Autor Tópico: Conscienciologia  (Lida 72262 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Conscienciologia
« Resposta #275 Online: 20 de Janeiro de 2008, 11:58:06 »
Não vejo relação alguma entre a idéia de reencarnação e existência de deus. A existência de espíritos não provaria a existência de deus. Seria correto buscar a origem dos espíritos e não a sua criação, assim com acontece com o homem, a evolução versus criação.

Mas ao mesmo tempo, a consciênciologia é só uma alternativa teórica, não uma realidade absoluta. Pode ser algo que não tenha nada a ver e um grande faz de conta. Caminho também com essa hipóte.

Já abordei a consciênciologia aqui anteriormente, depois já estive a atacar essas idéias. É algo que ainda me deixa em dúvida devido a algumas possíveis alucinações que tenho, mas que não me atrapalham mais. Igual naquele filme Uma mente brilhante. Assim tendo ver explicações alternativas para essa realidade pessoal.

Ao mesmo tempo estou lendo um pouco mais de Foucault e sobre o método de arquoloiga e genealogia em sua epistemologia.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline mig

• Nível 02
  • *
« Resposta #276 Online: 20 de Janeiro de 2008, 15:08:48 »
porrovsky, que assunto chato. prefiro neurociência e filosofia da mente.
Então abra um tema sobre o assunto e não venha esculhambar esse tópico.

as provas do Adriano: Popper era dualista. E eu também sou porra.  
Fale por você. Eu sou um forista presente e atuante para me manifestar quanto as minhas informações e argumentações. Você chegou agora e já está fazendo espantalhos. Nem estou provando nada, estou discutindo, já que estamos num fórum de discussão.

quanto ódio no coração.

não era para ninguém responder. apeteceu-me desabafar. talvez abra um tópico sobre o dualismo de Popper e seu amigaço John Eccles.

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
« Resposta #277 Online: 20 de Janeiro de 2008, 15:35:48 »
Não vejo relação alguma entre a idéia de reencarnação e existência de deus. A existência de espíritos não provaria a existência de deus. Seria correto buscar a origem dos espíritos e não a sua criação, assim com acontece com o homem, a evolução versus criação.

Mas ao mesmo tempo, a consciênciologia é só uma alternativa teórica, não uma realidade absoluta. Pode ser algo que não tenha nada a ver e um grande faz de conta. Caminho também com essa hipóte.

Adriano, você está depravando o ateísmo, se não me engano uma das idéias básicas do ateísmo é de que você quando morrer irá descansar na sua desmaterialização, se você cria uma metafisíca depois da sua morte, você já não é mais um ateu meu caro e sim um metafísico, você deveria ler Kant e não Folcault, Kant fez uma demarcação muito engenhosa em sua Filosofia sobre o que é conhecimento objetivo e o que é supertição, isto é, conhecimento subjetivo. Focault e Deleuze na minha opinião destronaram a concepção moderna de conhecimento, o paradigma que eles tentam impor a Filosofia é muito leviano para meu gosto, além de pouco sólido e totalmente desprovido de profundidade epistemológica. 

Já abordei a consciênciologia aqui anteriormente, depois já estive a atacar essas idéias. É algo que ainda me deixa em dúvida devido a algumas possíveis alucinações que tenho, mas que não me atrapalham mais. Igual naquele filme Uma mente brilhante. Assim tendo ver explicações alternativas para essa realidade pessoal.

Ao mesmo tempo estou lendo um pouco mais de Foucault e sobre o método de arquoloiga e genealogia em sua epistemologia.

Me diga o que é conheciemnto objetivo para você?
"Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força." Hipácia (Matemática de Alexandria, assassinada por uma turba Cristã em 415 DC)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #278 Online: 20 de Janeiro de 2008, 15:50:19 »

Fale por você. Eu sou um forista presente e atuante para me manifestar quanto as minhas informações e argumentações. Você chegou agora e já está fazendo espantalhos. Nem estou provando nada, estou discutindo, já que estamos num fórum de discussão.

quanto ódio no coração.

não era para ninguém responder. apeteceu-me desabafar. talvez abra um tópico sobre o dualismo de Popper e seu amigaço John Eccles.
Que ódio que nada, quem manifestou desinteresse pelo tópico no próprio tópico foi você. A idéia é de tópicos é de discussão organizada, com os interessados no assunto, de maneira constrututiva. Até pra falar mal de um tópico existe um tópico específico. Mas me releve, é que fico com a impressão de que você é um já conhecido forista, impressão besta minha, então me desculpe.  :ok:

Mas legal sua idéia de abrir um tópico sobre Popper e sua filosofia da mente. Muito interessante.  :)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #279 Online: 20 de Janeiro de 2008, 16:03:23 »

Adriano, você está depravando o ateísmo, se não me engano uma das idéias básicas do ateísmo é de que você quando morrer irá descansar na sua desmaterialização,
O que entendo do ateísmo é da descrença em deus, de um ser criador do universo. E isso não tem nada a ver com morte a princípio.

se você cria uma metafisíca depois da sua morte, você já não é mais um ateu meu caro e sim um metafísico, você deveria ler Kant e não Folcault, Kant fez uma demarcação muito engenhosa em sua Filosofia sobre o que é conhecimento objetivo e o que é supertição, isto é, conhecimento subjetivo.
A princípio, a demarcação de Kant me parece arbitrária, onde a filosofia analítica de certa maneira o refutou com Quine. Mas vou ler mais a respeito, uma ótima dica.

Focault e Deleuze na minha opinião destronaram a concepção moderna de conhecimento, o paradigma que eles tentam impor a Filosofia é muito leviano para meu gosto, além de pouco sólido e totalmente desprovido de profundidade epistemológica. 
Acho que por abordarem as ciências humanas, que tem uma especificidade muito diferente de outras áreas. A revolução/humanização na psiquiatria teve grande influência do método de Foucault.

Me diga o que é conheciemnto objetivo para você?
Gosto da conceituação de Popper, que é a junção do mundo físico (1) com o mundo mental/teórico (2) onde surge o mundo 3, que é o mundo social e real humano, as suas instinuições, métodos e livros, que independem do indivíduo estão além desse.

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
« Resposta #280 Online: 20 de Janeiro de 2008, 16:38:39 »
O que entendo do ateísmo é da descrença em deus, de um ser criador do universo. E isso não tem nada a ver com morte a princípio.
Como assim, a idéia de uma vida após a morte não é uma idéia mítica na sua opinião? A filosofia pré-socrática rompeu com o pensamento mítico inicialmente com tales de Mileto quando surgiram as primeiras explicações da origem do universo baseadas em realidades sensíveis.

A princípio, a demarcação de Kant me parece arbitrária, onde a filosofia analítica de certa maneira o refutou com Quine. Mas vou ler mais a respeito, uma ótima dica.
Não estudei Filosofia Analítica mas os seguidores de Frege talvez criticaram Kant por causa da sua ligação com a concepção moderna de conheciemento que buscava fundamentar as ciências por meio do empirismo, a filosofia conteporânea de certa forma rompeu com essa concepção procurando interpretar o mundo por meio da linguagem e da lógica.

« Última modificação: 20 de Janeiro de 2008, 16:52:18 por Alexandre Malta »
"Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força." Hipácia (Matemática de Alexandria, assassinada por uma turba Cristã em 415 DC)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #281 Online: 20 de Janeiro de 2008, 17:19:25 »
Como assim, a idéia de uma vida após a morte não é uma idéia mítica na sua opinião? A filosofia pré-socrática rompeu com o pensamento mítico inicialmente com tales de Mileto quando surgiram as primeiras explicações da origem do universo baseadas em realidades sensíveis.
Porém temos a filosofia de Platão e a do mundo das idéias, sendo esse platonismo criticado por Popper na sua concepção de conhecimento objetivo.

Realidades sensíveis está relacionado ao empirismo, que "brigou" com o idealismo na filosofia. Como no caso de Hume e Kant respectivamente.

Não estudei Filosofia Analítica mas os seguidores de Frege talvez criticaram Kant por causa da sua ligação com a concepção moderna de conheciemento que buscava fundamentar as ciências por meio do empirismo, a filosofia conteporânea de certa forma rompeu com essa concepção procurando interpretar o mundo por meio da linguagem e da lógica.
E a lógica passa pelo contexto, segundo a teoria de Chaïm Perelman, embora mais voltada ao direito. Porém Popper faz um crítica ao mito do contexto, mas isso em relação ao conhecimento e não a lógica. A lógica de Popper é o racionalismo crítico.

Quine critica Kant, dizendo que sua divisão de juízos sintéticos e analíticos é meramente semântica, arbitrária. Indo mais além, o descaque, penso que fique com Chomsky, que traz a idéia de linguagem inata, com uma grande ligação entre esta e a estrutura cerebral humana.

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
« Resposta #282 Online: 20 de Janeiro de 2008, 20:08:52 »
Porém temos a filosofia de Platão e a do mundo das idéias, sendo esse platonismo criticado por Popper na sua concepção de conhecimento objetivo.

Realidades sensíveis está relacionado ao empirismo, que "brigou" com o idealismo na filosofia. Como no caso de Hume e Kant respectivamente.

Adriano, a concienciologia a grosso modo não seria uma tentativa de união do idealismo platônico ao método falsificacionista conteporâneo? Você não está se contradizendo meu amigo? E olha que Platão ensinou a reencarnação na república meu caro. Sugiro que você leia a crítica da razão pura donde Kant crítica os conceitos a prori do entedimento relacionados com os paralogismos, antinomias e ideais da razão pura. Se você estudar essa faceta da CRP duvido que continue defendendo essa pseudo ciência denominada concienciologia. Kant e Hume eram empíristas e idealistas também, mas é evidente que o idealismo e empirismo kantiano tem uma conotação diferente do de hume, o idealismo de Kant é o chamado idealismo transcedental, essa concepção ignora o feixe de percepções de Hume e toma a identidade pessoal do sujeito como dada a priori, a concepção epistemológica de kant é bem famigerada e seria desnecessário comentá-la aqui.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #283 Online: 20 de Janeiro de 2008, 20:12:23 »

quanto ódio no coração.

Que ódio que nada, quem manifestou desinteresse pelo tópico no próprio tópico foi você. A idéia é de tópicos é de discussão organizada, com os interessados no assunto, de maneira constrututiva. Até pra falar mal de um tópico existe um tópico específico. Mas me releve, é que fico com a impressão de que você é um já conhecido forista, impressão besta minha, então me desculpe.  :ok:

Mas legal sua idéia de abrir um tópico sobre Popper e sua filosofia da mente. Muito interessante.  :)
Gostei de saber mais sobre o neurofisiologista John Eccles, ainda mais sabendo da sua parceria com Karl Popper.

Descrições para a consciência

Após a apresentação de alguns conceitos sobre o que seria a consciência, o passo seguinte no estudo da consciência será apresentar como se pode arquitetar a sua descrição  científica. A visão de que a consciência pode ser estudada cientificamente depende de seu entendimento como um fenômeno físico e real. Essa premissa é necessária devido ao começo do estudo da consciência ser baseado na idéia de que ela seria uma entidade separada do corpo, com propriedades que não poderiam ser medidas.

John Eccles (1994) afirma que no começo da filosofia grega via-se a consciência como a alma, e esta era um tipo de material. Depois de Platão e Aristóteles a alma se tornou algo imaterial que se presumia interagir com o corpo. Com Hipócrates surge a noção de dualismo, assim o cérebro seria o interprete da consciência e dizia aos membros do corpo como agir. Contudo Descartes foi o primeiro a propor uma maneira na qual um espírito (alma) não material poderia interagir com um cérebro material.

Seus opositores rejeitaram sua teoria, entre eles Spinoza e Leibniz, que recusaram a interação proposta por Descartes, tentando formular uma resposta para o problema da alma e corpo, por meio de diversos sistemas de funcionamento, assim iniciou-se a linha materialista (Eccles, 1994). Com o avanço de pesquisas em psicologia surgiu a linha do comportamentalismo e com ele a consciência foi deixada de lado por se considerá-la como algo inexistente ou ilusório.

Com o retorno da consciência ao meio científico, novos cientistas materialistas apresentavam idéias baseadas na noção de que eventos imateriais não poderiam influenciar qualquer ação sobre órgãos materiais, como os neurônios no cérebro, pois tais ações vão contra as leis físicas da conservação de energia. Esta afirmação era verdadeira, pois ainda não se conhecia a física quântica (Eccles, 1994).

Com as ferramentas da física quântica pôde-se demonstrar que não existe nem energia nem matéria, logo corpo e espírito podem interagir sem problemas. Sendo assim, uma hipótese seria que a interação entre espírito/cérebro seria análoga a um campo de probabilidades descrito pela mecânica quântica (Eccles, 1994).

Conjuntos desses campos estariam associados a áreas cerebrais especializadas, as quais ao longo da evolução humana foram sendo associadas à consciência. Assim, a atividade de tais áreas do cérebro permitiria ao espírito unificar-se a experiência consciente (Eccles, 1994).

http://www.cienciasecognicao.org/artigos/v11/337169.html

Ele utiliza o argumento da física quântica. E pensar que o método científico atual tem essa influência, já que Popper até escreveu um livro em conjunto com Eccles, sobre filosofia da mente.  :oba:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #284 Online: 20 de Janeiro de 2008, 20:21:32 »

Adriano, a concienciologia a grosso modo não seria uma tentativa de união do idealismo platônico ao método falsificacionista conteporâneo?
Tem muito a ver com isso.

Você não está se contradizendo meu amigo? E olha que Platão ensinou a reencarnação na república meu caro.
Eu não vejo contradição, o correto é você apontar as contradições que considera, para posterior análise.

Sugiro que você leia a crítica da razão pura donde Kant crítica os conceitos a prori do entedimento relacionados com os paralogismos, antinomias e ideais da razão pura.
Pretendo ler algo a respeito sim, mas se você já leu seria interessante passar esse conhecimento.

Se você estudar essa faceta da CRP duvido que continue defendendo essa pseudo ciência denominada concienciologia.
Porquê?

Kant e Hume eram empíristas e idealistas também, mas é evidente que o idealismo e empirismo kantiano tem uma conotação diferente do de hume, o idealismo de Kant é o chamado idealismo transcedental, essa concepção ignora o feixe de percepções de Hume e toma a identidade pessoal do sujeito como dada a priori, a concepção epistemológica de kant é bem famigerada e seria desnecessário comentá-la aqui.
Que nada, eu conheço muito pouco. Acho interessante abordar esse assunto, já que está relacionado ao tema. Hume conheço um pouco, ele é muito conhecido pelo seu ceticismo, e foi ele que problematizou a idéia de conhecimento a priori, sem a necessidade do empirismo. Com isso criou até o conceito de mundo humano em oposição a mundo natural. Tenho até guardada uma boa tese de doutorado da USP sobre o tema, em pdf.

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
« Resposta #285 Online: 20 de Janeiro de 2008, 20:58:05 »
Eu não vejo contradição, o correto é você apontar as contradições que considera, para posterior análise.
Se a contradição está latente para você vou carifica-la então, conhecimento objetivo para Popper é uma teoria empíricamente falseável, a reencarnação não é empírica, é um pressuposto transcedental, logo é um princípio infalseável e entra em total discrepância com a definição popperiana...
Pretendo ler algo a respeito sim, mas se você já leu seria interessante passar esse conhecimento.
Porquê?
Na verdade o que kant demonstrou em seu sistema foi o que acontece quando a razão tenta ir além dos limites da experiência e a arrogar-se de verdades metafísicas sobre a própria realidade. A razão dá origem ao que kant chama de “IDÉIAS” que são puros conceitos de razão. Porque temos razão, é natural que tenhamos tais idéias Adriano e elas surgem quando tentamos pensar em termos de uma unidade não condicionada ou absoluta...

kant acreditava que poderia ser possível derivar sistematicamente as idéias da razão de um estudo da lógica tradicional, nesta ocasião das formas do argumento silogístico. A metafísica, pensava kant, preocupava-se caracteristicamente com Deus, liberdade e imortalidade ao passo que seu sistema oferecia um contexto no qual esse pensamento metafísico, e a ilusão metafísica, deveriam ser ordenados. As três classes de idéias transcendentais, segundo kant, podiam ser arranjadas em uma ordem, a primeira contendo a unidade absoluta (não condicionada) do sujeito pensante, já a segunda, a unidade absoluta da série das condições da aparência e a terceira a unidade absoluta da condição de todos os objetos do pensamento em geral. Elas dizem respeito ao sujeito pensante (e destarte às ilusões da psicologia especulativa) e a Deus como a mais alta condição de possibilidade de tudo em que se pode pensar e portanto, às ilusões de teologia especulativa...

Quando essas idéias são aplicadas dessa maneira, fora dos limites da experiência possível e condicionada, elas dão origem a certas inferências pseudo racionais que são na verdade defeitos da razão. A estes kant chama de paralogismos, antinomias e ideais da razão pura.

« Última modificação: 20 de Janeiro de 2008, 21:08:58 por Alexandre Malta »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #286 Online: 20 de Janeiro de 2008, 21:40:37 »
Se a contradição está latente para você vou carifica-la então, conhecimento objetivo para Popper é uma teoria empíricamente falseável, a reencarnação não é empírica, é um pressuposto transcedental, logo é um princípio infalseável e entra em total discrepância com a definição popperiana...
Reencarnação é uma palavra muito antiquada até para lidar com essa questão. Por isso que na consciênciologia se usa a palavra serialidade existêncial como característica. E não é linguajar difícil nem para iludir ninguém não, é que uma palavra está carregada de conceitos religiosos e a outra é mais isenta.

Temos no livro de Popper em conjunto com Eccles, O cérebro e o pensamento, e no livro O conhecimento objetivo e problema corpo-mente uma boa aborgadem sobre isso. Estou lendo por enquanto um paper relativo a isso.

E pela projeciologia, uma área da parapsicologia, que estuda a projeção da consciência para fora do corpo humano, a experiência da projetabilidade é totalmente empírica, perceptivel ao pesquisador. Tanto que já existe um tratado sobre isso e vários institudos de pesquisa. A obra principal de autoria do Waldo Vieira tem uma lista extensa de fontes bibliográficas,  estando a maioria na biblioteca do Centro de Altos Estudos da Consciênciologia, o CEAEC em Foz do Iguaçu. Para Popper, o conhecimento objetivo é essa construção humana, a realidade humana e social, através de livros e universidades.

Porquê?
Na verdade o que kant demonstrou em seu sistema foi o que acontece quando a razão tenta ir além dos limites da experiência e a arrogar-se de verdades metafísicas sobre a própria realidade. A razão dá origem ao que kant chama de “IDÉIAS” que são puros conceitos de razão. Porque temos razão, é natural que tenhamos tais idéias Adriano e elas surgem quando tentamos pensar em termos de uma unidade não condicionada ou absoluta...

kant acreditava que poderia ser possível derivar sistematicamente as idéias da razão de um estudo da lógica tradicional, nesta ocasião das formas do argumento silogístico. A metafísica, pensava kant, preocupava-se caracteristicamente com Deus, liberdade e imortalidade ao passo que seu sistema oferecia um contexto no qual esse pensamento metafísico, e a ilusão metafísica, deveriam ser ordenados. As três classes de idéias transcendentais, segundo kant, podiam ser arranjadas em uma ordem, a primeira contendo a unidade absoluta (não condicionada) do sujeito pensante, já a segunda, a unidade absoluta da série das condições da aparência e a terceira a unidade absoluta da condição de todos os objetos do pensamento em geral. Elas dizem respeito ao sujeito pensante (e destarte às ilusões da psicologia especulativa) e a Deus como a mais alta condição de possibilidade de tudo em que se pode pensar e portanto, às ilusões de teologia especulativa...

Quando essas idéias são aplicadas dessa maneira, fora dos limites da experiência possível e condicionada, elas dão origem a certas inferências pseudo racionais que são na verdade defeitos da razão. A estes kant chama de paralogismos, antinomias e ideais da razão pura.
O que pouco que li, mesmo na Wikipédia, é que esses limites da experiência de davam com o tempo e o espaço, e por isso a física seria a base de toda a lógica e conhecimento humano. Assim, a metafísica seria o que ultrapassa esses conceitos, na sua época o de tempo e espaço, que eram algo mais rígido.

Hoje temos os limites físicos expandidos, juntamente com a física quantica, que foi a base para a neurosifiologia de Eccles e conseguentemente influenciou a filosofia de Popper.

Kant ainda me parece muito complexo, tem muito a ver com inatismo, que é muito interessante, mas não vejo a princípio nenhuma contradição com Popper. E só descartar a palavra deus do contexto e fica ótimo, ao meu ver.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #287 Online: 20 de Janeiro de 2008, 22:42:57 »
Descrições para a consciência

Após a apresentação de alguns conceitos sobre o que seria a consciência, o passo seguinte no estudo da consciência será apresentar como se pode arquitetar a sua descrição  científica. A visão de que a consciência pode ser estudada cientificamente depende de seu entendimento como um fenômeno físico e real. Essa premissa é necessária devido ao começo do estudo da consciência ser baseado na idéia de que ela seria uma entidade separada do corpo, com propriedades que não poderiam ser medidas.

Tolice: se a consciência "extracorpórea" interage com o corpo, entao ela é um fenômeno físico, cujas propriedades podem entao ser medidas.

(...)
Com o retorno da consciência ao meio científico, novos cientistas materialistas apresentavam idéias baseadas na noção de que eventos imateriais não poderiam influenciar qualquer ação sobre órgãos materiais, como os neurônios no cérebro, pois tais ações vão contra as leis físicas da conservação de energia. Esta afirmação era verdadeira, pois ainda não se conhecia a física quântica (Eccles, 1994).

Com as ferramentas da física quântica pôde-se demonstrar que não existe nem energia nem matéria

Parou parou parou!! O que?! Na verdade a física quântica ... brr   :histeria: :histeria: :histeria:

Ahem... Na verdade, a física quântica...  :histeria: :histeria: :histeria:

Só um instante (respira fundo).

Na verdade, a fí...  :histeria: :histeria: :histeria:

, logo corpo e espírito podem interagir sem problemas. Sendo assim, uma hipótese seria que a interação entre espírito/cérebro seria análoga a um campo de probabilidades descrito pela mecânica quântica (Eccles, 1994).

Conjuntos desses campos estariam associados a áreas cerebrais especializadas, as quais ao longo da evolução humana foram sendo associadas à consciência. Assim, a atividade de tais áreas do cérebro permitiria ao espírito unificar-se a experiência consciente (Eccles, 1994).

http://www.cienciasecognicao.org/artigos/v11/337169.html

(mais calmo agora)
Claro, claro. A consciência é igual as Emanaçoes Etéricas dos Cristais. Ou como a Energia Telúrica manipulada pelo Feng Shui.
Ou como o poder telecinético de Uri Geller.

Adriano, o autor desse texto Nao tem a menor idéia do que está falando.
Eu sinceramente espero que você nao esteja levando essa besteira a sério.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #288 Online: 20 de Janeiro de 2008, 22:51:35 »
Eu não levo a sério são os físicos que se manifestam como autoridade impossibilitando o diálogo. Eu não consigo compreender nada do que diz, apenas que discorda do texto e que está dando gargalhadas por isso.

Sei que tenho que estudar física quantica, não dá para fugir disso, pois como já dizia Kant esta é a base epistemológica do conhecimento, por isso que fica fácil para qualquer físico se impor com suas idéias, pois tem um dos conhecimentos mais importantes.

Mas vá devagar, me respeite um pouco, é ululante que estou levando esse tema a sério e sua classificação como besteirol é mais uma das muitas situações incomodas para comigo. Antes da intelectualidade em relação aos objetos, convém um pouco mais de tato no diálogo. Apenas um pedido singelo.  :(

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #289 Online: 20 de Janeiro de 2008, 22:56:56 »
Kant falava sobre física quântica?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #290 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:06:47 »
Não, mas ele dizia sobre o tempo e o espaço, a questão física, como bases epistêmicas. A fisica quântica, segundo alguns, revoluciou esse conceito, aliás, a relatividade já fez isso.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #291 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:12:11 »
É perigoso misturar autores sem entender bem suas propostas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #292 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:12:59 »
Adriano: você percebeu que todo o meu sarcasmo foi dirigido ao autor desse texto que você citou?
Repito: o autor demonstrou que nao sabe do que está falando. O que ele escreveu foi uma tolice equivalente a alguem afirmar que:
"Marx concluiu que apenas a devoçao a Cristo e a submissao ao Papa poderá resolver os problemas dos proletários."

Reitero o aviso do Luis.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #293 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:15:17 »
E qual o perigo? Ainda estou com Popper, o perigo são as idéias morrerem e não as pessoas. Por isso a necessidade do racionalismo crítico.

Tudo bem que é um metáfora a do perigo, mas não a compreendo bem.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #294 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:16:57 »
Adriano: você percebeu que todo o meu sarcasmo foi dirigido ao autor desse texto que você citou?
Repito: o autor demonstrou que nao sabe do que está falando. O que ele escreveu foi uma tolice equivalente a alguem afirmar que:
"Marx concluiu que apenas a devoçao a Cristo e a submissao ao Papa poderá resolver os problemas dos proletários."

Reitero o aviso do Luis.

Tudo bem, apenas discordo da sua conclusão sobre o autor e sobre o texto. Nem tenho o seu conhecimento sobre física para sequer discutir a respeito.

Foi mal, me desculpe a confusão.  :/

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #295 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:18:59 »
E qual o perigo? Ainda estou com Popper, o perigo são as idéias morrerem e não as pessoas. Por isso a necessidade do racionalismo crítico.

Popper de novo?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #296 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:21:19 »

Popper de novo?
Não gosta de Popper? Ele é o mais influente teórica da ciência, o método científico atual, que muitos falam é originado de suas teorias.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #297 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:24:12 »

Reitero o aviso do Luis.

Tudo bem, apenas discordo da sua conclusão sobre o autor e sobre o texto. Nem tenho o seu conhecimento sobre física para sequer discutir a respeito.

Foi mal, me desculpe a confusão.  :/

Tudo bem. Eu também tenho que aprender a controlar meu sarcasmo. Ele pode descambar na arrogância.

Alan Watts

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #298 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:26:24 »

Popper de novo?
Não gosta de Popper? Ele é o mais influente teórica da ciência, o método científico atual, que muitos falam é originado de suas teorias.
é que você faz ele parecer espírita e religioso....
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #299 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:28:02 »
Gah.

Acabo de perceber que o enorme post que fiz no outro tópico, sobre ateísmo e espiritismo, se encaixa melhor aqui.

Talvez fosse melhor deixar o link e esperar que as respostas venham pra cá:

../forum/topic=14611.175.html#msg290227

Desculpa aí.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!