Autor Tópico: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton  (Lida 166937 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #650 Online: 19 de Dezembro de 2007, 11:59:40 »
Errado!!!! As escrituras não provam absolutamente nada!! Depende da interpretação de cada um, portanto só serve na fantasia de cada um, não tem conexão com a realidade....
Nem as escrituras e nem a ciência vai provar que Deus existe.
Nem o filho de Deus provou que Deus existe a não ser pelos milagres que fêz.
Mesmo assim Jesus poderia ser um fenômeno que a natureza criou que não tem nada haver com a existência de Deus.
Só quem conhece o evangelho sabe de onde tirar estas provas.
A ciencia não se preocupa em provar que uma entidade imaginaria exista!!!
Provas assim eu tiro de qualquer livro com muitas paginas e escrito de forma confusa...não vale nada
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #651 Online: 19 de Dezembro de 2007, 12:09:21 »
A historinha no Génesis explica o quê? ::) Parece-me que é um grande NADA, pois, como muitos dizem, não é um compêndio científico, e as supostas explicações vão dando para o torto, e então as interpretações requerem os sentidos figurados, as hermeneuticas, as visões diferentes de cada autor, etc.
Nada vai para o torto como pensas. Cada cultura é ensinada de acôrdo com o seu padrão.
Outra coisa: As ecrituras do velho testamento foi escrito para os hebreus e quem não era hebreu tinha as suas leis gravadas na consciência.
Ninguém precisa de escritura para acreditar em Deus. Isto vem da mente, da nossa inteligência.
As leis foram determinadas aos hebreus para que a maldade não avançasse muito, como uma ditadura espiritual. Antigamente no primeiro mundo virou um caos sem as leis.
No novo testamento Jesus reduziu toda a bíblia em apenas duas palavras e ninguém precisa estar cêgo dentro de um livro que não tem nenhuma explicação científica.
Se o mundo foi criado em 7 dias era porque a visão do nº 7 era estabelecer o dia de descanso para as leis futuras dos hebreus. Agora se partirmos para o lado científico quanto seria o dia de Deus se ainda não existia cronometragem do tempo? Teologicamente se explica isto que o dia de Deus poderia ser períodos bem longos.
Isto que se chama codificação bíblica que tira todas as inverdades.
Se a terra era plana é porque nossa visão cultural em relação a ela era ser um círculo e aparentemente plana.
Provérbios 8:27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava um círculo sobre a face do abismo,
Isaías 40:22 E ele o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e o desenrola como tenda para nela habitar
Em apocalipse estas explicações já mudam para outro sentido:
Apoc.7:1 Depois disto vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma.
Apoc. 20:8 e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha.

Este círculo se fosse explicado cientificamente seria de uma outra forma, mas quem quiser uma explicação mais detalhada existe aqui:
http://www.achetudoeregiao.com.br/Astronomia/planeta_terra_estudos.htm

Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #652 Online: 19 de Dezembro de 2007, 12:11:49 »
Provas assim eu tiro de qualquer livro com muitas paginas e escrito de forma confusa...não vale nada
A questão aqui é não se preocupar e sim não PROVAR. Entendeu?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #653 Online: 19 de Dezembro de 2007, 12:56:27 »
A questão aqui é não se preocupar e sim não PROVAR. Entendeu?

...Concordo... voce tem que provar sua alegação....até agora nada!!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #654 Online: 19 de Dezembro de 2007, 13:02:24 »
Nada vai para o torto como pensas. Cada cultura é ensinada de acôrdo com o seu padrão.
Então é o homem que tem origem na mulher, a mulher que tem origem no homem, ou têm origens independentes? Onde estão afinal os quatro cantos na Terra? Deus estava no céu, ou o céu afinal não era céu? Como é que funciona então aquele tratamento com sangue para curar pestes? A Terra era um círculo com uma cúpula (o firmamento) como os Egípcios e Babilónios acreditavam (http://astro.if.ufrgs.br/esf.htm)? O Sol faz uma translação em torno da Terra, e pode parar?
Descobre-se que não é assim. Resultado: sentidos figurados, hermenêuticas, era o que viam os autores. Ou seja: foi tudo para o torto, e é preciso inventar interpretações que não são aquilo que está escrito. E por isso não se extrai qualquer conhecimento científico da Bíblia: é preciso primeiro fazer as descobertas científicas, e depois é que se inventa as interpretações da Bíblia.

Outra coisa: As ecrituras do velho testamento foi escrito para os hebreus e quem não era hebreu tinha as suas leis gravadas na consciência.
Conclusão: os hebreus eram os mais estúpidos que existiam, e por isso precisavam de aprender o que todos os outros já sabiam.

Ninguém precisa de escritura para acreditar em Deus. Isto vem da mente, da nossa inteligência.
Conclusão: a Bíblia é inútil; mesmo sem ela acreditaria-se em Deus e em Jesus (mas é interessante que os crentes não conseguem apoiar as suas ideias sem a Bíblia  :hihi: )

As leis foram determinadas aos hebreus para que a maldade não avançasse muito, como uma ditadura espiritual.
Tecnicamente o Deus e Jesus da Bíblia são ditadores. Por definição.
Qualquer povo tem as suas leis, e a dos hebreus eram mais umas. Até nós temos a nossa Lei da Constituição.

Antigamente no primeiro mundo virou um caos sem as leis.
Até os animais têm regras para conseguirem viver em grupo. Os que infrigem podem ser expulsos (como os lobos), espancados (como os golfinhos), mutilados ou mortos (como as abelhas).

No novo testamento Jesus reduziu toda a bíblia em apenas duas palavras e ninguém precisa estar cêgo dentro de um livro que não tem nenhuma explicação científica.
Aleluia: a Bíblia não serve para nada!

Se o mundo foi criado em 7 dias era porque a visão do nº 7 era estabelecer o dia de descanso para as leis futuras dos hebreus.
No Génesis pretende-se dar uma explicação para o descanso como o exemplo do próprio Deus. No Êxodo é dada outra explicação. Isso é comum nos mitos.

Agora se partirmos para o lado científico quanto seria o dia de Deus se ainda não existia cronometragem do tempo? Teologicamente se explica isto que o dia de Deus poderia ser períodos bem longos.
Teologicamente isso serve para papel higiénico. O primeiro dia foi o Domingo, o segundo foi segunda-feira, etc. e o sétimo dia foi o Sábado. Um dia para os judeus e hebreus começa no pôr-do-sol, e termina noutro pôr-do-sol, e é o primeiro capítulo do Génesis pretende explicar isso, por isso sempre há luz e depois escurece diz que foi manhãzinha e tardinha, um novo dia. Além disso Domingo em hebraico significa literalmente "primeiro dia", Segunda literalmente significa "segundo dia", etc. e "Sábado" significa "descanso". O Génesis é muitíssimo claro é definir o que é dia, o que é noite, e os dias da semana em que cada evento supostamente sucedia.

Isto que se chama codificação bíblica que tira todas as inverdades.
Eu chamo a isso invenção bíblica, ou aldrabices bíblicas. Chamar codificação não muda o que realmente é. Eu já mostrei que um dia é mesmo um dia, e até judeus apoiam isso usando o próprio hebraico. Como tudo na "codificação" é arbitrário ou de acordo com o que convém, e não o que está escrito, vale tanto como alguém dizer que foram extraterrestres, ou foi o Pai Natal, ou que um dia foi um segundo, ou mil anos, ou milhões de anos.

Se a terra era plana é porque nossa visão cultural em relação a ela era ser um círculo e aparentemente plana.
Isaías usa um termo hebraico para indicar um bola de fogo. Foi capaz de fazê-lo nesse caso, mas para a Terra indicou a forma que os povos ao redor acreditavam ser a forma da Terra. A árvore no meio da Terra e o monte de onde vêem todos os reinos torna isso ainda mais claro.

Provérbios 8:27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava um círculo sobre a face do abismo,
Isaías 40:22 E ele o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e o desenrola como tenda para nela habitar
Em apocalipse estas explicações já mudam para outro sentido:
Apoc.7:1 Depois disto vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma.
Apoc. 20:8 e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha.

Este círculo se fosse explicado cientificamente seria de uma outra forma, mas quem quiser uma explicação mais detalhada existe aqui:
http://www.achetudoeregiao.com.br/Astronomia/planeta_terra_estudos.htm
Ou seja, a Bíblia não é fiável. Além disseo o "traçava um círculo" refere-se ao gesto de um compasso, e o abismo é o Inferno (Sheol) com água onde a Terra boia, a cortina como uma tenda é uma cúpula de metal que é traduzido como firmamento, e os quatro cantos da terra são marcados por montes que chegam até ao céu. E essas eram as crenças dos povos que estavam em redor, e se derem ao trabalho de ler a Bíblia e verem versões translineares, notarão que é exactamente isso que é descrito.
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #656 Online: 19 de Dezembro de 2007, 14:08:05 »
Concordo... voce tem que provar sua alegação....até agora nada!!!
Não sabias que eu não podia provar nada?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #657 Online: 19 de Dezembro de 2007, 14:19:45 »
Concordo... voce tem que provar sua alegação....até agora nada!!!
Não sabias que eu não podia provar nada?

...Uéh?!?
Então qual a sua intenção neste forum?!?!? Porque tenta sem sucesso contra-argumentar?!?!? :o :hein:

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #658 Online: 19 de Dezembro de 2007, 14:34:46 »
Eu chamo a isso invenção bíblica, ou aldrabices bíblicas. Chamar codificação não muda o que realmente é. Eu já mostrei que um dia é mesmo um dia, e até judeus apoiam isso usando o próprio hebraico. Como tudo na "codificação" é arbitrário ou de acordo com o que convém, e não o que está escrito, vale tanto como alguém dizer que foram extraterrestres, ou foi o Pai Natal, ou que um dia foi um segundo, ou mil anos, ou milhões de anos.
Pedro, por mais que eu me esforçe para explicar toda a escritura voce nunca acreditará, pois voce quer provas da existência de Deus. Sendo assim jamais vai aceitar qualquer interpretação teológica.
Voce e nem mesmo os judeus são donos da verdade. A única pessoa que possui a verdade se existir é um só: Deus. Fora disto é pisar no molhado.
Eu acredito e tenho razões para isto porque não acredito numa evolução cêga. Para mim o mundo tem uma inteligência que criou e comanda todas as coisas.
Primeiro que ninguém pode provar que Deus não existe e se não acreditas em Deus então prove que ele não existe.
Se o ônus da prova cai sôbre mim, então pode tirar suas esperanças.
Por outro lado voce está fazendo uma afirmação negativa para condenar a bíblia.
Já conseguiu condenar? então ponto final.
Falta agora condenar a Deus e provar que não existe, pois voce mesmo tem experança que se Deus existe não é o da bíblia.
Por isto prefiro falar da evolução do que falar na bíblia. Todas as vezes que fica sem resposta, ataca a bíblia. Para que faz isto se já sei que não acreditas nela?
O espiritsmo quer ser mais que a ciência e voce que ser mais sábio que o próprio Deus.
Se tú acreditas que Deus possa existir então porque querer ser tão sábio ou mais que o próprio criador?
A questão é que se existe um Deus qualquer, não é da Bíblia. Há tempos que isso está provado.
Isto tá provado por quem?
Pela tua sabedoria humana? Fala sério!
E se existe este Deus conforme dizes?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #659 Online: 19 de Dezembro de 2007, 14:37:30 »
...Uéh?!?
Então qual a sua intenção neste forum?!?!? Porque tenta sem sucesso contra-argumentar?!?!? :o :hein:
Mostrar evidências e conseguir provas de que ele não existe.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2007, 14:39:31 por Erivelton »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #660 Online: 19 de Dezembro de 2007, 14:45:00 »
...Uéh?!?
Mostrar evidências e conseguir provas de que ele não existe.

...mostrar evidencias de que???
Voce fez uma alegação, voce tem que provar a mesma...
Até agora nada!!! Argumentos contra sua alegação foram dezenas, seus contra-argumentos, nenhum até agora!!!
Senão vou pedir que voce prove que não existem elfos, tenho um "livro Sagrado" que prova que existem... E toda ves que voce contestar eu ponho um trecho do livro pra provar que eu estou certo e voce errado, pois voce é incapaz de ver a unica verdade que só eu conheço....
Argumentos orgulhosos e baseados em nada....é só o que vi até agora!!!

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #661 Online: 19 de Dezembro de 2007, 14:45:53 »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #662 Online: 19 de Dezembro de 2007, 15:25:48 »
Fácil não? em apenas alguns séculos o homem aprendeu tanta coisa?
O homem do passado em 200.000 mil anos não descobriu isto?
O homem de 200 mil anos atrás não acumulava conhecimento como nós porque não tinha escrita e nem uma sociedade organizada. A vida deles era apenas andar de um lado para o outro catando comida, sem planos de longo prazo. O que eles descobriam, acabavam esquecendo, já que não tinha utilidade. Descobriam de novo, esqueciam de novo.

Quando descobriram a agricultura, fixaram-se num só lugar e começaram a criar funções especializadas: um só plantava e colhia, outro armazenava, outro processava a colheita, outro trabalhava com couro, outro mantinha registros, outro cuidava da segurança etc. Com isto, começaram a acumular conhecimentos e a coisa avançou bem mais rápido com a escrita, já que o conhecimento não mais se perdia de uma geração para a outra.

Entretanto, a ciência realmente disparou há uns 200 anos, quando todos os elementos já estavam à mão.
Santos Dumont não inventou o avião do zero: alguém inventou o planador, alguém inventou a hélice, outro inventou o motor etc. Ele juntou tudo e fez o avião. Antes, não seria possível.

Foi necessário esse tempo todo para se fazerem as ferramentas para se fazerem as ferramentas para se fazerem as ferramentas para se criar alguma coisa.

Leonardo da Vinci imaginou o avião, o helicóptero o submarino e outras coisas, mas não tinha como construí-las. Ele não tinha as ferramentas e os materiais.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #663 Online: 19 de Dezembro de 2007, 15:36:48 »
Só quem conhece o evangelho sabe de onde tirar estas provas.
Declaração de fé, sem valor científico.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #664 Online: 19 de Dezembro de 2007, 15:40:02 »
A questão é que se existe um Deus qualquer, não é da Bíblia. Há tempos que isso está provado.  ::)
Agora voce falou uma grande verdade.
O Deus da bíblia é mau interpretado, mas ele existe e muito se tem para entender.
Não estou querendo dizer que a bíblia é mentirosa e sim que os intectuais querem ultrapassar aquilo que não sabem.
Declaração de fé, sem valor como argumento e sem valor científico.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #665 Online: 19 de Dezembro de 2007, 15:42:31 »
Qual deus? Por que só aparece na mente de alguns?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #666 Online: 19 de Dezembro de 2007, 15:52:08 »
Conclusão: a Bíblia é inútil; mesmo sem ela acreditaria-se em Deus e em Jesus (mas é interessante que os crentes não conseguem apoiar as suas ideias sem a Bíblia  :hihi: )
Ou seja, a Bíblia não serve para nada a não ser para legitimar as crenças. Cada um diz o que quer e depois tenta encontrar um trecho da Bíblia que, devidamente distorcido, pareça confirmar o que o crente disse.
Vem outro, distorce de outro jeito, e "confirma" outra versão. Se jogarem a Bíblia fora, não vai fazer diferença, já que nada nunca é para ser entendido como está escrito.
A exceção são os fanáticos e fundamentalistas, que tomam tudo ao pé da letra, com as consequências que já conhecemos.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #667 Online: 19 de Dezembro de 2007, 17:41:03 »
Pedro, por mais que eu me esforçe para explicar toda a escritura voce nunca acreditará, pois voce quer provas da existência de Deus. Sendo assim jamais vai aceitar qualquer interpretação teológica.
O que os livros da Bíblia transmitem é totalmente independente se existe um Deus ou não, do mesmo modo que entender um texto de um Filósofo é independente de ser verdadeiro ou discordarmos dele. Na disciplina de Filosofia aprendemos a entender os autores e a apresentar as suas ideias pelas nossas próprias palavras. Também criticamos as suas ideias, expondo as razões para apoiá-las ou rejeitá-las, mas isso é independente do entendimento que se tem das próprias ideias, e esse entendimento que é fundamental para chegar a esse passo.

Se não reparaste, tenho criticado as interpretações que não se apegam ao que está escrito, envolvendo-se ao próprio texto como algo tão sagrado, sem a capacidade de abstrair-se de modo apenas ser descritivo (o que é) em relação aos textos, sem qualquer ligação normativa (o que devia ser, ou o que gostamos) nem influência apaixonada, levando a abusos interpretativos, como definir partes como sendo de sentido figurado de forma arbitrária e sem qualquer razão (apenas motivos de defesa do próprio livro), apelar por hermenêutica sem sequer confirmar o hebraico (geralmente a averiguação não está de acordo com o que se apela), e contraditórios que se declaravam flagrantes se fosse considerada noutra situação (como por exemplo, nos casos em que autores se contradizem alega-se que são visões diferentes do mesmo aspecto, mas nesse caso então não podem ser considerados testemunhos fiáveis e os livros não devem ser assumidos como históricos, mas meramente textos parciais com objectivos puramente doutrinários).

A maioria que não acredita na Bíblia antes de lê-la provavelmente não está a pensar que existam contradições, e assume que está lá escrito é o que teólogos e crentes dizem. Era o meu caso. Só depois de ler é que se repara que o que está escrito não é o que dizem, e os crentes é que procuram qualquer justificação, por mais absurda que seja. A primeira coisa que fiz foi procurar a queda de Lúcifer para se tornar Satanás (ou Diabo), mas não encontrei nada disso: pelo contrário. Satanás era considerado um anjo ao serviço de Iavé, para opor os pecadores e anotar os pecados à direita para o julgamento. Procurando por "satan", repara-se que os tradutores verteram para "Satanás" ou "opositor" quando mais convinha na sua doutrina cristã. Também fiquei a saber que essa ideia de haver um Diabo, um opositor a Deus, é de origem Persa, e que os cristãos adoptaram-no.
E repare-se que dizes que perguntas qual afinal é intervalo de tempo que corresponde a um dia, mas isso não tem qualquer motivo para além de defender um absurdo no Génesis. Podia até simplesmente dizer que era o primeiro dia, o segundo, etc. Mas nem é isso que acontece! O livro é muitíssimo claro, indicando o que é um dia: "E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.". Também vai-se complicar perguntando que período de tempo se refere à tarde e à manhã? Ora, o primeiro dia deu-se depois das trevas. Depois disso "foi a tarde e a manhã, o dia segundo", e assim sucessivamente. O sétimo dia é o Sabbath: o dia de descanso. A ideia é tentar explicar porque se chama ao sétimo dia de "descanso", e porque se descansa nesse dia: porque os Elohim (traduzido para Deus) também o fizeram e abençoaram esse dia. No quarto versículo do segundo capítulo começa uma nova história: "Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus". Nessa história só começa por haver terra e céus, mas não há plantas. Primeiro surge o homem, depois as plantas, em seguida os animais, e por fim a mulher. O autor de UsBible, que não acredita na Bíblia mas é tão honesto que procura perceber os textos ao pormenor, conseguiu encontrar uma hipótese sem que haja contradições internas com as duas histórias: a segunda história é astrológica, e segue o Zoodíaco. É interessante que o Zoodíaco parecem ser uma ilustração da história do Génesis 2 e do equivalente na Epopeia de Gilgamesh. Tenho o primeiro volume do "Verbo Enciclopédia Geográfica" aberto na página 8 para seguir uma ilustração alemã do século XVII com as constelações do Zodíaco. A constelação Virgo (virgem) ergue uma mão atingindo a constelação ao lado da Ursa maior, que parece um rio ou ramo. Ao lado está a constelação Bootes (botas; o homem), que também ergue uma mão para aquela que parece um rio ou ramo. Debaixo de Virgo e Bootes está Serpens (serpente), que está ao lado de outra constelação que parece um rio ou ramo; neste é mais fácil de perceber o nome, que está em itálico: Euphrates. No meio do jardim está Draco (Dragão). «Haja luminares na expansão dos céus» (...) «e sejam eles para sinais» - Astrologia; pensava-se que as estrelas eram mensageiros dos deuses, que até davam sinais aos astrólogos... como os que foram a Belém seguindo uma estrela. Em Génesis 2, o Deus que faz o jardim e os animais é chamado de Iavé Elohim (Jeová dos deuses), e no final é Iavé que diz ao Elohim para que afastem os humanos para que não tomem também a árvore da vida.
Se as lermos o que está escrito sem "codificações" bíblicas, as histórias parecem ter muito mais sentido, e aquilo que é dito pode-se relacionar naturalmente com o que se descobre a respeito da História e cultura dos povos. Na verdade, acho que um descrente pode respeitar muito mais a Bíblia - no sentido de ser o mais fiável que puder a repeito do sentido original dos textos - do que um crente, porque pode ter real interesse em saber o que significam, indepentemente do que acredita. Enquanto que um crente diz que um dia não é um dia depois de se descobrir que a Terra não tem uns meros 7 mil anos.

Voce e nem mesmo os judeus são donos da verdade.
Nem você, nem os teólogos.
Judeus ortodoxos compreendem hebraico, e podem falar e escrever nessa língua de forma fluente. Tu e eu não o podemos fazer. A não ser que também queiras dar lições a ingleses, e dizer que codificas as obras de Shakespeare, para no final dizer que os ingleses não são donos da verdade.

E ninguém pode impedir que algo seja o que seja, mesmo que finque os pés para dizer uma parvoíces. O que está escrito na Bíblia é o que já está escrito, e não é com interpretações idiotas que isso vai mudar. Por cada vez que você ou um teólogo começa com essas interpretações que nem estão na Bíblia, é notório que estão numa de engenharia da verdade, pensando que alguém pode ser dono da verdade. Desde que seja do lado certo, não é?

A única pessoa que possui a verdade se existir é um só: Deus. Fora disto é pisar no molhado.
O único ser que podia ser dono da verdade - isto é, decidir como realmente tudo foi, é e vai ser, controlando tudo, e podendo tudo o que quiser -, tem de ser, por definição, omnipotente e omnisciente. Nesse caso é impossível que seja bondoso. Para que haja um Deus bondoso, não pode ser dono da verdade. Ora aí está um belo dilema.  :hihi:

Eu acredito e tenho razões para isto porque não acredito numa evolução cêga. Para mim o mundo tem uma inteligência que criou e comanda todas as coisas.
Não! Acreditas nisso porque acreditas que a Bíblia não pode estar errada, a tal ponto de assumir apenas aquilo que seja consistente com ela. Até quando coloquei uma interpretação de um crente que dizia que o Génesis falava na evolução do ser humano a partir de um símio, admitiste que colocavas tal em consideração.
Antes uma evolução cega do que ser cego. Já basta ter um olho cego, que posso usar os outros dois. :hihi:

Confluência de versículos da Bíblia e a Evolução Humana na Linha do Tempo – Se admitirmos que costela simboliza cromossomo, os números na Bíblia, implícitos e explícitos, dizem que Deus retirou um cromossomo do chimpanzé e com ele fez a mulher. Em outras palavras, o “homem”, um chimpanzé, perdeu um cromossomo das células sexuais e assim se formou uma mulher.
Não descarto esta possibilidade, mas o que diferencia aí é a inteligência.
Porque o homem ficou mais inteligente que o nosso ancestral?
Achou Deus por bem dar ao homem uma inteligência completa?
[/quote]
Se houver uma interpretação, por mais rebuscada que seja, que concorde com a Bíblia, não se descarta. Mas se o que lá diz implica que o ser humano exista há apenas cerca de 6 mil anos, descarta-se as descoberta arqueológicas, não é?  ::)
[/quote]

Primeiro que ninguém pode provar que Deus não existe e se não acreditas em Deus então prove que ele não existe.
Primeiro prove que os unicórnios não existem. Um evangélico disse que isso é uma caça aos gambozinos, sem sequer explicar porque raios isso é diferente em relação a Deus.

Não te esqueças que sou agnóstico, e por isso não tenho de provar seja o que for. Se falas do Deus bíblico, é muito fácil. Já se fez isso imensas vezes no fórum, e a única coisa que crentes têm a dizer é que é sentido figurado, é preciso hermenêutica (mas pelo menos nisso calam-se quando vou aceder ao hebraico), cada autor colocou a sua visão (o que seria uma admissão de que o conteúdo é falso), a Bíblia não é um compêndio científico (mas isso não impede que uma coisa seja falsa), etc. É como provar a um astrólogo, através de testes controlados e mostrando previsões contraditórias para o mesmo dia, que a astrologia é falsa. Aparecem os justificacionismos, tentando tornar a alegação impossível de testar. É essa a esperança dos crentes: que seja impossível saber seja o que for de seus deuses, para manter a coisa o mais vago possível e impossível de testar.

Mas se for um Deus em geral, a dificuldade é equivalente a provar que não existem fadas, génios da Lâmpada, papões, etc. Nesse caso assume-se a postura por omissão: considera-se que não existe até prova do contrário. É algo como a linguagem Prolog, que tem um sistema fechado: se não tem determinada informação, assume que é falsa, até que seja adicionada.

Se o ônus da prova cai sôbre mim, então pode tirar suas esperanças.
Provou-se que o conteúdo da Bíblia é falso, e a única coisa que conseguem dizer é que o que está escrito não é o que está escrito. Se é falsa, supostamente é a palavra de Deus, e esse sabe tudo e não mente, então esse tal Deus não existe. Vais ter de explicar muitíssimo bem os problemas que lá se encontram, e com codificações bíblicas não vais lá.

E para o caso de perceberes, a questão não é se existe um Deus. A questão é se a Bíblia é inerrável e se o Deus descrito nela existe. Portanto, o ónus da prova nesse caso recai para ti. Mas mesmo supondo que a Bíblia tivesse sido bem editada, tem qualquer tipo de contradição, o razoável, consistente e económico é assumir que é verdadeira depois de provada, tal como é sugerido pela navalha de Ockam. É como se diz no UNIX: "Mantém a simplicidade, estúpido!" (KISS = "Keep it simple, stupid!"). Se não for assim, tinha de aceitar tudo o que dizem, e se forem contraditórios, não podia ser imparcial (ao decidir por um) ou consistente (não teria razões para decidir por um).

Por outro lado voce está fazendo uma afirmação negativa para condenar a bíblia.

Já conseguiu condenar? então ponto final.
Mas que uso de termos tão radical: "condenar". :o Talvez seja vindo de um radical.
Eu não aceito a Bíblia como contendo a verdade, nem assumo como algo sagrado.
Afirmar e negar são antónimos. Não podes afirmar uma negação, e vê-se logo que és um ceguinho que segue as regras sem qualquer sentido pragmático, sem compreender porque existem as regras. Deve ser por isso que fazes aquelas continhas ridículas.

Falta agora condenar a Deus e provar que não existe, pois voce mesmo tem experança que se Deus existe não é o da bíblia.
Acho que esqueceste dos remédios. Se eu tivesse um Deus pessoal isso seria fantástico, como um SuperMan a defender os inocentes contra os bandidos. Mas isso é uma questão normativa; tu próprio usaste o termo "esperança", e como idiota que és, pensas que qualquer pessoa que não acredita que existe um Deus tem esperança que não exista algum ou teria ódio se houvesse algum. Uma idiotice ao quadrado. Quem é então aquele que pensa que é dono da verdade, hem? Tu é que começas com essas conclusões idiotas de guerreiros espirituais fanáticos, onde todos os que não estão com o grupo estão contra o grupo.

E "esperança" não tem "x". Desculpa-me se pareço pensar ser o dono da verdade.

Por isto prefiro falar da evolução do que falar na bíblia.
O que não está a correr bem para o teu lado.  :biglol:

Todas as vezes que fica sem resposta, ataca a bíblia. Para que faz isto se já sei que não acreditas nela?
Olha, que não. Podes ver que respondi a tudo. Acrescentei a ideia porque estavam a falar sobre a Bíblia - não sei se reparaste -, e porque recebi um vídeo no YouTube sobre o assunto. Você é que não responde ao que se pergunta e vai encurralando num cantinho entre a espada e a parede, e de vez enquando diz que acredita numa coisa, e depois não é assim, e volta outra vez atrás, e vem outra vez.

E aquilo do mamilo e dos hermafroditas tem relação com a evolução. Tu é que não reparaste. Se calhar não entendes mesmo nada sobre a Teoria da Evolução. :hihi:

O espiritsmo quer ser mais que a ciência e voce que ser mais sábio que o próprio Deus.
Se o VideoMaker, que é espírita, vier a Portugal em Maio ou Abril, como diz, vou provar que uma bolacha falante existe tal como se prova que os espíritos existem.

Se acho que Deus não existe, como posso considerar que sou mais sábio? Além disso já admite diversas vezes erros no fórum e corrigi a mim próprio, por isso não entendo como posso considerar-me assim tão divino. É como o Dr. House disse: "Deus não é manco", quando lhe disseram que mentiram para que ele não se considerasse um deus. Deve ser mais uma das tuas ideias provenientes do fanatismo que impossibilita ver que há pessoas que não consideram que umas são mais que as outras, e que até têm respeito pelos outros animais, admitindo até que podem ser intelectualmente superiores em certas áreas. Tu nem és capaz disso e vens dar lições.

Se tú acreditas que Deus possa existir então porque querer ser tão sábio ou mais que o próprio criador?
Realmente tens de tomar medicação.

Isto tá provado por quem?
Pela tua sabedoria humana? Fala sério!
Deus parou o Sol? Se é impossível parar o Sol, e ainda assim os seres vivos terrestres sobreviverem, então é impossível que Deus existe.

Deus é omnipotente
Marcos 10:27
«Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis.»
Lucas 1:37
«Porque para Deus nada é impossível.»
Apocalipse 19:6
«E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.»
(aqui "Todo-Poderoso" é também traduzido para "omnipotente")
ou é impotente em muitas situações?
Juízes 1:19
«E estava o Senhor com Judá, e despovoou as montanhas; porém não expulsou aos moradores do vale, porquanto tinham carros de ferro.»
Marcos 6:5
«E não podia fazer ali obras maravilhosas; somente curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos.»
Hebreus 6:18
«Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta»

Não há indignação em Deus
Isaías 27:4
«Não há indignação em mim. Quem me poria sarças e espinheiros diante de mim na guerra? Eu iria contra eles e juntamente os queimaria»
ou Deus indigna-se?
«Porque a indignação do Senhor está sobre todas as nações, e o seu furor sobre todo o exército delas; ele as destruiu totalmente, entregou-as à matança.»

Deus não mente
Números 23:19
«Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?»
ou mente?
Ezequiel 14:9
«E se o profeta for enganado, e falar alguma coisa, eu, o Senhor, terei enganado esse profeta; e estenderei a minha mão contra ele, e destruí-lo-ei do meio do meu povo Israel.»
2Crónicas 18:22
«Agora, pois, eis que o Senhor pôs um espírito de mentira na boca destes teus profetas; e o Senhor falou o mal a teu respeito.»

Só Deus é santo
Apocalipse 15:4
«Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.»
ou há mais santos?
Êxodo 22:31
«E ser-me-eis homens santos; portanto não comereis carne despedaçada no campo; aos cães a lançareis.»

Se o Deus bíblico existe seria absurdo, pois então ser e não ser ao mesmo tempo seria algo verdadeiro (o que é usado para provar que algo é falso).

Deus arrepende-se
Génesis 6:6
«Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.»
1 Samuel 15:35
«E nunca mais viu Samuel a Saul até ao dia da sua morte; porque Samuel teve dó de Saul. E o Senhor se arrependeu de haver posto a Saul rei sobre Israel.»
Jeremias 26:19
«Mataram-no, porventura, Ezequias, rei de Judá, e todo o Judá? Antes não temeu ao Senhor, e não implorou o favor do Senhor? E o Senhor não se arrependeu do mal que falara contra eles? Nós, fazemos um grande mal contra as nossas almas.»
ou não?
Números 23:19
«Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?»
Ezequiel 24:14
«Eu, o Senhor, o disse: viva isso, e o farei, não me tornarei atrás, e não pouparei, nem me arrependerei; conforme os teus caminhos, e conforme os teus feitos, te julgarão, diz o Senhor Deus.»

É logicamente impossível que haja um Deus assim, logo prova-se que não existe.

E se existe este Deus conforme dizes?
Se existe um Deus qualquer, qual seria o problema? Os deístas não acreditam que existe um Deus? Esse é que é um Deus que acho iimpossível de provar que existe ou não, e deístas dizem que acreditam por apenas questões Filosóficas.
Se existe, existe. Não faria a parvoíce dos animais não são homossexuais porque são irracionais.
Pedro Amaral Couto

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #668 Online: 19 de Dezembro de 2007, 17:45:41 »
...A proposito:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u356455.shtml

mais uma PedroAC...
Na comparação com estudantes de faculdade, os animais se mostraram capazes de fazer adições mentais tão bem quanto os humanos.
No trabalho, dois macacos, Boxer e Feinstein, foram comparados com 14 universitários da Duke. A tarefa consistia em mentalizar dois conjuntos de pontos que eram rapidamente apresentados em uma tela de computador. A imagem então mudava e apareciam duas caixas contendo uma quantidade X de pontos. Os macacos tinham de escolher a que apresentava a soma correta.

Os humanos não podiam contar verbalmente enquanto viam os pontos e deviam dizer quantos havia na tela o mais rápido possível. Tanto macacos quanto humanos responderam em média dentro de um segundo. E ambos tiveram a mesma taxa de acerto. O estudo está na revista aberta "PLoS Biology" ("[www.plosbiology.org]"http://www.plosbiology.org/).

Obrigado.  :ok: Gostava de ter visto aquele vídeo dos chimpanzés. Ou pelo menos encontrar um vídeo dos chimpanzés em acção para colocar aqui.  :hihi: O namorado da minha irmã diz que viu nas notícias e ficou impressionado. Talvez com isso certos e determinados crentes tornam-se mais humildes. Ou talvez sejam tão arrogantes que nem dão o braço a torcer a chimpanzés e macacos...  :hihi:
Pedro Amaral Couto

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #669 Online: 19 de Dezembro de 2007, 19:28:18 »
É por causa dos escritos mais antigos do mundo como a epopéia de gilfamesh que muitos se apoiam para afirmar que os hebreus excreveram suas mitologias baseadas na crença de outros povos politeístas.
Como voce explica que povos monoteístas que condenavam a crença politeísta copiariam textos de uma cultura que adoravam vários deuses?
O dilúvio por exemplo é explicado de várias formas por diversos povos e os relatos segundo o gênesis foi atribuído a um Deus monoteísta.
O Deus relatado pelas escrituras é contra qualquer mentira.
Vemos salmo 40:4 Bem-aventurado o homem que faz do Senhor a sua confiança, e que não atenta para os soberbos nem para os apóstatas mentirosos.
A cultura dos hebreus era mostrar um Deus verdadeiro que não mente e quem escreveu teve o cuidado de não errar para não entrar em contradição.
Tudo nos leva a crêr segundo a ciência que houve um dilúvio na mesopotâmea que causou grandes mortes.
Como o escritor sabia disto se o pentateuco começou a ser escrito muitos anos mais tarde?
Teria o autor apresentado um Deus que detesta mentiras e escreveria tantas mentiras?
Já argumentei também como o autor sabia que houve os patriarcas, Abraão, Isaque, Jacó, José e muitos outros e também a falar de uma suposta escravidão de 4 séculos no Egito?
Segundo percebemos as escrituras foram escritas em pergaminhos separados e colocados num só livro.
Isto se evidência devido o autor não conheçer toda esta história de seus contemporâneos.
Claro que nada se pode provar por falta de documentos, mas a pergunta principal seria: Os povos politeístas não poderiam ter invertido e copiado algumas de suas mitologias dos escritos hebraicos?
Se isto é possivel, então faltariam as provas. Baseado nesta possível afirmação as escrituras não podem ser condenadas.
Vamos voltar aos 7 dias da criação e analisemos:
Na existência de um criador quem poderia relatar ao homem a obra de sua criação?
Sendo assim quanto tempo seria este dia de Deus?
No caso de uma revelação em 7 dias mostra que Deus introduziria num futuro a lei do descanso para seu povo.
Cientificamente não é mostrado como foi a criação e estes 7 dias de Deus pode representar longos períodos.
Da mesma forma é em relação a circunferência da terra.
Se traçar uma linha sôbre toda a extenssão da terra ela vai fazer um círculo de 360º. Sem nenhuma explicação científica o autor quiz revelar que Deus criou o universo.
O que voce diz:Ou seja, a Bíblia não é fiável. Além disseo o "traçava um círculo" refere-se ao gesto de um compasso, e o abismo é o Inferno (Sheol) com água onde a Terra boia, a cortina como uma tenda é uma cúpula de metal que é traduzido como firmamento, e os quatro cantos da terra são marcados por montes que chegam até ao céu. E essas eram as crenças dos povos que estavam em redor, e se derem ao trabalho de ler a Bíblia e verem versões translineares, notarão que é exactamente isso que é descrito.
Estou falando sôbre a circunferência da terra e voce vem com outros assuntos de inferno e firmamento.
Tudo voce aplica a mitologias porque ninguém pode provar a existência de Deus e assim voce vai levando a vida com suas afirmações.
Voce a interpreta desta maneira porque não acredita em Deus e outros interpretam diferente porque acreditam.
A verdade é que Deus trabalha em função da humanidade e tudo vai se parecer com o andar da carruagem.
Não! Acreditas nisso porque acreditas que a Bíblia não pode estar errada, a tal ponto de assumir apenas aquilo que seja consistente com ela. Até quando coloquei uma interpretação de um crente que dizia que o Génesis falava na evolução do ser humano a partir de um símio, admitiste que colocavas tal em consideração.
Antes uma evolução cega do que ser cego. Já basta ter um olho cego, que posso usar os outros dois.
Disse que não aceitava que o ser humano fazia parte de uma evolução em questão da inteligência. Poderia até aceitar que o ser humano evoluiu de um ancestral, mas a sua inteligência(a alma), foi adaptada através da evolução.
O único ser que podia ser dono da verdade - isto é, decidir como realmente tudo foi, é e vai ser, controlando tudo, e podendo tudo o que quiser -, tem de ser, por definição, omnipotente e omnisciente. Nesse caso é impossível que seja bondoso. Para que haja um Deus bondoso, não pode ser dono da verdade. Ora aí está um belo dilema.
Em qualquer lugar existe autoridade e Deus é uma autoridade suprema na qual ele impõe aquilo que deseja. Aceita se quiser.
O que não está a correr bem para o teu lado.
Finalmente é isto aqui que eu gostaria de comentar.
Hoje estou sem tempo, mas amanhã enviarei os comentários.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #670 Online: 19 de Dezembro de 2007, 19:35:32 »
Ou seja, a Bíblia não serve para nada a não ser para legitimar as crenças. Cada um diz o que quer e depois tenta encontrar um trecho da Bíblia que, devidamente distorcido, pareça confirmar o que o crente disse.
Vem outro, distorce de outro jeito, e "confirma" outra versão. Se jogarem a Bíblia fora, não vai fazer diferença, já que nada nunca é para ser entendido como está escrito.
A exceção são os fanáticos e fundamentalistas, que tomam tudo ao pé da letra, com as consequências que já conhecemos.
As escrituras servem para trazer evidência dos fatos. Para a salvação não existe nenhuma utilidade, pois a letra(os dogmas)matam, mas o espírito é que vivifica.
A arqueologia tem provado muita coisa e muitas verdades ainda estão por aparecer.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #671 Online: 19 de Dezembro de 2007, 19:38:14 »
Em qualquer lugar existe autoridade e Deus é uma autoridade suprema na qual ele impõe aquilo que deseja. Aceita se quiser.

Se uma autoridade é suprema, então ela é suprema... não existe "aceita se quiser".  :crazy:

WTF????

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #672 Online: 19 de Dezembro de 2007, 19:43:09 »
...mostrar evidencias de que???
Voce fez uma alegação, voce tem que provar a mesma...
Até agora nada!!! Argumentos contra sua alegação foram dezenas, seus contra-argumentos, nenhum até agora!!!
Senão vou pedir que voce prove que não existem elfos, tenho um "livro Sagrado" que prova que existem... E toda ves que voce contestar eu ponho um trecho do livro pra provar que eu estou certo e voce errado, pois voce é incapaz de ver a unica verdade que só eu conheço....
Argumentos orgulhosos e baseados em nada....é só o que vi até agora!!!
Não provo mitologias e sim as verdades das escrituras.
O cristianismo existiu como qualquer outra religião existente e os documentos de escritores romanos provam isto. Cristão foram perseguidos, queimados, apedrejados e mortos aos montes.
A ICAR foi uma das maiores religiões do cristianismo por cauda da influência política romana.
Quer dizer, tudo está documentado e existiu.
Pedro existiu, Paulo existiu, os cristãos existiram, mas só Jesus não existiu.
Quero lhe dizer que existem céticos que acreditam que Jesus tenha existido e não é por causa de uma palavra contra que andorinhas vão fazer o verão.
As evidências existem, mas como se trata da bíblia todos teem o desejo de condená-las.
Pesquise a arqueologia bíblica e procure saber se são mentiras.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #673 Online: 19 de Dezembro de 2007, 19:44:16 »
Se uma autoridade é suprema, então ela é suprema... não existe "aceita se quiser".  :crazy:
WTF????
Faltou a explicação

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #674 Online: 19 de Dezembro de 2007, 19:50:43 »
WTF????
Faltou a explicação

Não! não faltou nada.... falou asneira mesmo.

É suprema e impõe a vontade... mas aceita quem quiser.

Percebes a total incoerência do que escrevestes? Não? Pois é... acredito mesmo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!