Autor Tópico: Banalmente humano  (Lida 27406 vezes)

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
Re:Banalmente humano
« Resposta #175 Online: 12 de Janeiro de 2012, 19:06:15 »
Bem,pelo que me lembro,a unica vantagem que apontei que uma ditadura teria sobre uma democracia é numa situação extrema como uma guerra ou catástrofes imensas,que causem um colapso na ordem social . Pensei que estaria bastante evidente que se não houver uma guerra,uma ditadura seria inutil e prejudicial . E é bom salientar de novo que não apoio guerras,sob nenhuma circustância . E só para deixar claro,eu sou contra o comunismo,porque esse sistema não recompensa o mérito de seus cidadãos . E você precisa entender que como nunca disse que alternativa seria melhor que a democracia,isso quer dizer que essa alternativa em si não acabaria com a liberdade de expressão .
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2012, 19:10:52 por genjikhan »
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #176 Online: 09 de Maio de 2013, 23:08:38 »
Di

Parece que voce nao sabe nada sobee segunda guerra. A alemanha estava pagando uma fortuna de reparaçoes por causa da primeira guerra, havia perdido 1/5 de seu territorio, quando as coisas iam começar a melhorar, veio 29. Weimar era tido como entreguista, o orgulho alemao estava absolutamente ferido, pobreza e inflaçao de 1M% a.a..

quem eram os culpados perante o povo Alemao? Judeus, Bolcheviques, Franceses, etc..  nao importa se eram ou nao, venderam a ideia de quw a miseria era culpa deles. Entao estude maus antes de simplificar as coisas, os Alemaes simplesmente nao acordaram um dia e resolveram atacar. Ha um contexto de 300 anos para essa guerra, que na verdade eh continuaçao da primeira.

E quanto a sua pergunta vou ser claro, muitos outros povos fizeram tanta barbarie quanto. Sao todos malvados? Os alemaes, os vhineses, japoneses, franceses, turcos, os universitarios do teste de stantford.. Todos menos o di e a fabi, mesmo o Di tendo mostrado N vezes que nao seria um Ghandi caso tivesse que proteger sua familia.

Porque você continua tentando comparar eu protegendo minha família de um assaltante/assassino com pessoas que executavam mulheres, crianças e homens inocentes em campos de concentração?

E C-A-R-A-M-B-A... e mesmo que judeus e o diabo a quatro eram culpados pela merda que os caras estavam passando, isso não é desculpa para se tornar um genocida. Devemos nos preparar e esperar que o pessoal do Paraguay faça a mesma coisa?

Porque, pelo que tu deixa a entender aqui, só esta faltando um Zé ruela qualquer pegar um microfone lá, discursar sobre todos os problemas que eles enfrantam, e dizer que é culpa do Brasil, da Argentina e do Uruguai, para que os cidadãos virem carniceiros adoidados e campos de concentração sejam considerados super supimpas.

Ué, mas não aconteceu... ué...ué...UÉ...Não aconteceu? Mas como....como...pela lógica era pra acontecer né...? Eles estão fudidos pra mais de metro e foi culpa da guerra...UÉ...que estranho... será que eles estão tramando uma vingança sanguinária? Só pode! É a única coisa que faz sentido....

:sleepy:

Pergunta, Gaúcho, continua pensando assim?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #177 Online: 09 de Maio de 2013, 23:42:29 »
Outro dia estava me perguntando sobre a sobrevivência da ideologia nazista depois da segunda guerra. Não é como se todos que concordassem com as idéias tivessem morrido. Ao mesmo tempo, não é como se todos tivessem sido imediatamente convencidos dos erros fundamentais com a derrota. Inclusive teve uma pessoa, acho que uma mulher piloto de avião (não lembro), que foi bastante enfática em falar que preferia que a Alemanha tivesse vencido, e acho que tinha algo como dizer que muitas pessoas na verdade sentiam o mesmo. Talvez seja mais uma questão para outro tópico.

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #178 Online: 10 de Maio de 2013, 08:46:12 »
Nada que é humano é me estranho~ Terêncio.
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #179 Online: 10 de Maio de 2013, 11:25:49 »
Outro dia estava me perguntando sobre a sobrevivência da ideologia nazista depois da segunda guerra. Não é como se todos que concordassem com as idéias tivessem morrido. Ao mesmo tempo, não é como se todos tivessem sido imediatamente convencidos dos erros fundamentais com a derrota. Inclusive teve uma pessoa, acho que uma mulher piloto de avião (não lembro), que foi bastante enfática em falar que preferia que a Alemanha tivesse vencido, e acho que tinha algo como dizer que muitas pessoas na verdade sentiam o mesmo. Talvez seja mais uma questão para outro tópico.

Ontem mesmo estava passando na NatGeo um doc sobre a segunda guerra. Estava falando de +- 1943, quando a Alemanha perdeu a África. Dizia que uma gigantesca quantidade de soldados alemães se renderam e, como prisão de guerra, foram enviados pros EUA pra trabalhar. Separados por um Atlântico estariam impossibilitados de se realistarem. Dizia também que uma grande parte deles sorria nos navios por estarem livres da guerra, mas que isso era ilusório, porque dentro dos próprios navios e das fazendas de algodão aonde eles trabalhavam nos EUA existia ainda os ideias nazistas: alguns, com maior patente, que ainda tinham crença nos ideias nazistas, forçavam os outros a seguirem leais a Hitler, mesmo em território americano.
Eu desconhecia essa informação.
Logo que vi isso, o primeiro pensamento que me surgiu foi "ah... isso explica muita coisa sobre neonazistas nos EUA".

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #180 Online: 10 de Maio de 2013, 11:31:30 »
Uma idéia errada que muitos têm é justamente aquela que o exército alemão era na verdade o "nazista exército alemão". Muitíssimos soldados alemães não eram favoráveis ao nazismo.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #181 Online: 10 de Maio de 2013, 11:45:41 »
Uma idéia errada que muitos têm é justamente aquela que o exército alemão era na verdade o "nazista exército alemão". Muitíssimos soldados alemães não eram favoráveis ao nazismo.

Exato. Acho que é, inclusive, impossível de se generalizar de tal maneira qualquer população --- que no caso da alemanha, foi convocada a lutar.

Acho, inclusive, uma boa parte era alheia a própria ideia Nazista e que isso não fazia parte de suas vidas tanto quanto política hoje é alheia na vida de muitos brasileiros.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #182 Online: 10 de Maio de 2013, 13:47:55 »
Di

Parece que voce nao sabe nada sobee segunda guerra. A alemanha estava pagando uma fortuna de reparaçoes por causa da primeira guerra, havia perdido 1/5 de seu territorio, quando as coisas iam começar a melhorar, veio 29. Weimar era tido como entreguista, o orgulho alemao estava absolutamente ferido, pobreza e inflaçao de 1M% a.a..

quem eram os culpados perante o povo Alemao? Judeus, Bolcheviques, Franceses, etc..  nao importa se eram ou nao, venderam a ideia de quw a miseria era culpa deles. Entao estude maus antes de simplificar as coisas, os Alemaes simplesmente nao acordaram um dia e resolveram atacar. Ha um contexto de 300 anos para essa guerra, que na verdade eh continuaçao da primeira.

E quanto a sua pergunta vou ser claro, muitos outros povos fizeram tanta barbarie quanto. Sao todos malvados? Os alemaes, os vhineses, japoneses, franceses, turcos, os universitarios do teste de stantford.. Todos menos o di e a fabi, mesmo o Di tendo mostrado N vezes que nao seria um Ghandi caso tivesse que proteger sua familia.

Porque você continua tentando comparar eu protegendo minha família de um assaltante/assassino com pessoas que executavam mulheres, crianças e homens inocentes em campos de concentração?

E C-A-R-A-M-B-A... e mesmo que judeus e o diabo a quatro eram culpados pela merda que os caras estavam passando, isso não é desculpa para se tornar um genocida. Devemos nos preparar e esperar que o pessoal do Paraguay faça a mesma coisa?

Porque, pelo que tu deixa a entender aqui, só esta faltando um Zé ruela qualquer pegar um microfone lá, discursar sobre todos os problemas que eles enfrantam, e dizer que é culpa do Brasil, da Argentina e do Uruguai, para que os cidadãos virem carniceiros adoidados e campos de concentração sejam considerados super supimpas.

Ué, mas não aconteceu... ué...ué...UÉ...Não aconteceu? Mas como....como...pela lógica era pra acontecer né...? Eles estão fudidos pra mais de metro e foi culpa da guerra...UÉ...que estranho... será que eles estão tramando uma vingança sanguinária? Só pode! É a única coisa que faz sentido....

Sim, continuo tendo bom senso e não sou racista. Explico. Peguemos a tua explicação para tornar o fato aceitável e mudamos ela.

Parece que voce nao sabe nada sobee segunda guerra. O Brasil estava pagando uma fortuna de reparaçoes por causa da primeira guerra, havia perdido 1/5 de seu territorio, quando as coisas iam começar a melhorar, veio 29. Weimar era tido como entreguista, o orgulho brasileiro estava absolutamente ferido, pobreza e inflaçao de 1M% a.a..

Daí digamos que eu, Diego, esteja servindo o exército quando estoura a 2ª guerra mundial. E, digamos ainda, que alguns judeus foram os responsáveis por absolutamente todos os problemas do meu país. Tu acha mesmo, nem que seja por um instante, que isso me faria estar em um campo de concentração, olhar uma criança judia, e dizer "alguns judeus foderam meu país, já para a câmara de gás!"?

Qualquer pessoa sã e não-alienada vê o absurdo da situação. Porra, é como se o RS quebrasse, a taxa de desemprego estivesse em 80%, nosso orgulho esmagado, e alguém colocasse a culpa nos paulistas, estourasse uma guerra, e eu passasse, do nada, a achar OK executar crianças paulistas somente pelo fato de serem paulistas.

Não importa o contexto, meu caro, índole é índole. Você não executa milhões de pessoas inocentes, incluindo mulheres e crianças, simplesmente por racismo e acha que isso pode ser explicado por algum contexto distorcido da época e, ainda por cima, dizer que qualquer outro faria a mesma coisa na situação. Nessa caso, é tão óbvio que você só pode falar por si mesmo, que eu nem sei como sequer chegamos a discutir isso.
« Última modificação: 10 de Maio de 2013, 13:49:56 por Gaúcho »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #183 Online: 10 de Maio de 2013, 13:52:48 »
Di

Sim, continuo tendo bom senso e não sou racista. Explico. Peguemos a tua explicação para tornar o fato aceitável e mudamos ela.

Parece que voce nao sabe nada sobee segunda guerra. O Brasil estava pagando uma fortuna de reparaçoes por causa da primeira guerra, havia perdido 1/5 de seu territorio, quando as coisas iam começar a melhorar, veio 29. Weimar era tido como entreguista, o orgulho brasileiro estava absolutamente ferido, pobreza e inflaçao de 1M% a.a..

Daí digamos que eu, Diego, esteja servindo o exército quando estoura a 2ª guerra mundial. E, digamos ainda, que alguns judeus foram os responsáveis por absolutamente todos os problemas do meu país. Tu acha mesmo, nem que seja por um instante, que isso me faria estar em um campo de concentração, olhar uma criança judia, e dizer "alguns judeus foderam meu país, já para a câmara de gás!"?

Qualquer pessoa sã e não-alienada vê o absurdo da situação. Porra, é como se o RS quebrasse, a taxa de desemprego estivesse em 80%, nosso orgulho esmagado, e alguém colocasse a culpa nos paulistas, estourasse uma guerra, e eu passasse, do nada, a achar OK executar crianças paulistas somente pelo fato de serem paulistas.

Não importa o contexto, meu caro, índole é índole. Você não executa milhões de pessoas inocentes, incluindo mulheres e crianças, simplesmente por racismo e acha que isso pode ser explicado por algum contexto distorcido da época e, ainda por cima, dizer que qualquer outro faria a mesma coisa na situação. Nessa caso, é tão óbvio que você só pode falar por si mesmo, que eu nem sei como sequer chegamos a discutir isso.

Concordo 100%.
"Deus prefere os ateus"

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #184 Online: 10 de Maio de 2013, 14:10:29 »
Acho, inclusive, uma boa parte era alheia a própria ideia Nazista e que isso não fazia parte de suas vidas tanto quanto política hoje é alheia na vida de muitos brasileiros.
E assim se tornam perfeitas massas de manobra para ditadores em potencial...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #185 Online: 10 de Maio de 2013, 14:21:32 »
Nhé, preguiça de ler o que vem antes, mas vou comentar mesmo assim. :lol:

Acho difícil dizer como seria a nossa reação na segunda guerra, eram outros tempos, outra visão de mundo, outra cultura. Dizer que eu não faria o que eles fizeram com o conhecimento, criação e cultura que eu tenho agora não faz sentido.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #186 Online: 10 de Maio de 2013, 14:25:19 »
E assim se tornam perfeitas massas de manobra para ditadores em potencial...

Outro tópico, outro tópico :P

Mas concordo com o Gaucho, e contigo, no quesito índole é índole. Acho também que a própria população alemã tem uma parcela de culpa por ignorar esses fatos e não terem se manifestado contra.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #187 Online: 10 de Maio de 2013, 14:28:24 »

2 :lol:

Acho difícil dizer como seria a nossa reação na segunda guerra, eram outros tempos, outra visão de mundo, outra cultura. Dizer que eu não faria o que eles fizeram com o conhecimento, criação e cultura que eu tenho agora não faz sentido.

Não deixa de ser verdade, mas já naquela época havia a noção de que massacrar milhões de pessoas indefesas não era uma coisa lá muito legal. Não dá para justificar neste caso, mesmo sendo outros tempos.
"Deus prefere os ateus"

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #188 Online: 10 de Maio de 2013, 14:34:53 »

Não deixa de ser verdade, mas já naquela época havia a noção de que massacrar milhões de pessoas indefesas não era uma coisa lá muito legal. Não dá para justificar neste caso, mesmo sendo outros tempos.

Havia mesmo? 10 anos antes crianças eram usadas como escravas em fábricas e todo mundo parecia achar bem normal, os japoneses barbarizaram na China e na Coréia, não da pra alegar que era um fenômeno local da Alemanha, os soviéticos continuaram matando milhões de pessoas de fome durante décadas após o holocausto. Meio mundo tinha uma índole ruim ou agora vemos essas coisas como óbvias?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #189 Online: 10 de Maio de 2013, 14:43:09 »
Gaúcho, sua índole ia permitir matar políticos corruptos ainda?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #190 Online: 10 de Maio de 2013, 14:45:15 »
Interessante essa postura de que a moral é algo mágico que está disponível há algumas poucas pessoas daqui.

Antes países inteiros achavam normal a escravidão. Antes, o mundo achava normal que se matasse civis em uma guerra. Antes, as religiões colocavam textos escrotos, racistas, homofóbicos, etc.. em seus livros sagrados.

As pessoas não tinham índole antes?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #191 Online: 10 de Maio de 2013, 14:48:34 »

Havia mesmo? 10 anos antes crianças eram usadas como escravas em fábricas e todo mundo parecia achar bem normal, os japoneses barbarizaram na China e na Coréia, não da pra alegar que era um fenômeno local da Alemanha, os soviéticos continuaram matando milhões de pessoas de fome durante décadas após o holocausto. Meio mundo tinha uma índole ruim ou agora vemos essas coisas como óbvias?

Barata, quanto ao trabalho de crianças era realmente uma coisa da época. Bombardear populações civis também era "aceitável" na época. Mas o extermínio de judeus em câmaras de gás era "novidade".

Mas é claro, hoje para nós parece muito mais óbvio porque anos se passaram e a cultura mudou.
"Deus prefere os ateus"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #192 Online: 10 de Maio de 2013, 14:50:48 »
Não era nenhuma novidade exterminar um povo. Turcos com Armênios, mongóis com diversos povos.. isso não era novidade alguma.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #193 Online: 10 de Maio de 2013, 14:59:08 »
Não era nenhuma novidade exterminar um povo. Turcos com Armênios, mongóis com diversos povos.. isso não era novidade alguma.

Agnóstico, na época do império mongol talvez fosse "aceitável",  mas em 1939 já existia a noção de que mandar crianças para câmaras de gás, matar populações inteiras de fome não era moralmente aceitável. O que não impediu que fosse feito, claro.
"Deus prefere os ateus"

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #194 Online: 10 de Maio de 2013, 14:59:40 »

Barata, quanto ao trabalho de crianças era realmente uma coisa da época. Bombardear populações civis também era "aceitável" na época. Mas o extermínio de judeus em câmaras de gás era "novidade".

Mas é claro, hoje para nós parece muito mais óbvio porque anos se passaram e a cultura mudou.

O método era novidade, o ato de matar o inimigo é antigo. O que o nazismo fez foi trazer pra era industrial uma coisa que o ser humano fazia desde sempre.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #195 Online: 10 de Maio de 2013, 15:08:27 »
E ainda faz...
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #196 Online: 10 de Maio de 2013, 15:49:47 »
Interessante essa postura de que a moral é algo mágico que está disponível há algumas poucas pessoas daqui.

Antes países inteiros achavam normal a escravidão. Antes, o mundo achava normal que se matasse civis em uma guerra. Antes, as religiões colocavam textos escrotos, racistas, homofóbicos, etc.. em seus livros sagrados.

A atitude de aniquilar uma parte específica da própria população e uma parte específica da população conquistada era tão "normal" nessa época que nem revoltou todo o resto do mundo.
Todos esses ideias já haviam sido, no mínimo parcialmente, superadas em 1939. É óbvio que as noções de certo e errado mudaram de lá pra cá. Mas é absurdo você falar que já naquela época seria aceitável, ainda mais de toda a reverberação dos crimes de guerra da I Guerra Mundial.
O contexto histórico é importante como explicitado aqui http://en.wikipedia.org/wiki/The_Third_Wave; mas vale levar em conta também a omissão de quem sabia que algo errado estava se passando -- E isso inclui grande parte da europa ocidental.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #197 Online: 10 de Maio de 2013, 16:07:24 »

Você ainda falha em levar consideração coisas como lhe ter sido martelado na sua cabeça que "os judeus são como uma praga, uma raça inferior, parasitas por natureza; que sua raça é pura e motivo de orgulho por te colocar um degrau acima do resto da humanidade, e vários degraus acima dos porcos judeus, que além de conspirarem para ferrar tudo, são literalmente asquerosos, vivem opcionalmente na imundice, mal se enquadram dentro daquilo que se considera "humanidade". Onde já se viu, homens menstruarem? Isso é uma outra espécie, não um ser humano. Hitler faz a vontade de Deus. O mesmo Deus que te deu tudo aquilo que você é grato na vida, e o mesmo Deus que os judeus mataram". Imagine realmente crer nisso. Ao mesmo tempo, e tão ou mais significativo, você não está lá em sua posição de livre e espontânea vontade, mas dentro de uma hierarquia, dentro de uma máquina em funcionamento, você é apenas uma peça substituível numa engrenagem. Qualquer insubordinação sua não terá efeito algum, você será punido, possivelmente aprisionado ou executado, e substituído por alguém que possivelmente vê menos problemas nisso do que você, que te considerava apenas um traidor, violador do juramento de fidelidade ao grande fuhrer. Ao violar o juramento, você não é só um traidor de sua raça, de sua nação, você também demonstra que sua palavra não vale nada. E não será bem visto aos olhos dos superiores, não é algo que passa batido.

Que eu saiba, não existe uma ideologia "anti-paulistana" secular análoga ao anti-semitismo, nem isso vem se expandindo em interpretações biológicas de como os paulistas são inerentemente inferiores e parasíticos, subumanos. Nem há toda uma visão dos gaúchos como dotados de algum direito divino especial, ou como o ápice da humanidade e etc. Em vez disso, todos cresceram num contexto "politicamente correto" que possivelmente em grande é uma reação à Segunda Guerra Mundial e ao holocausto.

Antes disso, os alemães estavam conduzindo genocídios um pouco menos famosos na África, e os EUA e vários outros países estavam conduzindo programas de eugenia que vieram a ser inspiração aos nazistas.

Em psicologia, isso é chamado de "erro de atribuição fundamental", supor que as pessoas são o que são por uma "essência" individual e desprezar o contexto/ambiente. Ironicamente, é justamente parte da explicação psicológica do racismo. Será que os "genes do mal" dos alemães já estão seguramente extintos?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #198 Online: 10 de Maio de 2013, 16:18:50 »

Agnóstico, na época do império mongol talvez fosse "aceitável",  mas em 1939 já existia a noção de que mandar crianças para câmaras de gás, matar populações inteiras de fome não era moralmente aceitável. O que não impediu que fosse feito, claro.

Massacre dos Armenios foi em 1915. Holodomor foi em 1932. Há mais.

Hoje temos o de Serra Leoa. E outros.
« Última modificação: 10 de Maio de 2013, 16:20:58 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #199 Online: 10 de Maio de 2013, 16:19:12 »

A atitude de aniquilar uma parte específica da própria população e uma parte específica da população conquistada era tão "normal" nessa época que nem revoltou todo o resto do mundo.
Todos esses ideias já haviam sido, no mínimo parcialmente, superadas em 1939. É óbvio que as noções de certo e errado mudaram de lá pra cá. Mas é absurdo você falar que já naquela época seria aceitável, ainda mais de toda a reverberação dos crimes de guerra da I Guerra Mundial.
O contexto histórico é importante como explicitado aqui http://en.wikipedia.org/wiki/The_Third_Wave; mas vale levar em conta também a omissão de quem sabia que algo errado estava se passando -- E isso inclui grande parte da europa ocidental.

vide acima

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!