não existe possibilidade de computadores terem consciência.
Muito forte essa sua afirmação. Eu acho exatamente o contrário, depois eu posto aqui os meus argumentos.
Como vc chegou a essa conclusão?
Lembrando que há muita pesquisa séria sendo feita em ciências cognitivas. E algumas não tão sérias tb como em todas as áreas em todos os tempos.
Meu deus...
Estruturalmente não há nada nos computadores nem em uma calculadora que foi criado para possuir uma consciência.
Bem, não há nada, nas invenções humanas, "criado para possuir consciência". Só sabemos que há consciência (qualia) nos nossos cérebros, por que a experimentamos diretamente.
Se não há, não há. Acabou.
Ou mostram alguma evidência de que uma máquina faz algo para qual ela não foi criada, ou podemos encerrar a fatura aqui mesmo.
Não existe nenhum sintoma que demonstre que eles têm consciência.. nada.
O mesmo vale para onde "sabemos" existir. Não há nenhuma observação externa que demonstre de forma categórica que consciência existe, e no entanto, todos nós a experienciamos (ao menos aqueles de nós que não negam sua existência, ainda que, ao que parece, mesmo esses admitem experienciar a ilusão de experienciar isso, se isso não é realmente a mesma coisa).
Humm.. obviamente isso esta errado. Claro que existe.. muito fácil bolar uma pesquisa com 1.000 pessoas e obter 100% delas com empatia, duvidas existencias, reflexões sobre seus atos, medos do desconhecido, inferencias sobre seu lugar no futuro, etc.., etc...
Não existe achismo aqui.. não sabemos como um cérebro funciona, sabemos como um computador funciona, nós que o criamos. Não esta na pretensão sequer que um computador tenha consciência.
E mesmo que estivesse, não saberíamos como fazer. Da mesma forma que não sabemos, descendo na complexidade dos sistema nervosos, onde ela "acaba", e por que acaba. Por favor, faça esse exercício. Descreva qual seria o sistema nervoso mínimo para "hospedar" consciência/qualia, e então diga o que é intrínseco a ele que permtiria isso, e por que não seria possível em outros sistemas, um como computador. Se é uma bobagem tão grande, deverá ser muito fácil fazê-lo.
A pergunta é sem sentido não?
Eu vejo como bem simples a resposta. Nossa consciência e indiossincrasias, ou experiencias acumuladas que alteram nossa interpretação de um acontecimento, é um fator criado pela virtual infinita capacidade de criar sinapses e acumulo de conhecimento.
Porque a pergunta não tem sentido? porque não acaba, não há sistema mínimo, seria o análogo a você me perguntar "Qual o animal está na base da cadeia alimentar.. a pergunta não tem sentido.
Então, se sua pergunta não tem sentido, nenhuma resposta pode ter. O cérebro é um sistema. Ele funciona assim, ele é diferente de um computador. Eu consigo encontrar essa característica no computador, que poderia reduzir a 20 instruções de Assembler sobre as quais posso fazer milhares de outras, ainda que de maneira não eficiente.
Então, essa discussão é meio que lero lero..
O que existe é um monte de filósofos falando merda e fazendo considerações existenciais sobre um tema onde não cabe isso. Não tem ciências cognitivas e o KCT aqui, perguntem para o engenheiro da Intel e os projetos de I.A que são mais do que testezinhos para os mesmos filósofos falarem merda.
Mas resumindo:
- qual a evidência que um computador e uma calculadora tenham consciência?
Não há, mas ninguém está afirmando que é o caso, apenas que, por tudo que [não] sabemos, bem poderia ser.
Não, não poderia. Não faz sentido.