Pra mim esse deus nada mais é do que aquilo que fez surgir tudo, o que a gente ainda não tem conhecimento. E então chamamos isso de Deus, Fonte, seja lá o que for. Enquanto ainda não tivermos conhecimento do que realmente fez tudo surgir, essa lacuna continuará. Mas, e se a gente descobrir isso algum dia? Pra mim, se descobrirmos, será um processo natural. Por enquanto diria que esse deus, pela categoria que se encontra, seria metafísico, pois se não o observamos ou detectamos, então é metafísico, isso admito.
Quanto às características, me limito a pensar que se trataria de um processo que, pra fazer tudo existir, teria que estar estável, caso contrário isso simplesmente não poderia existir e nem produzir nada. Eu penso que esse processo teria surgido a partir do próprio caos. Mas esse caos seria uma ilusão, pois seria na verdade algo muito organizado (quando visto como um todo, e não em partes separadas), e que pra nós ou começou em tempos remotíssimos ou simplesmente não teve início, atemporal.
O universo para nós nos parece caótico, mas estaria organizado de forma bastante equilibrada. O céu parece estar em caos, mas a gravidade organiza tudo. Permite formação de corpos, sistemas planetários e até galáxias. Vai ver que é a gravidade a causa deste equilíbrio. Quando um astro é destruído, nos parece algo caótico, mas na verdade é tudo parte de um processo natural, equilibrado por si mesmo. Tudo neste universo nasce, e depois morre e é transformado para renascer de novo ou da mesma forma que antes ou por uma nova forma. Os astros parecem estar perdidos nos espaço, mas tudo está em equilíbrio pois estaria seguindo as forças básicas. E certamente forças que desconhecemos ainda.
E acho que este equilíbrio se refletiria nesta fonte primordial. Digo, que as forças básicas de nosso universo poderiam ter tido início por meio de um processo que teria feito surgir nosso universo. E processo esse que teria origem em algo. E assim vai. Em algo cada vaz mais robusto, completo, perfeito... até chegar a um limite. E acho que este limite seria esta Fonte. Lembrando que trataria-se de um processo natural também e não de um indivíduo que fez tudo surgir por uma vontade e que fica sentado num trono.
Pois só poderia agora admidir a existência desta fonte primordial se for assim, desta forma, como sendo um processo natural que ou sempre existiu ou surgiu por conta própria. Se os espíritas dizem que é uma consciência, eu vejo essa consciência então como um processo natural, mas não como uma vontade ou sentimento. Pode nos parecer ser assim, mas pode não ser bem assim... e eu acho que não.