Se socialismo " nunca trouxe desenvolvimento ", como dizem; por que a URSS se tornou uma potência econômica?
A Rússia virou o século XX como um país semi-feudal, que ainda possuía um tsar. A revolução ocorreu em 1917. O país passou por difíceis períodos de guerra civil, perdeu mais de 25 milhões de pessoas na II Guerra Mundial, foi devastado com a invasão alemã, mas mesmo assim se tornou uma potência mundial, contando apenas com suas próprias forças para isso, ao contrário dos países imperialistas que receberam uma boa fatia do Plano Marshall para se reerguer.
Seu avanço tecnológico chegou a tal ponto que foi o primeiro país a enviar o homem para o espaço (o astronauta Yuri Gagárin), em 1961.
Vejam bem: de semi-feudal em 1917, ano da revolução, a URSS estava enviando o homem para o espaço em 1961.
Num espaço de apenas 4 décadas o país, sob o socialismo, saiu do arado de madeira para o espaço sideral.
Isso aconteceu por diversos fatores, a começar pela imagem de "País Semi-Feudal Atrasado" que os marxistas-leninistas pintam a Rússia tsarista. É verdadeiro, claro, que a Rússia não era uma potência industrial e política como o Império Britânico ou a Alemanha (ou mesmo os EUA, em 1910), mas passava por mudanças aceleradas devido a industrialização que ocorria no país e uma relativa abertura política ocorrida em 1861 (fim dos laços de servidão), em 1905 (relativa democratização) e 1906 (servos agora poderiam possuir propriedades privadas de facto), as duas últimas medidas foram parte da Revolução de 1905.
Quão industrializado era o Império Russo, antes de virar o Império Soviético?
Antes disso, é bom lembrar do aumento semi-explosivo da população urbana. Em menos de 20 anos, a população de São Petersburgo praticamente dobrou, de 1 milhão para 1,9 milhão (ela tinha 400 mil em 1800), e o mesmo ocorreu em Moscou, de 800 mil para 1,5 milhão, em Odessa, de 314 para 560 mil habitantes, em Kiev, de 184 para 510 mil. Caso queira mais dados, ver
aqui.
Esse aumento ocorreu em paralelo com o imenso aumento populacional (e aqui eu passo a usar o
End of Imperial Russia como fonte), com a população crescendo de 74 para 175 milhões de 1860 para 1914 (muito desse aumento ocorreu a partir de 1890, mas já havia "bursts" dele desde antes de 1860). No mesmo período, a população urbana dobrou sua porcentagem (10% em 1860 para 21% em 1910).
Além disso, a rede ferroviária cresceu de 1600 km em 1860 para mais de 70 000 km de malha ferroviária antes da Guerra de 1914. A Indústria Pesada, que até esse período era um dos melhores medidores da industrialização do país, cresceu ao menos 10 vezes na extração e uso de carvão e ferro, com a produção de aço atingindo 4,5 milhões de de toneladas, o mesmo patamar da França e do Império Austro-Húngaro (mas claro, bem atrás do Império Britânico e dos EUA).
O que isso mostra? Que de fato, o Império Russo estava atrás de outras nações industriais da época, como Império Britânico, Alemão, Estados Unidos e França - contudo, era uma região de expressivo crescimento. Ou seja, era mais ou menos como a China era nos anos 90. Chamar ela de Semi-Feudal é uma falsidade histórica tão grande quanto chamar a Idade Média de Idade das Trevas - algo risível para historiadores modernos.