Autor Tópico: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton  (Lida 166939 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Shinigami-Ateu

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.666
  • Sexo: Masculino
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #700 Online: 20 de Dezembro de 2007, 11:14:56 »
Os homens criariam as suas crenças de qualquer jeito.
Concordo, religião provem de fé cega, quem cria a religião é o homem.

A religião veio para unir os povos e se não houvesse religião as coisa estariam pior.
É por isso que o pessoal que vive na tal terra santa se ama tanto.
O pior é que existem inúmeras religiões, qual delas é a correta?

Tudo isto não abala, pois a igreja foi advertida que nos ultimos apareceriam estes falsos profetas.
Se a bíblia não disesse nada aí seriamos apanhados de surpresa.
Quem avisou a igreja?
Quem são esses falsos profetas?
Cite alguns profetas verdadeiros?
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Suyndara

  • Visitante
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #701 Online: 20 de Dezembro de 2007, 11:22:46 »
Isto, vai acreditando na bíblia vai  ::) ::)

Erivelton,

As coisas não são bagunçadas assim não, vc nunca estudou evolução e só tem falado um monte de besteiras pra tentar validar sua fé, só que a ciência é uma autoridade e para passar por cima disso, só provando que ela está errada  :wink:

Se teu deus tem alguma autoridade, supremacia ou seja lá o que for ele que prove onde ele estava durante o processo evolutivo, pq ninguém viu  :P

[]s


Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.505
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #702 Online: 20 de Dezembro de 2007, 11:56:06 »
É por causa dos escritos mais antigos do mundo como a epopéia de gilfamesh que muitos se apoiam para afirmar que os hebreus excreveram suas mitologias baseadas na crença de outros povos politeístas.
Como voce explica que povos monoteístas que condenavam a crença politeísta copiariam textos de uma cultura que adoravam vários deuses?
Porque eles ainda não eram monoteístas quando adotaram os deuses dos outros.
Lembre-se: a Bíblia só foi escrita a partir do oitavo século a.C..
Ela foi escrita por monoteístas, que adaptaram as lendas ao ponto de vista deles.
Não dá para levá-los a sério.
O Deus relatado pelas escrituras é contra qualquer mentira.
Então por que Deus engana os profetas e faz com que eles mintam?
A cultura dos hebreus era mostrar um Deus verdadeiro que não mente e quem escreveu teve o cuidado de não errar para não entrar em contradição.
Você realmente leu os trechos da Bíblia que o Pedro postou acima? Se leu, entendeu mesmo ou viu o que queria ver?
Tudo nos leva a crêr segundo a ciência que houve um dilúvio na mesopotâmea que causou grandes mortes.
Como o escritor sabia disto se o pentateuco começou a ser escrito muitos anos mais tarde?
As lendas são passadas de uma geração para outra. E vão aumentando aos poucos. O que era uma inundação local virou dilúvio universal.
Claro que nada se pode provar por falta de documentos, mas a pergunta principal seria: Os povos politeístas não poderiam ter invertido e copiado algumas de suas mitologias dos escritos hebraicos?
Se isto é possivel, então faltariam as provas. Baseado nesta possível afirmação as escrituras não podem ser condenadas.
Por que civilizações ricas, avançadas e poderosas copiariam os mitos de seus escravos?
Se nada pode ser provado, como você disse, que tal ficar com a explicação que faz mais sentido?
E não a que lhe agrada mais?
Vamos voltar aos 7 dias da criação e analisemos:
Na existência de um criador quem poderia relatar ao homem a obra de sua criação?
Cada povo tem seu próprio mito da criação. Foram todos inventados. Por que o dos judeus seria o único verdadeiro, ainda mais copiado de outros povos?
Voce a interpreta desta maneira porque não acredita em Deus e outros interpretam diferente porque acreditam.
Se eu não acredito que são os duendes que provocam a chuva, eu vou procurar outras explicações.
A verdade é que Deus trabalha em função da humanidade e tudo vai se parecer com o andar da carruagem.
Verdade, não. Apenas sua crença.

Offline PedroAC

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.172
  • Sexo: Masculino
    • PedroAC
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #703 Online: 20 de Dezembro de 2007, 12:08:15 »
É por causa dos escritos mais antigos do mundo como a epopéia de gilfamesh que muitos se apoiam para afirmar que os hebreus excreveram suas mitologias baseadas na crença de outros povos politeístas.
Para além de estar provado que os textos que compõem a Bíblia terem sido escritos após o exílio da Babilónia.

Como voce explica que povos monoteístas que condenavam a crença politeísta copiariam textos de uma cultura que adoravam vários deuses?
E como explicas que seja dito que Deus seja maior que todos os deuses, ou que esteja num concílio a julgar os deuses, ou a dizer que julga os deuses dos Egípcios, ou que lute contra outros deuses e um dragão que supostamente Baal teria lutado?
Como explicas que tenham sidos encontrados entre deuses politeístas, por exemplo em Ugarit, um tal Jeová, como
deus da Guerra, irmão de Baal e filho de El?
Um povo monoteísta diz isso: «DEUS está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses.»?
Um Deus monoteísta diz isso: «e em todos os deuses do Egito farei juízos»? E faria sentido dizer «Não terás outros deuses em desafio a Mim» e que é um «Deus ciumento», dizendo: «puno o erro dos pais nos filhos até sobre a terceira geração e sobre a quarta geração dos que me odeiam, mas que uso de benevolência para com até a milésima geração dos que me amam e que guardam os meus mandamentos» (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dez_Mandamentos)?
(repara no que está escrito: «em hebraico péshel, referindo-se a ídolos»; segundo a Wikipedia: «Um ídolo (do grego antigo ειδωλον: fantasma, espectro, espantalho, imagem, falsa divindade} é, originalmente, um objeto de adoração que representa materialmente uma entidade espiritual ou divina, e freqüentemente é associado a ele poderes sobrenaturais, ou a propriedade de permitir uma comunicação entre os mortais e o outro mundo.»; nesse caso muitos cristão servem também os crucifixos e as figuras de santos como ídolos, justificando que ajuda a orar, tal como os pagão faziam com os seus ídolos)
Os cristão não são monoteístas e não adoptaram e adaptaram crenças, ritos e mitos pagãos? Como por exemplo, o Natal?  :hihi:
Como explicas que só existem registos bíblicos após o exílio da Babilónia, que estejam referências nomes de lugares na Bíblia que só começaram a existir no século VII a.C., e que foi nesse século de começaram a descobrir por "acidente" os livros bíblicos que apoiavam as reformas do rei Josias?
O que são baalitas?
Os egípcios já não foram monoteístas, adorando apenas Aton, antes de qualquer registo de hebreus ou existirem os reinos de Judá e Israel, adoptando ou adaptando ainda as crenças e mitos anteriores dos politeístas?
Não há cristãos que dizem que o Islão é uma religião baseada numa religião politeísta que adorava a Lua? Por que dizem isso se é assim tão absurdos?
Como explicas que os Persas politeístas tenham se tornado monoteístas e adaptado as suas crenças politeístas, se isso é assim tão absurdo?

Ou seja, mesmo os monoteístas adoptam e adaptam as crenças, mitos, ritos, etc. de politeístas. Inclusivé os cristãos, coisa que é muito criticada por judeus e muçulmanos (é muito interessante ver pessoas a criticarem os outros fazerem o que os próprios podem também ser criticados). Além disso há muito a explicar se pretendes defender que a religião monoteísta dos judeus já existia antes dos Babilónios, apesar de tudo indicar o contrário.

Sou ateu. Sabendo isso, sabes se vou celebrar o Natal?   ::)

O dilúvio por exemplo é explicado de várias formas por diversos povos e os relatos segundo o gênesis foi atribuído a um Deus monoteísta.
Apesar dos Elohim (deuses; deus é "Eloha", e o Deus Supremo é "El") estarem presentes. E segundo a Epopeia de Gilgamesh é atribuída a deuses politeístas, e também os gregos têm um mito similar, e é atribuído a Zeus.
E os gregos explicam que todo o mal tem origem na caixa de Pandora, explicam que a cultura dos humanos devem a Prometeu, etc. Os babilónios explicam a razão de as serpentes mudarem de pele, a cultura dos humanos pelos deuses, etc.
 
O Deus relatado pelas escrituras é contra qualquer mentira.
Vemos salmo 40:4 Bem-aventurado o homem que faz do Senhor a sua confiança, e que não atenta para os soberbos nem para os apóstatas mentirosos.

A cultura dos hebreus era mostrar um Deus verdadeiro que não mente e quem escreveu teve o cuidado de não errar para não entrar em contradição.
1 Reis 22:23 : «Agora, pois, eis que o Senhor pôs um espírito mentiroso na boca dentes da casa dele; sim, tornarei a tua casa como a casa de respeito de ti.»
2 Crónicas 18:22 : «Agora, pois, eis que o Senhor pôs um espírito mentiroso na boca destes teus profetas; o Senhor é quem falou o mal a respeito de ti.»
Jeremias 4:10 : «Então disse eu: Ah, Senhor Deus! verdadeiramente trouxeste grande ilusão a este povo e a Jerusalém, dizendo: Tereis paz; entretanto a espada penetra-lhe até a alma.»
"Ilusão" aqui traduz o termo hebraico "nasha'", que significa enganar, trapaçar (http://cf.blueletterbible.org/lang/lexicon/lexicon.cfm?Strongs=H05377&Version=kjv).
Jeremias 20:7 : «Seduziste-me, ó Senhor, e deixei-me seduzir; mais forte foste do que eu, e prevaleceste; sirvo de escárnio o dia todo; cada um deles zomba de mim.»
Os termos em negrito traduzem "pathah", que significa: ser aberto ou largo, ingénuo, entiçar, persuadir, seduzir, enganar. Na versão Rei Jaime é vertido para "deceive" (enganar).
Ezequiel 14:9 : «E se o profeta for enganado, e falar alguma coisa, eu, o Senhor, terei enganado esse profeta; e estenderei a minha mão contra ele, e destruí-lo-ei do meio do meu povo Israel.»
Aqui também traduz "pathah".
2 Tessalonicenses 2 : «E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira»
É interessante que o termo "erro" traduz o termo grego "planē", que significa: afastar do caminho correcto, e metaforicamente significa: opinião errada em relação à moral ou religiosa; proceder errado; erro que leva ao engano, à fraude (http://cf.blueletterbible.org/lang/lexicon/lexicon.cfm?Strongs=G4106&Version=kjv).

Tudo nos leva a crêr segundo a ciência que houve um dilúvio na mesopotâmea que causou grandes mortes.
Pois, pois. Se é esse tipo de dilúvio, houve também um na Índia há poucos anos. Uma criança indiana com um uniforme com o nome de Figo sobreviveu, comendo massas que boiavam na água.
E o dilúvio como descrito na Bíblia, onde "toda a carne em que há espírito de vida; tudo o que há na terra", expirou excepto Noé, a sua mulher, seus filhos, as mulheres de seus filhos e "de toda a carne, dois de cada espécie"?

Como o escritor sabia disto se o pentateuco começou a ser escrito muitos anos mais tarde?
Aconteceu um desastre semelhante ao que aconteceu na Índia, e os Sumérios manteram uma tradição inspirada no acontecimento. Segundo a Discovery Channel, pelo documentário que apresentaste, um rei usou uma embarcação que tinha para escapar, pensando que o mundo tivesse sido todo inundado (esteve no meio do mar), e quando chegou a terra, descobriu que havia ainda sobreviventes... e tinha dívidas (todos os que tivessem dívidas que não pagam, mesmo os reis, passariam a ser escravos dos devedores), por isso refugiou-se. Depois da tradição oral, passaram para a escrita, mas com uma finalidade moral e religiosa, usando a imaginação. Daí surge a Epopeia de Gilgamesh. Outros povos em redor teriam adaptado essa tradição oral para elaborar outras histórias, e ainda outros muito mais tarde, como os gregos, tiveram conhecimento dessas histórias e fizeram a sua história do dilúvio universal. No caso dos cananitas, tiveram influência de Babilónios e Assírios, onde viviam os povos onde surgiu o tal dilúvio e as histórias do dilúvio universal. Como qualquer povo que adoptou a sua história às suas crenças, fizeram o mesmo. Depois sacerdotes jeovista do reino de Josias foram adaptando, para estar de acordo com as pretenções do rei. Mais tarde, sacerdotes mais conservadores que achavam que devia estar assente a Lei nessa história, fizeram umas modificações, estando algumas extrapolações que tornam algumas coisas inconsistentes, como isso: «De todos os animais limpos levarás contigo sete e sete, o macho e sua fêmea», apesar disso: «De tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca».

Teria o autor apresentado um Deus que detesta mentiras e escreveria tantas mentiras?
Autores. E humanos. E que muitos deles disseram que Deus mentiu, lançou espíritos de mentira e defraudou profetas, inimigos e até crentes.

Já argumentei também como o autor sabia que houve os patriarcas, Abraão, Isaque, Jacó, José e muitos outros e também a falar de uma suposta escravidão de 4 séculos no Egito?
Não existem quaisquer provas que esses patriarcas tivessem sequer existido. Nem sequer que tal escravidão tivesse existido; pelo contrário, o povo que muitos associam aos hebreus é que oprimiu os egípcios, quando se tornaram governantes, e foram expulsos.

Como é que sei que Viriato existiu? Isso demonstra como o espanto disso é idiota, mesmo se tais pessoas tivessem existido.

Segundo percebemos as escrituras foram escritas em pergaminhos separados e colocados num só livro.
Esses pergaminhos só tiveram origem (ou só se tem conhecimento) a partir do século XII, para ser mais preciso, o Deuteronómio surgiu no ano 621 a.C. e o Pentateuco começou a ser desenvolvido após a divisão de Judá e Israel (http://pt.wikipedia.org/wiki/Tor%C3%A1).
A versão Jeovita começa em cerca de 850 a.C; a Elohista em cerca de 750 a.C; a Deuteronomista em 621 a.C.; a sacerdotal ou levítica foi durante o exílio. Ou seja, os livros do Antigo Testamento foram apenas escrito em apenas três ou quatro séculos.  E só no século II é que os textos foram reunidos para formar um único livro por Judah haNasi (http://en.wikipedia.org/wiki/Torah).

Isto se evidência devido o autor não conheçer toda esta história de seus contemporâneos.
Que bela evidência. É a mesma dos Babilónios e Egípcios.  :P

Claro que nada se pode provar por falta de documentos, mas a pergunta principal seria: Os povos politeístas não poderiam ter invertido e copiado algumas de suas mitologias dos escritos hebraicos?
Já respondi a isso logo no início.

Se isto é possivel, então faltariam as provas. Baseado nesta possível afirmação as escrituras não podem ser condenadas.
Já foram encontradas, por exemplo, em Ugarit. Agora só falta dizer que não são provas porque são irracionais.

Vamos voltar aos 7 dias da criação e analisemos:
Na existência de um criador quem poderia relatar ao homem a obra de sua criação?
Foram humanos que escreveram tais textos, e outros escreveram textos da mesma natureza muito antes. Quem lhes relatou que os deuses fizeram a terra, os céus e os homens?

Sendo assim quanto tempo seria este dia de Deus?
No caso de uma revelação em 7 dias mostra que Deus introduziria num futuro a lei do descanso para seu povo.
Ou seja, trabalhou em seis e no sétimo (Sábado) descansou.  Assim justifica que o sétimo dia da semana é chamado de Sabbath, enquanto que literalmente os restantes dias da semana são chamados literalmente "primeiro dia" (domingo), "segundo dia" (segunda), "terceiro dia" (terça), "quarto dia" (quarta), "quinto dia" (quinta) e "sexto dia" (sexta). Tudo encaixa na perfeição se um dia for o que está dito na Bílbia: "a tarde e a manhã" ou, tal como é dito: "E Deus chamou à luz dia, e às trevas noite".

Cientificamente não é mostrado como foi a criação e estes 7 dias de Deus pode representar longos períodos.
A Bíblia não tem nada de científico, por isso esse "cientificamente" não tem qualquer razão.
Sempre se pensou que os sete dias eram sete dias, e estás a fazer exactamente o que critiquei noutra mensagem. Neste caso tu é que tens o ónus da prova, pois está escrito "dias", é dito que cada dia é uma tarde e uma manhã, no conjunto correspondem a uma semana, etc. Se são longos períodos, indique-me então o que corresponde um dia, e vejamos se é assim tão científico.

Da mesma forma é em relação a circunferência da terra.
Se traçar uma linha sôbre toda a extenssão da terra ela vai fazer um círculo de 360º. Sem nenhuma explicação científica o autor quiz revelar que Deus criou o universo.
Para além de não ser uma explicação científica, em oposta às explicações científicas. A Terra tem os polos achatados e não é circular. Se fosse para dizer que era uma esferoide, em vez de dizer que foi feita como um compasso, diria que foi feita como uma bola de barro ou algo parecido. E usaria um termo "duwr", tal como é empregue em Isaías 22:18. Além disso não diriam que o firmamento é como um metal, e que é como uma cortina a cobrir a terra como uma tenda. Isso descreve uma cúpula, tal como os povos dessa altura acreditavam, como estas ilustrações demonstram:
http://www.geomancy.org/images/firmament.jpg
http://www.biblical-art.com/artwork.asp?id_artwork=6&showmode=Full
http://www.biblical-art.com/artwork.asp?id_artwork=23365&showmode=Full
http://www.biblical-art.com/artwork.asp?id_artwork=23245&showmode=Full
http://imaginarymuseum.org/MHV/PZImhv/HarleyCartographyV1.html
http://bp1.blogger.com/_zMaaaQYdL6c/R0x5zgDx9aI/AAAAAAAAATM/lupPBYnmhus/s1600-h/map_babylon.JPG
http://sol.sci.uop.edu/~jfalward/ThreeTieredUniverse.htm

Além disso não me respondeste a isso:

Aquilo que estás a dizer é uma interpretação ocidental para defender um livro que consideras sagrado, e não o que realmente é dito na Bíblia. É impressionante que todas - e digo mesmo todas - as evidências indicam que os hebreus acreditavam que a Terra era plana, descrevendo o que outros povos ao redor acreditavam, e até há uns cristãos da The Flat Earth Society que ainda apoiam essa ideia com base na Bíblia. Onde está a dizer que acreditavam numa Terra esferóide? É que segundo a História foram os gregos, como Pitágoras, os primeiros a defenderem a ideia de uma Terra em forma de esfera.

Estou falando sôbre a circunferência da terra e voce vem com outros assuntos de inferno e firmamento.
Tudo isso demonstra que pensavam que a Terra era plana, em forma de círculo, tal como os textos que citas, que falam em firmamento (uma cúpula metálica que envolve o círculo da Terra como uma tenda - a descrição da Bíblia é perfeita), e por baixo da Terra circular está o abismo, isto é, o inferno e o oceano.

Tudo voce aplica a mitologias porque ninguém pode provar a existência de Deus e assim voce vai levando a vida com suas afirmações.
Errado! Porque a Bíblia descreve com pormenor as mitologias dos povos ao redor, adoptando-as... plagiando.

Voce a interpreta desta maneira porque não acredita em Deus e outros interpretam diferente porque acreditam.
Errado! Por exemplo digo que a Bíblia diz que a Terra é circular porque é isso que diz, e para além disso outras passagens reforçam essa ideia, para além dos dados históricos.
Tu meu caro, pelo contrário não tens qualquer razão para dizer que o que é dito na Bíblia afinal não é o que está dito. Onde estão os teus argumentos? A única coisa que estás a fazer é vitimizar-te, numa falácia patética.

A verdade é que Deus trabalha em função da humanidade e tudo vai se parecer com o andar da carruagem.
Provas. Não há? Então é irrelevante.

Disse que não aceitava que o ser humano fazia parte de uma evolução em questão da inteligência. Poderia até aceitar que o ser humano evoluiu de um ancestral, mas a sua inteligência(a alma), foi adaptada através da evolução.
Segundo a Bíblia os outros animais são almas. E como podes ver, se é por causa disso, então os chimpanzés e macacos têm um espírito como o dos humanos. Se o negares, então vais ter de explicar as experiências que foram referidas no tópico, ou admitir que não há qualquer razão para admitir a tua alegação.

Existe uma coisa chamada Inteligência Artificial, e ela pode ser criada, como no caso do Deep Blue, por algoritmos e programação genéticos. Ou seja, a inteligência desse computador deve-se me grande parte a técnicas baseadas na Teoria da Evolução. Agora que jogou com o Kasparov, essa máquina tornou-se mais inteligente, aprendendo com o homem considerado o melhor do mundo. Kasparov só conseguiu empatar através da tentativa de enganar o adversário, e também perdeu. Se uma máquina pode ter uma inteligência que é fonte de acasos e selecção, o que impede que se extrapole para o caso da evolução humana.

Ah, e tens dado trabalho em refutar que tenha havido evolução com textos de criacionistas que dizem que a Terra tem menos de 10 mil anos, que os dinossauros existem, que é impossível surgirem orgãos pela evolução, de crentes que dizem que os deuses eram extraterrestres e os humanos foram manipulados por eles, um físico que conta com diâmetro de halos mas esquece-se da sua composição para dizer que a Terra tem menos 10 mil anos, etc.



Em qualquer lugar existe autoridade e Deus é uma autoridade suprema na qual ele impõe aquilo que deseja. Aceita se quiser.
Isso por definição é ditadura (autoridade suprema), tirania  e despotismo (impõe aquilo que deseja). E isso contradiz com o "Aceita se quiser". Se impõe o que deseja, todos são obrigados a aceitar sem poderem decidir se quiserem.

Além disso, se tem realmente esse tipo de autoridade, então é responsável por tudo, seja o bem e o mal.
Mais uma vez o deísmo, mesmo que não concorde, é muito superior e consistente com a realidade. No caso do deísmo, existe um Deus que não é pessoal, não interfere no Universo e não impõe as suas vicissitudes. Na prática é como um ateu, em sentido lato, mas que por um motivo filosófico acredita que existe um Deus. É como uma crença qualquer.
Até cientistas podem ter muitas razões para crerem que existe vida extraterrestre, mas isso não é considerado um facto. Eles procuram e até existem organizações científicas dedicadas a isso. Carl Sagan colaborou em projectos dessa natureza, trabalhando na placa metálica com indicações a respeito da Terra e seres humanos, e com som. Muito diferente de pseudo-cientistas que acham que extraterrestres visitam a Terra, fazem uns círculos nas cearas e foram responsáveis pelas pirâmides e pela origem do homem.
Ontem assiste na National Geographic, no "Is It Real?", um documentário sobre pessoas que acreditam que ainda existem Neandertais na Mongólia, com base em crenças nuns seres chamados Almas. Um investigador procurou e instalou câmaras em grutas, sem encontrar imagens desses Almas. Um russo tem dois crânios humanos: um deles de uma alegada neandertal, e outro de um alegado híbrido. Cientistas testaram-nos, mas que concluiram que nenhum era de um neandertal, mas descobriram que o chamado híbrido era filho da outra. O narrador disse que apesar de acharem fascinante se descobrissem um crânio recente de um neandertal, eles eram cientistas (algo que um criacionista nunca vai entender). E nos últimos vídeo que coloquei (ontem), o professor que explicava a Teoria da Evolução acredita que existe um Deus. Mas também é cientista, e sabe distinguir os factos científicos e as crenças teológicas e gosto de futebol (foi ele que o disse; e é outra coisa que um criacionista nunca vai entender).

Finalmente é isto aqui que eu gostaria de comentar.
Hoje estou sem tempo, mas amanhã enviarei os comentários.
Pois sim...
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.505
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #704 Online: 20 de Dezembro de 2007, 12:09:16 »
Não provo mitologias e sim as verdades das escrituras.
O cristianismo existiu como qualquer outra religião existente e os documentos de escritores romanos provam isto.
Sim, provam que o cristianismo existe. Isto já sabíamos, e daí?
Cristão foram perseguidos, queimados, apedrejados e mortos aos montes.
Islamitas também foram perseguidos, torturados e mortos. O que isto prova?
A ICAR foi uma das maiores religiões do cristianismo por cauda da influência política romana.
Quer dizer, tudo está documentado e existiu.
Sim, a ICAR ganhou força por causa do império romano. E daí?
O islamismo ganhou força porque saiu pelo mundo conquistando países. E daí?
Pedro existiu, Paulo existiu, os cristãos existiram, mas só Jesus não existiu.
Os cristão existiram e ainda existem, mas não sabemos se houve um Pedro e um Paulo. Seus livros parecem ter sido escritos por mais de uma pessoa.
Maomé existiu, portanto Alá existe, certo?
Quero lhe dizer que existem céticos que acreditam que Jesus tenha existido e não é por causa de uma palavra contra que andorinhas vão fazer o verão.
Eu acredito que houve um cara que deu origem ao cristianismo, mas não que ele seja como está nos evangelhos. Não acho que tenha nascido de uma virgem emprenhada por um fantasma e nem que tenha ressuscitado.
As evidências existem, mas como se trata da bíblia todos teem o desejo de condená-las.
Pesquise a arqueologia bíblica e procure saber se são mentiras.
Já pesquisamos. A diferença é que nós não acreditamos em lendas.
A arqueologia nunca provou que Jesus existiu.

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.505
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #705 Online: 20 de Dezembro de 2007, 12:33:54 »
Paulo explica isto a igreja em Romanos 9:19 Dir-me-ás então. Por que se queixa ele ainda? Pois, quem resiste à sua vontade?
Romanos 9:20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
Quem pediu para nascer?
Tivemos alguma vontade para isto?
Se eu não gostei, tenho o direito de reclamar e questionar o criador, por que não?

Offline PedroAC

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.172
  • Sexo: Masculino
    • PedroAC
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #706 Online: 20 de Dezembro de 2007, 13:36:40 »
* As espécies mudam (evolução) ou não (fixismo)?
* Existem mutações? Se existem, não mudam as espécies?
* Entendes o que é:
  a) descendência com modificação?
  b) selecção natural?
  c) especiação?
* Se soubesses programar, achas que eras capaz de simular a descendências com modificação e a selecção natural? Desafio-te a aprender uma linguagem de programação simples, como o Python (já que és um entendido como autodidacta em Ciências, isso não deve ser difícil - crianças de 12 anos aprendem sozinhas, e eu próprio com uns 7 anos fiz programas simples em BASIC no ZX Spectrum).
* Qual a posição da Igreja Católica no século XIX: apoiava a evolução ou o fixismo?
* A Igreja Católica admite agora a Teoria da Evolução, ou nega-o?
* Não existem organizações criacionistas, como das Testemunhas de Jeová e de Kent Hovind, que diziam que não havia qualquer evolução nas espécies, que as mutações são todas prejudiciais e que não há selecção natural, mas que agora dizem que há uma micro-evolução através de mutações, que até surge variedade nas espécies através delas, e que a selecção natural é uma ideia inventada pelos criacionistas?

* Existem espécies que surgiram durante o período de existência Homo sapiens? Indique exemplos?
* Surgiram antes ou durante a existência do Homo sapiens na Terra?
  a) chihuaha
  b) gato siamês
  c) a lagarta do nylon
  d) AIDS (ou SIDA)
  e) Hepatites
  f) Gripe das aves
  g) couve-flor
  e) batata
  f) vacas leiteiras
  h) ovelhas (pelo DNA descobriu-se que descendem do muflão)
  i) elefantes africano e asiático

* Qual foi o primeiro animal com patas?
* Qual foi o primeiro animal que caminhou na Terra?
* Havia dinossauros ovíparos de casca dura, com bico, penas, bípedes, ossos ocos, esporos e três dedos, como as aves?
* Através do design inteligente, responda: o que surgiu primeiro, o ovo ou a galinha?
* Por que razão temos de ser vacinados frequentemente?

* Quando surgiu o Homo sapiens?
* Quando surgiu o Homo neanderthalis?
* Qual deles surgiu primeiro?
* Qual é a capacidade craniana máxima de um homem moderno?
* Qual era a capacidade craniana máxima de um Homo neanderthalis?
* Qual deles tinha um cérebro maior?
* Em que te baseaste para dares as respostas?
* O que significam ossadas de neandertais enterrados, em posição fetal, com artefactos e cobertos por um manto de pele e flores?
* Qual era a altura média dos primeiros humanos modernos?
* Qual era a altura média dos antigos egípcios e hebreus?
* Qual era a altura média dos antigos gregos e romanos?
* Qual era a altura média dos homens da Idade Média?
* Qual é a altura média de um homem ocidental moderno?
* Qual era o volume cerebral máximo de um Homo erectus?
* Qual é o volume cerebral mínimo de um homem moderno?
* Qual é o volume cerebral máximo de um homem moderno?
* Todos os seres humanos têm as mesmas capacidades intelectuais?
* O que é um senil?
* O que é um encéfalo?
* O que é cretinismo?
* O que é lissencefalia?
* Apresente vídeos de pessoas que sofram de qualquer um dos distúrbios anteriores.
* Quem era Phineas Gage e o que lhe aconteceu?

* Enumere técnicas de programação de Inteligência Artificial usadas no Deep Blue e em robots da NASA.
* Pode-se dizer que através dessas técnicas usa-se a Teoria da Evolução para que as máquinas adquiram inteligência? Justifique.

* No que se refere à memória, os chimpanzés não são mais inteligentes que os humanos?
* No que se refere a cálculo de adição, os macacos não são tão inteligentes como os humanos?
* Se as respostas são negativas, como se explica os resultados das experiências recentes com macacos e chimpanzés?

* É só por isso que apresentaste para refutar a Teoria da Evolução ou apoiar o criacionismo?
  a) um osso de gigante em gesso;
  b) fotomontagens de gigantes usados em concursos;
  c) um site onde mostram animais parecidos a golfinhos e um peixe despedaçado, alegando ser um plesiossauro;
  d) faz confusão imaginar que o olho, o ouvido e o cérebro tenham surgido por evolução sem intervenção divina;
  e) faz confusão imaginar que a inteligência tenha surgido por evolução sem intervenção divina;
  j) faz confusão imaginar que o ser humano levasse tanto tempo para termos o conhecimento que temos;
  i) faz confusão imaginar que só através de evolução surgissem tantas espécies em tão pouco tempo;
  k) 50.000000 X 200.000 = 15 trilhões de anos;
  l) código genético é informação;
  m) o diâmetro de halos em granito, para provar que a Terra tem menos de 10 mil anos;
  n) a Lei da gravidade implica um legislador;
  o) sites de crentes que acreditam que os humanos têm origem extraterrestre;
  p) livros que deturpam citações e omitem informação relevante;
  q) existem coisas muito bonitas;
  r) é contrário à Bíblia (só aceita-se o que puder ser interpretado segundo a Bíblia);

* Aplica aquelas continhas (50.000000 X 200.000) para um único casal de há 6 mil anos.
* A Teoria da Relatividade não é contrária ao senso-comum? No caso afirmativo, isso significa que é falsa?
* Disseste que 5 metros é pouco para um gigante? Admitindo que "-" equivale a meio metro:
  a) --
  b) ----
  c) ----------
  Eu teria pouco mais que a); alguém que sofre de gigantismo, ou o homem mais alto do mundo, tem uma altura próxima de b); o tal rei gigante com aquela cama gigante e um Tiranossauro Rex tinham uma altura próxima de c) A altura desse dinossauro é pouca para um ser humano gigante?
* Quantas gerações de humanos existiriam num milhão de anos, supondo que uma geração corresponde a 80 anos?
* E quantas gerações de humanos existiriam em 200 mil anos?
* Tens noção do que sejam 100 milhões de anos?
* Se a tecnologia mais avançada entre todos seres humanos forem a pedra talhada, o que se espera que seja a tecnologia mais avançada da próxima geração?
* Imagina algo que levaria alguém num grupo sem qualquer tecnologia a lascar pedra para criar instrumentos?
* Imagina que atiro 10 bolas, cada uma com cores diferentes, ao acaso de modo a formar uma sequência exacta. Em quantas tentativas se espera que isso aconteça?
* Depois dessa sequência exacta posso fazer cópias dela, mas alterando, removendo ou adicionando uma bola de qualquer cor. Supondo que as cópias são exponenciais, quantas sequências diferentes posso ter depois de um número de "gerações" igual ao número de tentativas esperadas para formar a sequência original?
* Existiram extinções em massa? Dê exemplos.
* Animais extinguiram-se na presença do Homem? Dê exemplos.
* Existem espécies em vias de extinção? Dê exemplos

* Já te enganaste-te no fórum? Se a resposta for afirmativa, indique as mensagens que ocorreram esses enganos.
* Admitiste que erraste nessas ocasiões? Se a resposta for afirmativa, indique as mensagens com essas admissões.
* Eras capaz de admitir que um chimpanzé é mais inteligente em algo do que você?
* Tendo em conta as respostas às duas perguntas anteriores, consideras-te alguém humilde?
* Se mostrar mensagens onde cometi enganos, e admiti-o, e tendo em conta que considero que chimpanzés têm capacidades intelectuais superiores à minha, consideras-me arrogante?
* O que achas de alguém que critica o conteúdo da Bíblia, ou os seus apoiantes?
* Achas que eu odeio Deus? Justifica-te.

* Serias capaz de defender as tuas posições se a Bíblia não existisse?
* És capaz de defender as tuas posições sem recurso a referências à Bíblia?
* Um aborígene que nunca ouviu falar na Bíblia, sabe que pode receber a salvação através de Jesus?
* Se a Lei está gravada na consciência, e não é necessário a Bíblia, então para que serve a evangelização? Não vão informar o que todos já sabem?
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2007, 15:32:48 por PedroAC »
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #707 Online: 20 de Dezembro de 2007, 14:59:22 »
Ciencia é uma coisa, pode ser constatada...crença é outra, só existe dentro da cabeça de quem a tem e acho até que deve ter um efeito placebo, mas não se aplica ao mundo real... :ok:
Claro que são duas coisas totalmente diferente. Não sabias disto?
A religião é baseada na fé e a ciência em provas.
Citar
Mas não vamos empurrar isso para o mundo real
Queres mudar o mundo como queria hitler?
Meu amigo seria impossível não haver religião no mundo. Os homens criariam as suas crenças de qualquer jeito.
Não é por causa de religião que existem as guerras e sim o comportamento individual de certas lideranças que contagiam a massa pelas suas teorias. A ganância, o querer tudo, ser maior são os fatores principais para a evolução das guerras. A verdadeira religião não veio ensinar a guerra e sim alguns líderes religiosos contaminados pela idolatria ganânciosa reverteram as verdades em mentiras.
A igreja católica influenciada pela política do império romano aceitaram algumas inverdades na qual mandou para fogueira muitos heréticos.
A religião veio para unir os povos e se não houvesse religião as coisa estariam pior.
Veja o exemplo do primeiro mundo anti-diluviano. Não havia leis e toda a humanidade se comrrompeu.
Depois as leis vieram para manter a ordem num segundo plano e tentar salvar alguns da corrupção humana.
Tudo partiu do judaísmo que paralelamente surgiu o paganismo, mais tarde vieram o cristianismo, catolicismo,islamismo, reformas e por fim o espiritismo de Kardec.
Não me venha dizer como muitos creem que o Deus dos hebreus era vingativo e que matava mulheres e crianças, pois tudo isto é baseado numa linguagem figurativa que precisas ser codificada de acôrdo com a bondade de Deus.
Sei que vais ignorar muita coisa que falei, mas antes que faça alguma crítica procure saber a realidade das coisas.
Se este Deus é este como os ateus pensam não haveria mais a crença no Deus dos hebreus.
É por falta de fé e de uma sabedoria inteligênte que muitos se desviam da palavra e fazem da igreja até comércio.
Tudo isto não abala, pois a igreja foi advertida que nos ultimos apareceriam estes falsos profetas.
Se a bíblia não disesse nada aí seriamos apanhados de surpresa.
Citar
Então,
criacionismo é crendiçe religiosa...não dá p/ comparar com evolucionismo
É comparar  o papai noel com uma maçã!!!
Para quem não acredita em Deus está com toda razão.


Desculpe erivelton, mas agora vc não disse coisa com coisa.
E religião só existe no mundo de fantasia sim, dentro da cabeça das pessoas. Voce querer que seja diferente não vai mudar isso!!!

E que estorinha é essa de hitler?!?!?

E o unico efeito comprovado das crendiçes no mundo real é o efeito placebo sim!!!

Religião=fantasia...como papai noel, gnomos, etc...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #708 Online: 20 de Dezembro de 2007, 15:00:57 »
Ah sim...Religião=mal no mundo....

Alguns foram piores, mas todos propagam a ignorancia de alguma forma.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #709 Online: 20 de Dezembro de 2007, 15:07:41 »
Mas, segundo você mesmo disse, eu não deveria ter querer... a vontade dele me seria imposta.... no entando não é assim, a vontade dele não prevalece sobre a minha... logo, eu sou soberano de mim mesmo.
Continuo aguardando... espero sentado.... não vi nenhuma autoridade suprema e muito menos uma explicação plausível para aquele teu confuso comentário.  :P
Os teus argumentos são de um cético que apenas servem para instruilo pessoalmente. Voce não acredita em autoridade suprema porque não acredita em Deus, mas acontecesse que levando-se em consideração que possa existir um Deus a vontade dele foi que prevaleceu conforme tudo o que criou.
Paulo explica isto a igreja em Romanos 9:19 Dir-me-ás então. Por que se queixa ele ainda? Pois, quem resiste à sua vontade?
Romanos 9:20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
Quem pediu para nascer?
Tivemos alguma vontade para isto?
Claro e evidente que seus pensamentos está de acôrdo com a tua vontade e temos inteligência para entrar pelo caminho que quisermos.
Entendeu do ponto vista cristão?
Jesus completa dizendo:João 5:30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

...Ou seja, se existisse esse deus cristão e sendo a vontade dele soberana, então o ceticismo do Spitfire é porque ele quiz, e nosso colega forista não acredita no seu deus cristão porque ele não quer que ele acredite!!!

Logo o tão falado "livre arbitrio", a liberdade de escolher entre o bem e o mau não existe, ou por, é uma mentira do desse deus?!?!? Isso é meo contra o cristianismo não?
p.s. Eu nem li direito suas citações, elas não trazem nenhuma informação valida para a discussão alem de atrapalhar o entendimento de suas respostas.

Erivelton, e quanto a isso?? Existe livre-arbitrio?? Algum argumento??
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #710 Online: 20 de Dezembro de 2007, 15:44:53 »
Chega, Erivelton.  Se você não entendeu até agora, não vejo por que insistir.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline PedroAC

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.172
  • Sexo: Masculino
    • PedroAC
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #711 Online: 20 de Dezembro de 2007, 16:34:39 »
../forum/topic=13602.675.html#msg275315
Será que o Erivelton pode mostrar as estatísticas que relacionam o número de crentes, crimes, educação e riqueza em cada país, e estudos que relacionam a crença num Deus com o nível de vida?  ::)

../forum/topic=14278.new#new
Citar
"Alguns cometeram assassinatos. Seus pastores cumpriram pena de prisão. E, renascidos, eles agora acreditam que sua missão é levar a palavra de Deus às mesmas ruas que antes aterrorizavam", diz a reportagem.

Pelos vistos a teoria da coerção espiritual não dá muito resultado.  :hihi:

Anotei umas frases que disseram num programa português. Um actor foi a uma escola dizer que foi lá para "convencer as crianças a escreverem para o Pai Natal" (o Pai Natal é o Papai Noel; tal como no Reino Unido diz-se "Father Christmas" e na América é "Santa Claus"). Dizia que os "adultos não acreditam que o Pai Natal existe" e que "se não existisse, o mundo seria mais triste".
Esse argumento é familiar, não é?

Noutro dia, foi um apresentador à escola:
"Vocês acreditam no Pai Natal?"
"SIM!"
(mas houve alguns que disseram que não)
"Se tu não acreditas no Pai Natal, por que escreveste?"
"Porque o professor Mário mandou."
(...)

Aparece o Pai Natal pela porta com um saco de prendas, e pergunta:
"Quem não acredita põe o dedo no ar? E quem sou eu? (O PAI NATAL!) E como faz o Pai Natal? (OH! OH!) E como faz o Pai Natal? OH!OH!OH! E o Pai Natal não existe?!"

No final o apresentador pergunta outra vez:
"Quem não acredita que o Pai Natal não existe?"
(menos crianças levantaram o ar)
"E fazem muito bem, porque devemos acreditar naquilo que achamos que devemos acreditar."

Esses últimos que não acreditam que o Pai Natal existe devem ser uns tristões, que deviam era serem optimistas, não é? É que o Pai Natal existe, ou então o mundo seria triste, não é? Ou não será assim? ::)

O actor chama-se Luis Aleluia, e interpretava o professor Natalino. O apresentador chama-se Guilherme Leite.

Os argumentos do Erivelton e do VideoMaker são semelhantes ao da existência do Pai Natal.  :biglol: E esse programa existe. Chama-se "Querido Pai Natal", e dá ao final da tarde na RTP.

Para dizer se ficava pior ou melhor, convém apresentar valores, o que distingue das pessoas que só inventam. Neste caso dados de de nações com mais crentes ou com base religiosa, com as seculares e com menos crentes. Será que Erivelton terá uma enorme surpresa se encontrar os dados?  :hihi:
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline PedroAC

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.172
  • Sexo: Masculino
    • PedroAC
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #712 Online: 20 de Dezembro de 2007, 17:54:06 »
A probabilidade de uma espécie irracional mudar para uma inteligência igual a nossa deve ser de 1 a cada 1000000 milhão de genes, pois o que mais na natureza são seres irracionais em comparação a inteligência humana.
Esses valores foram inventados, não é?
Esqueceste daquelas partículas que ficaram pretas apenas por mutações e selecção? Supõe que quanto mais branco mais irracional é, e quanto mais preto mais racional é. Essa probabilidades inventadas vão todas a baixo.  :hihi:

E então as experiências com os chimpanzés e macacos? Não contam?
E os Australopithecus, o Homo habilis, Homo erectus, etc. ?

Diz-me o que é ser racional, e como se testaria para definir se um ser é racional ou não. Se não fores capaz de fazê-lo, então esse termo não é um conceito: é apenas uma etiqueta sem qualquer significado que se aplica aos humanos, mas não aos animais restantes.

http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=3953
«Animais racionais e irracionais, descubra as diferenças»
Citar
A nossa perspectiva de inteligência é antropocêntrica, pelo que na sua avaliação os animais ditos irracionais partem em desvantagem. Porém, o gradiente cognitivo que atravessa espécies e indivíduos é mais suave do que se pensa.
Citar
A separação entre Homens e animais, ou animais racionais e irracionais, é algo que está profundamente enraizado na nossa cultura, mas um critério objectivo para classificar estas diferenças parece difícil de formular.Tipicamente aquilo que se faz, é um pensamento no sentido inverso, ou seja, pensamos naquilo que Homem consegue fazer e que mais nenhuma animal consegue; e conclui-se que essa é a grande diferença entre ambos. O problema deste conceito é que também se podem arranjar muitas capacidades que os animais têm e que o Homem não consegue igualar. Como resposta a este paradigma, poder-se-ia restringir o problema às questões do intelecto, ou seja relacionadas com a inteligência e com a aprendizagem. Mas nem isso parece funcionar, uma vez que as próprias definições de inteligência e aprendizagem são também elas muito ambíguas, e rapidamente cai-se em explicações determinísticas, tais como: as abelhas conseguem construir ninhos complexissimos porque essa faculdade lhes está inscrita nos genes, e os Homens conseguem construir arranha céus porque são muito inteligentes.
Citar
A nossa definição de inteligência é um conceito absolutamente antropocentrado, daí que a nossa tendência seja para considerarmos como mais inteligentes aqueles animais que mais se assemelham a nós. O Chimpanzé talvez ganhe este campeonato. A estrutura proteica do seu ADN é em 97,6% semelhante à nossa, ou seja, geneticamente a distância que nos separa do Chimpanzé é menor do que a que separa o Burro do Cavalo. Efectivamente, a capacidade de aprendizagem e de utilização de instrumentos é uma característica dos Chimpanzés. Também os Golfinhos, têm dado inúmeras provas da sua inteligência e até as aves, que durante muito tempo se pensou que eram estúpidas, sabe-se agora que são bastante inteligentes, em particular os corvídeos. Os peixes, que para muitas pessoas, sugerem animais destituídos de sistema nervoso central e de qualquer personalidade, podem aprender a reconhecer uma determinada pessoa e a demonstrar-lhe sinais de afecto.

http://super.abril.com.br/superarquivo/2003/conteudo_123849.shtml
Citar
INTELIGÊNCIA

A idéia de que somos os únicos animais racionais tem sido destruída desde os anos 40. A maioria das aves e mamíferos tem algum tipo de raciocínio.


 
AMOR

O amor, tido como o mais elevado dos sentimentos, é parecido em várias espécies, como os corvos, que também criam laços duradouros, se preocupam com o ente querido e ficam de luto depois de sua morte.

 
CONSCIÊNCIA

Chimpanzés se reconhecem no espelho. Orangotangos observam e enganam humanos distraídos. Sinais de que sabem quem são e se distinguem dos outros. Ou seja, são conscientes.

 
CULTURAO primatologista Frans de Waal juntou vários exemplos de cetáceos e primatas que são capazes de aprender novos hábitos e de transmiti-los para as gerações seguintes. O que é cultura se não isso?

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2005/09/330302.shtml
« Habeas-corpus Pede Liberdade de Chimpanzé» (lembro-me dessa notícia)
Citar
Em seu pedido à Justiça declara “A ciência já provou que os chimpanzés têm capacidade de raciocínio tal qual o homem, portanto, trata-se de uma pessoa que não pode permanecer enjaulada”.

Para o promotor, "[os chimpanzés] têm raciocínio, sensibilidade (...). [Ela] é uma pessoa que não pode permanecer presa".

No pedido de habeas corpus, Santana ressalta que, "inicialmente, assim como os humanos, os chimpanzés são animais altamente emotivos". "Quando aprisionados, passam a viver em constante situação de estresse, que geralmente os leva a disfunções do instinto sexual, mutilações e a viver em um mundo imaginário, semelhante a um autista." Cientistas apontam que o chimpanzé tem 99,6% dos genes dos homens.

http://antropoides.no.sapo.pt/inteligencia.htm
Citar
Em relação ao campo do comportamento, o homem, com sua arrogância, sempre tentou se diferenciar  através da menção de tais comportamentos.
     O primeiro comportamento que era considerado típico do homem era o uso de ferramentas. Só que esse raciocínio foi derrubado quando vieram os primeiros registros de observações de chimpanzés e gorilas. Esses animais, geralmente utilizam ferramentas que encontram pela mata para os mais diversos fins.
Aí, o homem passou a dizer que o que nos separava era a capacidade de inventar. No entanto chimpanzés foram observados inventando.
     Jane Goodall, a primeira observadora do comportamento dos chimpanzés, relatou a primeira vez que viu um chimpanzé inventando: "(...), em outubro de 1960, observei David Greybeard estendendo a mão, pegar uma folha da relva bem larga e apará-la cuidadosamente para que pudesse ser enfiada com maior facilidade na entrada estreita do ninho de cupins. Ele estava não apenas utilizando o capim como um instrumento - Na verdade, ao modificá-lo para que se adequasse a um propósito especial, estava demonstrando os rudes princípios da fabricação de instrumentos".  Posteriormente ela observou chimpanzés utilizando folhas para fazerem rústicos copos para armazenarem água numa viagem. E seu professor, o responsável da ida de Goodall as florestas disse: "Agora precisamos redefinir homem, redefinir utensílios, ou aceitar os chimpanzés como humanos."

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=9963
«Chimpanzé também é 'gente', diz estudo»
Citar
Para Tattersal, uma vez que a maior parte da história evolutiva do homem é compartilhada com os chimpanzés, 99,4% de identidade é um número pequeno. 'E insignificante, comparado às diferenças morfológicas e cognitivas produzidas por esse 0,6%.'

Genética errada

Para o antropólogo físico Walter Neves, da USP, o problema dos estudos genéticos é que eles partem do raciocínio 'simplista' de que os genes têm todos o mesmo valor, ou seja, de que diferenças percentuais no número de sequências de DNA podem servir como critério para aproximar ou não duas espécies.

'Não dá para achar que todo gene tem o mesmo peso. Eles têm escalas de abrangência diferentes.' Segundo Neves, um gene que regula o efeito de vários outros não pode ser comparado a um que produza uma proteína simples. 'Só vamos poder comparar quando houver uma hierarquia de genes', afirmou. 'O problema é que a genética é mal feita.'
(Folha de SP, 21/5)
(o que demonstra como errado está o teu cálculo probabilístico inventado; também tem de ter em conta que um fenótipo pode ser apenas com uma combinação de genes)

http://comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=31&id=363
Citar
Depois de deixar à mostra a animalidade do homem não construído, uma forma de afirmação da soberania humana na natureza é recorrer aos atributos ainda considerados por muitos como exclusivos dos seres humanos. Solidariedade, bondade, empatia, inteligência, raciocínio, aversão ao incesto, consciência, cognição, cultura, comunicação, tradição, produção e uso de ferramentas seriam alguns deles, certo? Errado. Frustrante ou instigante pode ser a descoberta de que todos esses atributos são, na verdade, exibidos também por primatas (chimpanzés, bonobos, gorilas e orangotangos). Afinal, é isso que os cientistas têm revelado nos últimos 20 anos.

http://www.redepsi.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=588
«Cientistas descobrem gene que deu raciocínio aos humanos»

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2004/01/040114_cerebroebc.shtml
«Cientistas descobrem gene que deu raciocínio aos humanos»

Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline PedroAC

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.172
  • Sexo: Masculino
    • PedroAC
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #713 Online: 20 de Dezembro de 2007, 18:08:17 »
Erivelton, e quanto a isso?? Existe livre-arbitrio?? Algum argumento??
Para os cristãos fundamentalistas o termo "livre-arbítrio" é um termo sem qualquer significado.
E uma vez no YouTube consegui que um deles revelasse como esse tal "free-will" não tem grande valor; pela definição que deu, é como ter o direito de querer um gelado, mas ser impossível tê-lo.  :hihi:

É como a questão do raciocínio: é uma mera etiqueta que se coloca. Não existem quaisquer condições para atribuir algo como tendo razão, ou livre-arbítrio. Sem ser essa: ser humano. O que é patético.

E antes que o Erivelton venha com críticas sobre os temas que falo:
escrevi essa mensagem, dedicada à evolução: ../forum/topic=13602.700.html#msg275446
E essa sobre a inteligência: ../forum/topic=13602.700.html#msg275446

Todas as outras mensagens são respostas ao que escreveste, por isso se tens problemas com os temas abordados, só podes culpar a ti mesmo. E é melhor ver bem o tópico para reparar que é assim que tem sido. O que vens confirmar é a minha hipótese que certas pessoas procuram oportunidades de criticar os outros que os próprios são os culpados, ou pelo menos piores.
Nesta mensagem respondo uma resposta que deram a você. Se a "Gestapo" quiser, então passo a justificar os temas das mensagens que escrevo.
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Erivelton

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.555
  • Sexo: Masculino
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #714 Online: 21 de Dezembro de 2007, 10:17:09 »
Eu acredito que houve um cara que deu origem ao cristianismo, mas não que ele seja como está nos evangelhos. Não acho que tenha nascido de uma virgem emprenhada por um fantasma e nem que tenha ressuscitado.
Então houve alguém que fundou o cristianismo. Para que mais explicação?
Agora não acreditar que o tal era assim é uma outra história.
Conclusão: Jesus pode ter existido.
O que ateus querem para confirmar isto são as provas. Correto?
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.555
  • Sexo: Masculino
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #715 Online: 21 de Dezembro de 2007, 10:20:08 »
Se teu deus tem alguma autoridade, supremacia ou seja lá o que for ele que prove onde ele estava durante o processo evolutivo, pq ninguém viu  :P
De novo, provas?
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.555
  • Sexo: Masculino
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #716 Online: 21 de Dezembro de 2007, 10:24:24 »
Concordo, religião provem de fé cega, quem cria a religião é o homem.
Era isto que eu estava querendo fazer endendê-lo. A religião sempre existiria.
Citar
É por isso que o pessoal que vive na tal terra santa se ama tanto.
O pior é que existem inúmeras religiões, qual delas é a correta?
Sabes me explicar porque Israel sofre perseguições?
Citar
Quem avisou a igreja?
O apóstolo Paulo
Citar
Quem são esses falsos profetas?
Estão espalhados por toda a parte
Citar
Cite alguns profetas verdadeiros?
Ninguém conheçe o coração de ninguém, mas Jesus deu uma dica: Pelo fruto se conheçe a árvore.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.555
  • Sexo: Masculino
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #717 Online: 21 de Dezembro de 2007, 10:26:43 »
Já pesquisamos. A diferença é que nós não acreditamos em lendas.
A arqueologia nunca provou que Jesus existiu.
Mesmo que provasse Jesus o que mudaria no pensamento ateu?
Citar
Se eu não gostei, tenho o direito de reclamar e questionar o criador, por que não?
E o que faz todos os dias, não é reclamar e questionar?
Agora estás livre para decidir teu futuro.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #718 Online: 21 de Dezembro de 2007, 10:27:34 »
Se teu deus tem alguma autoridade, supremacia ou seja lá o que for ele que prove onde ele estava durante o processo evolutivo, pq ninguém viu  :P
De novo, provas?

De novo, QUEM AFIRMA A EXISTÊNCIA DE ALGUMA COISA é quem deve apresentar provas dessa existência, nunca quem a nega.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #719 Online: 21 de Dezembro de 2007, 10:32:16 »
Se teu deus tem alguma autoridade, supremacia ou seja lá o que for ele que prove onde ele estava durante o processo evolutivo, pq ninguém viu  :P
De novo, provas?
Simples assim!!! Se algo existe alem do dominio da imaginação pode ser provado...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Erivelton

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.555
  • Sexo: Masculino
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #720 Online: 21 de Dezembro de 2007, 10:40:08 »
Erivelton, e quanto a isso?? Existe livre-arbitrio?? Algum argumento??
Eu comparo o livre arbítrio com o sentido da vida.
Existe sentido para vida? Existe livre-arbítrio?
Se learmos em consideração que não pedimos para nascer então não houve escolha para isto de nossa parte e logicamente não houve livre-arbítrio. Certo?
A mesma coisa é o sentido da vida. Quem disse que a vida tem sentido?
Resposta: A vida tem sentido porque podemos dar sentido a ela e o livre arbítrio existe porque podemos decidir nossas questões.
Adão é um exemplo universal para toda a humanidade. Se um criador chegasse para voce e te colocasse num paraíso prometeria fidelidade eterna?
O ser humano é passivel de erro, pois não é um robô e pelo livre arbítrio Adão fez o que fez.
Adão foi questionado e disse que viveria eternamente se a obediência fizesse parte de sua vida.
Adão foi avisado e aceitou. Quem não gosta de viver?
Temos sim livre arbítrio e somos responsáveis pelas nossas atitudes.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Suyndara

  • Visitante
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #721 Online: 21 de Dezembro de 2007, 10:56:46 »
Se teu deus tem alguma autoridade, supremacia ou seja lá o que for ele que prove onde ele estava durante o processo evolutivo, pq ninguém viu  :P
De novo, provas?

De novo, QUEM AFIRMA A EXISTÊNCIA DE ALGUMA COISA é quem deve apresentar provas dessa existência, nunca quem a nega.

Ué.

Eu apresento provas da evolução e até publico...que tal se deus desse o ar da graça e mostrasse em qual parte do processo ele jura que se meteu? :hihi:

Sério, vc está a páginas e páginas torrando a paciência do Pedro e negando as evidências evolutivas, afirmando que deus é a inteligência que guia o processo, então kdê? Pq raios essa tal "icógnita" nunca aparece em nenhuma análise? :?

Se vc afirma assim tão veementemente, é pq com certeza tem provas não? :)

[]s

Suyndara

  • Visitante
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #722 Online: 21 de Dezembro de 2007, 10:58:52 »
Isso pra mim não é livre arbítrio, chama-se CONSCIÊNCIA  :wink:


Offline Erivelton

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.555
  • Sexo: Masculino
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #723 Online: 21 de Dezembro de 2007, 11:04:06 »
Chega, Erivelton.  Se você não entendeu até agora, não vejo por que insistir.
Pois é Dantas, o que mais recebo aqui são interpretações que justificam apenas o pensamento ateu. Quando parto para mostrar as possibilidades de uma evidência que possa existir as respostas vem acompanhadas de mitologias.
Do lado cético eu dou toda a razão a voces, mas existe o outro lado da moeda que faz as pessoas desmenbrarem as possibilidades.
Ateu está em conformidade com a ciência baseado somente nas provas e se eles não existem, não aceitam.
Veja um exemplo: A bíblia diz que Deus criou o mundo em 7 dias.
Como as escrituras foram escritas no século XII ou XVII conforme várias interpretações, julga-se que tudo foi baseado em uma cultura que Deus teria atribuído um dia de descanso para a humanidade.
Do outro lado da moeda pode-se entender que ninguém a não ser Deus poderia revelar para a humanidade os relatos da criação. Correto?
Sendo assim dentro destes parâmetros eu pergunto: Quanto tempo era cada dia de Deus?
Ninguém sabe, pois ainda não existia cronometragem de tempo na época da criação.
Se Deus quis dar a entender que 7 dias seria seria igual o calendário da época era para preparar uma lei para o povo.
Esta é uma possível explicação e que pode ser bem aceita para aqueles que crêem, mas os ateus precisam de provas. Como obtê-las?
Estou dando esta explicação mostrando que não existe contradições a este repeito, pois na verdade poderíamos afirmar que Deus não quis revelar científicamente em quanto levou para criar o mundo.
Por mais ateu que seja uma pessoa ela vai afirmar que possa existir esta possibilidade de interpretação, mas como não existem provas da existência de Deus qualquer interpretação não passará de uma mitologia.
Não vejo porque desistir, pois gosto de desafios e de perguntas difíceis. Aliás pelas perguntas mais complicadas a cada dia eu aprendo mais.  :ok:

Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #724 Online: 21 de Dezembro de 2007, 11:07:47 »
Mas, segundo você mesmo disse, eu não deveria ter querer... a vontade dele me seria imposta.... no entando não é assim, a vontade dele não prevalece sobre a minha... logo, eu sou soberano de mim mesmo.
Continuo aguardando... espero sentado.... não vi nenhuma autoridade suprema e muito menos uma explicação plausível para aquele teu confuso comentário.  :P
Os teus argumentos são de um cético que apenas servem para instruilo pessoalmente. Voce não acredita em autoridade suprema porque não acredita em Deus, mas acontecesse que levando-se em consideração que possa existir um Deus a vontade dele foi que prevaleceu conforme tudo o que criou.
Paulo explica isto a igreja em Romanos 9:19 Dir-me-ás então. Por que se queixa ele ainda? Pois, quem resiste à sua vontade?
Romanos 9:20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
Quem pediu para nascer?
Tivemos alguma vontade para isto?
Claro e evidente que seus pensamentos está de acôrdo com a tua vontade e temos inteligência para entrar pelo caminho que quisermos.
Entendeu do ponto vista cristão?
Jesus completa dizendo:João 5:30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

Então sua citação acima não vale nada?!?!?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!