.

Quero esclarecer que recuso-me a utilizar o termo abiogênese por minha iniciativa argumentativa. Não consigo enxergar motivo (a não ser a manutençao insidiosa da idéia de algo como o sopro de javé) para que não se use, simplesmente, biogênese, porque a matéria que compõe as estruturas vivas não muda sua natureza ao compô-las. Continua tão "inanimada", abiológica, abiótica quanto antes de entrar na composição das máquinas biológicas.

Acha que dá para acreditar em viajantes do tempo, capazes de supervisionar a selecção natural :?: :arrow: Parece-me que Richard Dawkins, admite isso em "O relojoeiro cego". :)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2560 Online: 30 de Novembro de 2010, 21:19:50 »
Caríssimo cientista

Você entende o que é topologia?

......................................................

Se calhar entendo...  Até lhe posso dizer que de certo modo, essa é a minha área de "investigação actual".

..................................

Não sei por quanto tempo já tem durado essa sua "investigação atual" mas parece-me que ainda foi pouco.

Desconfio que vou demorar mais tempo, do que eu supunha inicialmente, para compreender, o que realmente pretende dizer com a palavra topologia. :)

Entretanto a título comparativo, fui buscar à internet, algumas definições dessa palavra tão controversa.

Topologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Conceito extensamente baseado em continuidade matemática.

Na matemática, a topologia é a área em que se estudam os espaços topológicos.

Em engenharia, o conceito está associado à disposição lógica de elementos.

Em topografia, topologia: É a parte da Topografia que estuda as formas exteriores da superfície da Terra e as leis que regem o seu modelado

Em informática, topologia de rede é a forma por meio da qual ela se apresenta fisicamente, ou seja, como os elementos de rede (network nodes) estão dispostos.

Em psicanálise, é uma característica do inconsciente lacaniano.

Etc....

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Topologia"

........................................................... .......

Controversa?!!!!!!! Onde? Como?

No meu pobre entender, parece-me que essa palavra pode sugerir mal entendidos :!: :arrow: :idea:

Portanto, não vejo porque a topologia, se opõe à comparação entre o Homem artificial, e o ambiente natural.

..........................................

Dessa sua frase, eu entendi uma patavina. Eu entendo e me penalizo por qualquer inabilidade sua em perceber qualquer coisa óbvia mas, por favor!

Porque você se responsabiliza pelos meus aparentes deslizes :?: :arrow: :|

Homem artificial!? ONDE!? Também quero ver isso! (espero que não seja um simples clone)

Atrevo-me a dizer-lhe, que o que em minha opinião, caracteriza o ser humano é justamente a sua artificialidade.

Pelo que eu "sou capaz de entender", na sua opinião, o Homem, é um artefacto natural, absolutamente despropositado, que passa a maior parte do tempo, a manipular deliberadamente, consciente e inteligentemente, a natureza donde emergiu.

Isso eu entendo como artificialismo. Já que me parece, que a Humanidade se destaca da restante natureza, justamente por essa razão. :arrow: :ideia:

Parece-me que você, embora possa ser um excelente observador, está-lhe  a escapar toda a capacidade rotativa da articulação escapo-umeral. Um ginasta razoável, faz rodar o braço como uma hélice, num movimento rotativo absolutamente perfeito.

.........................................................

Ora, nem precisa ir tão longe, o mesmo movimento pode ser realizado com a 'mangueira genital' de gajos bem dotados como eu (o que produz um efeito hipnótico sobre as cachopas...) sem nenhuma articulação. Quando/se você alcançar bem o entendimento do conceito topologia, vai entender tudo melhor.

Isso também eu tenho o costume de fazer :!: :arrow: :ok: Até parece o flagelado do estranho e extravagante rotor bacteriano... :ideia:

Na minha opinião, você não está a entender lá muito bem a palavra topologia.  

..........................

E na minha opinião, se *você* está a afirmar isso, não devo atrever-me a contestar.

Porque não... Como já antes referi, quem de facto não deve estar a entender bem essa palavra, sou eu :!: :arrow: :vergonha:

Já observou um ciclone, um escaravelho bosteiro a rolar bosta, as ondas do mar e a dupla hélice do ADN  

..........................................

Eu sei que você não entendeu nada do que eu postei.

Concerteza que não percebi :!: :arrow: :vergonha:

mas isso já é um pouco exagerado Ciclone? Ondas do mar? Seria possível, de vossa parte, continuar dentro do âmbito das ESTRUTURAS *VIVAS*, pelo menos?

Não é o nosso planeta, um ser vivo :?: :arrow: Não é o ar e a água, um dos sustentáculos fundamentais da cadeia alimentar :?: :arrow: :| Se na sua opinião, estou a incorrer em paralogismo, ao mencionar os movimentos giratórios, da atmosfera e da água, ao menos diga-me o seu parecer "topológico", sobre a forma como se apresenta o ADN... :)  

E um relógio de sol simples, apenas constituído por uma vara verticalmente espetada no chão... Não é um mecanismo absolutamente simplório, razoavelmente funcional?

.........................................

Você entende o que vem a ser mecanismo, lusitano? De fato há um 'mecanismo' em todo relógio de Sol, mas vejo que você não o notou (por demonstrar não compreender o que é um mecanismo; uma tragédia!)

"Efectivamente, não sei o que é um mecanismo"; pelo menos, confesso que não sou engenheiro :!: :arrow: :vergonha: E ficar-lhe-ei eternamente grato se me o explicar. :) A mecânica realmente é um dos meus fracos; além da matemática, claro :!:

Os relógios de Sol foram alguns dos mecanismos mais extravagantes já utilizados pelo homem. Trata-se, nada menos, que a Terra inteira girando em torno de si mesma e do Sol. Como assim "mecanismo absolutamente simplório, razoavelmente funcional?"?

Você está a mostrar-me, que a Terra é um autêntico rotor natural :?: Mas se todavia, você afirma, que não tem nada de simplório, nem de razoavelmente funcional, perdoe-me a minha falta de conhecimento dos fenómenos celestes.

Não lhe parece ser notavelmente similar a uma cana de acúcar por exemplo, ou a um pinheiro, que também projectarão sombras, de diversos comprimentos conforme os diferentes momentos do dia, mesmo que nenhum observador humano, observe tal fenómeno com intenções horárias?  

........................................................... ...............................

Penso que deves estar a brincar comigo, lusitano. Deves ser muito brincalhão. Por isso é que devo gostar de ti, todavia.

Realmente não estou a brincar consigo, apesar de me considerar uma pessoa com bom humor. "O que se passa é que de facto", tenho um fraco entendimento, do que realmente é um mecanismo. :arrow: :vergonha:

Supunha que uma vara espetada no chão, a funcionar como relógio de sol, era um exemplo perfeito de analogia mecânica, com os objectos naturais. Desculpe-me, se tal exemplo que apresentei, não corresponde ao conceito de analogia topológica que você compreende. :arrow: :vergonha:  

É então isso que você quer dizer com topologia, não é?

........................................................... .........................

Viva! Então estamos chegando lá... Pensando bem, é melhor eu me conter e não comemorar tão cedo.

Sim tem toda a razão :!: Vejo-me obrigado a continuar a reconhecer que não faço a mínima ideia, do que você pretende dizer com topologia. :arrow: :vergonha:

Então vamos a isso: Já observou o sistema de locomoção dos chocos, das lulas e das ameijoas...? Não lhe parecem propulsores a jacto, vivos?

Já observou uma serpente voadora, um sapo alado, um esquilo com membranas alares, e já os comparou com os praticantes de asa delta, ou parapente?

........................................................... ......

Sabia que não devia comemorar antes da hora...

Lusitano, sugiro que prossigas intensivamente com aquela sua "investigação atual". E com urgência.

Parece-me que sem os auspícios, de um bom explicador, não vou lá :!: :arrow: :vergonha:

Ahhh... Então não é mesmo nenhuma similaridade, não é... :?: Meto-me em cada paralogismo, que até nem sei, aonde me hei-de esconder...  

........................................................... ............................

E como não seria uma similaridade um rotor totalmente independente, em termos topológicos, de uma parte principal de uma estrutura viva? A questão seria descrever o processo evolutivo que o fez surgir.

Não vejo paralogismo algum, lusitano. Pior seria se fosse sofisma como, frequentemente, aparenta ser seu solipsismo linguístico megalítico.

Assim fico mais descansado :!: :arrow: :)

« Última modificação: 01 de Dezembro de 2010, 08:04:53 por lusitano »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #2561 Online: 01 de Dezembro de 2010, 02:13:52 »
Lusitano, desculpe-me, mas vou deixar para (tentar) te responder pormenorizadamente, depois (a coisa, no seu caso, parece feia meu caro). Entretanto, eu gostaria de saber porque, se você tem estudado algo sobre topologia, ainda demonstra não saber nada do conceito. Qual é, exatamente, a dificuldade? Tenho até medo de perguntar, mas... O que você imagina que seja topologia, no âmbito dessa questão que se desenrola? Sem algaravia, por favor!

Agora, quero dizer outras coisas. A razão de eu ter solicitado o exato endereço (link) para aquelas informações sobre o flagelo que você me apresentou é, justamente, a discrepância que se encontra entre muitos textos da internet. Como na minha modesta biblioteca particular, nos livros de biologia que tenho, não localizei informações sobre o flagelo celular com essas características motoras, não restou alternativa a não ser recorrer à internet (o que evito tanto quanto posso) para encontrá-las. Não devo ter encontrado o mesmo que você, lusitano, pois nas descrições que você transcreveu, fala-se em 'fluxo de prótons' e, no link da famigerada wikipedia que encontrei, já se usa terminologia mais adequada, ao meu ver -- fluxo de íons H+. Problemas terminológicos assim são, muitas vezes, danosamente cruciais para a comunicação exata das informações.

Além disso, o que terminei por descobrir é que há, já, um intenso debate a respeito da estrutura deste e flagelo e, mais interessante ainda (como o Franciscodog mencionou que Dawkins comentou sobre o flagelo bacteriano em deus um delírio, busquei com as palavras Dawkins, flagelo e bacteriano), encontrei este texto, do Richard Dawkins, neste link:

http://www.jornalinfinito.com.br/series.asp?cod=155

Qual não foi minha surpresa? Ninguém aqui conhecia esse texto?

Como a data em que RD teria escrito é 1996, não pode ter sido a fonte da estudante que me questionou pela primeira vez, pois foi há mais de 20 anos, quando a internet ainda nem era sonho para o grosso da humanidade. Em anos posteriores, em algumas conversas que tive, outras pessoas trouxeram a mesma questão à baila e nenhumas delas jamais mencionou Dawkins. O único livro de RD que "li" foi o relojoeiro cego, só até a página 40 ou 50 porque a leitura foi, para mim, por demais enfadonha, óbvia e, aparentemente, desnecessária para meus interesses imediatos. Devolvi-o ao dono sem terminar. Vou dar mais atenção a RD de agora em diante. É só por agora.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2562 Online: 01 de Dezembro de 2010, 09:32:50 »
Caro Cientista

Entretanto, eu gostaria de saber porque, se você tem estudado algo sobre topologia, ainda demonstra não saber nada do conceito. Qual é, exatamente, a dificuldade? Tenho até medo de perguntar, mas...

Com honestidade, digo-lhe que me dedico à investigação topológica, somente depois de você usar essa palavra. Não, que eu não a conhecesse, apenas porque eu não a relacionava com os meus interesses.

Acontece, que de facto um dos meus óbis, é a geometria comparada, em termos de desenho e alguma aritmética à mistura. Portanto o estudo das formas; e também o das suas transformações em outras equivalentes, mas diferentes.

Assim por exemplo, analiso e compreendo como um triângulo isósceles de mais ou menos 1.º grau, no ângulo menor, se pode transformar num círculo: um círculo, num disco, como uma moeda dum euro, ou num toro anelado e este, numa bola de ténis.

Um octaedro regular, num tetraedro também regular, e este num cubo, ou num cilindro perfeito; um cilindro perfeito, numa elipsóde, um triângulo rectângulo num cone, um cone num ovo, e um cubo num dodecaedro regular. E um rectângulo, num disco voador...

Um dodecaedro regular, num icosaedro regular e um icosaedro regular numa bola de futebol actualizada, composta de 20 hexágonos regulares e doze pentágonos também regulares.

Etc. Por essa razão também percebo a analogia, que existe entre todos os vertebrados até ao "homo-sapiens". Apesar das notáveis diferenças entre eles.

E também por esse mesmo motivo, especulo que a Terra, é um planeta vivo, e que como você bem mostrou, é um rotor automotorizado, que provavelmente serviu de inspiração à selecção natural, para inventar o motor eléctrico rotativo, do incrível flagelo bacteriano; e à Humanidade, a "invenção" da roda.  

O que você imagina que seja topologia, no âmbito dessa questão que se desenrola?

Portanto depois de consultar a internet e o diccionário Porto Editora, concluí, que a palavra topologia, designa mais ou menos, o estudo matemático das formas numéricas e não numéricas e das suas semelhanças e diferenças entre conjuntos de objectos, do mesmo contexto formal e a sua possível interacção com outros materiais aparentemente diferentes: tais como um minério, um vegetal, um animal e um deus; ou seja um homem. Uma estrela, um planeta e a Humanidade. Em suma: a matéria "inanimada" e a matéria viva.

Agora, quero dizer outras coisas. A razão de eu ter solicitado o exato endereço (link) para aquelas informações sobre o flagelo que você me apresentou é, justamente, a discrepância que se encontra entre muitos textos da internet.

Como na minha modesta biblioteca particular, nos livros de biologia que tenho, não localizei informações sobre o flagelo celular com essas características motoras, não restou alternativa a não ser recorrer à internet (o que evito tanto quanto posso) para encontrá-las.

Não devo ter encontrado o mesmo que você, lusitano, pois nas descrições que você transcreveu, fala-se em 'fluxo de prótons' e, no link da famigerada wikipedia que encontrei, já se usa terminologia mais adequada, ao meu ver -- fluxo de íons H+. Problemas terminológicos assim são, muitas vezes, danosamente cruciais para a comunicação exata das informações.

Além disso, o que terminei por descobrir é que há, já, um intenso debate a respeito da estrutura deste e flagelo e, mais interessante ainda (como o Franciscodog mencionou que Dawkins comentou sobre o flagelo bacteriano em deus um delírio, busquei com as palavras Dawkins, flagelo e bacteriano), encontrei este texto, do Richard Dawkins, neste link:

http://www.jornalinfinito.com.br/series.asp?cod=155

Qual não foi minha surpresa? Ninguém aqui conhecia esse texto?

Como a data em que RD teria escrito é 1996, não pode ter sido a fonte da estudante que me questionou pela primeira vez, pois foi há mais de 20 anos, quando a internet ainda nem era sonho para o grosso da humanidade. Em anos posteriores, em algumas conversas que tive, outras pessoas trouxeram a mesma questão à baila e nenhumas delas jamais mencionou Dawkins. O único livro de RD que "li" foi o relojoeiro cego, só até a página 40 ou 50 porque a leitura foi, para mim, por demais enfadonha, óbvia e, aparentemente, desnecessária para meus interesses imediatos. Devolvi-o ao dono sem terminar. Vou dar mais atenção a RD de agora em diante. É só por agora.

:ok: :arrow: Estou em crer que você não consultou o outro link, que contém imagens animadas e vídeos com conferências entre vários especialistas em biologia, entre os quais, Michael Behe. :)

seteantigoshepta.blogspot.com/.../flagelo-bacteriano-teoria-de-michael.html -

« Última modificação: 02 de Dezembro de 2010, 07:16:55 por lusitano »

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #2563 Online: 01 de Dezembro de 2010, 09:44:17 »
Cientista, em Deus um delírio ele usa o exemplo do flagelo bacteriano quando contra-argumenta a famosa complexidade irredutível.
Não é um trecho muito grande, não sei se em outros livros ele esmiúça mais o assunto
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #2564 Online: 01 de Dezembro de 2010, 11:39:47 »
Muito pelo contrário, quanto mais simples e objetivo um argumento melhor, menos cansativo e mais eficaz.
Parcus, se entendi bem o que você quis dizer, alerto que não se deve tomar a navalha de Ockham a um extremo de dogmatismo que ultrapasse a realidade. Não pode ser usada como panacéia para todas a dificuldades científicas. Um argumento mais simples pode ser demonstrado como tendente a mais eficaz e, melhor ainda, mais correspondente à realidade, mas, ainda assim, tem que atender às exigências mínimas do que está posto em questão (quanto ao "menos cansativo", com franqueza, uma boa 'navalhada' jamais deve ser proposta com este fim em vista). Não consigo me lembrar de nada "menos cansativo" do que alegar que algum deus fez tudo e pronto (lembrando que, para quem alega isso, o problema TERMINA AÍ e não vai nada além, porque desconsidera todas as implicações e carências argumentativas que advêm deste "argumento").

A minha intenção não é navalhar nada, na verdade eu acho o que o realidade+lusitano dizem muito insensato e confuso. O fato é que: quando se trata de religião, a visão de qualquer pessoa pode ser simplificada sem modificação na idéia principal em poucas linhas. A grande maior parte dos argumentos somente tentam exemplificar a idéia principal e, em geral, são dispensáveis. Leitura é algo que envolve um gasto de energia significativo, principalmente quando você pensa sobre o que está lendo, assim sendo, muita abrobinha de forma confusa me cansa. Tem muito usuário neste fórum que escrevem em 4 linhas textos muito mais úteis que nas 10,000,000 escritas pelos crentes.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2010, 15:35:17 por parcus »
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #2565 Online: 01 de Dezembro de 2010, 16:26:48 »
O Panteísmo não deve ser pura e simplesmente identificado com o Universo, mas é antes uma forma válida de encarar o problema de Deus. É que os ateus quando dizem Universo pensam apenas em espaço-tempo e matéria-energia, enquanto que o panteísta admite que exista uma Razão ou inteligência no Universo e que o integra, e se assim for essa Mente é Deus (sejam quais forem os seus poderes e atributos).Também é uma forma de pensamento panteísta admitir que o universo deriva da substância divina por emanação, fluindo de Deus permanentemente... outras posições panteístas existem, o que não fazem é admitir um Deus pessoal, transcendente ao universo e seu criador. Mas, não se pode apenas rotular os o panteístas como uma espécie de ateus poetas... pelo menos aqueles que aceitam um Universo Inteligente e não apenas matéria e acaso.   
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #2566 Online: 01 de Dezembro de 2010, 16:50:42 »
O Panteísmo não deve ser pura e simplesmente identificado com o Universo, mas é antes uma forma válida de encarar o problema de Deus. É que os ateus quando dizem Universo pensam apenas em espaço-tempo e matéria-energia, enquanto que o panteísta admite que exista uma Razão ou inteligência no Universo e que o integra, e se assim for essa Mente é Deus (sejam quais forem os seus poderes e atributos).Também é uma forma de pensamento panteísta admitir que o universo deriva da substância divina por emanação, fluindo de Deus permanentemente... outras posições panteístas existem, o que não fazem é admitir um Deus pessoal, transcendente ao universo e seu criador. Mas, não se pode apenas rotular os o panteístas como uma espécie de ateus poetas... pelo menos aqueles que aceitam um Universo Inteligente e não apenas matéria e acaso.   
(Se panteísmo é isso...) é 10 mil vezes melhor esse Deus panteísta do que o Deus Cristão.

Esse Deus cristão... mimado, que vive dando chiliques e que elege seres humanos especificos esquecendo do universo inteiro. É esse que você prefere? É uma visão muito egoísta de Deus.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2567 Online: 01 de Dezembro de 2010, 20:14:20 »
Caro & divino - Sérgio Sodré

A mim também me parece - que existem diversas maneiras - de ser panteísta. Eu admito um modo, em que de facto o universo e deus são o mesmo ser. Em que nós somos uma das suas múltiplas expressões conscientes e inteligentes; com personalidade e individualidade, vontade e criatividade. :ideia:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2568 Online: 01 de Dezembro de 2010, 23:08:31 »
Se condensar os 1700 posts do lusitano da para colocar em 3 parágrafos
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2569 Online: 01 de Dezembro de 2010, 23:49:03 »
fluxo de íons H+. Problemas terminológicos assim são, muitas vezes, danosamente cruciais para a comunicação exata das informações.

Um íon H+ é basicamente um próton e assim termos como fluxo de prótons e bomba de prótons são muito mais comuns nos artigos.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2570 Online: 02 de Dezembro de 2010, 00:02:17 »
Pelo que eu conheço de topologia, na época em que trabalhei com fractais (1995), eu entendi que o Cientista afirmou que quaisquer estruturas biológicas de locomoção são contínuas ao corpo, pertencendo, portanto, ao mesmo espaço topológico. Mesmo que o organismo vivo se dobre e forme uma curva conexa (círculo), o que implica em uma transformação topológica, ele ainda assim se manterá na mesma topologia.

Pelo que vi na internet pude entender algo parecido. Em um caso como um braço ou uma perna humanos é possível ver isso claramente, por se tratar de uma forma delimitada pela pele. No caso de artrópodes, que possuem exoesqueletos a questão da topologia é ainda válida?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2571 Online: 02 de Dezembro de 2010, 07:13:32 »
Caro & divino - Agnóstico

Se condensar os 1700 posts do lusitano da para colocar em 3 parágrafos

Ou em menos... A vida, a Humanidade, deus - em suma a natureza - somos um só animal cósmico: já viu, um só parágrafo :!: :arrow: :)
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2010, 12:23:40 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2572 Online: 02 de Dezembro de 2010, 10:16:30 »
Caro & divino - Agnóstico

Dado que você aparente ser - uma pessoa parca de palavras - explique-me por favor, o que em sua opinião é topologia :?:
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2010, 12:11:54 por lusitano »

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #2573 Online: 02 de Dezembro de 2010, 15:13:34 »
Alguém resume em até 3 linhas* qual o problema do flagelo bacteriano e do olho humano?

*Eu posso aceitar até umas 5 linhas, se o texto for bem objetivo.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2574 Online: 02 de Dezembro de 2010, 15:16:57 »
Alguém resume em até 3 linhas* qual o problema do flagelo bacteriano e do olho humano?

*Eu posso aceitar até umas 5 linhas, se o texto for bem objetivo.
Ciacionistas alegam erroneamenteque certas extruturas são muito complexas para serem "reduzidas" e portanto só poderiam ter sido criadas assim, eo flagelo e o olho são exemplos típicos. outro exemplo:
http://ceticismo.net/2009/09/14/maquina-molecular-mostra-como-nao-existe-complexidade-irredutivel/
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!