Autor Tópico: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton  (Lida 166943 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #800 Online: 21 de Dezembro de 2007, 14:34:51 »
Qual a diferença dá sua fé no deus onifodão e a minha do Monstro Espaguete?
Voce acredita em deuses?
Então para que fazer comparação?
Para que você perceba que a sua crença é tão ridícula quanto a outra.
Seria bom porque voce explicasse porque Deus não existe, assim ficaria mais bonito.
Pela milionésima segunda vez: é você que tem que provar que Deus existe. Nós não estamos afirmando nada sobre Deus e nem podemos. Não temos informação nenhuma sobre ele.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #801 Online: 21 de Dezembro de 2007, 14:43:52 »
Que tal "busca da verdade"? Que tal contra-ataque aos que enchem nosso saco o tempo todo com suas pregações e ameaças?
Já te pedi para aceitar Jesus, já te pedi para ir a uma igreja?
Eu não estou falando de você. Leia o tópico de novo. Ou talvez esteja, já que você diz as coisas como se fossem a verdade absoluta.
O que tem a sua resposta a ver com as calças? Estamos falando de questionar Deus.
Voce disse que não tem opção de escolha e quando Jesus disse: Queres ir também é para que cada um escolhesse seu tipo de vida.
???
Ninguém questiona quando um filho vem ao mundo. Nossos filhos pediram para nascer?
Não. Seguimos nossos instintos e tentamos preservar a espécie, assim como todos os seres vivos.
E Deus? Segue instintos? Ele não tinha outras opções, já que é todo poderoso?
Estevão morreu apredejado. Morte mais cruel que esta.
Cristãos foram queimados em fogueira?
João batista teve a cabeça cortada.
Eles pediram para nascer e serem cristãos?
Acho que não entendi nada do que você disse, mas posso responder que, se não pediram para nascer, tornaram-se cristãos por escolha própria. E poderiam ter renegado sua fé para escapar da morte, nem que fosse fingindo.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #802 Online: 21 de Dezembro de 2007, 14:47:26 »
Eu incluiria até os Ateus como uma entidade religiosa, pois apesar de não acreditarem no Monstro Espaguete falam daquilo que não existe. Se falam do Monstro Espaguete é porque Monstro Espaguete pode existir. O que faltariam eram as provas.
Não é só os evangélicos que serão salvos porque o filho do Mostro Espaguete não especificou uma religião X. Ele vem buscar os bons.
bons.
Os magos e encantadores fizeram a mesma coisa que moisés fazia tansformando a vara em uma cobra. É impressionante!
Ou seja, os deuses dos magos existiam e tinham poder.
Era uma disputa de poder entre deuses.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #803 Online: 21 de Dezembro de 2007, 14:50:14 »
Começo a desconfiar que Erivelton está apaixonado pela falácia do Apelo à Piedade e vê o ateísmo como algum tipo de birra adolescente...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #804 Online: 21 de Dezembro de 2007, 14:50:27 »
Eu incluiria até os Ateus como uma entidade religiosa, pois apesar de não acreditarem no Monstro Espaguete falam daquilo que não existe. Se falam do Monstro Espaguete é porque Monstro Espaguete pode existir. O que faltariam eram as provas.
Não é só os evangélicos que serão salvos porque o filho do Mostro Espaguete não especificou uma religião X. Ele vem buscar os bons.
bons.
Os magos e encantadores fizeram a mesma coisa que moisés fazia tansformando a vara em uma cobra. É impressionante!

Praticamente o Mundo de Harry Potter.
 :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:
Quem sabe aqui alguns 2.000 anos,  o Harry Potter não se torne deus ou filho de deus;

"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #805 Online: 21 de Dezembro de 2007, 14:54:57 »
Começo a desconfiar que Erivelton está apaixonado pela falácia do Apelo à Piedade e vê o ateísmo como algum tipo de birra adolescente...

hahahahahahaha
Ele fica bravo se usarmos os mesmo argumentos que ele, porque será?
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #806 Online: 21 de Dezembro de 2007, 14:56:19 »
Como já estou indo embora quero deixar bem claro que a partir de agora só responderei a argumentos como faz o pedro, pois tem como objetivo de dar explicações.
Ok,
Entendemos... vc vai fugir do debate...
Só responde o PedroAC, pois ele é muito mais sutil que os outros nas respostas...Mesmo que vc não tenha considerado nenhuma delas...
Ou seja, ele não entende o que o Pedro diz, portanto não se sente ameaçado.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #807 Online: 21 de Dezembro de 2007, 15:29:09 »

Putz....
Faz sentido!!!!
Mas ele parece um adolecente birrento tentando passar a imagem de maturidade!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #808 Online: 21 de Dezembro de 2007, 17:36:27 »
E para que pare de dizer que odeio Deus, ou que tenho esperanças que não exista, ou que odeio a religião...
Feliz Natal, Feliz Ramadão, Feliz Chanukkah!!!
<a href="http://www.youtube.com/v/seRBYwz3NNQ&amp;rel=1&amp;border=1" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/seRBYwz3NNQ&amp;rel=1&amp;border=1</a>

No YouTube um senhor americano disse que há cristãos ao saberem que é ateu, que acham que ele acha ofensivo dizerem-lhe "Merry Christhmas!".  :biglol: Eu tenho uma árvore de Natal, um presépio, decorações, cartões, e escreve "Feliz Natal e um Bom Ano Novo". Também não acredito que existe um Pai Natal (Papai Noel), mas ele vai incluído, e se tiver filhos quero que tenham os mesmos rituais tradicionais. Podem aprender por si que certas histórias não passam de histórias. :hihi: Aliás, gostava que conhecessem as crenças, rituais e origens de diversas religiões, e que decidam por si. E é engraçado que numa entrevista que assisti no canal da BBC News, Richard Dawkins defendia algo assim. Acho que quem tiver logo conhecimento das diversas religiões e tiver contacto com diversos crentes, passará a considerar que qualquer uma é tão verdadeira como a outra. Independentemente das suas crenças, o que interessa é que não sejam fanáticos. E acreditar que existe um Deus não é fanatismo, mas sim a postura que certas e determinadas pessoas têm com o que acreditam.

Os meus pais também não são religiosos, mas acham que a catequese teve uma importância cultural, e eu próprio estive em aulas de Educação Religiosa e Moral (apesar de falarem só sobre o cristianismo...). Tenho um crucifixo florescente oferecido por uma avó, fotos de andores (do S. Miguel a lutar contra Diabo, o Senhor da Pedra, etc.), e os meus pais têm uma imagem de Virgem de Fátima que uma tia deu.
Já entrei em Igrejas, fui convidado a assistir uma reunião num Salão do Reino (e até ajudei um crente anotando o que era dito, pois teve um problema médico), ajudei uma Testemunha de Jeová que estava com um bebé ao colo num parque e tinha deixado cair uma revista (por isso é que soube que era Testemunha), tenho uma amiga muçulmana, ajudei um rapaz que ficou a falar sobre o Reino Universal de Deus e em Deus, e também um evangélico que estava à saída da Faculdade, defendi um Mórmon num fórum evangélico, e elogiei um muçulmano no YouTube (e ele perguntou-me se quero aprender o islamismo; vou respondê-lo), etc.

Por isso ainda não percebi em que é que o Erivelton se baseia para dizer que tenho ódios ou esperanças de não sei o quê. Sonhou comigo?
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #809 Online: 21 de Dezembro de 2007, 18:15:54 »
Se você acredita em que há um deus, use argumentos que não dependam da Bíblia nem de qualquer outro livro sagrado.
Mostrei dentro da evolução que eu acredito num Deus intelig|ênte.
A propósito a bíblia?
Tente provar que há um deus qualquer, não o da Bíblia,
Esqueceu que eu defendo um Deus material que sempre existiu.
Isto está na bíblia?
a menos que você prove que a Bíblia é verdade (toda, e não apenas alguns detalhes).
Provas, outra vez. Não  :nojo:
Primeiro prove que há um deus, depois tente provar que ele é o deus da Bíblia.
Outra vez! :enjoo:
Você está fazendo o contrário: está citando a Bíblia como se ela provasse alguma coisa.
Quem vai provar DEUS?
Não quer falar da bíblia então questione algo sem ela e estarei pronto para responder. :ok:

Pela milionésima segunda vez: é você que tem que provar que Deus existe. Nós não estamos afirmando nada sobre Deus e nem podemos. Não temos informação nenhuma sobre ele.
E por causa disto não podes dar uma explicação?
Veja bem não estou te pedindo provas.
Acho que não entendi nada do que você disse, mas posso responder que, se não pediram para nascer, tornaram-se cristãos por escolha própria. E poderiam ter renegado sua fé para escapar da morte, nem que fosse fingindo.
Pedro não negou, Judas não traiu?
Pura mágica
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2007, 18:25:04 por Erivelton »
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #810 Online: 21 de Dezembro de 2007, 18:45:17 »
Vejo o ateísmo como uma maneira de se viver independente de qualquer religião ou que exista alguma divindade.
Até aí tudo bem, dá para aceitar.
Tomé também não acreditou, judas o traiu, pedro o negou e vários apóstolos foram embora para sua terra natal quando Jesus foi morto.
A humanidade tem tendência a descrer em divindades e por isto até muitos cristãos perdem a fé e saem de suas igrejas.
Que diferença faz de um ateu para um cristão afastado da igreja?
Ambos estão no mesmo barco e serão julgados porque não acreditaram?
Quem afirmar que religião não muda a vida das pessoas estão mentindo, pois muitos hoje sairam de suas vidas tortas e estão servindo a Deus.
Estar fora da comunhão com Deus tráz na maioria um vazio sentimental na vida de cada um e deixam de ser amigos do bem. O exemplo está aí: o mundo cada vez pior.
A ganância, o eu, o meu, eu sei, tudo posso e com isto a humanidade vai sendo refém de cada verdade absoluta.
Será que Deus colocaria o homem no mundo e diria: Aquele que não crer em mim vai para o inferno?
Não pessoal isto não é verdade, pois o sentido da frase é outra totalmente diferente.
Posso não acreditar em Deus e ser uma excelente pessoa. não posso?
Seremos julgados pelas boas obras e não porque deixamos de acreditar em Deus.
O samaritano como falei deu exemplo de um bom judeu ao passo que eles próprios desprezavam a bondade.
O único erro que acho no ateísmo é que alguns se sentem donos absolutos de sí e ainda querem com isto aplicar a religião, a divindade como sendo algo diabólico. Promovem com isto o pensamento cético e promovem com isto a separação entre e o mundo e a religião.
Se alguém faz isto está querendo unir ou separar?
Este é o grande problema que trará julgamento a muitos.
No fato de desacreditarem isto é normal até no meio cristão.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #811 Online: 21 de Dezembro de 2007, 18:51:10 »
Vejo o ateísmo como uma maneira de se viver independente de qualquer religião ou que exista alguma divindade.
Até aí tudo bem, dá para aceitar.
Tomé também não acreditou, judas o traiu, pedro o negou e vários apóstolos foram embora para sua terra natal quando Jesus foi morto.
A humanidade tem tendência a descrer em divindades e por isto até muitos cristãos perdem a fé e saem de suas igrejas.
Quem afirmar que religião não muda a vida das pessoas estão mentindo, pois muitos hoje sairam de suas vidas tortas e estão servindo a Deus.
Estar fora da comunhão com Deus tráz na maioria um vazio sentimental na vida de cada um e deixam de ser amigos do bem. O exemplo está aí: o mundo cada vez pior.
A ganância, o eu, o meu, eu sei, tudo posso e com isto a humanidade vai sendo refém de cada verdade absoluta.
Será que Deus colocaria o homem no mundo e diria: Aquele que não crer em mim vai para o inferno?
Não pessoal isto não é verdade, pois o sentido da frase é outra totalmente diferente.
O samaritano como falei deu exemplo de um bom judeu ao passo que eles próprios desprezavam a bondade.
O único erro que acho no ateísmo é que alguns se sentem donos absolutos de sí e ainda querem com isto aplicar a religião, a divindade como sendo algo diabólico. Promovem com isto o pensamento cético e promovem com isto a separação entre e o mundo e a religião.
No fato de desacreditarem isto é normal até no meio cristão.

Erivelton,
O mundo não está pior...É a cobertura de imprensa que está muito maior!!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #812 Online: 21 de Dezembro de 2007, 19:05:42 »
Erivelton,
As doenças, a fome, aquecimento global, desemprego, guerras, falsos profetas etc, etc...
Onde está melhorando?
Com isto as pessoas vão perdendo a fé e a maldade aumenta. Concorda ou discorda?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #813 Online: 21 de Dezembro de 2007, 19:32:10 »
Erivelton,
As doenças, a fome, aquecimento global, desemprego, guerras, falsos profetas etc, etc...
Onde está melhorando?
Com isto as pessoas vão perdendo a fé e a maldade aumenta. Concorda ou discorda?
É claro que discordo, voce não está analisando como um todo...

Exemplo: Idade media: Peste negra, expectativa de vida: 30 anos, 1/3 da população mundial dizimada...
aprox. 60.000 atras: possivel evento de extinção que quase dizimou a humanidade (Não sei se essa hipotese ainda é considerada, mas em todo caso...)
Fronteira KT: Evento de quase extinção total (Na verdade houveram outros eventos piores)
Por ai vai....

A propósito, partindo do seu pressuposto de que a falta de religião é o que traz as desgraças da humanidade, a Suécia, como um país com "baixissimo indice de religiosidade" deve ser um inferno na terra!!!!

Minha suposição é que a ignorancia é o que traz as desgraças, e a religião como uma forma de ignorancia tem papel preponderante...Os países com "alto indice de religiosidade" são na sua maioria os com piores condições de vida, ou a Guatemala é o paraiso social e ninguem ve isso....

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #814 Online: 21 de Dezembro de 2007, 20:09:51 »
E por causa disto não podes dar uma explicação?
Veja bem não estou te pedindo provas.
Explicar o quê? Se não tenho evidências sobre deus algum, o que há para ser explicado?
Deus é um assunto a ser esquecido (se os religiosos deixarem...).
Pedro não negou, Judas não traiu?
Pedro negou a princípio, antes de Jesus ressuscitar, mas depois não. Poderia ter escapado da morte, se quisesse. Ele e todos os supostos mártires.
Quanto a Judas, estava fazendo o papel que Deus tinha destinado a ele. É por isto que há um Evangelho de Judas onde ele aparece como uma vítima, não como um criminoso.
Pura mágica
Fizeram a mesma coisa, só que um era obra de Deus e outro era mágica? Como você sabe? Ou apenas quer que seja assim?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #815 Online: 21 de Dezembro de 2007, 20:18:08 »
Outros se curaram tomando remédios para seus distúrbios mentais. Sim, a religião é uma droga poderosa.
Estar fora da comunhão com Deus tráz na maioria um vazio sentimental na vida de cada um e deixam de ser amigos do bem.
Não na minha vida.
Jesus disse isto. Está na Bíblia.
Só há um sentido para "Quem não crer em mim queimará eternamente no fogo que nunca se apaga, onde o verme que roi nunca morre, onde haverá choro e ranger de dentes".
Ainda bem que você pensa assim.
Promovem com isto o pensamento cético e promovem com isto a separação entre e o mundo e a religião.
Ser cético é não acreditar sem provas. Onde está o erro disto?
Qual é o mal em se acabar com a religião se a religião não for verdade?
Talvez queira apenas buscar a verdade, que não existe nas religiões.
Que tipo de julgamento? De Deus? Por que?

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #816 Online: 21 de Dezembro de 2007, 20:33:28 »
:biglol: E os bebés nascem a acreditar num Deus.[edit]?[/edit] Há um cristão que num vídeo do YouTube diz que todos nascemos ateus.  ::)

Se é cristão acredita. É como um

Claro que muda, e tenho imagens para prová-lo (assiste os vídeos, que vais ver como muda):

E agora tem uns que dizem que uma auto-estrada (ou via rápida) é cumpre uma profecia em Isaías (só para verem como as profecias funcionam):
Uma auto-estrada com o número 35, de Laredo a Duluth, cumpre a suposta profecia em Isaías 35:8 : «E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão.» Vê bem como mudou a vida dos crentes, a fecharem os olhos enquanto gritam para a auto-estrada, e dizem que uma casa de strip-tease tem de fechar. :histeria: No final os jornalistas falam da estrada que devem preparar, e que os crentes esqueceram-se, em Isaías 40:3 : «Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.» Nos dois versículos em inglês vertem para "highway", que significa caminho ou estrada.  :hihi: E ainda falam do tal círculo de Isaías. É tudo a mesma fantochada.

ERRADO! Veja as estatísticas para ver quais são os que estão piores: os países com mais crentes e os que têm menos crentes.

../forum/topic=3220.0.html#msg56121

http://www.timesonline.co.uk/tol/news/uk/article571206.ece
Título traduzido: "Sociedades pioram quando 'elas têm Deus do seu lado'"

http://crerparaver.blogspot.com/2007/12/papa-critica-atesmo.html

Estatísticas:
http://www.swivel.com/graphs/show/8244121
http://www.swivel.com/graphs/show/18369455

O Japão tem 64% de descrentes, e é o país com menos criminosos por cabeça. E dos mais avançados tecnologicamente.
Os Estados Unidos da América são os que têm menos descrentes - 3%! -, e é onde há mais criminosos por cabeça.

Portanto, essa tua alegação é, como o meu pai dizia, tirado do cu com pauzinho.

Achas que eu tenho algum vazio, ou lá o que é.[edit]?[/edit] Esse sentimento que estás para aí a falar deve ser como os apaixonados, que ao separarem-se sentem o tal vazio. Se nunca se apaixonou, nunca o vai sentir. Achas que as velhas beatas que estão sempre a pensar na morte, e que se vestiam sempre de preto quando se tornavam viuvas, é alguma alegria? Achas que alguém que ao ouvir "Adoro gelados" diz logo "Adora-se só a Deus" é um poço de alegria?

Ò meu caro, os mais generosos são ateus.

http://www.mwglobal.org/ipsbrasil.net/nota.php?idnews=923
«Países menos religiosos são os mais generosos»

Acho que não estamos a usar a mesma Bíblia.

Não me digas?

Abraão foi considerado justo por causa do quê?

Desde quando foste um bom samaritano?

O único erro que acho no ateísmo é que alguns se sentem donos absolutos de sí e ainda querem com isto aplicar a religião, a divindade como sendo algo diabólico.
:histeria: Pelo contrário. Até há ateus que acham que chimpanzés podem mais inteligentes que eles em certos aspectos. As grandes excepções são os totalitários comunistas que na prática eram como uns deuses. Até ontem estive a pensar nisso: eles são tratados como omnipresentes que nunca se enganam, tratados como um Pai, e que começam a eliminar os "maus" num julgamento apocalíptico.

Nem são só alguns dos crentes que são tão egocêntrica, que acham que tudo centra-se neles. Achavam que a Terra era o centro do Universo, e continuam a achar que são uma criação especial, e usam a ideia de Deus para se comportarem-se como fossem superiores a todos os outros. E falam em Verdade Absoluta, que atingiram a Luz, o Caminho, a Verdade (tudo com maiúsculas).

Promovem com isto o pensamento cético e promovem com isto a separação entre e o mundo e a religião.
Separação do Estado e da Religião, ou seja, Secularismo, o que permite todos terem liberdade de praticarem a sua religião, divulgarem-na e exibirem-se como crentes.
Wikipedia:
    * Ceticismo filosófico - uma postura filosófica em que pessoas escolhem examinar de forma crítica se o conhecimento e percepção que possuem são realmente verdadeiros, e se alguém pode ou não dizer se possui o conhecimento absolutamente verdadeiro;
    * Ceticismo científico - uma postura científica e prática, em que alguém questiona a veracidade de uma alegação, e procura prová-la ou desaprová-la usando o método científico.
O ceticismo científico tem relação com ceticismo filosófico, mas eles não são idênticos. Muitos praticantes do ceticismo científico não são adeptos do ceticismo filosófico clássico. Quando críticos de controvérsias científicas, terapias alternativas ou paranormalidades são ditos céticos, isto se refere apenas à postura cética científica adotada.
O termo cético é usado atualmente para se referir a uma pessoa que tem uma posição crítica em determinada situação, geralmente por empregar princípios do pensamento crítico e métodos científicos (ou seja, ceticismo científico) para verificar a validade de idéias. Os céticos vêem a evidência empírica como importante, já que ela provê provavelmente o melhor modo de se determinar a validade de uma idéia.

Apesar de o ceticismo envolver o uso do método científico e do pensamento crítico, isto não necessariamente significa que os céticos usem estas ferramentas constantemente.

Os céticos são freqüentemente confundidos com, ou até mesmo apontados como, cínicos. Porém, o criticismo cético válido (em oposição a dúvidas arbitrárias ou subjetivas sobre uma idéia) origina-se de um exame objetivo e metodológico que geralmente é consenso entre os céticos. Note também que o cinismo é geralmente tido como um ponto de vista que mantém uma atitude negativa desnecessária acerca dos motivos humanos e da sinceridade. Apesar de as duas posições não serem mutuamente exclusivas e céticos também poderem ser cínicos, cada um deles representa uma afirmação fundamentalmente diferente sobre a natureza do mundo.

Os céticos científicos constantemente recebem também, acusações de terem a "mente fechada" ou de inibirem o progresso científico devido às suas exigências de evidências cientificamente válidas. Os céticos, por sua vez, argumentam que tais críticas são, em sua maioria, provenientes de adeptos de disciplinas pseudocientíficas, tais como homeopatia, reiki, paranormalidade e espiritualismo, cujas visões não são adotadas ou suportadas pela ciência convencional. Segundo Carl Sagan, cético e astrônomo, "você deve manter sua mente aberta, mas não tão aberta que o cérebro caia".

A necessidade de evidências cientificamente adequadas como suporte a teorias é mais evidente na área da saúde, onde utilizar uma técnica sem a avaliação científica dos seus riscos e benefícios pode levar a piora da doença, gastos financeiros desnecessários e abandono de técnicas comprovadamente eficazes. Por esse motivo, no Brasil é vedado aos médicos a utilização de práticas terapêuticas não reconhecidas pela comunidade científica.

Quem tem problemas com o cepticismo é aquele que quer impor as suas ideias. E todos os crentes vivem bem em países com essa mentalidade que repudias, mas se misturarem religião com outras coisas, vão viver como em qualquer país teocrático (governado por Deus), e muitos deles têm sido notícia ultimamente.  :hihi:

http://crerparaver.blogspot.com/2007/12/religio-e-liberdade.html
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2007, 13:39:03 por PedroAC »
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #817 Online: 21 de Dezembro de 2007, 21:10:46 »
http://pt.wikipedia.org/wiki/Feudalismo
«Com a decadência e a destruição do Império Romano do Ocidente, por volta do século V d.C. (de 401 a 500), como conseqüência das inúmeras invasões dos povos bárbaros e das más políticas econômicas dos imperadores, várias regiões da Europa passaram a apresentar baixa densidade populacional e baixo desenvolvimento urbano. Isso ocorria devido às mortes provocadas pelas guerras, às doenças e à insegurança existentes logo após o fim do Império Romano.»

As doenças
Peste negra.
http://www.planetaeducacao.com.br/novo/impressao.asp?artigo=765
«Ao longo do século XIV, como resultado da peste na China, a população local decresceu consideravelmente, passando de 125 milhões de pessoas para uma quantidade estimada em 90 milhões.»
http://www.suapesquisa.com/idademedia/
«Em meados do século XIV, uma doença devastou a população européia. Historiadores calculam que aproximadamente um terço dos habitantes morreram desta doença.»

a fome
Feudalismo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Feudalismo
«Os fatores que desencadearam a grande crise do século XIV foram vários, dentre os quais devemos destacar aqueles que, na opinião de muitos historiadores, compõem a chamada "triologia" da crise feudal: a fome, a peste e as guerras.»

aquecimento global
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_global
«A curva a vermelho, a mais recente, indica uma temperatura actual semelhante à que ocorreu na Europa no período quente da Idade Média.»

desemprego
E quem tinha emprego?  ::) Volto a repetir: feudalismo.
http://www.brasilescola.com/historiag/crise-feudalismo.htm
«Durante o século XIV, uma grave crise econômica e social atingiu a vida do homem medieval. Este processo de crise culminará definitivamente com a desagregação da sociedade feudal, marcando a fase de transição da Idade Média à Idade Moderna.»
«A produção era baixa, pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois era muito utilizado na agricultura.»

guerras
A Guerra dos 100 anos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Cem_Anos
Cruzadas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruzada
«Chama-se cruzada a qualquer um dos movimentos militares, de caráter parcialmente cristão, que partiram da Europa Ocidental e cujo objetivo era colocar a Terra Santa (nome pelo qual os cristãos denominavam a Palestina) e a cidade de Jerusalém sob a soberania dos cristãos»
«Mal equipada e mal alimentada, essa Cruzada massacrou judeus pelo caminho, pilhou e destruiu.»
«Quanto ao restante dos cruzados maltrapilhos, foi ainda mais fácil exterminá-los. Tão logo os francos tentaram uma ofensiva, marchando lentamente e levantando uma nuvem de poeira, foram recebidos por um ataque de flechas. A maioria morreu ali mesmo, já que não dispunha de nenhuma proteção. Os que sobreviveram fugiram em pânico.»

falsos profetas
Não havia disso?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Messias#Outros_judeus_que_se_proclamaram_ou_foram_tidos_como_Messias
«Messias durante as Cruzadas»
«Sob a influência das Cruzadas, o número de Messias aumentou, sendo que o século XII conheceu vários Messias. Um apareceu em França (c. 1087) e foi assassinado pelos franceses; um outro apareceu na Província de Córdova (c. 1117), e outro ainda em Fez (c. 1127). Destes três nada se conhece que não a menção de Maimonides "Iggeret Teman" (carta aos judeus Iemenitas).»

Onde está melhorando?
Pois, o sinal daquela geração. Até pensou-se que o mundo ia acabar no ano 1000.
http://plato.if.usp.br/1-2003/fmt0405d/apostila/mediev11/node2.html
A proximidade do Milênio, o fim do mundo, possuía uma fundamentação teológica e numerológica: O mundo teria uma existência total limitada a seis mil anos, conforme referências bíblicas. Um cômputo numerologista extraído de referências bíblicas, realizado no século IV, previa o fim do mundo em exatos 101 anos. Esta data do fim do mundo foi inúmeras vezes adiada, mas demarca certo espírito fatalista que permeia a Idade Média. Passado, enfim, o segundo milênio, vemos, a iminência do fim dos tempos é uma preocupação bem antiga.

Existiram ao longo da Idade Média duas atitudes antagônicas face à pesquisa científica, que se alternaram ao longo dos séculos:

a)
    Negação das idéias ``pagãs'' de origem grega, para reafirmação da nova religião (a cristã) como detentora da explicação fundamental do mundo.
b)
    Exortação do estudo da obra divina que é o mundo (que ``Ele viu que era bom'', conforme afirma o Gênesis), descobrindo na natureza manifestações da perfeição divina, principal função de seu estudo.

O Humberto Eco fala muito disso no nome da Rosa.

Não concordo. Pelo contrário.
Hoje em dia as pessoas são mais bondosas do que antigamente. Basta pensar que actualmente rejeita-se a escravatura, o racismo, a xenofobia, o sexismo são mal vistos, protesta-se contra as guerras, as pessoas estão mais sensíveis, são mais tolerantes, etc. "I have a dream!", "All you need is love", "Make love, not war"...
E até o conceito de inferno de muitos crentes de hoje é influenciado nisso.  ::)

Preferias viver como na Idade Média?
Pedro Amaral Couto

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #818 Online: 21 de Dezembro de 2007, 21:16:35 »
Ah, e a maldade, guerras, doenças, etc. ajudam ainda mais a reforçar a fé. Tu não referiste isso por acaso.
Não é com enumeração de desgraças que os sacerdotes reforçam a fé dos crentes, para se prepararem para o fim que está próximo? Eu faço colecção de literatura prosélita, não te esqueças, e usam imagens de crianças africanas doentes e com fome, imagens de militares, de dramatizações de assaltos... ah... e o resto são imagens de actores a representarem homens agarrados a dinheiros, em clubes de strip, em casinos, rindo de forma demoníaca. E no final dizem que são os sinais, e que isso dá esperança para o que está brevemente para vir.
Pedro Amaral Couto

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #819 Online: 21 de Dezembro de 2007, 21:34:11 »
http://www.ipilon.org.br/v2/content/view/474/241/
Ao ler Mateus 24:1-14 temos a impressão que estamos lendo uma reportagem publicada em um jornal ou revista de circulação nacional esta semana. Nunca se viu tantas guerras como hoje, poderíamos citar inúmeros países que estão em conflito (Haiti, Timor Leste, Afeganistão, Iraque, Israel, Líbano; inúmeros países da África que estão em constantes guerras civis, Coréia do Norte e Japão), além dos atos terroristas.
Mesmo tendo dados para afirmar que Jesus está prestes a voltar, de acordo com o v.14, sua volta está atrelada ao cumprimento da missão que recebemos de Jesus em Mateus 28:18-20, onde fomos comissionados a fazer discípulos de todas as nações, pregando o evangelho a toda criatura (Marcos 16:15), sendo testemunhas de Jesus no poder do Espírito Santo (Atos 1:8).

http://www.geocities.com/osentinela/geracao.htm
"Esta revista gera confiança na promessa do Criador de estabelecer um novo mundo pacífico e seguro, antes que passe a geração que viu os acontecimentos de 1914."
Jesus indicou também que esse sinal múltiplo seria concluído durante a vida da geração que viu seu começo em 1914. Em Mateus 24:32-34, ele disse: "Aprendei, pois, da figueira o seguinte ponto, como ilustração: Assim que os seus ramos novos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que o verão está próximo. Do mesmo modo, também, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo às portas. Deveras, eu vos digo que esta geração de modo algum passará até que todas estas  coisas ocorram."

http://jesusvoltara.com.br/descobrindo/10_quando_vira_jesus.htm
Não poderia haver uma descrição mais precisa sobre o mundo atual do que esta: "Os homens desmaiarão de terror, apreensivos com o que estará sobrevindo ao mundo". Armas nucleares são capazes de destruir completamente o planeta. E se, por acaso, alguns terroristas conseguirem se apossar de alguma ogiva nuclear?

Jesus nos dá um fundamento para nossa esperança nessa era de calamidades. A crise atual do planeta, "angústia e perplexidade", apenas reforça a verdade de que a volta de Cristo está "próxima". As pessoas hoje freqüentemente murmuram com frustração: "Vejam no que o mundo se tornou!" Mas o estudante das profecias bíblicas pode exclamar com esperança: "Vejam QUEM está próximo de vir ao nosso mundo!".

http://www.olharprofetico.wiki.br/option=com_content&task=view&id=128&Itemid=60
Da mesma forma, Deus está advertindo o mundo hoje de que Seu Filho está prestes a voltar. Ele está chamando o mundo ao arrependimento. A mensagem da hora para os descrentes pode ser sumarizada nestas palavras: “Fuja da ira que está por vir fugindo para os amorosos braços de Jesus agora”. Jesus veio a primeira vez como uma expressão do amor de Deus; Ele veio para morrer pelos pecados da Humanidade. Mas quando Ele voltar, virá em vingança para derramar a ira de Deus sobre aqueles que rejeitaram o amor e a graça de Deus.
1) Os Sinais da Natureza – Nos é ordenado esperar por terremotos, fome, pestilência e sinais nos céus (veja Mateus 24:7 e Lucas 21:11).
E se você é um Cristão, está vivendo como se Jesus pudesse voltar a qualquer instante? Você dedicou a sua vida à santidade? Você está orando pelos perdidos e testemunhando do Senhor quando tem oportunidade?

etc., etc., etc.

Por outro lado:
http://www.estudosdabiblia.net/d26.htm
"Guerras e Rumores de Guerras"
Podemos saber com certeza que os sinais mencionados nos versículos 4-33 não estão falando das notícias de hoje ou de acontecimentos futuros, por causa das claras palavras de Jesus no versículo 34: "Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça." Jesus falou mais ou menos no ano 30 d.C. O templo foi destruído pelo exército romano em 70 d.C. Alguns daqueles que ouviram a profecia viveram para ver seu cumprimento. Jesus esclareceu que os sinais que ele deu guerras, terremotos, falsos Cristos, grande tribulação, etc. iriam acontecer durante a vida de alguns dos seus ouvintes.
Pedro Amaral Couto

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #820 Online: 21 de Dezembro de 2007, 21:54:57 »
Dizia que os "adultos não acreditam que o Pai Natal existe" e que "se não existisse, o mundo seria mais triste".
Esse argumento é familiar, não é?

Pedro Amaral Couto

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #821 Online: 22 de Dezembro de 2007, 11:09:36 »
Jesus veio a primeira vez como uma expressão do amor de Deus; Ele veio para morrer pelos pecados da Humanidade. Mas quando Ele voltar, virá em vingança para derramar a ira de Deus sobre aqueles que rejeitaram o amor e a graça de Deus.
Não consigo entender esse "amor" todo.
"Rejeitou meu amor? Morra, desgraçado!"
Quanto ódio no coração de Deus!

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #822 Online: 22 de Dezembro de 2007, 13:45:16 »
Hoje na TV vi as imagens dos chimpanzés a realizarem aqueles testes de memória. Carregavam num botão para inicializar, e numa fracção de segundo apareciam algarismos de 1 a 9, que eram tapados. Os chimpanzés sabiam onde estavam cada algarismo, e carregavam por ordem: primeiro o 1, depois o 2, a seguir o 3, etc. Os humanos falhavam.  :hihi:

Também encontrei vídeos no YouTube:
<a href="http://www.youtube.com/v/OVlJv7ZkvGA&amp;rel=1" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/OVlJv7ZkvGA&amp;rel=1</a>

http://youtube.com/results?search_query=chimp+memory&search=Search
Pedro Amaral Couto

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #823 Online: 22 de Dezembro de 2007, 14:36:52 »
<a href="http://www.youtube.com/v/P1ItltMi0MU&amp;rel=1" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/P1ItltMi0MU&amp;rel=1</a>

[edit] http://crerparaver.blogspot.com/2007/12/evolution-korn.html [/edit]
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2007, 18:39:03 por PedroAC »
Pedro Amaral Couto

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #824 Online: 23 de Dezembro de 2007, 16:39:22 »
Se o ônus da prova cai sôbre mim, então pode tirar suas esperanças.
Por outro lado voce está fazendo uma afirmação negativa para condenar a bíblia.
../forum/topic=13602.725.html#msg275890

Resumindo e concluíndo: quem diz que existe um Deus, deve prová-lo, e não aquele que presume a sua inexistência, que é a postura padrão até prova do contrário. Se forem apresentadas provas de inexistência de um Deus em particular, então é óbvio que quem o ónus da prova é sempre de quem alega o contrário. E quem diz Deus, diz também unicórnios, duendes, gnomos, o papão, o Pai Natal, etc.
Seja lá como fôr o conceito de provas eu já cansei de afirmar aqui que provas não existe.
Vamos ficar rodeando em círculos?

../forum/topic=13602.725.html#msg275890
«para o juiz fato não provado é fato inexistente»

http://www.centraljuridica.com/jurisprudencia/t/82/onus_da_prova.html
«O ônus probatório em relação à jornada in itinere é distribuído às partes litigantes, sendo que ao reclamante incumbe a comprovação da existência»
«Converge para o autor o ônus de comprovar a existência do labor extraordinário alegado.»
«Não é ônus do empregado a prova da ausência da justa causa, mas sim do empregador de provar sua existência.»

http://rodrigoconstantino.blogspot.com/2007/02/o-nus-da-prova.html

[/quote]A questão aqui, é que o ônus da prova sempre recai em uma afirmação que faz um juízo de valor a respeito de um conceito (sendo ele verdadeiro ou falso). Uma afirmação que responde a outra afirmação, é apenas um raciocínio derivado dela, e portanto, depende do fato da afirmação primordial ser ou não provada.[/quote]
"Afirmação" e "negação" são antónimos. Isso aprende-se na primária. Não existem afirmações negativas.
Se fosse como pensavas, o ónus da prova não tinha sentido: todos teriam o ónus.

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%94nus_da_prova
Agora, o ônus da prova recai sobre a pessoa que afirmou que essa gravidade existiria. Vamos supor que nesse momento, uma outra pessoa questiona essa afirmação, dizendo que "não há evidências que a gravidade existe". A quem cabe o ônus da prova nessa situação? A resposta, o ônus ainda cabe a pessoa que afirmou a existência da gravidade. A segunda pessoa fez uma contra-afirmação.
Afirmações: "Gravidade existe" e "Deus existe"
Contra-argumentações: "Gravidade não existe" e "Deus não existe"

O ônus da prova só será transferido para a segunda pessoa a partir do momento em que a primeira afirmação for comprovada.
Apesar de o ónus da prova não ser de quem nega:
../forum/topic=13602.650.html#msg275050
Portanto, provou-se que um deus em particular não existe. É possível provar que o Deus descrito na Bíblia não existe, pois não indicadas características suas que podem ser testadas ou que são contraditórias. Exemplos simples de contradições:
Números 23:19 «Deus não é homem, para que minta»
Ezequiel 14:9 «(...) eu, o Senhor, terei enganado esse profeta (...)»

Números 23:19 «(...) nem filho do homem, para que se arrependa (...)»
Génesis 6:6 «Então arrependeu-se o Senhor (...)
(em ambos os caso o verbo "arrepender" traduz o hebraico "nacham")

Lucas 1:37 «Porque para Deus nada é impossível.»
Hebreus 6:18 «(...) é impossível que Deus minta (...)»
Marcos 6:5 «E não podia fazer ali obras maravilhosas (...)»
(tu mesmo neste tópico disseste que para Deus nada é impossível - por causa do absurdo do infra-vermelhos -, e para resolver o famoso Dilema de Êutífron, passaste a dizer que afinal pode ser falsa a ideia de que Deus pode tudo)

Na lógica existe uma técnica para provar que algo é falso (ou que não existe), chamada prova por "ad absurdum". Apresentar permissas como "para X nada é impossível" e "é impossível X fazer y" é um exemplo desse tipo de prova. Não é possível que todos estejam certos sobre Deus. Ou um está certo e os outros errados, ou nenhum está certo.

A religião veio para unir os povos e se não houvesse religião as coisa estariam pior.
A esse tipo de argumentos chamo de argumentos do Pai Natal: «se o Pai Natal não existisse, o mundo seria mais triste» ( ../forum/topic=13602.700.html#msg275588 )
Quando se faz esse tipo de afirmações deve-se mostrar exemplos da História e dados estatísticos. Pode-se provar se não verdadeiras e falsas. Os conflitos religiosos e as teocracias refutam as tuas alegações, mas também apresentei estatísticas e estudos científicos que mostram que é o oposto do que dizes.
../forum/topic=13602.800.html#msg276125

Na verdade nos países com mais descrentes há menos crimes, mais generosidade e melhores níveis de vida.

Já foi feita uma experiência com transplante de cabeças de macacos, e já manteram viva uma cabeça decepada de um cão.
http://www.saudeemmovimento.com.br/reportagem/noticia_exibe.asp?cod_noticia=300
http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/cabecas_decepadas.htm

Se fossem trocadas as cabeças de duas pessoas, a inteligência, personalidade, memória, etc. (aquilo que associam a espíritos) continuavam a ser relacionadas com as cabeças?

Se retirássemos um cérebro, mantendo-o vivo, e ligássemos a uma máquina (que pudesse comunicar e interagir com os outros), continuaria a notar a mesma inteligência pelo "output" da máquina? Por exemplo, é possível fazer uma máquina com formas humanas, que movia-se ao receber impulsos eléctricos, e ao ser colocado lá um cérebro humano, essa máquina comportaria-se como o ser humano a quem pertencia o tal cérebro?

Se for possível fazer um computador com uma inteligência equivalente, ou superior a um ser humano, esse computador teria espírito? Uma máquina que está a ser feita para ter senso-comum e consciência vai espírito?

O Deep Blue e os robots da NASA têm espíritos?
Se é impossível ter haver inteligência por evolução, como se explicam essas máquinas cuja inteligências dependem de algoritmos e programação genéticos (técnicas de programação baseadas na Teoria da Evolução)?
O meu professor de Introdução à Inteligência Artificial está enganado quando ensina essas técnicas na sua cadeira?
Pedro Amaral Couto

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!