Autor Tópico: Evolução e a AIDS  (Lida 23168 vezes)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Re: Evolução e a AIDS
« Resposta #150 Online: 04 de Setembro de 2008, 12:46:40 »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #151 Online: 04 de Setembro de 2008, 13:18:10 »
Eu já pedi que vcs mostrassem outra linha de pensamento que explicasse com maior clareza esta doença em pessoas tidas como inocentes ou vitimas.
Eu estou no aguardo sobre esta definição de vcs até agora ...

Simples, doenças não escolhes inocentes, bons, maus, ou culpados. Simplesmente pegamos uma doença. A lógica é epidemiológica, genética, etc..

Não tem ligação uma coisa com a outra.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #152 Online: 04 de Setembro de 2008, 13:23:03 »
Prion

Quando fiz o primeiro post,determinei logo que era uma opinião pessoal,que nem se chamaria de hipótese, e não uma nova e revolucionária tese de mestrado em biologia. Fiquei feliz em expor tal opinião, e explicá-la a quem quis saber, respondi argumentos dados em contrário a essa opinião,reconheci erros de pensamento lógico aqui e acolá.Não estou preucopado, portanto, com o que vocês tem a dizer sobre o quanto o assunto é ridículo.Não tive que reconhecer que viajei pois resolvi simplesmente discutir a questão, e não ficar tentando justificá-la e prová-la, realizando ataques (como os seus) contra quem pensasse em contrário.Considero que estão acostumados demais a defender teses mundo afora(coisa que faço todo dia), e se esqueceram como é ter uma conversa normal.Assim, encerro por aqui essa discussão,vendo que já tomou espaço demais do tópico e que não trará resultado se encarada da forma acima descrita.

Dantas:
Sim, é sim especulativo, leia acima.No entanto, perceba que é possível,embora talvez improvável (Só quem leu douglas adams entende o valor da improbabilidade), e não seria fruto de uma vontade superior,seria uma relação causa-efeito levada a nível bioquímico.

Prion, não tem problema em nenhum em postar. Não há problema algum em debater.
Há problemas em ataques a pessoa: Se eu te falar que você é um imbecil (o que com certeza não é!!!) isso é um ataque a sua pessoa.
Se eu te falo que sua idéia não é consistente, exijo provas e outras coisas, isto é só um debate.
E sua idéia não é boa e pode ser utilizada por religiosos que querem instrumentalizar qualquer coisa que se pareça com ciência. Isso não é algo menor Prion.

Não tem essa de cético dogmático também. Seria dogma se você tivesse uma evidência e eu não a aceitasse. Você mesmo disse que não há evidências, então logicamente não há dogma de minha parte.

[ ]s

Se eu te insultei pessoalmente, desculpe, mas realmente não me lembro.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #153 Online: 04 de Setembro de 2008, 19:35:40 »
Eu já pedi que vcs mostrassem outra linha de pensamento que explicasse com maior clareza esta doença em pessoas tidas como inocentes ou vitimas.

Faço minhas as palavras do Agnóstico.

Não seja inocente rs
Aonde é que eu disse "sobrenatural"?
Isto veio de vc então é opiniao emocional com certeza.

E aproveito para perguntar que história é essa de "veio de mim então é emocional com certeza".  Justo você que se queixa tanto de Ad Hominem, cometer um tão clássico e tão de graça?

Se continuar assim vou parar de te dar atenção.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2008, 19:39:21 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #154 Online: 05 de Setembro de 2008, 01:12:59 »

Simples, doenças não escolhes inocentes, bons, maus, ou culpados. Simplesmente pegamos uma doença. A lógica é epidemiológica, genética, etc..

explicação racional, cientifica e não achismo.
Não quero que atribua ao "acaso".
Este comentário é quimérico ...

O que a ciencia diz ?

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #155 Online: 05 de Setembro de 2008, 01:13:51 »
Luis ...vc tá se ofendendo àtoa.
Eu apenas acho estranho vcs deste forum usarem a palavra "sobrenatural".
A ciencia se ocupa deste tipo de assunto com estes termos?
Não fiz ataque direto à vc não ...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #156 Online: 05 de Setembro de 2008, 01:14:40 »
exatamente o que disse Q.

Uma doença é uma questão epidemiológica, acidente, infeccção mal tratada.... isso a ciencia diz Q.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #157 Online: 05 de Setembro de 2008, 01:15:19 »

Por que discutem o mesmo assunto em três tópicos diferentes?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #158 Online: 05 de Setembro de 2008, 01:16:07 »
Luis ...vc tá se ofendendo àtoa.
Eu apenas acho estranho vcs deste forum usarem a palavra "sobrenatural".
A ciencia se ocupa deste tipo de assunto com estes termos?
Não fiz ataque direto à vc não ...

Na boa, você não tem meios de fazer ataques diretos a mim.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #159 Online: 05 de Setembro de 2008, 01:19:19 »

O que a ciencia diz ?

Ué... a ciencia diz :doenças não escolhes inocentes, bons, maus, ou culpados. Simplesmente pegamos uma doença. A lógica é epidemiológica, genética, etc..
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #160 Online: 05 de Setembro de 2008, 15:42:58 »
A ciencia considera o "sobrenatural"?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #161 Online: 05 de Setembro de 2008, 15:46:55 »

Defina sobrenatural... A ciencia considera fenomenos naturais compreendidos, ainda não compreendidos e fenomenos inexistentes.
Para os compreendidos e ainda não compreendidos, podemos aplicar o metodo cientifico e testar tal fenomeno,
Para os fenomenos inexistentes, só a fé pra alguem achar que existem....
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #162 Online: 05 de Setembro de 2008, 15:49:18 »

Defina sobrenatural... A ciencia considera fenomenos naturais compreendidos, ainda não compreendidos e fenomenos inexistentes.
Para os compreendidos e ainda não compreendidos, podemos aplicar o metodo cientifico e testar tal fenomeno,
Para os fenomenos inexistentes, só a fé pra alguem achar que existem....

A pergunta surge pq eu vejo vcs falarem muito esta palavra: "sobrenatural".

Para mim é o que foge da natureza.
Eu disse natureza e não compreensão

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #163 Online: 05 de Setembro de 2008, 15:54:58 »
Sobrenatural, no sentido em que muitas vezes usei essa palavra ao me dirigir a você, é aquilo que depende da crença em que haja uma vontade consciente guiando fenômenos naturais.

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #164 Online: 05 de Setembro de 2008, 16:02:31 »
Sobrenatural, no sentido em que muitas vezes usei essa palavra ao me dirigir a você, é aquilo que depende da crença em que haja uma vontade consciente guiando fenômenos naturais.

Do meu ponto de vista não há relação visto que vc atribiu ao sobrenatural fenomenos naturais?
Ou estou errado?
MAs a propria ciencia diz que o sobrenatural não existe, correto?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #165 Online: 05 de Setembro de 2008, 16:04:53 »

Do meu ponto de vista não há relação visto que vc atribiu ao sobrenatural fenomenos naturais?
Ou estou errado?

Só você considera espíritos fenômenos naturais.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #166 Online: 06 de Setembro de 2008, 20:50:30 »

O que a ciencia diz ?

A ciência diz que não há o menor sinal de intencionalidade na ocorrência das doenças. Elas ocorrem e ponto. Não importa se você é um santo ou um canalha , poderá ter um melanoma que ao ser descobetro já tem metástases avançadas.
Determinadas características genéticas podem aumentar a chance da ocorrência  de doenças , o exemplo das filhas de mulheres que tiveram câncer de mama que citei em outro post é uma delas. Mas o fato de podermos ser infectados por um vírus e não por outro também está na dependência de nosso genótipo , daí que tenhamos vírus e bactérias que infectam outras espécies e não a nossa e vice-versa.

O que 150 anos de biologia evolutiva nos mostra é que o  genótipo de nossa espécie é decorrente de mutações ao acaso que foram submetidas à seleção natural ; podemos cientificamente dizer , portanto, que as doenças que nos afetam ( e a predisposição a elas) são fruto do acaso.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #167 Online: 06 de Setembro de 2008, 21:58:11 »

Não eu, você.  Câncer com "intenção" não é um fenômeno natural.  Células com reprodução descontrolada não tem uma vontade.

Ou estou errado?

Está.

Ciência não é oráculo para que uma pergunta dessa faça sentido, Q :)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #168 Online: 08 de Setembro de 2008, 01:33:31 »
A gripe do frango surgiu para punir os humanos por sua gula.  :hihi:

Especialmente os chineses, aqueles bonachões. Ah, vão questionar que a China é um país pobre e etc. Mas se esquecem que isso também é parte do castigo por terem sido uns glutões nas vidas passadas. Dã.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #169 Online: 08 de Setembro de 2008, 01:35:52 »

Mas a AIDS é nada menos que uma resposta, uma reação às ações do genio humano e seus excessos.
Ela não é a primeira DST e nem será a última.
Ela funciona como um regulador.

Seguindo este raciocínio eu poderia contra argumentar que o fato de ter-se conseguido reduzir a mortalidade e aumentar em muito a sobrevida dos infectados pelo HIV é uma resposta do gênio humano à "reação" manifestada pela AIDS.
Este tipo de raciocínio teleológico e , em ultima análise , contaminado por antropomorfismo esquece o fundamental: que doenças são um fato natural e inevitável do fato de sermos seres multicelulares bastante complexos.

E nem é exclusividade nossa ou de vida altamente complexa, ou multicelular (que talvez nem seja um acréscimo de complexidade tão qualitativo assim). Até alguns tipos de vírus (mimivírus, meio limítrofes entre vírus e bactérias), que nem exatamente vivos são, podem ser parasitados por outros vírus!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #170 Online: 08 de Setembro de 2008, 01:53:10 »
Tenho a seguinte opinião: é possível que a Aids, o câncer e outras sejam mecanismos biológicos de evolução.Note que ambas as doenças estão comumente associadas a comportamentos biológicamente impróprios.Seria, então, técnicamente uma "punição", no sentido de que a natureza resolveu que esse comportamento não é adequado à espécie, utilizando-se, assim como na seleção natural, de mecanismos apropriados.

As doenças não são comumente associadas a comportamentos biologicamente impróprios. A AIDS, por exemplo, não está associada a nenhum comportamento biologicamente impróprio.

Esse "esquema" lógico para seleção natural também não dá certo. Seleção natural é, essencialmente, uns indivíduos tem características que os permitem que se reproduzam mais, e portanto essas características se popularizam. Há interações ecológicas, evolução de simbiose e até endossimbiose, cooperação entre indivíduos, quando a característica de colaboração favorece a reprodução de ambos.

Agora, o que está sugerindo é algo como que humanos (ou outros animais) se reproduziriam mais quando, ao se comportar "inadequadamente"*, se reproduzissem menos; isso ocorreria em conjunto com vírus ou outros patógenos que, tivessem vantagem (isso é, se reproduzissem mais) ao parasitar que estivesse espécie se "comportando de maneira inadequada", ao mesmo tempo em que reduz a sua população e logo seu nicho enquanto o faz (mas seria ao mesmo tempo vantajoso ainda assim).

Isso é exatamente ao contrário do que acho que foi mencionado no início do tópico. As "pestes" tendem a evoluir em direção à menor pestilência, não porque o "comportamento inadequado" diminui, mas simplesmente porque o agente infeccioso mais virulento se extingue junto com o portador.

Isso não seria seleção natural, é "vício" de teleologia, achar que tudo é adaptativo.

O patógeno só precisa ser adaptativo para ele mesmo para existir, não precisa existir para punir a população, não leva vantagem alguma nisso, é indiferente. Ou melhor, é até contraproducente "punir" demasiadamente a espécie parasitada porque levaria à própria extinção (não que isso deixe de ocorrer por isso; ocorre, e as linhagens mais virulentas desaparecem).

* - do ponto de vista de seleção natural, isso seria de modo geral apenas algo que não gerasse tanta prole quanto "ideal", nada mais.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #171 Online: 08 de Setembro de 2008, 15:36:21 »

Esta forma de pensar do Q e do Prion é mais uma demonstração do antropocentrismo que sabota uma análise correta das causas e consequências, vide a última frase da minha assinatura.

« Última modificação: 08 de Setembro de 2008, 15:38:57 por Galthaar »
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #173 Online: 08 de Setembro de 2008, 18:32:50 »

Tem razão Buckaroo, é que eu já considero antropocêntrico definir algum comportamento natural como "impróprio", imputando para ele uma punição, pois aí já está envolvida uma análise moral tendo o ser humano como centro, mas admito que isto está além da definição básica do termo.

"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #174 Online: 08 de Setembro de 2008, 21:38:06 »
Eu só tentei atribuir uma razão ao "sobrenatural" de vcs.
O meu modo de pensar nao sei se é o correto mas é o que se aplica a mim.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!