Estive a trabalhar e numa reunião, para além de ficar constipado (no hemisfério norte é Inverno), e agora estou a ler as maravilhas que vou coleccionar para a Base-de-Dados.
Erivelton, mostrei o argumento do infra-vermelhos a um designer, e ele disse que andam cabecinhas estragadinhas e falei sobre a ideia de ter uma Base-de-Dados com essas coisas. O projecto era para ser chamado "HolyShit", mas passou para "HolySite" e inclui temas como "Ciências", "Filosofia", "Informática", "Política", "Religião", etc.
Também mostrei argumentos do VideoMaker, e os vídeos onde uma co-apresentadora disse que não sabia se a Terra é plana e que o cristianismo foi a primeira religião a surgir. Esse argumento fez-me lembrar a tua insistência em "argumentar" que a religião dos hebreus foi a primeira religião, apesar da religião que adorava Aton ser a religião monoteísta mais antiga que se conhece, e o Zoroastrismo anteceder o Judaísmo (se há problemas de semântica, então acrescento "monoteísta").
É óbvio que a ideia de alguém projectar infra-vermelhos a milhões de anos de luz até determinar que parou em determinado lugar é fisicamente e matematicamente impossível, e só alguém que aceita tudo o que determinadas pessoas dizem sem espírito crítico é que não percebe isso. Quanto tempo leva então o infra-vermelhos a percorrer milhões de anos? É essa a pergunta que ocorre logo (a não ser em alguém sem espírito crítico, que aceita tudo o que alguém diz, como naquelas experiências psicológicas que já mostrei)! E para saber se atingiu tal lugar, tinha de reflectir e voltar ao ponto de origem. Resumindo, esse tal cientista lançou o infra-vermelhos, ela levou milhões de anos a atingir determinado lugar, reflectiu, levando mais milhões de anos para chegar à Terra, foi calculado a distância pelo brilho da luz, e finalmente conclui que Deus existe no lugar que não se conhece. Uau!
Estava a escrever há umas semanas um texto como resposta num ficheiro. Começa com a sua citação:
Uma das mais antigas. O primeiro Deus monoteísta que se conhece era chamado de Aton.
http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/aton_o_primeiro_deus_unico_do_egito.html
http://www.misteriosantigos.com/pagina15.htm
Esperava que voce fosse mais entendido no assunto.
Se reparares simplesmente citei a Wikipedia, sites de arqueologia, de judeus e até de cristãos. É melhor dizeres a todos eles que são pouco entendidos no assunto, e que és um génio merecedor de um prémio. Também é melhor avisares a todos os historiadores e arqueólogos, e aos responsáveis pelo Discovery Channel, Canal Odisseia, Canal História e National Geographic, pois dizem a mesma coisa, e foi através desses documentários que fiquei a conhecer que a religião monoteísta mais antiga que se conhece adorava um deus do Sol chamado Aton, no Egipto. Portanto, mostras que não és entendido no assunto, como a co-apresentadora do "The View", que acha que o cristianismo surgiu antes dos gregos e romanos.
Tinhas citado Salmos 115:4:
"Os
ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens."
"
`atsab keceph zahab ma`aseh 'adam yad"
"`atsab", e não "elohim", que significa: ídolo, imagem.
Pois mostra novamente que é um ignorante a respeito da Bíblia, e que a ideia de codificares a Bílblia é só para colocar na Base-de-Dados e outras pessoas rirem com isso. Na Bíblia há uma distinção entre deuses fabricados (ídolos ou imagens) e deuses que são julgados por Deus.
Exo 12:12 - "E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os
deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor."
Sal 82:1 - "DEUS está na congregação dos poderosos;
julga no meio dos deuses."
Num 33:4 - "Enquanto os egípcios enterravam os que o Senhor tinha ferido entre eles, a todo o primogênito, e havendo o Senhor executado
juízos também contra os seus deuses."
Deu 10:17 - "Pois o Senhor vosso Deus é o
Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas"
Jos 22:22 - "O Senhor
Deus dos deuses, o Senhor Deus dos deuses, ele o sabe, e Israel mesmo o saberá. Se foi por rebeldia, ou por transgressão contra o Senhor, hoje não nos preserve"
No Livro de Daniel é clara essa distinção:
Dan 3:12 - "Há uns homens judeus, os quais constituíste sobre os negócios da província de Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem,
nem adoram a estátua de ouro que levantaste."
Dan 3:14 - "Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses
nem adorais a estátua de ouro que levantei?"
Dan 11:8 - "Também os seus deuses com as suas imagens de fundição, com os seus objetos preciosos de prata e ouro, levará cativos para o Egito; e por alguns anos ele persistirá contra o rei do norte."
Há textos como esses:
1Cr 16:26 - "Porque todos os deuses dos povos são
ídolos; porém o Senhor fez os céus."
Aqui a tradução ídolos é abusiva:
"'elohiym `am '
eliyl Y@hovah `asah shamayim"
Seria algo como: "Os deuses dos povos não têm valor, mas Iavé fez os céus."
O termo hebraico também é usado em Jó 13:4 :
«Vós, porém, sois inventores de mentiras, e vós todos médicos que
não valem nada»
Aos outros deuses, os hebreus chamavam de inúteis, pois não fizeram a terra nem os céus. Tinhas falado de o hebreu ser complicado, e os textos serem difíceis de entender, mas os teólogos é que complicam traduzindo termos que se referem a genitais para "coxas", escolhendo quando convém traduzir "satan" para "Satanás" ou para "adversário", e umas vezes traduzindo "Elohim" para "Deus" (em hebreu é "Eloha") e outras para "deuses", etc. E depois aparecem uns a falaram em codificar a Bíblia. Por favor...
Os hebreus acreditavam que a Terra é um círculo, tal como os babilónios e os egípcios, com uma redoma (como aqueles brinquedos que ao serem abanados, a "neve" espalha-se).
http://crerparaver.blogspot.com/2007/11/terra-plana.html ("A Terra é plana?" - ver imagens no final; são mapas da Terra babilónicos e egípcios, e como podes ver pensavam que era um círculo, e no caso do Egípcio tem um deus a suportar a Terra tal como indicado no Livro de Jó)
Fingir que não é assim, promovendo a vaguesa, é fazer o mesmo que os Ufologistas e apologistas de "Eram os deuses astronautas?" fazem, concluindo que as pirâmides foram erigidas por deuses (apesar de serem encontrados hieroglifos de pessoas a transportarem pedras com trenós, e ser demonstrado na prática que é possível) e que nos livros sagrados mostra que os antigos conheciam a forma da Terra antes dos filósofos gregos.
Parece que a última notícia a respeito dos chimpanzés vais chatear (ou chateou) os criacionistas que achavam que não havia nada mais inteligente que o ser humano.
