Aí no Brasil nunca houve qualquer referendo sobre essa questão?
Não me recordo e nem encontro nada na Internet sobre um referendo sobre o aborto aqui no Brasil, mas em Portugal houve, correto?
De qualquer maneira, um referendo sobre a questão seria interessante, apesar de eu mais ou menos já pressupor o resultado disto.
Acho que um referendo agora seria uma forma de encerrar o assunto de vez a favor da crença religiosa, não devemos incentivar um referendo a meu ver. O caminho é pela defesa descriminalização contra a hipocrisia social-religiosa.
Que seja. Um referendo é uma ferramenta democrática. Se por trás de tudo isso mora a hipocrisia, então todas as ferramentas democráticas são duvidosas?
Não querer um referendo não é antidemocrático, ou é?
Democraticamente um referendo iria corrobar a visão religiosa sobre o aborto, e pra quem democraticamente defende o aborto não seria uma vantagem o referendo. É preciso avançar muito no debate e na consciência das pessoas, para estarem livres da visões sectárias da igreja, e não abrir caminhos para o encerramento do debate, que para mim um referendo traria.
Não é isto. O resultado de um referendo pode corrobar a visão politica, religiosa e social de qualquer grupo que acredite em suas crenças, ideologias ou o que for. O resultado de uma eleição também é assim: o candidato "A" vence o candidato "B" e daí para frente, cada grupo defende o que quiser.
Um dispositivo democrático, como um referendo, está aí justamente para estar "acima" de tudo isto. Se uma sociedade é carola ao ponto de dizer "não" ao aborto, seja por religião ou por qualquer outro motivo, então a democracia foi feita.
Pior seria se esta influência religiosa -- entranhada nas esferas do poder -- unilateralmente dissesse: "Não, não haverá referendo porque isto viola as leis de Deus e blá blá blá e ponto final..."