Autor Tópico: Deus existe?  (Lida 174869 vezes)

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: Deus existe?
« Resposta #750 Online: 30 de Abril de 2010, 20:32:40 »
Gregor Mendel era monge e sem ele saberia-se muito menos sobre Evolução.

Sim. Mas seu objeto de pesquisa não tinha nenhuma relação com suas crenças pessoais, nem com suas explicações, deduções, sugestões e hipóteses acerca do fenômeno pesquisado.
« Última modificação: 30 de Abril de 2010, 20:36:29 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #751 Online: 30 de Abril de 2010, 20:33:15 »
Deletada por erro. sorry.  :(
« Última modificação: 30 de Abril de 2010, 20:35:51 por West »

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #752 Online: 30 de Abril de 2010, 22:24:13 »

Sim. Mas seu objeto de pesquisa não tinha nenhuma relação com suas crenças pessoais, nem com suas explicações, deduções, sugestões e hipóteses acerca do fenômeno pesquisado.

Mas mostra que o fato de uma pessoa ser religiosa não impede que seja também inteligente e que não possa ser um cientista.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #753 Online: 30 de Abril de 2010, 22:53:23 »
Mas eu sempre acho que cientistas religiosos quando tiverem a chance serao desonestos intelectualmente

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #754 Online: 30 de Abril de 2010, 23:17:17 »
Mas eu sempre acho que cientistas religiosos quando tiverem a chance serao desonestos intelectualmente
por que?

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #755 Online: 30 de Abril de 2010, 23:42:52 »

Mas mostra que o fato de uma pessoa ser religiosa não impede que seja também inteligente e que não possa ser um cientista.

Sem dúvida. Nunca pensei o contrário.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #756 Online: 30 de Abril de 2010, 23:52:13 »
Pra mim, se existe um deus, esse deus não é o deus de nenhuma religião. Não é um deus que manda, pensa, sente ou controla conforme sua vontade, pois seria inconsciente e não teria vontade própria. Ao invés disso, seria um processo totalmente natural que deu origem a todos os processos naturais. Esse suposto deus nada mais seria do que um caos que se estruturou de uma forma totalmente organizada, harmônica. Senão não poderia existir, e então nada poderia existir a partir disso. Nem mesmo o que vemos como seres invisíveis ou imaginários.

Só que esse caos na verdade teria sempre se mantido em harmonia. Não teria tido começo e nem terá fim pois seria atemporal, e seria a base da produção de todos os universos, desde universos que existiriam a uma infinidade de tempo maior que o nosso até universos que ainda estariam para existir futuramente. Poderia dizer que o que chamamos de caos talvez seja uma ilusão nossa, em que veríamos só em partes, mas não uma organização ao todo. E esse suposto deus seria tal suposta organização como um todo.

De certa forma, seríamos parte disso, dessa fonte primordial, mas só uma parte incompleta dela. Produziria universos mas sem perder seu próprio pedaço, já que seria um processo inesgotável de produção. Se não se desgasta, então não seria matéria, ao menos não como a nossa. E talvez seja uma matéria muito mais energética que todas as partículas que formam nosso universo.

Essa é a única forma da qual poderia aceitar a existência de um deus, como um processo natural, e não um ser pensante, uma consciência criada pelas religiões em geral. Eu até mesmo acabo me tornando diferente de um espírita, pois o espírita tende a ver esse deus como um deus religioso, e não simplesmente um processo natural. É ainda aquele conceito de um deus pensante.

Eu penso assim: O universo teve seu início numa explosão... só que tal explosão teria que ter vindo de algum lugar, e não do nada, pois nada vem do nada, até seria ilógico achar que algo vem simplesmente do nada. Esse "nada" seria algo então. E então, se essa explosão veio de algum lugar, alguma outra realidade, então um processo natural teria dado origem a esta outra realidade que ainda não vemos... E assim vai... Mas talvez tenha um limite máximo. E esse limite seria então o que vemos como deus, porém sendo um processo natural como disse, e não um criador.

É assim que concebo. Não posso provar isso aqui, ninguém teria como, é só uma noção minha de realidade. Mas como tenho mente aberta, considero essa possibilidade. Porque não?

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #757 Online: 01 de Maio de 2010, 01:51:17 »
Ainda continua o maldito "deus" como causa/rasão de tudo!!!
Não deseje.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #758 Online: 01 de Maio de 2010, 07:40:30 »

Sem dúvida. Nunca pensei o contrário.

Você não, mas o cientista pensa.

Offline Advogado do Diabo

• Nível 04
  • *
  • Que a Força esteja com você.
« Resposta #759 Online: 01 de Maio de 2010, 10:27:59 »
Um cientista pode acreditar no que quiser (e de fato, os maiores cientistas de todos os tempos acreditavam em alguma coisa, no mínimo, improvável), mas não pode pensar que a ciência seja capaz de confirmar suas crenças.
« Última modificação: 01 de Maio de 2010, 10:32:14 por Advogado do Diabo »
"Aquele que não sabe, mas não sabe que não sabe, é um ignorante: ajudemo-lo. Aquele que não sabe, mas pensa que sabe, é um tolo: apiedemo-nos dele. Aquele que não sabe, mas sabe que não sabe, é um sábio: sigamo-lo"

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #760 Online: 01 de Maio de 2010, 10:59:05 »
Ao menos esse "deus" não seria um indivíduo como muitos pensam, mas talvez um processo natural. A própria ciência considera o big bang um processo natural, então porque não algo que deu origem ao big bang? Seria mais lógico pensar assim. Eu até mesmo vi no dodumentário de universos paralelos uma explicação de como teria sido a criação de nosso universo... e vários outros como resultado do choque de uma estrutura gigantesca que encosta em si mesma num movimento de onda. Ao menos é uma explicação.

Ao menos esse "deus" não seria o deus das religiões. Mas por ser um processo natural, talvez não seja necessariamente um deus como pensamos, mas algo diferente. Mas acho provável que exista algo que deu origem a tudo, ainda que não possamos conceber bem isso. A não ser se a ciência por acaso vir a dar um conceito diferente de deus, talvez seja até interessante.

Mas por enquanto a questão da existência de uma causa primária que seu origem a tudo, não importa a forma como seja, ainda é algo em aberto. Não há ninguém que seja mesmo capaz, de um ponto de vista mais material, afirmar ou negar isso, já que se trata de algo aparentemente inconcebível. Por exnquanto é mais uma questão de crença mesmo, de crer ou não crer nisso, não importa a forma.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #761 Online: 01 de Maio de 2010, 11:38:02 »
Lacuna ← Deus

Sempre o mesmo do mesmo com uma roupinha diferente..

Não deseje.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #762 Online: 01 de Maio de 2010, 14:24:40 »
Um cientista pode acreditar no que quiser (e de fato, os maiores cientistas de todos os tempos acreditavam em alguma coisa, no mínimo, improvável), mas não pode pensar que a ciência seja capaz de confirmar suas crenças.

Não quis dizer "um" cientista, mas "o" cientista:

E não existem cientistas religiosos, isso é metira. Qualquer "cientista" que se tenha declarado religioso ou não é/era ou estava cedendo a pressões. O pensamento científico é isenção de magia.

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
  • É sabendo que se ensina!
« Resposta #763 Online: 01 de Maio de 2010, 22:30:47 »
Ja ouvi a justificativa de crente, quem criou o universo foi um demonio, por isso a natureza é tao cruel e este mesmo demonio teria criado a materia e o homem para impor uma lei tao severa que ninguem poderia cumprir e tambem porque o mesmo queria escravos, nisto um outro deus (este supremo) despertou ou voltou de viagem sei lá e resolveu consertar as coisas fazendo um sacrificio de sangue pra si mesmo

Na verdade este papo nao é novo, é uma antiga heresia gnostica (heresia porque perdeu é claro)
Alguns crentes acham que Javé é tão cruel e injusto que não pode ser o verdadeiro deus.
Ele é um demônio, seu nome é Samael, e ele criou o trabalho para nos manter cansados demais para pensar e o ouro e as jóias para nos  manter com a cabeça em outras coisas, evitando que pensemos muito e descubramos a verdade sobre ele.

Ele expulsou Adão e Eva porque eles chegaram muito perto de descobrir tudo.

Mas Jesus, o verdadeiro deus, veio nos mostrar a verdade.
Pô! Isso daria um bom filme, tipo Anjos Rebeldes.
É não sabendo que se aprende!

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #764 Online: 02 de Maio de 2010, 01:41:54 »
E não existem cientistas religiosos, isso é metira. Qualquer "cientista" que se tenha declarado religioso ou não é/era ou estava cedendo a pressões. O pensamento científico é isenção de magia.
Primeiro tenho que retificar erros nessa minha própria citação, não só com relação ao n que comi em "mentira" mas, principalmente, devido a uma palavra essencial que não digitei pela pressa. O que queria escrever era: Qualquer "cientista" que se tenha declarado religioso ou não é/era *cientista* ou estava cedendo a pressões.

Pessoal, eu sei do que tô falando. Ainda não notaram meu nick, ora bolas?

Falando sério, não é à toa que uso esse nick. Pensamentos céticos ou ateus não passam de articulação(divagação mesmo) filosófica até que se fundamentem em ciência. Pensar cientificamente é o ápice do racionalismo e do realismo. Não me defino como ateu pois esta palavra suscita ou pressupõe a hipótese de existência de algum deus. Se alguém usa sua mente para inventar deuses não tenho nada que ver com isso. Não considero deuses uma possibilidade, de forma alguma. Posso considerar-me cético, mas não posso sustentar meu ceticismo senão por meio da ciência. Então defino-me cientista. Mas, o que é um cientista? É alguém que, falando pitorescamente, manipula tubos de ensaio, olha através de microscópios e telescópios, faz cálculos e anotações e contribui para o aumento do cabedal de informações e dados da ciência? Não, certamente. Cientista é alguém que pensa cientificamente. Por milênios, na história humana, uma batalha tem sido travada em arenas mentais, e ela prossegue até hoje. Não é uma batalha entre crença e ateísmo ou entre crença e ceticismo. É uma batalha entre pensamento mágico e pensamento científico. E não se pode lutar dos dois lados nessa arena, ao mesmo tempo. É o equivalente a lutar contra si próprio mas, incrivelmente, muitos intentam fazer isso. Concordo com Carl Sagan que ciência não é um amontoado de conhecimentos mas uma maneira de pensar. Disso se pode extrair dois corolários evidentes:
1º - Alguém que detenha poucos conhecimentos e dados científicos pode, ainda assim, pensar cientificamente e fazer ciência.
2º - Alguém que detenha muitos conhecimentos e dados científicos pode, ainda assim, não pensar cientificamente e não fazer ciência.

Confesso que é com perplexidade que recebo, de "céticos", essa ardorosa defesa dos "direitos dos cientistas de acreditarem em coisas mágicas".
Então, por ora, deixo a pergunta: o que é um cientista?

É com tristeza que me ocorre agora que, muitas vezes, a batalha que mencionei acima é travada em arenas físicas.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #765 Online: 02 de Maio de 2010, 01:59:37 »
Se formos considerar a medicina uma ciência você se contradiz entre os dois posts...

Mas o ponto é: Um pesquisador biólogo jamais acreditara em divindades ? 

E não existem cientistas religiosos, isso é metira.

Baseado em que esta afirmação ? E se a pessoa simplesmente não misturar o trabalho com a religião ?
N3RD, mesmo a medicina verdadeira, de fato, não é ciência mas, apenas, um conjunto de conhecimentos eruditos *fundados* na ciência. Subsiste, ainda hoje, a outra "medicina", a medicina mágica. Mas mesmo que supuséssemos que a verdadeira medicina fosse ciência, eu não poderia entender que contradição teria sido essa minha que você apontou. Sempre resta a possibilidade da pura desonestidade(ou necessidade de mentir).

Um pesquisador biólogo pode ser, apenas, um profissional e não necessariamente um cientista

Não entendi porque você transcreveu somente esse trecho da minha citação. Não seria por eu já ter respondido em que me baseio lá mesmo?
E, é claro, a pessoa ("cientista", você deve estar querendo dizer) pode ver que deus não existe enquanto está no trabalho e, ao chegar em casa, fingir que não viu e ir à igreja rezar e viver sua ilusão. Seria como um botão pessoal: ilusão ON; ilusão OFF.
Como o biólogo pesquisador profissional aí em cima. No trabalho ele até engana que é cientista. Quando chega em casa...

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #766 Online: 02 de Maio de 2010, 02:30:16 »
Bem! Provar essa afirmação não seria mais fácil que provar a existência de Deus. Se eu fosse você, não colocaria as coisas no modo definitivo. Isso poderia gerar páginas e páginas de discussão.
É muito muito mais fácil provar minha afirmação do que a existência de deuses pois é impossível provar a existência de deuses. E impossível significa a coisa mais difícil que se poderia tentar fazer. Tão infinitamente difícil que não pode ser feita, de jeito nenhum. Tudo mais, comparado a isso, é fácil.

Esta afirmação merece uma análise mais acurada, em respeito ao Cientista.

Mas Isaac Newton e Galileu Galilei não lhes dizem algo?
Agradeço sua consideração, Geotecton.

Infelizmente, Newton e Galileu não nos podem dizer mais nada além do que já deixaram registrado (pelo menos não enquanto mortos). Mas pensando bem, na época em que eram vivos, podiam dizer menos ainda do que dizem agora.

Newton, já que mencionado, um dos maiores cientistas de todos os tempos, vivia procurando códigos secretos na Bíblia. Isso não seria uma questão de crença?
Eu também já procurei por um código secreto aqui:
../forum/topic=22651.125.html
É verdade que foi mais por uma brincadeira mas, mesmo que fosse sério, uma análise exegética evidencia crença por parte do exegeta?

Newton, já que mencionado, um dos maiores cientistas de todos os tempos, vivia procurando códigos secretos na Bíblia. Isso não seria uma questão de crença?

Sim Ônix, foi o que eu quis dizer, em contraposição à afirmação do Cientista, pois Newton é um dos gigantes da ciência. E era religioso.

Qual foi o contexto histórico e quais foram as suas implicações é que merecem uma análise mais acurada, mas agora estou sem tempo para fazer isto.

Um abraço.
Tomar um tempo para fazer essa análise é realmente importante. Pense, por um momento. Baseado em que você afirma que Newton era religioso?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #767 Online: 02 de Maio de 2010, 03:15:35 »
[...]

Sim Ônix, foi o que eu quis dizer, em contraposição à afirmação do Cientista, pois Newton é um dos gigantes da ciência. E era religioso.

Qual foi o contexto histórico e quais foram as suas implicações é que merecem uma análise mais acurada, mas agora estou sem tempo para fazer isto.

Um abraço.
Tomar um tempo para fazer essa análise é realmente importante. Pense, por um momento. Baseado em que você afirma que Newton era religioso?

Caro Cientista

Voce já leu Observations upon the Prophecies de Newton? É um conjunto de textos sobre o conteúdo dos livros de Daniel e do Apocalipse. E por todos os textos ele (Newton) dá a entender que cre nas mensagens do deus cristão.

Ele também faz apologia a deus no Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, mais especificamente sobre a necessidade de existir um criador dada a ordem observada no Universo. Posso estar enganado, pois li esta obra há mais de 25 anos, e este livro não está ao meu alcance neste momento, para conferir o que eu escrevi.

De qualquer modo, estas não são evidências suficientes para você achar que ele era teísta e religioso?
Foto USGS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #768 Online: 02 de Maio de 2010, 13:21:40 »
Primeiro tenho que retificar erros nessa minha própria citação, não só com relação ao n que comi em "mentira" mas, principalmente, devido a uma palavra essencial que não digitei pela pressa. O que queria escrever era: Qualquer "cientista" que se tenha declarado religioso ou não é/era *cientista* ou estava cedendo a pressões.
Você está sendo simplista. O ser humano tem uma incrível capacidade de duplipensar.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #769 Online: 02 de Maio de 2010, 13:26:39 »
[...]

Um abraço.

Caro Cientista

Voce já leu Observations upon the Prophecies de Newton? É um conjunto de textos sobre o conteúdo dos livros de Daniel e do Apocalipse. E por todos os textos ele (Newton) dá a entender que cre nas mensagens do deus cristão.

Ele também faz apologia a deus no Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, mais especificamente sobre a necessidade de existir um criador dada a ordem observada no Universo. Posso estar enganado, pois li esta obra há mais de 25 anos, e este livro não está ao meu alcance neste momento, para conferir o que eu escrevi.

De qualquer modo, estas não são evidências suficientes para você achar que ele era teísta e religioso?
Não só interpretação de profecias bíblicas, mas também se dedicava a alquimia e astrologia. Para falar a verdade, ele dedicou mais tempo da sua vida para o ocultismo e o misticismo do que para a física.

http://en.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton%27s_religious_views

http://en.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton%27s_occult_studies
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Advogado do Diabo

• Nível 04
  • *
  • Que a Força esteja com você.
« Resposta #770 Online: 02 de Maio de 2010, 16:18:03 »

Isso é uma generalização estúpida. E, se é que você notou, também não é científica, pois não pode ser falseada (se pudesse, já teria sido). Se você pode aceitar teses não-científicas, por que os cientistas não podem aceitar Deus?

Pessoal, eu sei do que tô falando. Ainda não notaram meu nick, ora bolas?

Cientistas também têm fé. Você tem fé que cientistas não acreditam em deuses, mesmo quando mostramos muitos que contrariam sua tese.

Falando sério, não é à toa que uso esse nick. Pensamentos céticos ou ateus não passam de articulação(divagação mesmo) filosófica até que se fundamentem em ciência.

Isso é "divagação" ou é fundamentado pela ciência?

Pensar cientificamente é o ápice do racionalismo e do realismo.

Isso é "divagação" também?

Não considero deuses uma possibilidade, de forma alguma. Posso considerar-me cético, mas não posso sustentar meu ceticismo senão por meio da ciência.

Pra quem se acha tão racional, você até que tem muita fé. Ora, por que deuses não são possíveis? Você deve lembrar da lógica, que diz que tudo que não é auto-contraditório é logicamente possível.

Cientista é alguém que pensa cientificamente. Por milênios, na história humana, uma batalha tem sido travada em arenas mentais, e ela prossegue até hoje. Não é uma batalha entre crença e ateísmo ou entre crença e ceticismo. É uma batalha entre pensamento mágico e pensamento científico.

Esse jeito de falar parece com monges gritando contra os hereges. Mas não há problema algum em ser cientista e acreditar em Deus. É lógico que o método científico é cético, mas ninguém é obrigado a pensar cientificamente o tempo todo. Os cientistas religiosos sabem muito bem disso, por isso sabem separar uma coisa da outra. Outros vão além, como Einstein, e acreditam que todo cientista deve ter fé em alguma coisa, pois "a ciência sem a religião é manca".
"Aquele que não sabe, mas não sabe que não sabe, é um ignorante: ajudemo-lo. Aquele que não sabe, mas pensa que sabe, é um tolo: apiedemo-nos dele. Aquele que não sabe, mas sabe que não sabe, é um sábio: sigamo-lo"

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #771 Online: 02 de Maio de 2010, 17:29:09 »
[...]

Um abraço.

Caro Cientista

Geotecton, como notei alguma afetação em sua resposta (espero estar errado) quero esclarecer que, ao sugerir que pensasse bem e ao fazer minha pergunta, levei em conta sua transparente formação científica. Parece óbvio concluir, por seu nick e seus posts, que é um geólogo. E devo dizer que reconheço seu domínio no seu campo. Não pressuponho que você seja um total leigo e foi, justamente, com relação ao que você já sabe, que pedi que pensasse. A armadilha do ceticismo está sempre naquilo que nós "já" sabemos. Sua resposta foi mais ou menos o que eu esperava mas tenho a impressão de que você não ponderou bem "tudo" que eu expus.

Se você leu, integralmente, todo o conjunto dos Principia, eu o parabenizo. Nunca o fiz. Apenas trechos isolados e pela curiosidade de conhecer os métodos e experimentos utilizados por Newton para alcançar os resultados.

Não, você não está enganado, Geotecton. A partir da segunda edição dos Principia, Newton introduziu o Escólio Geral para acalmar os ânimos de Leibnitz que o acusava de excessivo "materialismo" e "falta de religiosidade" em sua obra. Mas, ainda mais curioso que isso, incluiu (como um gesto à la Galileu -- "e, no entanto, ela gira") também as famosas regras para pensar em filosofia natural, talvez para que as pessoas não esquecessem que toda aquela baboseira teísta não resolvia os problemas da física.

Respondendo sua primeira pergunta, não, nunca li o escrito que mencionou. Mas não precisa mencionar este documento. Tenho plena consciência da imensa quantidade de estudos bíblicos e místicos e da propalada apologia religiosa feitos por Newton.

Respondendo à sua segunda pergunta, não, não são suficientes para mim. Há muito mais que se considerar. O contexto social e a personalidade de Newton são essenciais. A conjuntura social de sua época não precisa ser descrita aqui, mas ela, associada à natureza pessoal de Newton (arredio, sensibilíssimo, avesso a rejeições, beirando à misantropia, nunca teve um relacionamento amoroso que se saiba) pode ter produzido efeitos que só ele, no seu íntimo, conhecia.

Lembro-me de já ter lido que ele liderou um movimento contra a determinação do rei de tornar a universidade de Cambridge católica. Não me lembro de detalhes mas será que isso indicaria uma posição, ao menos, laicista? Alega-se que existem religiosos laicistas o que me parece roda quadrada e uma traição à própria crença.

Não estou conseguindo encontrar, aqui comigo, um documento atribuído a Einstein que, lido, deixa o vislumbre de uma religiosidade não arraigada, mas nítida. No entanto, uma carta recentemente descoberta (também atribuída a Einstein) que teria sido enviada por ele a um amigo deixa claro seu total "ateísmo".
O que fica evidente para mim é o que a sociedade é capaz de fazer com o que deveria ser o direito de um homem ser e expressar-se da maneira como ele é.

Não penso que seja fácil fazer essa pesquisa (não somente com relação a Newton). Tenho levado anos de minha vida nela para tentar entender o "fenômeno científico" na história.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #772 Online: 02 de Maio de 2010, 17:32:03 »
Você está sendo simplista. O ser humano tem uma incrível capacidade de duplipensar.
De que ser humano você está falando? Os humanos não são todos iguais. Me parece que você está sendo simplista em querer igualar todos.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #773 Online: 02 de Maio de 2010, 17:48:52 »
Não só interpretação de profecias bíblicas, mas também se dedicava a alquimia e astrologia. Para falar a verdade, ele dedicou mais tempo da sua vida para o ocultismo e o misticismo do que para a física.

http://en.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton%27s_religious_views

http://en.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton%27s_occult_studies
Você considerou que no tempo de Newton não havia a química e nem uma "astronomia física", uma mecânica celeste realmente científica? Considerou também que foi justamente Newton quem fundou a base física dessa mecânica celeste que, por fim, pôs de lado a astrologia? Considerou também que foi ele quem esboçou os primeiros conceitos e questões que vieram culminar, mais tarde, na química lavoisieriana?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #774 Online: 02 de Maio de 2010, 18:01:06 »
De que ser humano você está falando? Os humanos não são todos iguais. Me parece que você está sendo simplista em querer igualar todos.
Onde eu igualei todos? Eu não disse que todos os seres humanos tem a mesma capacidade de duplipensar, ao contrário de você que disse "qualquer cientista". E nem há como interpretar minha fase dessa forma, a não ser em caso de má fé. Quando se diz "o ser humano tem  uma incrível capacidade" está se dizendo que essa é uma característica que pode ser verificada em várias pessoas até mesmo em graus exacerbados.

Exemplo: O ser humano tem uma incrível capacidade de crer em coisas absurdas (eu não estou dizendo que todos os seres humanos tem a mesma capacidade de crer em coisas absurdas e nem há como interpretar a frase dessa forma). O ser humano tem a incrível capacidade de auto-superação (eu não estou dizendo que todos os seres humanos tem a mesma capacidade de auto-superação e nem há como interpretar dessa forma). O ser humano tem a incrível capacidade de ser fanático (precisa explicar?).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!