Falam muito de democracia, mas democracia para mim é o regime no qual a classe operária, através de seus próprios organismos de poder, permanece no comando do Estado. Isso a democracia burguesa americana nunca vai oferecer, pois ela foi feita para representar os interesses dos " Eikes Batistas " da vida .
Há algo parcialmente verdadeiro aqui - o sistema democrático atual favorece muito candidatos que tenham acordos com financiadores de campanha (que depois vão receber vantagens do Estado) e que sejam demagogos. Isso é um defeito a ser corrigido (uma das propostas mais incomuns, mas que tem minha simpatia é que a escolha de candidatos seja feita por sorteio).
Na real, fez diferença mesmo em quem você vota ?
Individualmente? Não. Contudo, o poder do voto está em grandes números, não em indivíduos.
Quanto às suas liberdades burguesas, eu deixo um texto de autoria de Lênin: " A liberdade na sociedade capitalista continua sempre a ser, mais ou menos, o que foi nas Repúblicas da Grécia antiga: uma liberdade de senhores fundada na escravidão. Os escravos assalariados de hoje, em conseqüência da exploração capitalista, vivem por tal forma acabrunhados pelas necessidades e pela miséria, que nem tempo têm para se ocupar de "democracia" ou de "política"; no curso normal e pacífico das coisas, a maioria da população se encontra afastada da vida política e social."
Há um certo teor de verdade nisso, mas...
1. Existem muitas liberdades hoje desfrutadas só em sociedades capitalistas e não encontradas em nenhum outro sistema econômico. A começar que democracias só florescem nesse sistema, assim como é um dos poucos lugares onde pequenas liberdades como a de imprensa, a de expressão, a de ir e vir sem ser restringido por outras forças acontecem. Não é uma situação ideal, mas ao menos há a chance de progresso e um histórico de conquistas.
2. Comparar a escravidão do passado com o que acontece com o assalariado moderno é algo de desonestidade ímpar.
3. Miséria tem deixado de ser, progressivamente, um problema de democracias capitalistas.
4. Usando um ad hominem, não é uma surpresa que Lênin despreze democracias. Ele foi um autocrata de primeira linha, que implantou e criou um regime ditatorial que durou cerca de 70 anos e ainda foi o criador de uma agência de polícia secreta que faria os agentes de um Tsar soarem escoteiros no jardim de infância - a Cheka.