Autor Tópico: Conscienciologia  (Lida 72263 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Conscienciologia
« Resposta #300 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:28:49 »
é que você faz ele parecer espírita e religioso....

... o que ele realmente NÃO era (pelo menos não no sentido dogmático de religião que vocês estão usando).

Aliás, é um dos autores mais improváveis para se invocar nessas horas.  Quase faz mais sentido usar como referência Maomé.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2008, 23:32:53 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #301 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:31:14 »
... o que ele realmente NÃO era.  Aliás, é um dos autores mais improváveis para se invocar nessas horas.  Quase faz mais sentido usar como referência Maomé.
Eu sei... não sei porque ele coloca popper no meio desses assuntos espíritas...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #302 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:33:35 »
Só posso imaginar que seja porque não entende o critério de Epistemologia dele.  Mas não é como se eu e outros não tivéssemos avisado.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #303 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:47:13 »
Adriano, explique-me como se eu tivesse sete anos de idade como é que um paradigma diferente vai fazer o Universo se comportar de maneira diferente.
O paradmiga são as lentes de leitura do universo. Ele só modifica a maneira como as pessoas veêm essa realidade. E isso na filosofia da ciência foi abordado por Thomas Kuhn, no livro Estrutura das revoluções científicas

Mas você mesmo parece concordar que isso não muda a maneira como o Universo é, e sim como nós achamos que ele seja. Certo?
Sim, e esse nós se estende a toda a humanidade. O conhecimento que temos não é absoluto e sim relativo.

Acho que não preciso citar o exemplo das Esferas de Cristal, o modelo Ptolemaico de sistema solar para ilustrar o que quero dizer.
Se for para referenciar a importância da história da ciência que demonstra a fabilidade do conhecimento científico e da sua evolução ao longo do tempo não. Mas se for outra coisa seria interessante.

De qualquer forma, o Método Científico que me ensinaram na escola e na Universidade não tem a ver com descrever o Universo tal como ele é, mas sim de criar modelos e testá-los empiricamente. Também acho que não preciso explicar isso a você.
Acho esse ponto importante. Já que não existe método científico único e imutável. Paul Feyerabend critica muito a ciência por isso, mas o próprio Popper já dizia na introdução de seus cursos sobre o método, que não existia método. Assim seria importante saber qual é o método que utiliza e suas fontes teórias.

Lakatos faz um crítica a Kuhn, na qual diz que a mudança de paradigma não ocorre através de um rompante psicológico na comunidade científica e sim através da concorrencia das metodologias de programas de pesquisa científica (MPPC).

Aqui é que não sei se entendi.

Pelo pouco que vi de Filosofia da Ciência na Universidade, o que Lakatos propõe não é um "vale-tudo" científico, mas sim que às vezes é preciso que as pessoas tenham um pouco mais de versatilidade mental para interpretar direito os resultados que colhem.

Exemplo: Michaelson e Morley criaram um famoso experimento para medir a velocidade de arraste da Terra em relação ao éter luminífero que supostamente cobria todo o espaço sideral. Não encontraram nada. Modificaram o seu aparato várias vezes, refinando suas técnicas, mas continuavam não encontrando nada.

Esse resultado nulo - que não tinha nada a ver com falhas dos experimentadores ou do maquinário, mas com a estrutura fundamental do Universo - só podia ser bem explicado se aceitássemos a interpretação Relativística, que dizia que o tempo e o espaço deveriam ser relativos e que a velocidade da luz deveria ser sempre constante independente do referencial. Esta foi uma Quebra de Paradigma, da física clássica para a moderna (segundo definição de Kuhn, salvo engano).

E entretanto, foi tudinho dentro do método científico tradicional - a única coisa que mudou foi a interpretação dos dados, que é o que Lakatos propõe (ainda salvo engano).
Quem faz a menção sobre essa abertura mental é Thomas Kuhn, com a noção de paradigma como fator preponderante para as revoluções científicas. O que entendo de Lakatos, é que este retoma a racionalidade crítica de Popper, algo que Kuhn "refuta" ao falar de paradigma, e mescla isso na sua teoria das metodologias dos programas de pesquisa científica - MPPC. Assim a mudança não se dá num passe de mágica na cabeça dos cientístas e sim na contrução de metodologias programáticas, que eu associo as da consciênciologia.

Penso que a Conscienciologia e a Homeopatia agem de forma fundamentalmente diferente desse processo. Penso que eles preferem dobrar os resultados dos testes às percepções de mundo deles. Não posso, com toda honestidade, falar da Conscienciologia, pois dela só sei o que você conta aqui; mas sei que na Homeopatia o que se tenta é dobrar os resultados dos experimentos para que concordem com as teses dela. Mal comparando, é ver que as esferas de cristal não existem e insistir que elas são feitas de "matéria sutil de baixa densidade".

E se não for realmente isso, então eu simplesmente não consegui entender ainda o que você propõe  :|
Eu não acho adequada a comparação com a homeopatia, até por eu nem saber o que seja direito, não é um dos temas que me interesso.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #304 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:48:19 »
Se não se importa, Dbohr, tomo a liberdade de reproduzir abaixo seu post:

Adriano, explique-me como se eu tivesse sete anos de idade como é que um paradigma diferente vai fazer o Universo se comportar de maneira diferente.
O paradmiga são as lentes de leitura do universo. Ele só modifica a maneira como as pessoas veêm essa realidade. E isso na filosofia da ciência foi abordado por Thomas Kuhn, no livro Estrutura das revoluções científicas

Mas você mesmo parece concordar que isso não muda a maneira como o Universo é, e sim como nós achamos que ele seja. Certo?

Acho que não preciso citar o exemplo das Esferas de Cristal, o modelo Ptolemaico de sistema solar para ilustrar o que quero dizer.

De qualquer forma, o Método Científico que me ensinaram na escola e na Universidade não tem a ver com descrever o Universo tal como ele é, mas sim de criar modelos e testá-los empiricamente. Também acho que não preciso explicar isso a você.

Aproveita o ensejo e me clarifica esse papo de organização social e jurídica interferindo no resultado, que até agora eu não entendi...
Não interfere no resultado. Interfere ao possibilitar a troca dessas lentes de enxergar o mundo, que são os paradigmas.

Até aqui, OK.

Lakatos faz um crítica a Kuhn, na qual diz que a mudança de paradigma não ocorre através de um rompante psicológico na comunidade científica e sim através da concorrencia das metodologias de programas de pesquisa científica (MPPC).

Aqui é que não sei se entendi.

Pelo pouco que vi de Filosofia da Ciência na Universidade, o que Lakatos propõe não é um "vale-tudo" científico, mas sim que às vezes é preciso que as pessoas tenham um pouco mais de versatilidade mental para interpretar direito os resultados que colhem.

Exemplo: Michaelson e Morley criaram um famoso experimento para medir a velocidade de arraste da Terra em relação ao éter luminífero que supostamente cobria todo o espaço sideral. Não encontraram nada. Modificaram o seu aparato várias vezes, refinando suas técnicas, mas continuavam não encontrando nada.

Esse resultado nulo - que não tinha nada a ver com falhas dos experimentadores ou do maquinário, mas com a estrutura fundamental do Universo - só podia ser bem explicado se aceitássemos a interpretação Relativística, que dizia que o tempo e o espaço deveriam ser relativos e que a velocidade da luz deveria ser sempre constante independente do referencial. Esta foi uma Quebra de Paradigma, da física clássica para a moderna (segundo definição de Kuhn, salvo engano).

E entretanto, foi tudinho dentro do método científico tradicional - a única coisa que mudou foi a interpretação dos dados, que é o que Lakatos propõe (ainda salvo engano).

Penso que a Conscienciologia e a Homeopatia agem de forma fundamentalmente diferente desse processo. Penso que eles preferem dobrar os resultados dos testes às percepções de mundo deles. Não posso, com toda honestidade, falar da Conscienciologia, pois dela só sei o que você conta aqui; mas sei que na Homeopatia o que se tenta é dobrar os resultados dos experimentos para que concordem com as teses dela. Mal comparando, é ver que as esferas de cristal não existem e insistir que elas são feitas de "matéria sutil de baixa densidade".

E se não for realmente isso, então eu simplesmente não consegui entender ainda o que você propõe  :|

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #305 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:48:57 »
É perigoso misturar autores sem entender bem suas propostas.
E qual o perigo? Ainda estou com Popper, o perigo são as idéias morrerem e não as pessoas. Por isso a necessidade do racionalismo crítico.

Tudo bem que é um metáfora a do perigo, mas não a compreendo bem.
Popper de novo?
Não gosta de Popper? Ele é o mais influente teórica da ciência, o método científico atual, que muitos falam é originado de suas teorias.
é que você faz ele parecer espírita e religioso....
Não de bola para o que eu escrevo. Você nem ao menos discute comigo. Basta não ler, ou se ler não levar a sério.  :)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #306 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:50:55 »
Não de bola para o que eu escrevo. Você nem ao menos discute comigo. Basta não ler, ou se ler não levar a sério.  :)
Não discuto porque você escreve textos muito grandes... aí eu fico com preguiça de ler tudo...

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #307 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:51:11 »
... o que ele realmente NÃO era.  Aliás, é um dos autores mais improváveis para se invocar nessas horas.  Quase faz mais sentido usar como referência Maomé.
É que o tópico caminhou para a discussão sobre a cientificidade da consciênciologia. E Popper é filósofo da ciência, então tem tudo a ver.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #308 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:53:01 »
É que o tópico caminhou para a discussão sobre a cientificidade da consciênciologia. E Popper é filósofo da ciência, então tem tudo a ver.
Conscienciologia não é algo meio parecido com o espiritismo? então não é muito cientifico mesmo... nem popper salva a conscienciologia disso....

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #309 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:53:25 »
Só posso imaginar que seja porque não entende o critério de Epistemologia dele.  Mas não é como se eu e outros não tivéssemos avisado.
E quem entende então? Eu sei que leio a respeito, ainda não tenho seus livros, mas estou muito interessado. O que já leu sobre Popper? Estamos aí para compartilhar conhecimentos, acho válido, o problema é como isso acontece, se com arrogância a comunicação fica interrompida, se com cooperação e simpatia a coisa anda.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #310 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:53:35 »
Sim... só que Popper arrancaria os cabelos de ver o tipo de uso que você faz do nome dele.  Chega ao ponto de ser prova que fantasmas não existem, pois se existissem, Popper estaria te fazendo acordar suando frio no meio da noite. :)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #311 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:54:20 »
Não discuto porque você escreve textos muito grandes... aí eu fico com preguiça de ler tudo...
Eu escrevo pouca coisa pra você então.  :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #312 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:54:25 »
Conscienciologia não é algo meio parecido com o espiritismo? então não é muito cientifico mesmo... nem popper salva a conscienciologia disso....

Nem Feyerabend, você quer dizer.  Popper daria as costas "na maior".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #313 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:56:25 »
E quem entende então? Eu sei que leio a respeito, ainda não tenho seus livros, mas estou muito interessado. O que já leu sobre Popper?

Nem foi tanta coisa, mas eu fiz alguns semestres de Behaviorismo.  E não é tão pouco assim o material na Internet.

Estamos aí para compartilhar conhecimentos, acho válido, o problema é como isso acontece, se com arrogância a comunicação fica interrompida, se com cooperação e simpatia a coisa anda.

Nesse caso, acho que você deve ter algumas palavras de apologia a dirigir para o Catino, não acha?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #314 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:57:32 »
Sim... só que Popper arrancaria os cabelos de ver o tipo de uso que você faz do nome dele.  Chega ao ponto de ser prova que fantasmas não existem, pois se existissem, Popper estaria te fazendo acordar suando frio no meio da noite. :)

Mas eu estou muito desconfiado sobre Popper agora, o texto que estou lendo o coloca nem como dualista e sim como pluralista. E ainda tem o título desse capítulo:
Diálogo XI - "Autonomia do Mundo 3 - Ciência do eu' e a ciência da morte- Imortalidade? Singularidade pessoal" da sua obra O Cérebro e o Pensamento

Fiquei muito curioso.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #315 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:58:47 »
Discordo.  :)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #316 Online: 21 de Janeiro de 2008, 00:01:02 »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #317 Online: 21 de Janeiro de 2008, 00:01:23 »
Não me importo não, Dantas. Só não o fiz logo justamente para não cair indevidamente em flood :-)

Citação de: Adriano
Quem faz a menção sobre essa abertura mental é Thomas Kuhn, com a noção de paradigma como fator preponderante para as revoluções científicas. O que entendo de Lakatos, é que este retoma a racionalidade crítica de Popper, algo que Kuhn "refuta" ao falar de paradigma, e mescla isso na sua teoria das metodologias dos programas de pesquisa científica - MPPC. Assim a mudança não se dá num passe de mágica na cabeça dos cientístas e sim na contrução de metodologias programáticas, que eu associo as da consciênciologia.

Vamos esquecer por um momento quem disse o quê (quase meia noite; e esta realmente não é minha área de conhecimento). Isso posto, eu não entendi direito o parágrafo acima.

O Einstein não mudou o modo de fazer ciência. Ele propôs, dentro do Método Científico tradicional, uma nova interpretação dos mesmos resultados obtidos por Michaelson e Morley. Tomou uma coisa que já tinha ficado subjacente do Eletromagnetismo de Maxwell, umas contas malucas que o Lorentz já tinha feito e disse: "vocês não estão encontrando o valor da velocidade de arraste da Terra em relação ao Éter porque ele não existe!".

ISSO foi uma quebra de paradigma -- mas a ciência em si não mudou, nem mudaram os métodos dela. Apenas alguém que teve que chegar e dar uma outra interpretação para explicar o que estava mais ou menos óbvio, mas que de tão na cara não tinha sido percebido ainda.

Isso que entendi é diferente do que você está dizendo? Se for diferente, então O QUÊ você está dizendo?? Ainda não consegui alcançar.

Eu não acho adequada a comparação com a homeopatia, até por eu nem saber o que seja direito, não é um dos temas que me interesso.

Sucintamente, a Homeopatia afirma que o princípio ativo dos seus remédios sobrevive a inúmeras diluições em água. Quimicamente, uma pastilha Homeopática não é diferente de água, farinha e açúcar, mas os Homeopatas juram de pés juntos que são remédios poderosos. E quando as pesquisas científicas demonstram que a eficácia deles não é diferente da esperada de um Placebo, os Homeopatas simplesmente dizem que o Método Científico não é capaz de aferir a real eficácia de seus remédios.

Eu comparo com as alegações da Conscienciologia porque no meu entender também ela afirma coisas que não podem ser verificadas empiricamente a contento, e você parece propor (a menos que eu tenha entendido TUDO errado) que é preciso um novo Método Científico para verificar a validade dessas alegações - que essencialmente é o mesmo que a Homeopatia afirma.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #318 Online: 21 de Janeiro de 2008, 00:07:07 »
E quem entende então? Eu sei que leio a respeito, ainda não tenho seus livros, mas estou muito interessado. O que já leu sobre Popper?

Nem foi tanta coisa, mas eu fiz alguns semestres de Behaviorismo.  E não é tão pouco assim o material na Internet.
E o que Popper tem a ver com o Behaviorismo?  :?

Sim, tem muita coisa sobre Popper, muitos trabalhos acadêmicos publicados on-line. Estou me aproveitando bem disso, e salvo tudo no HD também.

Estamos aí para compartilhar conhecimentos, acho válido, o problema é como isso acontece, se com arrogância a comunicação fica interrompida, se com cooperação e simpatia a coisa anda.

Nesse caso, acho que você deve ter algumas palavras de apologia a dirigir para o Catino, não acha?
Apologia? Isso tem um sentido de pregação, não seria nada bom. Mas deve estar falando em outro significado da palavra, talvez de reconciliação.

Mas o que vou falar? Que agi mal? Isso acontece, e como já disseram por aqui, nem adianta ficar pedindo desculpas e depois fazer de novo. Porém também fiquei chateado com a maneira como ele me respondeu, mesmo sabendo que isso faz parte do jeito dele.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #319 Online: 21 de Janeiro de 2008, 00:08:07 »
Discordo.  :)
Porque?
Porquê eu acredito que a consciênciologia é uma ciência. Tem tudo a ver com o que eu entendo sobre ciência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #320 Online: 21 de Janeiro de 2008, 00:11:49 »
E o que Popper tem a ver com o Behaviorismo?  :?

O critério epistemológico. :)

Apologia? Isso tem um sentido de pregação, não seria nada bom. Mas deve estar falando em outro significado da palavra, talvez de reconciliação.

Apologia é simplesmente uma palavra formal para pedido de desculpas, Adriano.

Mas o que vou falar? Que agi mal? Isso acontece, e como já disseram por aqui, nem adianta ficar pedindo desculpas e depois fazer de novo. Porém também fiquei chateado com a maneira como ele me respondeu, mesmo sabendo que isso faz parte do jeito dele.

Desisto.  Que os outros moderadores opinem sobre essa questão.  Eu já estou envolvido demais.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #321 Online: 21 de Janeiro de 2008, 00:22:34 »
Não me importo não, Dantas. Só não o fiz logo justamente para não cair indevidamente em flood :-)

Citação de: Adriano

Vamos esquecer por um momento quem disse o quê (quase meia noite; e esta realmente não é minha área de conhecimento). Isso posto, eu não entendi direito o parágrafo acima.

O Einstein não mudou o modo de fazer ciência. Ele propôs, dentro do Método Científico tradicional, uma nova interpretação dos mesmos resultados obtidos por Michaelson e Morley. Tomou uma coisa que já tinha ficado subjacente do Eletromagnetismo de Maxwell, umas contas malucas que o Lorentz já tinha feito e disse: "vocês não estão encontrando o valor da velocidade de arraste da Terra em relação ao Éter porque ele não existe!".

ISSO foi uma quebra de paradigma -- mas a ciência em si não mudou, nem mudaram os métodos dela. Apenas alguém que teve que chegar e dar uma outra interpretação para explicar o que estava mais ou menos óbvio, mas que de tão na cara não tinha sido percebido ainda.

Isso que entendi é diferente do que você está dizendo? Se for diferente, então O QUÊ você está dizendo?? Ainda não consegui alcançar.
Diferente é a interpretação da história da ciência. Mas já li críticas a Lakatos numa abordagem sobre a metodologia econômica, em que retomavam Popper, com a falseabilidade.

Eu discordo da idéia de que o método não mudou, já que as teorias estão muito ligadas ao método, e isso fica bem claro pra mim na teoria popperiana. A falseabilidade não é apenas em torno de idéias e hipóteses, por isso que existe a crítica da mudança de paradigma que muda também o método, revoluciona a ciência. Já existe uma idéia assim em Popper, mas a ideía de metodologia de programas de pesquisa é mais abrangente, embora muitas críticas dizem que não existiu tal programa em muitos casos.

O que digo, e está de acordo com os filósofos da ciência, é que não existe esse tal de método científico útico e imutável que está alegando. Por isso que digo que quando surge uma lista de procedimentos, que isso é receita de bolo, e que não resolve a situação de explicar o avanço científico e muito menos de limita-lo. Mas é apenas a minha opinião.

Sucintamente, a Homeopatia afirma que o princípio ativo dos seus remédios sobrevive a inúmeras diluições em água. Quimicamente, uma pastilha Homeopática não é diferente de água, farinha e açúcar, mas os Homeopatas juram de pés juntos que são remédios poderosos. E quando as pesquisas científicas demonstram que a eficácia deles não é diferente da esperada de um Placebo, os Homeopatas simplesmente dizem que o Método Científico não é capaz de aferir a real eficácia de seus remédios.

Eu comparo com as alegações da Conscienciologia porque no meu entender também ela afirma coisas que não podem ser verificadas empiricamente a contento, e você parece propor (a menos que eu tenha entendido TUDO errado) que é preciso um novo Método Científico para verificar a validade dessas alegações - que essencialmente é o mesmo que a Homeopatia afirma.
O que eu diria é que existe uma interpretação diferente sobre o significado do método científico. E disso já esto cansado de ver no fórum e nos textos sobre ceticismo e ciência, que todos alegam o método científico, como se fosse uma lei imutável e totalmente definida, ainda mais com a multiplas áreas do saber que existem.

A física é a base, então é natural que o método utilizado por essa seja mais influente, mas não dá para estender isso para outras áreas, nem mesmo a biologia atua da mesma maneira, quem dirá as ciências humanas e psiquicas, na qual a consciênciologia está adentrando.

Mas acima de tudo fica a opinião pessoal de cada um, já que eu considero os experimentos satisfatórios e você não, não acha válido o empirismo. Aliás esse ponto já tinha ficado claro entre a gente. O que muda agora são as justificativas que cada um dá. Foi avançado um pouco nesse sentido.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #322 Online: 21 de Janeiro de 2008, 00:24:33 »

Eu peço desculpas a você, me parece que ficou mais chateado que o Catino.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #323 Online: 21 de Janeiro de 2008, 00:31:16 »

Tomara que você esteja certo, mas eu duvido.  Você LEU a última postagem que ele dirigiu a você, não?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #324 Online: 21 de Janeiro de 2008, 00:35:16 »

Tomara que você esteja certo, mas eu duvido.  Você LEU a última postagem que ele dirigiu a você, não?
Claro e até respondi. Ele até estipulou um valor para que eu converse com ele, o que é mais uma mostra do seu bom humor, mesmo numa situação chata. Daí eu brinquei que pagaria sim, mas para ele não falar mais comigo.

Mas em todo caso, fica aqui as desculpas para o Catino pela minha acidez na resposta a ele, já que eu poderia ter sido mais educado.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!