Autor Tópico: Deus existe?  (Lida 174940 vezes)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
Re: Deus existe?
« Resposta #2525 Online: 26 de Novembro de 2010, 18:30:47 »
Caro & divino - Derfel

Obrigado por você ter postado essa magnífica imagem do flagelo bacteriano, neste tópico. Gostaria de saber como é que você conseguiu tal façanha? :| 
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #2526 Online: 26 de Novembro de 2010, 18:56:45 »

Estive acompanhando e achei MUITO INTERESSANTE MESMO!! (Sendo verdade) é um ótimo argumento na resposta do Lusitano ao Cientista.

:ok:  :arrow:  :)

Acho também que as demais propostas levantadas por Derfel e Lusitano não deveriam ser desmerecidas somente por aparentarem simplicidade...

"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #2527 Online: 26 de Novembro de 2010, 19:03:24 »
Muito pelo contrário, quanto mais simples e objetivo um argumento melhor, menos cansativo e mais eficaz.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2528 Online: 26 de Novembro de 2010, 19:09:20 »
Caro & divino ANDREWaim

Estive acompanhando e achei MUITO INTERESSANTE MESMO!! (Sendo verdade) é um ótimo argumento na resposta do Lusitano ao Cientista.

:ok: :arrow: :)     

Acho também que as demais propostas levantadas por Derfel e Lusitano não deveriam ser desmerecidas somente por aparentarem simplicidade...

Fico grato pela sua opinião :!:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2529 Online: 26 de Novembro de 2010, 19:23:27 »
Caro & divino Derfel

É só copiar a URL da imagem e colocar na tag abaixo (substituir { por [)

{img}http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/dc/Flagellum_base_diagram_pt.svg/350px-Flagellum_base_diagram_pt.svg.png{/img}

Você pode também clicar em:

No editor da pré-visualização do post.

:ok: :arrow: Vou começar a treinar isso. :)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2530 Online: 26 de Novembro de 2010, 20:01:43 »
Que coisa estranha... minha resposta ao post do Lusitano saiu antes do próprio post do Lusitano... :o

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #2531 Online: 26 de Novembro de 2010, 21:19:25 »
Que coisa estranha... minha resposta ao post do Lusitano saiu antes do próprio post do Lusitano... :o
Pre-Cognição :P
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #2532 Online: 26 de Novembro de 2010, 22:12:27 »
simples, é o mesmíssimo deus ou deuses (dependendo da época e religião) que o autor imaginou para idealizar uma crença em torno deste.
Acho que em qualquer época uma das perguntas mais existentes entre todos seria perguntar como surgiu ou quem criou isto tudo. Logo a primeira tentativa de resposta é começar com alguém divino para depois mostrar as obras de sua criação. Ainda continuo sem entender porque o autor disse que o Espírito de Deus se movia sobre as águas.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #2533 Online: 26 de Novembro de 2010, 22:19:37 »
Porque a terra surge quando se separa da água que já existia. Aqui tem alguma coisa sobre o assunto:
É justamente isto que o autor descreve que o Espírito de Deus ao estar em nosso planeta a terra era um imenso oceano de água e supostamente Deus fez o ajuntamento das águas num só lugar e apareceu a porção seca.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #2534 Online: 26 de Novembro de 2010, 22:28:36 »
Ainda continuo sem entender porque o autor disse que o Espírito de Deus se movia sobre as águas.
É uma linguagem simbólica, um mito, não é pra ser interpretado literalmente. De acordo com Jung, essas águas seriam o grande insconsciente coletivo.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Realidade

• Nível 20
  • *

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #2536 Online: 27 de Novembro de 2010, 01:04:17 »
simples, é o mesmíssimo deus ou deuses (dependendo da época e religião) que o autor imaginou para idealizar uma crença em torno deste.
Acho que em qualquer época uma das perguntas mais existentes entre todos seria perguntar como surgiu ou quem criou isto tudo. Logo a primeira tentativa de resposta é começar com alguém divino para depois mostrar as obras de sua criação. Ainda continuo sem entender porque o autor disse que o Espírito de Deus se movia sobre as águas.

Antes do homem saber que as estrelas eram sóis, imaginava-se muita coisa sobre o que era o firmamento...

Muitas culturas em diferentes épocas tentaram explicar, com estórias que passavam de geração a geração, como tudo havia surgido e o grande mistério que era o céu. Hoje, para nós que sabemos algo sobre o cosmos, tais estórias se constituem infundadas e simplórias (mas para eles, era o que havia - apenas o mito).

Veja:

http://www.youtube.com/profile?user=ztaarb#g/u

Não foi diferente para os antigos hebreus (de onde saem os judeus e a Torá e, por fim a bíblia que você lê). Provavelmente, por não saberem o que era o céu, imaginaram que ele fosse feito de água (dada alguma semelhança de tonalidade de cor em relação aos mares e o fato estranho de cair água do céu - chuva).

Antiguíssima tradição considera Moisés como redator (ou se preferir, o autor) do Pentateuco (parte que continha o Gênesis), sem afirmar, entretanto, que ele o tenha composto inteiramente.

Como já havia postado anteriormente: "O livro do Gênesis, ou o livro das origens (é a palavra pela qual começa o texto sacro), contém tradições da mais remota antigüidade. Utilizou-se seu redator de fontes de origem diversa, as quais, por vêzes, apresentam algumas divergências". Provavelmente o autor quis agradar a "gregos e troianos" e acabou por reunir várias destes mitos passados de geração para geração. Assim foi mais fácil introduzir as idéias que vieram depois. Mas o autor (que podem ser vários e em momentos diferentes) quis afirmar a superioridade do seu deus único logo no início: "No princípio criou Deus os céus e a terra". Mas é importante considerar ainda que esta citação pode ter sido inserida depois (quando já tinham a imagem do deus único): "No estado atual da ciência Bíblica, admite-se comumente que o fundo antigo de origem mosaica recebeu no decurso dos séculos da história dos hebreus diversos acréscimos e modificações" (Bíblia ave-maria).
« Última modificação: 27 de Novembro de 2010, 01:07:20 por ANDREWaim »
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #2537 Online: 27 de Novembro de 2010, 07:52:36 »
As pessoas que não possuem provas suficiente de nada usam sempre o termo provalvelmente:umm:
Olhar para o céu e dizer que ele foi feito de água não tem influencia nenhuma para afirmar que o Espírito de Deus se movia sobre a nossa terra. A reforma de nosso planeta é bem claro que o autor fala de nosso planeta e não de outros no firmamento. Vamos agir corretamente e não inventar coisas que não sabemos.

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #2538 Online: 27 de Novembro de 2010, 13:38:34 »
As pessoas que não possuem provas suficiente de nada usam sempre o termo provalvelmente:umm:
Olhar para o céu e dizer que ele foi feito de água não tem influencia nenhuma para afirmar que o Espírito de Deus se movia sobre a nossa terra. A reforma de nosso planeta é bem claro que o autor fala de nosso planeta e não de outros no firmamento. Vamos agir corretamente e não inventar coisas que não sabemos.

A Terra... é conveniente como foi traduzido isto dos textos antigos! Você não deve se esquecer que eles não imaginavam que a Terra era um planeta (redondinho e bunitinho girando em torno do sol). Afirmar que o espírito se move sobre as águas somente enfatiza o fato de não haverem porções secas de terra no quase nada que eles imaginavam (na visão do que havia antes de seu mundo - assim como pensamos em outras coisas hoje em dia). Deus dividiu a água (ou seja, a água ocupava todos os espaços) e tão somente por isto, dada a imagem de um deus eterno, que ao dividir esta em duas partes (céu e mares), o espírito ficou ali no entremeio (se movia sobre a água, como na bíblia, e não sobre a terra como você está tendenciando - esta alegoria é somente para "demonstrar" que foi deus quem realizou a divisão). O interessante disto é que há a idéia de que deus está contido em algo que já existia, e que não veio do nada!

Que fixação com o "espírito que se move sobre as águas"! Se na bíblia estivesse escrito que ele se movia sobre estrume você ainda pensaria assim? Não entendi o quão é especial esta idéia de espírito sobre as águas. Você poderia expor logo seu ponto nesta questão?

Vamos agir corretamente e questionar coisas idiotas e dogmáticas (imaginar e apontar o mais provável - é assim que começamos a busca pela compreensão - não é inventar - inventar é dizer, por exemplo, que o espírito de deus se movia sobre as águas, sem fundamento algum - alguém inventou isto e até hoje tem quem acredite - por que minhas "invenções" são diferentes? Porque não te tornam especial como na visão bíblica).

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2539 Online: 27 de Novembro de 2010, 14:03:17 »
[...]
inventar é dizer, por exemplo, que o espírito de deus se movia sobre as águas, sem fundamento algum - alguém inventou isto e até hoje tem quem acredite - por que minhas "invenções" são diferentes? Porque não te tornam especial como na visão bíblica).

Voce não soube, ainda, como consolidar as suas "invenções".

Coloque-as sob a forma escrita em um livro, inaugure um templo e então divulgue-as lá!

Em pouco tempo voce terá seguidores. :biglol:
Foto USGS

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #2540 Online: 27 de Novembro de 2010, 14:06:20 »
Qual seria a explicação de não começar a mitologia explicando por exemplo o surgimento de Deus no universo cósmico. Será que eles ainda não tinham em mente que antes de existir alguma coisa não exisitia nada?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2541 Online: 27 de Novembro de 2010, 14:12:11 »
Qual seria a explicação de não começar a mitologia explicando por exemplo o surgimento de Deus no universo cósmico. Será que eles ainda não tinham em mente que antes de existir alguma coisa não exisitia nada?

Voce consegue apresentar indícios que o "nada ontológico" existia (desculpem-me o contrasenso!)?
Foto USGS

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #2542 Online: 27 de Novembro de 2010, 14:43:24 »
O universo eterno em equilíbrio é aceito por muitos acadêmicos na ciencia. Num sentido mais científico esta questão ainda está longe de ser compreendida, mas se resumirmos na prática entenderemos com mais facilidade. O nada ontológico para mim é tudo aquilo que podemos definir como ausente a nosso entendimento mental escondida por uma atuação ainda não explicada. É ali que que numa eternidade sem fim as leis da física entraram em ação para que mais tarde a matemática entrasse em calculos precisos.
Nada ainda pode ser provado, mas existe um equilibrio que me faz acreditar que dentro deste nada existe um mundo paralelo ao nosso.

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #2543 Online: 27 de Novembro de 2010, 16:35:03 »
Um livro que considero interessante sobre estes assuntos:

http://www.moodle.ufba.br/file.php/10061/Marcelo_Gleiser_-_A_Dan_a_do_Universo_.pdf

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #2544 Online: 27 de Novembro de 2010, 23:00:30 »
Realidade

Acho que o fato do texto falar que o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas é porque, na então cultura hebraica, eles achavam que o mar revolto representava o caos. Assim, Deus se movia sobre o caos. Dá uma idéia de que Deus tem domínio sobre o caos.

Outra coisa, o autor de gênesis não se preocupou em explicar a origem de Deus porque eles achavam que Deus sempre existiu. Tal como pode ser visto ao longo de muitos trechos bíblicos. Notadamente no gênesis e no apocalipse.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2545 Online: 28 de Novembro de 2010, 10:07:16 »
Caro cientista

O que importa é encontrar diferenças ou similaridades fundamentais entre estruturas como essas e as chamadas estruturas vivas.

Caríssimo: você já verificou a analogia, que se pode encontrar entre a enguia eléctrica e o trem que se desloca sem rodas, suspenso sobre um campo electro-magnético? :)

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #2546 Online: 28 de Novembro de 2010, 22:54:02 »
Muito pelo contrário, quanto mais simples e objetivo um argumento melhor, menos cansativo e mais eficaz.
Parcus, se entendi bem o que você quis dizer, alerto que não se deve tomar a navalha de Ockham a um extremo de dogmatismo que ultrapasse a realidade. Não pode ser usada como panacéia para todas a dificuldades científicas. Um argumento mais simples pode ser demonstrado como tendente a mais eficaz e, melhor ainda, mais correspondente à realidade, mas, ainda assim, tem que atender às exigências mínimas do que está posto em questão (quanto ao "menos cansativo", com franqueza, uma boa 'navalhada' jamais deve ser proposta com este fim em vista). Não consigo me lembrar de nada "menos cansativo" do que alegar que algum deus fez tudo e pronto (lembrando que, para quem alega isso, o problema TERMINA AÍ e não vai nada além, porque desconsidera todas as implicações e carências argumentativas que advêm deste "argumento").

Tenho a impressão de que ainda não me fiz entender corretamente. Não é uma questão de simplicidade o que eu trouxe à pauta, mas de modos fundamentais de estruturação. Acho bem provável que se possa até confirmar que não haja estrutura viva mais simples que qualquer máquina construída por humanos, até o momento. A questão que introduzi não é originariamente minha (me foi apresentada, por primeira vez, há muitos anos, por uma estudante de biologia -- espero reencontrá-la para interpelá-la... brincadeira, não foi só ela quem me apresentou a questão) mas, talvez até por eu não ser um profundo estudioso da biologia, a acatei e concluí desdobramentos a partir dela porque eu jamais havia constatado a existência de qualquer estrutura viva que violasse a "regra". Eu "conhecia" os seres unicelulares flagelados mas, sem aprofundamento, achava que os movimentos realizados pelo flagelo eram vibratórios/ondulantes.

Como eu já disse, não é uma questão de simplicidade. Os outros exemplos, absolutamente, não servem de argumento pois não mudam a estrutura topológica do ser vivo, independentemente do grau de complexidade relativa. Como a coisa enveredou-se por este caminho, vou dar a resposta que eu esperava, de uma maneira bastante simplificada e, até um tanto incompleta: estruturas vivas são estruturas que crescem, diferenciando-se, assim, de um relógio, por exemplo, por ser uma estrutura que é montada. Numa estrutura como a de um relógio, cada parte apresenta uma certa independência absoluta em relação às outras, desde a origem, que pode ser interpretada como uma independência topológica. O mesmo "não ocorre" (era o que eu pensava) com estruturas vivas (exceto, numa interpretação, ao menos, primariamente objetiva, num caso como essa estrutura flagelar -- o flagelo, certamente, cresce, mas desconecta-se do corpo principal da célula e, ainda assim, continua a fazer parte operacional da mesma; simplesmente fantástico fenômeno evolutivo ao meu ver!). Um ser unicelular com um eixo girando num mancal! Sem dúvida, é, no mínimo, uma complicação. Havia um flagelo no meio do caminho; no meio do caminho, havia um flagelo (e um lusitano... rsrsrsrs). Surgem, agora, outras perguntas em minha mente. A principal: a existência desse tipo de estrutura, num ser vivo, muda sua característica de 'crescente' para 'montado'? Como o flagelo e o corpo celular principal não são fabricados em diferentes instalações fabris, pode-se concluir que não. E, de fato, o flagelo é uma estrutura protéica que cresce na célula, como observado. Quando eventualmente perdido, cresce novamente num processo de reposição. O fenômeno físico que o faz girar, não tive tempo de analisar ao ponto de compreendê-lo mas a estrutura descrita é estupefaciente. Muito melhor que a velha e tola "controvérsia" da "complexa estrutura do olho". Será que há outras estruturas vivas assim, especialmente, seres vivos mais complexos? Me parece cada vez mais difícil avaliar o que o processo evolutivo é capaz de fazer. Pensando bem e amplamente, os relógios e todas as demais máquinas feitas pelo homem são produtos evolutivos porque, sim, a evolução pode produzir relógios mecânicos complexos a partir destas coisas indefinidas, vagas e arbitrárias que os divagadores chamam de nada inicial e acaso. Apenas, primeiro, precisa fazer uma 'máquina-ferramenta' (algo assim, parecido com o homem).

Aonde eu pretendia chegar com a questão que propus? Eu pretendia alegar que não só as morfologias "finais", os aspectos fisiológicos e anatômicos "finais" de cada ser vivo mudam por evolução, mas também os próprios processos de crescimento (embora possa parecer óbvio que as mudanças morfológicas assentem-se sobre esses "processos de crescimento" estou indo, aqui, mais além do que se pode apreender pelos simples conceitos de genótipo e fenótipo). E qual seria a importância/utilidade disso? Demonstrar que, ao contrario do que é correntemente alegado, a TE pode sim ser estendida até o limite da biogênese*, ou seja, até à própria biogênese*, no que poderíamos chamar de 'Evolução Molecular', sem solução de continuidade. Na verdade, não vejo nada nessa estrutura flagelar que mude isso, numa direção, mas no caminho inverso, poderiam-se opor contra-argumentações. De qualquer forma, minha linha de raciocínio foi desviada.

*Quero esclarecer que recuso-me a utilizar o termo abiogênese por minha iniciativa argumentativa. Não consigo enxergar motivo (a não ser a manutençao insidiosa da idéia de algo como o sopro de javé) para que não se use, simplesmente, biogênese, porque a matéria que compõe as estruturas vivas não muda sua natureza ao compô-las. Continua tão "inanimada", abiológica, abiótica quanto antes de entrar na composição das máquinas biológicas.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #2547 Online: 28 de Novembro de 2010, 23:31:09 »
Dawkins comenta justamente sobre o flagelo bacteriano em Deus um delírio
Também não gosto de usar Abiogênese, principalmente pq os Criacionistas ficam citando Pasteur (o que acho tosco e chato), prefiro me referir a "Origem Química da Vida"
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #2548 Online: 28 de Novembro de 2010, 23:41:10 »
Caríssimo - Cientista

Você entende o que é topologia?

Se calhar entendo... :) Até lhe posso dizer que de certo modo, essa é a minha área de "investigação actual".
Não sei por quanto tempo já tem durado essa sua "investigação atual" mas parece-me que ainda foi pouco.

Entretanto a título comparativo, fui buscar à internet, algumas definições dessa palavra tão controversa. 8-)

Topologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Conceito extensamente baseado em continuidade matemática.

Na matemática, a topologia é a área em que se estudam os espaços topológicos.

Em engenharia, o conceito está associado à disposição lógica de elementos.

Em topografia, topologia: É a parte da Topografia que estuda as formas exteriores da superfície da Terra e as leis que regem o seu modelado

Em informática, topologia de rede é a forma por meio da qual ela se apresenta fisicamente, ou seja, como os elementos de rede (network nodes) estão dispostos.

Em tipografia, artes gráficas e publicidade - topologia - é o conjunto de instrumentos humanos e caractéres móveis, ou imóveis, que se articulam entre si, utilizando ferramentas apropriadas, incluindo as telecomunicações e a informática, para formar textos ilustrados ou não, em relevo negativo, com a finalidade de criar "papel impresso" - visual e auditivo - de formato variável e de acordo com os interesses editoriais, do cliente, do impressor e do público leitor.

Em psicanálise, é uma característica do inconsciente lacaniano.

Etc.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Topologia"
Controversa?!!!!!!! Onde? Como?

Portanto, não vejo porque a topologia, se opõe à comparação entre o Homem artificial, e o ambiente natural.
Dessa sua frase, eu entendi uma patavina. Eu entendo e me penalizo por qualquer inabilidade sua em perceber qualquer coisa óbvia mas, por favor! Homem artificial!? ONDE!? Também quero ver isso! (espero que não seja um simples clone)

Parece-me que você, embora possa ser um excelente observador, está-lhe  a escapar toda a capacidade rotativa da articulação escapo-umeral. Um ginasta razoável, faz rodar o braço como uma hélice, num movimento rotativo absolutamente perfeito.

E eu, vi ainda muito mais do que isso: Um trapezista, de braços estendidos em cruz em relação ao tronco e com as mão agarradas em barras fixas, fazia rodar o resto do corpo como um rotor em torno do seu eixo num movimento perfeitamente giratório.
Ora, nem precisa ir tão longe, o mesmo movimento pode ser realizado com a 'mangueira genital' de gajos bem dotados como eu (o que produz um efeito hipnótico sobre as cachopas...) sem nenhuma articulação. Quando/se você alcançar bem o entendimento do conceito topologia, vai entender tudo melhor.

Na minha opinião, você não está a entender lá muito bem a palavra topologia. :ideia:
E na minha opinião, se *você* está a afirmar isso, não devo atrever-me a contestar.

Caríssimo - com todo o respeito - você a meu ver, está a incorrer em paralogismo sem se aperceber.

Já observou um ciclone, um escaravelho bosteiro a rolar bosta, as ondas do mar e a dupla hélice do ADN :?:
Eu sei que você não entendeu nada do que eu postei mas isso já é um pouco exagerado. Ciclone? Ondas do mar? Seria possível, de vossa parte, continuar dentro do âmbito das ESTRUTURAS *VIVAS*, pelo menos?

:arrow: :ok: E um relógio de sol simples, apenas constituído por uma vara verticalmente espetada no chão... Não é um mecanismo absolutamente simplório, razoavelmente funcional?
Você entende o que vem a ser mecanismo, lusitano? De fato há um 'mecanismo' em todo relógio de Sol, mas vejo que você não o notou (por demonstrar não compreender o que é um mecanismo; uma tragédia!) Os relógios de Sol foram alguns dos mecanismos mais extravagantes já utilizados pelo homem. Trata-se, nada menos, que a Terra inteira girando em torno de si mesma e do Sol. Como assim "mecanismo absolutamente simplório, razoavelmente funcional?"?

Não lhe parece ser notavelmente similar a uma cana de acúcar por exemplo, ou a um pinheiro, que também projectarão sombras, de diversos comprimentos conforme os diferentes momentos do dia, mesmo que nenhum observador humano, observe tal fenómeno com intenções horárias? 
Penso que deves estar a brincar comigo, lusitano. Deves ser muito brincalhão. Por isso é que devo gostar de ti, todavia.

É então isso que você quer dizer com topologia, não é?
Viva! Então estamos chegando lá... Pensando bem, é melhor eu me conter e não comemorar tão cedo.

Então vamos a isso: Já observou o sistema de locomoção dos chocos, das lulas e das ameijoas...? Não lhe parecem propulsores a jacto, vivos?

Já observou uma serpente voadora, um sapo alado, um esquilo com membranas alares, e já os comparou com os praticantes de asa delta, ou parapente?
Sabia que não devia comemorar antes da hora...
Lusitano, sugiro que prossigas intensivamente com aquela sua "investigação atual". E com urgência.

Ahhh... Então não é mesmo nenhuma similaridade, não é... ? :arrow: :| Meto-me em cada paralogismo, que até nem sei, aonde me hei-de esconder... 8-)
E como não seria uma similaridade um rotor totalmente independente, em termos topológicos, de uma parte principal de uma estrutura viva? A questão seria descrever o processo evolutivo que o fez surgir.

Não vejo paralogismo algum, lusitano. Pior seria se fosse sofisma como, frequentemente, aparenta ser seu solipsismo linguístico megalítico.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2549 Online: 28 de Novembro de 2010, 23:52:29 »
Não vejo termo melhor para abiogênese que abiogênese. É um termo simples que já descreve o que se trata o assunto. "Origem química da vida" é longo e não necessariamente indica o que se propõe, já que a vida é, basicamente, interações e reações físico-químicas. Talvez Evolução seja um termo muito mais polêmico e confuso, já que pressupõe que haja sempre uma melhora de uma espécie ancestral para sua descendente. Adaptação talvez fosse um termo melhor.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!