Autor Tópico: Legalização da maconha  (Lida 135934 vezes)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Legalização da maconha
« Resposta #1225 Online: 09 de Dezembro de 2012, 21:21:54 »
Prince e Batata! :biglol:

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1226 Online: 09 de Dezembro de 2012, 21:29:55 »
Prince e Batata! :biglol:

Acho que andaram fumando um...  :lol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1227 Online: 09 de Dezembro de 2012, 21:45:32 »
Pelo que eu sei a maior vinculação com o crime da maconha decorre principalmente do fato dela ainda ser ilegal, assim como ocorreu com o álcool no EUA durante a Lei Seca. Não vejo como a criminalidade não diminuir a partir do momento que ela for legalmente comercializada.
Isso se você considerar que após a legalização surgirá um comércio de maconha totalmente desvinculado dos antigos traficantes.

Em um país onde o crime é mais organizado que o próprio Estado, não vejo como as facções criminosas não entrarem nessa disputa pelo comércio, gerando dessa forma uma fonte de renda legal para financiar o restante das suas atividades criminosas.

Mas, neste caso, Angelo, o problema não está no consumo da maconha de forma legalizada e sim na desorganização do aparato estatal.

De qualquer modo eu não tenho ilusão de que os problemas associados ao tráfico da maconha serão resolvidos em um 'piscar de olhos' após a legalização do consumo dela.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1228 Online: 09 de Dezembro de 2012, 21:48:04 »
[...]
Quantos criminosos beberam cerveja antes dos crimes? Cerveja causa crimes?

Mortes no trânsito, de caráter culposo contam?
Foto USGS

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1229 Online: 09 de Dezembro de 2012, 22:47:48 »
Nem é culpa, é dolo eventual.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1230 Online: 10 de Dezembro de 2012, 03:35:53 »
Dizer que uma certa porcentagem de criminosos dez uso de maconha antes do crime e por isso ela causa criminalidade é tão falacioso quanto dizer que bebidas alcoólicas causam uma crimes. Quantos criminosos beberam cerveja antes dos crimes? Cerveja causa crimes?

Acho que deve estar certo nisso de maconha não ser usada como algo para "dar coragem", "pique" para cometer outros crimes (ainda que talvez algum vandalismo possa ocorrer esporadicamente), como já me parece ser o caso com cocaína e talvez crack. Mas acho que a comparação com álcool acabou errando por que parece haver sim boa correlação entre uso de álcool e crimes, mais do que com maconha.

Se não me engano álcool é umas das únicas ou talvez a única droga que instiga comportamento violento (potencializado tremendamente em combinação com cocaína, e imagino que também com o crack), e parece que medidas de "lei seca" fechando bares lá pelas 23:00 (em lugares como Diadema) melhoraram perceptivelmente os números de assassinatos.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1231 Online: 10 de Dezembro de 2012, 03:53:07 »
<a href="http://www.youtube.com/v/hQqUyBN4g8M" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/hQqUyBN4g8M</a>

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
  • "I went out to the insane asylum"
« Resposta #1232 Online: 12 de Dezembro de 2012, 17:46:58 »
Excelente documentário - Cortina de Fumaça:

:ok:
O, Death
O, Death
Won't you spare me over 'til another year?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1235 Online: 25 de Dezembro de 2012, 02:04:02 »
Como a visão de direito mais ligado a vida desse senhor sugere tratar a pena de morte tácita do "sistema" para ficar mais de acordo com o mundo real? Reconhecer que ela existe e colocar na lei? Fazer um tratado de sociologia?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #1236 Online: 25 de Dezembro de 2012, 09:35:36 »
Como a visão de direito mais ligado a vida desse senhor sugere tratar a pena de morte tácita do "sistema" para ficar mais de acordo com o mundo real? Reconhecer que ela existe e colocar na lei? Fazer um tratado de sociologia?

Ele defende uma mudança de paradigma.

Hoje a "guerra às drogas" se preocupa quase que exclusivamente com o combate ao traficante armado. O traficante armado não é quem verdadeiramente lucra com o tráfico, ele lucra sim, mas o grosso do dinheiro não está com ele.

O que se enfatiza nessa política insana é combater a ponta do iceberg do problema, é a ponta que efetivamente entra em contato direto com a sociedade e que assuusta a população que "só quer trabalhar e voltar tranquila para casa". Não que o traficante do Complexo do Alemão seja uma vítima, ele é um criminoso e se entrar em combate com a polícia, antes o policial do que ele, mas o problema do tráfico é mais profundo.

O "caso HSBC" citado é emblemático, quantos aqui já tinham ouvido falar nele?

As drogas ilegais movimentam um montante de dinheiro absurdamente alto, tem gente graúda e "respeitável" que fica por trás da cortina e que se beneficia delas. Nós podemos tratar isso como uma "teoria de conspiração", ridicularizá-la e continuar fazendo o mesmo sabendo que não funciona ou atacar o problema na sua fundação.

Eu sou um leigo em direito, mas a lógica jurídica dele foi, pelo menos aos meus olhos, extremamente cortante.

Qual o "bem jurídico" que a lei que proíbe um ser humano de usar um substância qualquer está protegendo?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1237 Online: 25 de Dezembro de 2012, 09:53:03 »
Concordo com muitas coisas ditas pelo cavalheiro do vídeo.

Mas usar Eduardo Galeano como referência, dizer que no seu mestrado estava "construindo dados (informações)" e afirmar que o EUA "escolheu" a "guerra contra as drogras" para substituir o confronto que tinha com a ex-URSS é muita gafe para alguém que se apresenta como um 'operador do direito disposto a mudar a situação e a visão' da questão das drogas.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1238 Online: 25 de Dezembro de 2012, 09:54:40 »
[...]
O "caso HSBC" citado é emblemático, quantos aqui já tinham ouvido falar nele?
[...]

Eu já.

E o cavalheiro errou feio porque o HSBC é um banco inglês e não espanhol como ele afirmou.
Foto USGS

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #1239 Online: 25 de Dezembro de 2012, 14:03:14 »
Eu sou um leigo em direito,
Cuidado! Não diga jamais isso em público, especialmente para agentes da lei. É uma afirmação de significado mais que ambíguo, não tendo qualquer valor prático. No máximo, tem-se desconhecimento do corpo de leis jurídicas e isso, não se impressione, é amplamente compartilhado com você por juristas profissionais. Ao dizer algo assim, você fomenta o crime hediondo que ocorre nesse maravilhoso país da negação ao direito legal ao jus postulandi.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1240 Online: 25 de Dezembro de 2012, 14:08:40 »
Frango ainda não entendi a proposta dele
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #1241 Online: 25 de Dezembro de 2012, 15:08:48 »
A proposta dele é descriminalizar e desmilitarizar o combate às drogas, e aceitá-las como aceitamos o cigarro e o álcool.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1242 Online: 25 de Dezembro de 2012, 15:38:50 »
Concordo com muitas coisas ditas pelo cavalheiro do vídeo.

Mas usar Eduardo Galeano como referência, dizer que no seu mestrado estava "construindo dados (informações)" e afirmar que o EUA "escolheu" a "guerra contra as drogras" para substituir o confronto que tinha com a ex-URSS é muita gafe para alguém que se apresenta como um 'operador do direito disposto a mudar a situação e a visão' da questão das drogas.

Acho que naquele vídeo que postei recentemente, de um autor que escreve sobre radicalismo de direita e [neo-] nazismo, ele faz uma ligação dessas coisas através desse "ímpeto" conservador/reacionário. Com a "caça aos comunistas" acabando, meio que haveria uma tendência às pessoas adotarem uma postura em algo similar, com um novo vilão. Ou é isso que pensei do trecho que vi de madrugada, que pode não corresponder em nada com o que é realmente dito.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1243 Online: 28 de Dezembro de 2012, 02:42:55 »
Estava fuçando na net e achei uns gráficos bem interessante, não sei se já não postaram algo assim aqui:

No eixo Y está o potencial que cada droga tem de causar dependência, no eixo X a razão entre a dosagem da droga que se costuma usar e dosagem da droga que seria letal.
http://en.wikipedia.org/wiki/Cannabis#Recreational_use

Esse gráfico usa o conceito mais amplo de "Dano físico" no eixo X.
http://en.wikipedia.org/wiki/Cannabis_(drug)

Cabe reflexão sobre como drogas que viciam menos e fazem menos mal são proibidas e álcool e o tabaco sejam permitidos pela legislação.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #1244 Online: 28 de Dezembro de 2012, 02:57:24 »
Se a letalidade fosse critério a proibição do LSD seria um absurdo.

Pra atingir a DL50 do LSD o camarada tem que tomar uns 50 blotters double face de 'olho de shiva' ou de 'Alex Gray', custaria uma fortuna, consumo desnecessário e impraticável.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Tarvf

• Nível 01
  • *
« Resposta #1245 Online: 28 de Dezembro de 2012, 05:23:17 »
Gostaria de inverter a pergunta: qual é o motivo de se proibir a maconha? Não entendo como em uma sociedade que se diz democratica a maconha tenha que ser proibida e os argumentos devam ser feitos para convencer o governo a legalizar, e não o contrario. Vamos aos fatos:

Maconha faz mal? faz, assim como cigarro, alcool, Fastfood e tantos outros. Isso nunca foi argumento para a proibição se o usuário sabe os males que irá sofrer com o consumo.

Maconha altera o estado de consciencia? sim, assim como alcool e cigarro (em menor quantidade). Pra quem nunca fumou é facil julgar, mas qualquer usuário sabe que a alteração de consciencia da maconha dificulta ainda mais a possibilidade de ações agressivas. Eu nunca vi ninguem sob efeito da erva cometendo atos agressivos. Não se pode afirmar a mesma coisa do alcool, obviamente

Maconha aumentaria o numero de acidentes (ex autobomilisticos)? Poderiam argumentar que usuarios poderão causar acidentes como acidentes automobilisticos. Para rebater, digo que se a maconha fosse liberada poderia haver uma regulamentação a respeito de seu uso em alguns locais e situações, inclusive no transito assim como ocorre com o alcool e também com o cigarro em locais fechados, cinemas etc.

Maconha afeta o cerebro em formação de crianças e adolescentes? Sim, mas novamente recorro ao argumento da regulamentação para a proibição na venda para menores, o que simplesmente é impossivel quando a droga é vendida por traficantes e é proibida.

Maconha vicia? sim, psicologicamente. Nunca foi comprovado que maconha vicia fisicamente, isto é, substitui algum componente cerebral com o seu uso de forma que com a interrupção do consumo o usuário tenha crises e não consiga parar. Maconha vicia como sexo vicia, como videogame vicia, como futebol vicia. Um simples ato de fumar que gera prazer e faz o usuario se apegar.

Maconha financia o tráfico? Sim, mas a proibição é causa ou consequencia do tráfico? Acho que é causa, assim como ocorreu nos eua com a lei seca, enriquecendo o crime orgnanizado. Foi o momento do auge das máfias italianas nos Estados Unidos. Isso até pode ser argumento contra o usuário que consome a droga proibida, mas nunca pode ser argumento contra legalização da mesma, que é o que estamos discutindo efetivamente.

O tráfico enriqueceria com a legalização? A mesma coisa que escrevi em cima: tráfico é consequencia de proibição, não causa.

Maconha leva a drogas mais pesadas (porta de entrada)? Esse é um dos argumentos mais dificeis de rebater. Falácia! não é porque o usário geralmente começa fumando maconha que ele vai necessariamente usar drogas mais pesadas, assim como nem todo mundo usará cocaina somente depois de fumar maconha. Se isso for argumento, poderiam argumentar que os usuarios de alcool usarão heroina no futuro. O fato dessa escada de drogas ocorrer não tem nenhum embasamento cientifico e pode ser explicado de diversas maneiras. Uma delas é o contato com as drogas. Conforme o usuário envelhece, ele começa a ter contato com drogas mais pesadas, de forma que se ele for uma pessoa sem medo, utilizaria todas por ordem de contato: Primeiro o alcool, depois a maconha, depois cocaina e assim por diante (geralmente). Devido a fama da cocaina ser muito pior do que a da maconha, dificilmente alguem experimentaria coca antes de experimentar maconha, mas não é regra. E não, maconha não tem um efeito semelhante ao do alcool de impulsividade, levando a pessoa a tomar atitudes idiotas (utilizar alguma droga mais pesada sem refletir as consequencias). Outro argumento que ainda pesa a favor da discriminalização é o de que esse suposto contato com drogas mais pesadas muitas vezes ocorre nas bocas de fumo, o que seria evitado se a compra de maconha ficasse fácil com a legalização. Não há propriedade nenhuma na maconha que leve o usuário a experimentar outras drogas, é um fenomeno externo, cultural e não da erva em sí.

Maconha pode gerar problemas psicologicos? Pode, realmente pode e eu como usuário não vou negar. Já tive problemas psicologicos com o seu uso, paranoia e algumas confusões mentais, mas isso foi devido ao meu abuso. Meu argumento é que não vejo esses possiveis problemas como razão para a proibição. Toda droga tem alguma restrição a algumas pessoas devido a caracteristicas geneticas ou psicologicas. Pessoas hipertensas não podem consumir alguns alimentos, pessoascom hepatite não podem beber e por aí vai. A questão é a porcentagem de pessoas que não apresentam nenhum desses problemas mas que seriam afetas pela proibição do acesso a a droga.

O numero de usuários aumentaria com a legalização? Isso é meio dificil de saber, acredito que aumentaria pelo "boom" que a legalização geraria, mas com o tempo esse numero se estabilizaria justamente porque a propria proibição gera uma curiosidade a mais e estimularia o uso logo apos a liberação. É um argumento fraquissmo, baseado em suposições e não contribui muito pra justificar a proibição.

Pessoas utilizariam maconha no trabalho, prejudicando seus respectivos rendimentos? Pff, esse argumento é apelação total. Para isso existe regras no trabalho, regulamentação, novamente. Sem contar que o alcool e o cigarro são legais e eu não vejo pessoas bebendo cachaça e fumando no expediente, com algumas excessões é claro. As pessoas sabem a hora e o momento de beber e fumar mas não saberiam a hora de torrar um? com que base algumas pessoas afirmam isso com tanta convicção?

Acabo de refutar todos os argumentos contra a legalização, o que pra mim ja é suficiente para ser a favor da legalização. Não vou explicar as propriedades medicinais, os efeitos sobre a violencia urbana e sobre a economia com a legalização. Isso não é necessário para algo ser liberado, isso é um bonus que nem precisa ser citado. Se alguem tocar no assunto eu respondo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1246 Online: 28 de Dezembro de 2012, 10:19:41 »
Muito bom, Tarvf. Mas eu acho que valeria a pena trazer os efeitos medicinais para a discussão sim, afinal tem gente que sofre com tratamentos de câncer que poderia ter uma qualidade de vida bem melhor com ela. Acho que no mínimo a maconha medicinal deveria ser legalizada e talvez essa discussão deva ser feita primeiro para combater o preconceito da sociedade conservadora.

Offline Tarvf

• Nível 01
  • *
« Resposta #1247 Online: 28 de Dezembro de 2012, 19:48:49 »
- maconha é um analgésico natural, com poucos efeitos colaterais e efeitos analgesicos superiores a farmacos muito mais agressivos
- A maconha possui basicamente dois compostos de efeitos opostos, o thc e o cannabidiol. Com a manipulação cientifica, poderia-se criar plantas ricas em um ou em outro composto, tendo efeitos medicinais totalmente distintos. Explicando rapidamente, o thc ativa mais os neuronios e o canabidiol faz o contrario. Ambos os efeitos isolados funcionariam como remedios para doenças de carater psicologico opostas.
- a maconha apresentou efeitos benéficos sobre tumores malignos, sem contar o efeito sedativo e analgésico que ela proporciona com poucos/nenhum efeitos colaterias, que poderiam ser usados e pacientes em estado terminal.
- a legalização da maconha diminuiria a renda dos traficantes, isso é lógico. Não estou dizendo que o tráfico iria acabar, porque pra mim isso é impossivel, mas com certeza ficaria com um poder menor.
- a legalização da maconha faria o governo arrecadar mais impostos.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1248 Online: 28 de Dezembro de 2012, 21:30:02 »
Eu já sou da opinião de que a guerra ao tráfico simplesmente não vale a pena. Para mim o governo deveria legalizar TODAS as drogas. A maconha e outras drogas leves poderiam ser abertas para o livre-mercado. Drogas mais pesadas seriam monopólio do governo, que as venderia de maneira controlada, mas por um preço contra o qual os traficantes não fossem capazes de competir.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #1249 Online: 28 de Dezembro de 2012, 21:47:07 »
Do ponto de vista econômico tendo o setor "drogas" como foco o recomendado é que todas as drogas sejam liberadas e que todos tenham acesso à elas. Deste ponto de vista a liberação é justificável de todos os modos imagináveis.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!