Caríssimo - CientistaVocê pode realizar movimentos giratórios com as suas articulações principais: rolar os olhos nas órbitas, rodar a sua cabeça, o seu tronco, os seus braços e as pernas, como conjuntos rotores em torno dos seus respectivos eixos articulares. Respectivamente, as articulações do pescoço, do ombro-braço, da anca-perna e da coluna dorsal com o sacro. Até com as articulações do pé e da mão, incluindo os dedos indicadores.
...................................
Quando eu fizer várias perguntas interrelacionadas, considere *todas* em conjunto, por favor. Deveria ter destacado as três perguntas que fiz. Por que não destacou a primeira também?

se não o fiz peço-lhe as mais humildes desculpas

Você entende o que é topologia?
Se calhar entendo...

Até lhe posso dizer que de certo modo, essa é a minha área de "investigação actual".
Entretanto a título comparativo, fui buscar à internet, algumas definições dessa palavra tão controversa.
TopologiaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conceito extensamente baseado em continuidade matemática.
Na matemática, a topologia é a área em que se estudam os espaços topológicos.
Em engenharia, o conceito está associado à disposição lógica de elementos.
Em topografia, topologia: É a parte da Topografia que estuda as formas exteriores da superfície da Terra e as leis que regem o seu modelado
Em informática, topologia de rede é a forma por meio da qual ela se apresenta fisicamente, ou seja, como os elementos de rede (network nodes) estão dispostos.
Em tipografia, artes gráficas e publicidade - topologia - é o conjunto de instrumentos humanos e caractéres móveis, ou imóveis, que se articulam entre si, utilizando ferramentas apropriadas, incluindo as telecomunicações e a informática, para formar textos ilustrados ou não, em relevo negativo, com a finalidade de criar "papel impresso" - visual e auditivo - de formato variável e de acordo com os interesses editoriais, do cliente, do impressor e do público leitor.
Em psicanálise, é uma característica do inconsciente lacaniano.
Etc.
Obtida de "
http://pt.wikipedia.org/wiki/Topologia"
Portanto, não vejo porque a topologia, se opõe à comparação entre o Homem artificial, e o ambiente natural.
Todas as estruturas que você apontou aqui (que, por certo, não tinham me passado despercebidas) apresentam movimentos giratórios incompletos.
Parece-me que você, embora possa ser um excelente observador, está-lhe a escapar toda a capacidade rotativa da articulação escapo-umeral. Um ginasta razoável, faz rodar o braço como uma hélice, num movimento rotativo absolutamente perfeito.
E eu, vi ainda muito mais do que isso: Um trapezista, de braços estendidos em cruz em relação ao tronco e com as mão agarradas em barras fixas, fazia rodar o resto do corpo como um rotor em torno do seu eixo num movimento perfeitamente giratório.
Movimentos deste tipo podem ser executados mesmo em estruturas contínuas, sem articulação. São movimentos que não exigem mudança topológica de uma estrutura.
Na minha opinião, você não está a entender lá muito bem a palavra topologia.
Nenhum desses movimentos que você apresentou até aqui é substancialmente diferente de movimentos 'pseudopodíticos'. Assim como também não são o simples rolamento da estrutura inteira de um organismo vivo sobre uma superfície (qualquer criatura viva tem o potencial de utilizar-se deste meio de locomoção, voluntária ou involuntariamente -- eu mesmo já me transportei assim ao longo de declives gramados, quando criança... tá bom, depois de adulto também, eu confesso) ou giro imerso num meio fluido. Não se trata de um organismo inteiro ter ou poder assumir forma circular, esférica ou em pás de hélice. Trata-se a questão que fiz de organismos possuirem estruturas topologicamente independentes com estas mencionadas formas e usá-las para sua locomoção (ou até mesmo, não -- poderiam ter até outra função).
Caríssimo - com todo o respeito - você a meu ver, está a incorrer em paralogismo sem se aperceber.
Já observou um ciclone, um escaravelho bosteiro a rolar bosta, as ondas do mar
e a dupla hélice do ADN
Agora, o que você apresentou em seguida, é outra história...