Se o homem fosse mais apegado ao natural que ao sobrenatural, conhecesse melhor o planeta, ele teria quando quisesse, uma vida mais dedicada à sua morada primeiramente, o equilíbrio entre o desenvolvimento e a natureza. A religião, digo sempre, é anti-ecológica, pois do aspecto filosófico até a interferência nas culturas há o desprezo pela natureza, fazendo o humano em sua maioria acreditar em uma vida programada com um destino final à uma vida pós orgânica. Considerando isso, faz nos crer que é pouco importante a degradação do planeta, e que ele é no caso um lar passageiro, que as coisas mundanas são sujas e pequenas perto da essência maior dos "criadores".
À ignorância do homem não bastou a ciência para reverter o estrago que as crendices tem provocado a curto prazo, e talvez só um colapso causado por fenômenos naturais, ou pelo próprio homem, o qual reduziria a população mundial é que poderia provocar uma mudança, mesmo assim depois disso restariam aqueles que diriam ser este extermínio global produto da Ira de Deus e talvez ficaria até pior, seria muita sorte se os poucos que ficassem trilhassem por caminhos diferentes.
Parece-me que a ciência conseguiu se firmar entre os homens, pelas invenções que trouxeram conforto ao viver do homem, mas as ciências não são coesas, nem tem um objetivo único, cada qual vai aprimorando o conhecimento em sua área, isso pode ser revertido em prol da humanidade ou contra ela, pois existe os que exploram indiscriminadamente e comercialmente esses avanços, forçando o emprego dos mesmos antes mesmos de serem exaustivamente testados. No caso de um desses aprimoramentos dar errado para o homem seria um retrocesso muito grande, pois o homem, como diriam os teistas, ousou em botar o dedo na criação de Deus.
Um dia eu estava lendo uma revista, acho que a Isto é, há uns 30 anos atrás, e tinha uma matéria dizendo que o Vaticano estava pensando em mandar padres para treinamento na Nasa, para serem astronautas. Fiquei curioso e li toda matéria. O objetivo disso seria, segundo o Vaticano, que no caso de acharem vida semelhante à nossa em outro planeta, a catequese dos mesmos... é mole? Não bastaram o que fizeram aos povos primitivos pelo mundo. E é uma idéia mais maluca que acreditar em Deus.
Talvez o poder econômico, seja um objetivo que dispute com as crenças de igual para igual. Na realidade os religiosos sempre procuraram se alinhar ao poder dos impérios econômicos numa verdadeira simbiose buscando sua sobrevivência, em alguns casos viraram o próprio poder.
Resta saber se a globalização, a entrada da rede global de computadores nas relações entre pessoas, o mercado e as nações, possam trazer um outro rumo à civilização. (?) Tenho notado uma mudança, nessa rede tudo é efêmero, principalmente entre os jovens, há uma busca desesperada por algo que é a mudança sempre, mesmo que seja na mesmice.