Autor Tópico: Deus existe?  (Lida 174873 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Deus existe?
« Resposta #850 Online: 05 de Maio de 2010, 02:28:39 »
De qualquer forma, até hoje, só vi crentes dizerem que ateísmo pode ser dogmático.
Você é crente?
Ateísmo dogmático e Religião ateísta cética

Esses tópicos demonstram um pouco do meu dogmatismo e da minha fé no ateísmo.

E aqui é um post sobre meu fanatismo  :stunned:

[Contini] Outra questão: Qual seria a diferença entre um evangélico fanático e um espírita fanático, haja visto que são duas religiões inventadas pelo homem?
Portanto a resposta é essa: A diferença é que não existe espíritas fanáticos.

Me responde essa: Qual a diferença de um evangélico fanático para um ateu fanático?
Eu me considero um ateu fanático, mas no sentido de interesse intelectual pelo ateísmo, sua história, sua filosofia e sua repercussão social. Para mim o ateísmo transcende o indivíduo devido a essa conjunção de fatores. Não fui em quem o criou e nem serei o último a ter defende-lo. Me interesso pelos aspectos morais do ateísmo como forma de dialogar contra os ataques morais que as pessoas sofrem pelo não-teísmo. Basta analisar as religiões e esta contradição. A moral é sequestrada como sendo um benefício implícito destas. Assim o ateísmo para mim é mais uma característica de defesa frente a esses abusos éticos.

O fanatismo no sentido de querer convercer os outros de sua opinião é um exagero comportamental que atinge as mais diversas áreas, não só a religião, como a política e o fubebol para ficar com os mais sacralizados temas para "não se discutir".

:lol:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #851 Online: 05 de Maio de 2010, 02:58:23 »
Malabarismos de argumentações? Tá certo, Angelo Melo.

Note, contudo, que eu afirmo que qualquer um que tiver um resquício de pensamento mágico, sequer, não pode ser considerado cientista, mesmo que faça pesquisas científicas. Mas não foi eu quem afirmou que Newton era religioso. E a contra-argumentação acima era a respeito disso.
Que contra-argumentação? Quando lhe foi mostrado a visão religiosa de Newton e seus trabalhos em ocultismo você se limitou a listar uma série de realizações de Newton que culminaram na física moderna, como se isso invalidasse o fato dele ter sido um místico também. Isso é defender um dragão na garagem.

Ele poderia ter descoberto sozinho a mecânica analítica, a teoria quântica de campos, a cromodinâmica quântica e a relatividade geral que não mudaria o fato de que ele também fez estudos sobre ocultismo, alquimia, interpretou passagens bíblicas e previu o fim do mundo para 2060 com base no livro de Daniel da bíblia. E no entanto você continua insistindo que o dragão flutua, que o fogo é incorpóreo e outros malabarismos para não admitir que Newton tinha um pensamento mágico também junto ao racional e que o primeiro não interferiu na suas grandes realizações no segundo.

Sem contar os demais cientistas que já foram citados aqui no qual a visão religiosa não interferiu nas suas pesquisas científicas.

Tá bem. Meus argumentos serão sempre, todos, malabarismos. Não vou nem perguntar o que você gostaria que eu apresentasse. Se não notaram, não estou muito interessado em provar nada sobre Newton pra vocês. Só mencionei aquilo por que lembrei-me da fala de César no filme Ben-Hur: "Seria então muito incoerente este homem que tenta matar meu governador e, no entanto, salva a vida do meu general".
Nem tudo é o que parece. Talvez nada seja.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #852 Online: 05 de Maio de 2010, 03:01:34 »
Acho que eu seria capaz de apostar a minha vida em que você, se contemporâneo de Darwin fosse, quando ele apresentasse sua teoria, poderia ser capaz de dizer a ele alguma coisa bem próxima disso que disse para mim. Pena que talvez não seja possível provar isso, nunca. A não ser, é claro, que você admitisse.
Não entendi absolutamente nada do que você disse. O que você supõe que eu diria a Darwin? E o que Darwin tem a ver com essa história? Darwin nunca escreveu nada sobre o assunto em questão, parece apenas uma tentativa de ad hominem da sua parte.
O que eu quis dizer é tão claro que, se não entendeu, não sei se posso te ajudar nesse sentido, mas vou tentar: eu coloquei, em dúvida, o seu ceticismo. Entendeu agora?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #853 Online: 05 de Maio de 2010, 03:31:55 »
Parece o Rambo de volta......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #854 Online: 05 de Maio de 2010, 03:47:16 »

Quero ver se entendi.

Cientista para você é aquele que somente pratica o método experimental; não aceita nenhum tipo de conhecimento que não seja obtido pela razão e pelo empirismo e não é dependente de nenhum contexto temporal histórico?

Você pode fornecer um só exemplo de quem é cientista para você, nas condições acima descritas?

Empirismo é a essência do método experimental. Acho que confundiu-se aqui.
Eu já disse que cientista é quem pensa cientificamente, sem conceitos mágicos.

Todos os cientistas são (levando em conta a correção que fiz acima e a sua definição do que seja razão). Mas... posso fornecer mais de um? Demócrito, Galileu, Newton... Mais recentemente, talvez, Carl Sagan. Ah! Esqueci. Você certamente não aceitará que eu inclua Galileu e Newton aqui pois, apesar de que fossem estóicos bastante para encarar o que seria o revés de uma declaração aberta de ateísmo total(realismo total) não o faziam porque... eram crentes de fato. Será que Demócrito e Carl Sagan servem? Começo a pensar que para vocês nenhum servirá.
O problema da história é que ela é feita, principalmente, de palavras.
Ok, então para você Newton era um ateu não declarado, apesar de ter escrito inúmeros textos com interpretações de profecias bíblicas, do apocalipse e da segunda vinda de Cristo:

http://www.newtonproject.sussex.ac.uk/prism.php?id=74
Confesso que já está ficando cansativo repetir-me. É *ÓBVIO* que Newton era ateu assim como todos os crentes do universo porque   D E U S E S  N Ã O  E X I S T E M. A questão que proponho é se ele estava *plenamente cônscio* disso, *ou não*. E, também, se ele tinha a possibilidade(liberdade) de expressar essa consciência, abertamente, *ou não*. E penso, SIM, que ele poderia fazer qualquer coisa para esconder isso. Qualquer um que tenha estudado a cronologia de suas obras e seus trabalhos sabe que foi após a publicação de Principia Mathematica que ele desandou a produzir esoterismo. Qualquer um que saiba que foi, apenas, graças a Edmund Halley (o Geotecton sabe pois leu os Principia) que o mundo recebeu este presente (os Principia), sabe que o próprio Newton não se importava em oferecer seu conhecimento à humanidade. Qualquer um que conheça a natureza, as circunstâncias e os tempos dos conflitos que Newton teve com Hooke, Huygens, Leibnitz, todos os cartesianistas e quase o mundo inteiro a sua volta, antes e após sua obra máxima, pode construir um quadro sinótico *MUITO PLAUSÍVEL* SIM em que ele poderia, SIM, estar muito bem dizendo: se é disso que vocês gostam, TOMEM BASTANTE DISSO, BANDO DE IMBECIS!!!! Eu não queria entrar nestas questões porque sei que não são "prova" de nada. São apenas raciocínio de detetive (mas detetives descobrem coisas). Tanto que fingi não perceber a esquiva do Geotecton quanto à coincidência da publicação do Escólio Geral e das regras para pensar em filosofia natural na segunda edição dos Principia. O que penso é que ele era um cientista, assim como Galileu, Darwin e vários outros que felizmente (ou até, talvez, infelizmente -- já não tenho mais certeza) nasceram pois, se não fossem E L E S, estaríamos todos ainda *quase* que só nas fogueiras do Derfel. CAPICCE?
Vocês, que são "céticos", podem me conceder o direito de *duvidar* do que eu quiser? Por Favor?

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #855 Online: 05 de Maio de 2010, 03:53:31 »
Apontar-me documentos todo o tempo demonstra que vocês não têem a menor idéia do quanto já pesquisei isso. Deveria ser tempo, já, de manifestarem um pouquinho mais de respeito por mim. Eu não sou um crente, desses iguais a vocês, com quem estão acostumados a lidar. Não sou um Erivelton (ou São Tomé ou qualquer pseudônimo que aquele pobre fanfarrão tenha usado) que vocês podem transformar em manteiga e passar no pão matinal(se bem que vocês cortam um dobrado com esses tipos; parece até que não querem convencê-los mas, antes, a si próprios). Se liguem. Acordem. Tomem tenência. Deu para entender? Ou é muito difícil pra vocês?
Vão estudar. Mas estudem direito, e de verdade. Se quiserem ler o lixo esotérico que Newton produziu, fartem-se. Começo a pensar que é para vocês mesmos que ele escreveu.

Se vocês "acreditam" que deuses ou coisas mágicas existem ou "podem" existir e que não é uma absurda e patente demonstração de falta de inteligência acreditar nessas coisas, não me culpem por isso.
Eu não caio nem nunca caí nesse embustezinho barato de esquina (isso mesmo, não vale nem por uma proposição) que, há milênios, é aplicado nos trouxas. Concluir que Newton era crente é o mesmo que concluir que era um perfeito idiota. Eu não vejo que ele fosse isso, portanto concluo: tem alguma coisa errada aqui.
Todo mundo tem o direito de acordar, mas dormir pra sempre é o mesmo que a morte.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #856 Online: 05 de Maio de 2010, 04:12:06 »
Acho que não entendi isso aqui. Você está afirmando que o determinismo estrito não é um possibilidade física ou, simplesmente acredita no lívre arbítrio?

Não, estou dizendo que o determinismo é tão metafísico quanto o livre-arbítrio. O determinismo pode até ser verificado (embora de forma indireta), mas não pode ser falseado (critério para ser considerado científico). Se um determinista encontrar um evento que não obedece à descrição determinista, ele dirá que existe algo de errado no observador, que ele é que não consegue encontrar o padrão, mas ele está lá. Ou seja, o determinismo nunca pode ser provado como falso porque está protegido por todos os lados contra o falsificacionismo. É uma idéia metafísica.
Para um determinista, o observador não existe (separadamente). Ele é parte do evento.

E metafísica é assunto de filosofia, não de física. Para físicos, a proposição do determinismo estrito é bastante consistente e considerada com atenção.

E quanto às outras coisas que escrevi?

Você está muito enganado se achar que cientistas não acreditam em pressupostos metafísicos. Claro que a metafísica é assunto da filosofia, mas ninguém é cientista o tempo todo. Por isso eles podem acreditar em Deus ou na metafísica sim (claro que nem todos os cientistas acreditam nisso).

E que outras coisas? A lógica binária? Não sei se ela é muito útil pra distinguir regressão ao infinito de tautologias, mas também não sei se essa distinção é útil para o debate.
Estou muito enganado, Vader. Não só quanto a isso. Quanto a tudo.

Oooooora que outras coisas, Vader. Que lógica binária que nada, Vader! Aquilo foi só para responder sua pergunta. Responda às minhas. Olha lá e não se esquive, rapaz. Você é um jedi. A força está com você.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #857 Online: 05 de Maio de 2010, 04:25:33 »
Geotecton, você mencionou que, em interlocuções com "teístas cientistas", expõe sua proposição de que a ciência produzida por não teístas é de "melhor qualidade" do que a produzida por teístas (no mínimo isso -- se o contrário fosse observado, pareceria um interessante paradoxo). Mas, afinal, o que seria uma ciência de melhor qualidade ou uma de pior qualidade?

Você está correto Cientista.

Eu fiz uma análise qualitativa generalista e deixei uma brecha (dúvida?) conceitual.

A expressão "melhor qualidade" significa, para mim, que, em situações limites, um cientista ateu diante de um fenômeno qualquer observado mas (ainda) não explicado, não usará a hipótese "deus" como anteparo. Ele sempre terá que buscar uma explicação que não esteja nem no mundo religioso e nem no metafísico.

Em contraposição, um cientista (sim, um cientista) teísta sempre irá inserir o seus deus, de alguma maneira, no processo natural, seja ele o deus dirigista e controlador dos protestantes, seja ele o deus Causa Primeira de tudo e não (ou pouco) interventor dos católicos.
Situações limites? Huuuuuuuum! Claro!
Você está começando a parecer o cavaleiro negro do Monty Python.
Sem mais comentários.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #858 Online: 05 de Maio de 2010, 05:28:37 »

O que é uma 'prova cabal'? Uma declaração pública de que ele era ateu mas que 'estava' teísta?

Não, Cientista. Você não achará tal prova cabal, mas o conjunto de indícios apresentados nas postagens anteriores são suficientemente consistentes para afirmar que Newton era religioso do tipo teísta e tinha um certo grau de misticismo.

Assisti a um filme do Woody Allen, certa vez, em que ele debatia com outro sujeito sobre a teoria da relatividade. Não concordavam com alguma questão específica, não lembro qual. De repente, Woody Allen(seu personagem) vira-se, vai em direção a um senhor que está de costas e o chama. Eis que é... Einstein. Ele é solicitado a esclarecer a questão e Woody, é claro, vence. Em seguida, ele olha para a câmera e diz: "que bom se a vida real fosse assim". E foi, de certa forma. Parece até que a vida imita a arte, mesmo. Já tive essa mesma discussão que está em andamento, aqui, com muitas pessoas e Einstein era um tipo de baluarte dos que defendiam a teoria oposta. Argumentavam que as coisas que ele dizia e alguns documentos que escrevera comprovavam isso e não havia o que discutir. Até que descobriu-se a carta que já mencionei.
Então minha resposta é sim. Mas se você acha "estritamente cabal", um exagero, digamos que eu considerasse "suficientemente cabal", como prova.
Claro, tenho que aventar a hipótese de que esse documento teria sido forjado, o que poderia me render uma acusação de teoria conspiratória.

Acho que você é quem exagerou aqui. É uma determinação dogmática de que nunca terei tal prova?

Cientista, voce trabalha com qual área da Ciência?

No seu meio nunca aconteceu de existir uma hipótese ou uma teoria que explicava os dados e fazia previsões de modo satisfatório, até que em um dado momento novos dados forçaram uma modificação dela ou até mesmo o seu abandono?

Pois pode ter sido este o caso de Einstein, conforme eu destaquei em negrito. Até um dado momento Einstein era tido como deísta porque o conjunto de evidências o assim sugeria, e aí foi identificado um documento (dado) que mostrou que ele era ateu.

Se surgirem novos documentos de Newton, e que sejam validados por historiadores, indicando que ele era ateu, não vejo nenhu problema em reavaliar a minha conclusão a respeito da relação de Newton com a religião.

Se você estivesse prestando atenção nos detalhes, saberia a resposta. E até faço pesquisa, no meu trabalho, de caráter inovador. Tanto que nem poderia entrar em detalhes devido a questões patentárias. Mas isso, com certeza, não me torna cientista.

Geotecton, por favor, isso acontece em TODOS os ramos da ciência. Acaso deixei transparecer que desconheço ou nego isso, em algum momento?

Geotecton, é pra isso a utilidade do ceticismo. Que novidade há aqui? Um cético duvida tanto da prova que há agora quanto do statu quo que havia. Só não pode fazer isso sem motivo. O mais importante para um cético são os "indícios" que podem apontar para a dúvida.

Que ótimo! Então você reavaliou sua posição empedernida e, demonstrando mais ser mesmo um cético, voltou atrás. Só esqueceu de se retratar.

Você nem precisava ter dito tudo isso. Ficou meio sem sentido.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #859 Online: 05 de Maio de 2010, 05:32:52 »
Só tenho acesso a internet discada em minha residência e só por algum tempo estou podendo me dar ao luxo de varar madrugadas. Preciso parar agora. Se estiver traçado no destino, continuamos depois.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #860 Online: 05 de Maio de 2010, 10:10:08 »
Primeiro tenho que retificar erros nessa minha própria citação, não só com relação ao n que comi em "mentira" mas, principalmente, devido a uma palavra essencial que não digitei pela pressa. O que queria escrever era: Qualquer "cientista" que se tenha declarado religioso ou não é/era *cientista* ou estava cedendo a pressões.

Você não tem como provar isto.

Offline Advogado do Diabo

• Nível 04
  • *
  • Que a Força esteja com você.
« Resposta #861 Online: 05 de Maio de 2010, 11:23:26 »

Estou muito enganado, Vader. Não só quanto a isso. Quanto a tudo.

Oooooora que outras coisas, Vader. Que lógica binária que nada, Vader! Aquilo foi só para responder sua pergunta. Responda às minhas. Olha lá e não se esquive, rapaz. Você é um jedi. A força está com você.

Não lembro realmente qual foi a pergunta. Poderia repetir/copiar-e-colar?
"Aquele que não sabe, mas não sabe que não sabe, é um ignorante: ajudemo-lo. Aquele que não sabe, mas pensa que sabe, é um tolo: apiedemo-nos dele. Aquele que não sabe, mas sabe que não sabe, é um sábio: sigamo-lo"

Offline Advogado do Diabo

• Nível 04
  • *
  • Que a Força esteja com você.
« Resposta #862 Online: 05 de Maio de 2010, 11:24:14 »
Newton ERA herege, já que não professava a fé católica romana. Sendo protestante, era considerado herege.

Newton era do Priorado de Sião e era alquimista. Três vezes herege.

Desculpe cavalheiros. Mas o direito eclesiástico, tendo como base o direito romano, só considerava alguém herege após o cumprimento de um ritual formal de acusação, julgamento e condenação. Antes disto, não!

E, pelo que eu sei, ele não foi submetido a um tribunal eclesiástico.

Tem razão. Ele não era formalmente um herege, mas suas crenças poderiam ser sim consideradas heréticas.
"Aquele que não sabe, mas não sabe que não sabe, é um ignorante: ajudemo-lo. Aquele que não sabe, mas pensa que sabe, é um tolo: apiedemo-nos dele. Aquele que não sabe, mas sabe que não sabe, é um sábio: sigamo-lo"

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #863 Online: 05 de Maio de 2010, 13:57:55 »

O que, afinal, é pensar cietificamente para você?

Ah!!!!! Finalmente! Uma pergunta inteligente! Mas... peraí. Eu já respondi isso. Puxa! Não é mais uma pergunta inteligente aqui. Você não deve ter lido, então, para não ficar procurando, respondo de novo. Pensar cientificamente é não projetar no universo exterior à mente (o que inclui o cérebro, é claro) a própria mente, ou seja, propriedades de natureza mental (sejam reais ou ilusórias) tais quais: inclinações, desejos, inteligência, burrice, *livre arbítrio*, cognição, pensamentos... Respondido?
Talvez eu tenha lhe poupado trabalho, não Vader?

Você definiu apenas o que não é pensar cientificamente. Não o que é pensar cientificamente. Por essa sua definição, todos os cachorros pensam cientificamente, porque eles não projetam o universo exterior à mente ou seja, propriedades de natureza mental (sejam reais ou ilusórias) tais quais: inclinações, desejos, inteligência, burrice, *livre arbítrio*, cognição, pensamentos...

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #864 Online: 05 de Maio de 2010, 17:04:55 »
Citação de: Cientista
Não me defino como ateu pois esta palavra suscita ou pressupõe a hipótese de existência de algum deus.
Não. Quer dizer *sem deus*, conforme você mesmo já afirmou.

Se alguém usa sua mente para inventar deuses não tenho nada que ver com isso.
Não sabia que ateus usavam sua suas mentes pra inventar deuses, essa é novidade. Até onde sei, os crentes propõem a idéia de deuses, ateus a rejeita.

Não considero deuses uma possibilidade, de forma alguma.
Ateísmo forte.

Não tinha lido sua definição (que não é a usual) de ateísmo no outro tópico, onde TUDO é ateu, até crente é ateu no sentido "estritamente físico" (*sem deus*). Porém, dá outra conotação para ateu no sentido "mental", onde ateísmo sugere (na sua opinião) a hipótese de deus. Então, a confusão é toda sua.

Puuuuuuuuuxa Tex!!!!!!!!!!!! Contra isso não posso argumentar. Você me pegou hein!
Aceito sua desistência.

De qualquer forma, até hoje, só vi crentes dizerem que ateísmo pode ser dogmático.
Falta de informação sua. Existem diversos níveis de ateísmo, desde os que não acreditam em divindades, mas aventam como possibilidade (improvável, mas não impossível), até aqueles que afirmam com convicção a inexistência de deuses (como você).
Ou também não são ateus de verdade, e sim "cientistas"?

Você é crente?
Acredito em trolls.

Resumindo, para você:
1)cientista não pode ser religioso (afinal, acreditar é pra crente, cientista só é capaz de pensar racionalmente)
2)crente é ateu (pois todos são ateus, só não sabem disso),
3)ateu é crente (pois ateísmo suscita deus/deuses).

É...

E afinal, Lemaître era cientista ou não? A batina era uma farsa?
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #865 Online: 05 de Maio de 2010, 20:33:38 »
 :taz:
Não deseje.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #866 Online: 05 de Maio de 2010, 23:58:52 »

Derfel, meu caro! Você acha que não sei de tudo isso? Lord Vader, peço sua licença para dizer que "definitivamente, ele não sabe com quem está falando".

Se sabe então por que postou o que postou? Entendo que se tratava de uma introdução para o seu conceito de cientista (que acaba não acontecendo), talvez até achasse se tratar de do primeiro "cientista", contudo o exemplo não era válido já que o fogo não fora inventado, não havia método ou "pensamento científico", não fora resultado de uma pessoa isolado no tempo e no espaço, mas sim várias descobertas independentes em tempo e espaço diferentes, não eram humanos modernos e, pior de tudo dentro de sua concepção, o fogo tinha um caráter sagrado (logo levava a uma criação do divino e de deuses, sendo assim não poderia ser um cientista por não se tratar de um ateu).
Eu até que gosto de você; parece uma enciclopedinha ambulante. É só ver uma chance que começa a fazer minuciosas descrições enciclopédicas de tudo. Mas se não entendeu, descupe-me. Não vou repetir.
Obrigado por "enciclopedinha ambulante", na verdade já fui chamado disso ou de similares muitas vezes (apesar de ser a primeira vez nesse fórum, onde é de praxe se apresentar fontes do que se discute e citações são algo corriqueiro). Vou tomar como um elogio. :ok:

Falácia “Nenhum Escocês de Verdade…”
(...)
Sua definição de cientista pode ser vista como uma falácia do escocês.
Olha a enciclopédia aí de novo!
Eu sabia que não valia perder tempo tentando procurar por essa besteira incomensurável. E me lembrei que já tinha ouvido essa bobagem antes. Eu tenho esse defeito: costumo me esquecer fácil de coisas inúteis.

Postado porque você mesmo dissera não saber o que era a falácia do escocês (e pelo visto não entendeu o que seria).
O problema é que você afirma que todos os cientistas são ateus, vários foristas discordaram de você e deram exemplos de cientistas que não eram ateus. Você então segue em dois caminhos: não eram cientistas de verdade ou eram ateus disfarçados. Viu? Falácia do escocês.
Será que a água ferverá sempre a 100º? Eu já a fervi 10000 vezes mas será que vai ser sempre assim? Oh meu deus! Eu preciso muuuuito descobrir isso antes de morrer. Isso é importante demais pra mim.
Será que todos os patos são brancos? Não poderia haver um pato roxo em Andrômeda? Como eu posso ter certeza de que todas as baratas adultas são escuras? Eu não vi todas elas. Eu teeeeenho que descobrir uma maneira de saber isso! Será que todos os americanos são americanos mesmo? Será que todos os escoceses são escoceses de verdade? Oh! dúvida cruel!

Poderia dizer que a água não ferve sempre a 100oC, que depende de variáveis outras como PAtm, e que saber a cor de um pato ou grupo de patos e cores de baratas é importante em estudos sobre seleção natural (apesar de não influir na vida do cidadão comum), mas acho que isso você já deve saber e poderia considerar apenas mais assunto enciclopédico. :biglol:
Você deveria ver os posts de outros foristas aqui, como o Buckaroo, o Eremita e o próprio Geotecton (além de muitos outros mais), dentro de suas áreas de atuação. Esses aí dariam para fazer um livro! E aprendo muito com eles... Por exemplo, dentro de mais alguns meses devo me formar em Geologia só com os posts do Geotecton :biglol:
Não saber de algo, desconhecer algum assunto, falar alguma bobagem de vez em quando, não é demérito para ninguém. Todos nós fazemos isso frequentemente e aprendemos com isso. Mas não precisa ficar irritado quando alguém questiona alguma informação que trás, é o normal em um fórum como esse. :dedos:

O que, afinal, é pensar cietificamente para você?

Ah!!!!! Finalmente! Uma pergunta inteligente! Mas... peraí. Eu já respondi isso. Puxa! Não é mais uma pergunta inteligente aqui. Você não deve ter lido, então, para não ficar procurando, respondo de novo. Pensar cientificamente é não projetar no universo exterior à mente (o que inclui o cérebro, é claro) a própria mente, ou seja, propriedades de natureza mental (sejam reais ou ilusórias) tais quais: inclinações, desejos, inteligência, burrice, *livre arbítrio*, cognição, pensamentos... Respondido?
Talvez eu tenha lhe poupado trabalho, não Vader?

Você definiu apenas o que não é pensar cientificamente. Não o que é pensar cientificamente. Por essa sua definição, todos os cachorros pensam cientificamente, porque eles não projetam o universo exterior à mente ou seja, propriedades de natureza mental (sejam reais ou ilusórias) tais quais: inclinações, desejos, inteligência, burrice, *livre arbítrio*, cognição, pensamentos...

Pois é não definiu o que seria "pensamento científico"...
O que ele falou inicialmente sobre isso:
Citação de: Cientista  em  26 Abr 2010, 01:09:55
E não existem cientistas religiosos, isso é metira. Qualquer "cientista" que se tenha declarado religioso ou não é/era ou estava cedendo a pressões. O pensamento científico é isenção de magia.
Primeiro tenho que retificar erros nessa minha própria citação, não só com relação ao n que comi em "mentira" mas, principalmente, devido a uma palavra essencial que não digitei pela pressa. O que queria escrever era: Qualquer "cientista" que se tenha declarado religioso ou não é/era *cientista* ou estava cedendo a pressões.

Pessoal, eu sei do que tô falando. Ainda não notaram meu nick, ora bolas?

Falando sério, não é à toa que uso esse nick. Pensamentos céticos ou ateus não passam de articulação(divagação mesmo) filosófica até que se fundamentem em ciência. Pensar cientificamente é o ápice do racionalismo e do realismo. Não me defino como ateu pois esta palavra suscita ou pressupõe a hipótese de existência de algum deus. Se alguém usa sua mente para inventar deuses não tenho nada que ver com isso. Não considero deuses uma possibilidade, de forma alguma. Posso considerar-me cético, mas não posso sustentar meu ceticismo senão por meio da ciência. Então defino-me cientista. Mas, o que é um cientista? É alguém que, falando pitorescamente, manipula tubos de ensaio, olha através de microscópios e telescópios, faz cálculos e anotações e contribui para o aumento do cabedal de informações e dados da ciência? Não, certamente. Cientista é alguém que pensa cientificamente. Por milênios, na história humana, uma batalha tem sido travada em arenas mentais, e ela prossegue até hoje. Não é uma batalha entre crença e ateísmo ou entre crença e ceticismo. É uma batalha entre pensamento mágico e pensamento científico. E não se pode lutar dos dois lados nessa arena, ao mesmo tempo. É o equivalente a lutar contra si próprio mas, incrivelmente, muitos intentam fazer isso. Concordo com Carl Sagan que ciência não é um amontoado de conhecimentos mas uma maneira de pensar. Disso se pode extrair dois corolários evidentes:
1º - Alguém que detenha poucos conhecimentos e dados científicos pode, ainda assim, pensar cientificamente e fazer ciência.
2º - Alguém que detenha muitos conhecimentos e dados científicos pode, ainda assim, não pensar cientificamente e não fazer ciência.

Confesso que é com perplexidade que recebo, de "céticos", essa ardorosa defesa dos "direitos dos cientistas de acreditarem em coisas mágicas".
Então, por ora, deixo a pergunta: o que é um cientista?

É com tristeza que me ocorre agora que, muitas vezes, a batalha que mencionei acima é travada em arenas físicas.

Ou seja, ainda não vi a definição, cientista. O que seria, afinal, "pensamento científico"?
Você coloca dois coroários, mas todas as pessoas possuem muitos ou poucos conhecimentos, dependendo da área que você considerar. Um sapateiro, por exemplo, possui muito conhecimento sobre como fabricar sapatos, mas possivelmente, menos sobre física que o ângelo (que não deve ter o mesmo conhecimento sobre sapatos), então "quantidade" de conhecimento é relativo. Dados científicos também todos têm e trabalham com isso diariamente, ainda que muitas vezes não possam ser considerados sempre como "realmente" científicos por falta de uma sistematização e uma metodologia. O saber popular é um exemplo disso, o agricultor tem uma noção de quando plantar e quando colher porque se baseia em dados "científicos" não sistematizados, como a distribuição de chuvas. No nordeste, por exemplo, diz-se que haverá uma boa estação chuvosa, se chover no dia de São José.
Assim sendo, o que seria para você esses dados científicos, ciência e ceticismo?

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #867 Online: 06 de Maio de 2010, 01:09:16 »

Não, Cientista. Você não achará tal prova cabal, mas o conjunto de indícios apresentados nas postagens anteriores são suficientemente consistentes para afirmar que Newton era religioso do tipo teísta e tinha um certo grau de misticismo.

Para os cidadãos europeus do século XVI a XVIII, período considerado em nosso colóquio, o fato de serem cristãos lhes trazia uma segurança social, pois do contrário eles seriam considerados párias.

Você percebe que o que afirmou aqui elimina a validade do que afirmou logo acima?

Mas... pária? Não seria 'herege' um substantivo mais adequado?

Acho que perdi o ponto. Qual parte da minha afirmação "aqui" contradiz a minha afirmação "de lá"?

Para chegar a condição de herege ele deveria ser acusado, julgado e condenado em um tribunal eclesiástico. Devemos lembrar que a prática de condenação por heresia já era muito menos frequente na Europa do início do século XVIII.

Já a condição de pária por oposição ao pensamento cristão vigente ou por ateísmo seria rapidamente caracterizada pelos demais membros da malha social da época. E com isto ocorreria uma enérgica marginalização social.

É claro que o exposto acima provém de uma análise rápida e simples, pois haveria outras condicionantes, como, por exemplo, a posição social e política da família do acusado.
Eu não disse contradiz e sim, elimina a validade. Vejo muito diferença entre uma coisa e outra.
É aproximadamente assim (numa situação hodierna):

1 - A testemunha fulano, na condição de ocular, afirma que não foi o traficante A o executor das mortes de sicrano e beltrano. Registrado nos autos pelo escrivão B. Logo abaixo:

2 - A testemunha fulano é residente na comunidade XYZ.
O traficante é chefe do tráfico na comunidade XYZ.

Que fique registrado nos autos que o traficante A é inocente no caso das mortes das vítimas sicrano e beltrano.

Se você acha que a sentença é inquestionável (para você) porque está escrita num documento lavrado pela lei, tudo bem. Afinal, é a "fé" pública, não é? Mas não me chame de inconsistente se eu questionar, pois é fato que a parte 2 elimina a validade da parte 1. Reconheço, é claro, que não é uma eliminação absoluta da validade. Mas existe aí um grau tão grande de eliminação da validade que eu jamais tomaria esse testemunho como suficiente e, caso não encontrasse outras provas, consideraria o caso como não resolvido. Imagine se eu soubesse que o traficante havia, anteriormente, ameaçado as vítimas por rixas amplamente conhecidas.

Não é possível que isso vá se transformar numa discussão filológica e de direito eclesiástico nos séculos XVII e XVIII. Não foi com esse sentido que mencionei a palavra herege. Quis dizer que ele não seria excluído mas sim que a reação seria tamanha que a igreja poderia nem chegar a ter o gosto de trucidar o pobre coitado. Seria como entrar numa mesquita de fundamentalistas, hoje, e dizer que alá não existe ou que ele dava pra Maomé.

As malhas sociais de todas as épocas são estratificadas. As reações podem ser variadíssimas, desde um simples balançar de ombros até a violência mortal.

Muuuuuuuitas outras condicionantes. Como eu já disse, já não tento mais.

Não precisamos mais debater estas questões newtonianas. Eu não quero convencê-los de nada. Vocês, assim como ptolomáicos, estão apontando para o sol e dizendo: quer dizer que mesmo eu te mostrando aqui, na sua frente, o sol percorrendo esse caminho na linha de uma circunferência, você diz que nós é que estamos girando em torno dele? Você está se recusando a aceitar tão consistente evidência? Eu, como um Aristarco, digo sim, porque vejo outros movimentos, vejo outras evidências e tenho uma explicação, perfeitamente possível, que é capaz de enblobar as minhas evidências e a de vocês. Não posso levá-los para longe, para uma distância em que se poderia ver, claramente, toda essa mecânica mas, se observarem as evidências que aponto, podem tirar suas próprias conclusões. Apenas não me acusem de perturbar o sono dos deuses.

Por fim, considerem melhor o respeito devido a Newton. Ele não era um homem comum. Era mais que um hiperbóreo. Vocês o estão apreciando como apenas mais um cidadão europeu que viveu entre os séculos XVII e XVIII porém, como disse Paul Valéry: "Era preciso ser Newton para ver que a Lua cai quando todos vêem que ela não cai".
« Última modificação: 06 de Maio de 2010, 01:11:33 por Cientista »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #868 Online: 06 de Maio de 2010, 01:39:19 »
Newton ERA herege, já que não professava a fé católica romana. Sendo protestante, era considerado herege.
Embora eu ainda ache que a palavra herege, aqui, está sendo levada às raias da filologia, que interessante análise, Derfel.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #869 Online: 06 de Maio de 2010, 01:40:46 »
Newton era do Priorado de Sião e era alquimista. Três vezes herege.
Teorias conspiratórias de sociedades secretas? Isso tá esquentando mesmo.

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #870 Online: 06 de Maio de 2010, 02:10:58 »
Por fim, considerem melhor o respeito devido a Newton. Ele não era um homem comum. Era mais que um hiperbóreo.

O Newton era da época do Conan?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #871 Online: 06 de Maio de 2010, 02:12:37 »
Por fim, considerem melhor o respeito devido a Newton. Ele não era um homem comum. Era mais que um hiperbóreo.

O Newton era da época do Conan?
Era um antepassado do Chuck Norris.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #872 Online: 06 de Maio de 2010, 03:49:06 »

Quero ver se entendi.

Cientista para você é aquele que somente pratica o método experimental; não aceita nenhum tipo de conhecimento que não seja obtido pela razão e pelo empirismo e não é dependente de nenhum contexto temporal histórico?

Você pode fornecer um só exemplo de quem é cientista para você, nas condições acima descritas?

Empirismo é a essência do método experimental. Acho que confundiu-se aqui.
Eu já disse que cientista é quem pensa cientificamente, sem conceitos mágicos.

Não. Eu não me confundi. A primeira parte da minha frase trata apenas do conhecimento científico enquanto que a segunda parte afirma, segundo o que você dá a entender, que a totalidade do conhecimento somente pode ser obtido pelo conhecimento científico. E isto eu discordo.

Galileu, Newton e Einstein (em seu início de carreira) não eram cientistas segundo a sua definição. Todos eram crentes na existência do "éter" que era a "pedra filosofal" da física, o "wishful thinking" dos físicos, até o final do século XIX.

De fato, quem confundiu-se fui eu. Não devo ter apreendido, na leitura, o segundo não na sua frase  "não aceita nenhum tipo de conhecimento que *não* seja obtido pela razão e pelo empirismo".
Peço que me desculpe.
Então é isso. Todavia, é preciso definir o que você entende por razão, nesse contexto. Se razão for o que eu chamo de pensar cientificamente, é exatamente isso.
Sobre a "totalidade" do conhecimento, o que você está sugerindo como forma de obtê-lo, também? Filosofia? Epistemologia?

O éter era (e é) interpretado de formas diferentes. Nem todos tinham uma concepção transcendente do mesmo. Para alguns era apenas uma proposição para explicar certos fenômenos. Não tenho certeza quanto a Galileu, mas se a "intuição" dele quanto à questão da queda dos corpos tiver sido como imagino que tenha sido (o que é bastante provável), ele não consideraria o éter como algo não físico. Newton o deixou de fora dos Principia, deixando claro ele não era necessário para a sua Mecânica. Na época de Einstein já era um "éter diferente" que se propunha (nada de mágico nele -- só uma proposta para explicar a propagação eletromagnética) e, que de TÃO wishfulthinkiado, foi logo abandonado com a Relatividade Especial *de*... Einstein. Mas, se pensarmos bem, ainda não sabemos realmente o que é o espaço vazio, o vácuo. É muito interessante um nada com propriedades físicas, que se expande e se curva, com permissividade e permeabilidade.
Pedra filosofal é coisa de alquimistas e físicos não têem wishful thinking. Isso é coisa de crente.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #873 Online: 06 de Maio de 2010, 04:34:35 »
Todos os cientistas são (levando em conta a correção que fiz acima e a sua definição do que seja razão). Mas... posso fornecer mais de um? Demócrito, Galileu, Newton... Mais recentemente, talvez, Carl Sagan. Ah! Esqueci. Você certamente não aceitará que eu inclua Galileu e Newton aqui pois, apesar de que fossem estóicos bastante para encarar o que seria o revés de uma declaração aberta de ateísmo total(realismo total) não o faziam porque... eram crentes de fato. Será que Demócrito e Carl Sagan servem? Começo a pensar que para vocês nenhum servirá.
O problema da história é que ela é feita, principalmente, de palavras.

Você afirmou com convicção que Demócrito, Galileu e Newton se encaixam no perfil. E para Carl Sagan é um "talvez"? Não deveria ser o contrário? Pelo que me consta as informações que dispomos de Sagan são muito mais confiáveis do que as dos três outros citados.

Interessante a sua menção aos estóicos. Ao que me consta os estóicos se opunham à idéia de um mundo regulado por deuses personificados, sendo portanto materialistas. Mas não no sentido que conhecemos hoje, pois eles consideravam que o mundo era autoregulado, autoconsciente. Em outras palavras, eles eram panteístas.

Realmente não entendo a sua crítica à História. Sem dúvida que ela é feita de palavras. As mesmas com as quais você afirma que Demócrito, Galileu e Newton eram ateus.

Lembra-se do critério da atemporalidade que mencionei antes? Considere que Richard Dawkins confessa logo no início de seu Relojoeiro Cego que se tivesse nascido antes de Darwin, em resumo, não pensaria nada do que pensa. Quem seria Dawkins se tivesse nascido nas épocas de Demócrito e de Galileu e Newton? Ninguém lembrável. Não sei como seria com Carl Sagan. Será que ele seria um gigante para oferecer seus ombros? Ou ninguém lembrável também? É mais fácil ter certeza com relação aos outros. Você se preocupa demais com informações. Elas são importantes mas, mesmo no método experimental, só se tornam ciência quando passam pelo crivo da mente de um *cientista*.

Se você achou interessante, ótimo mas o sentido que quis tomar da palavra é somente o de firmeza resoluta diante das vicissitudes da vida.

É isso mesmo. Esse é o problema com as palavras.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #874 Online: 06 de Maio de 2010, 04:49:33 »
Com o conceito de cientista que vocês admitem, poderiam pegar o Bento XVI e o Edir Macedo (embora eu ache que esses caras acreditem menos em deus que eu) e fazê-los cientistas. Minha posição, já explicitei.

Sem comentários Cientista, pois aqui voce exagerou, não?

Não vejo em que exagerei aqui. Se não estou percebendo, mostre-me, por favor.

Como você faria para tipificar os senhores Ratzinger e Macedo como cientistas?
Geotecton, ainda não estou entendendo aonde você quer chegar com isso. Se é que quer chegar a algum lugar. Quem tipificaria esses sujeitos como cientistas são vocês. Afinal é só estudar bastante e usar as metodologias científicas e qualquer um pode se tornar um cientista. Ou não é assim que vocês pensam?
Entendo que se fossem cientistas não fariam o que fazem, salvo em algum caso como o de Mendel, em que a fome urgia.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!