É que as vezes acho que esse tipo de coisa representa a maioria do forum, mas definitivamente não é... Existem muitos aqui que pensam antes de falar, o problema é que não se manifestam muito...
Geralmente representa... Você não acha que as pessoas caem na história do Paraguai bonzinho e Brasil malvadão imperialista que conspirou com a Inglaterra?
Aqui nós debatemos os mitos do ensino médio: ../forum/topic=9445.0.html#msg157160
Acontece que o mito do ensino médio, querida, é justamente o oposto do que eu disse, que o Paraguai era uma "potencia imperialista" que ameaçava a soberania do Brasil, da Argentina e do Uruguai, e que portanto, devia ser prontamente massacrado por uma triplice aliança...
Cuidado Fabizinha, não me julgue tão levianamente, só porque falei que estudei a história do ensino médio isso não significa que eu seja um cretino, muito menos significa que você consiga julgar certos fatos históricos que eu levantei porque está em posição de universitária.
Primeiro que a versão oficial pela historiografia apresenta essa guerra quase que exotericamente, como se fosse um cogumelo que brota na cabeça do super-mário, levando a questão para um aspécto de política internacional quase sem nexo (uma virada na política de alianças sem nenhum motivo).
Na verdade o motivo que está mascarado era a
moral e a atitude expansionista dos cafeicultores da nascente burguesia paulista, rumo ao oeste paulista ocupando terras que antes eram de tribos indígenas autóctones com a justificativa da "civilização".
Esse movimento gerou uma pressão social que empurrou várias tribos indígenas Tupis em direção ao interior do continente, concentrando-as na região onde conhecemos hoje de Paraguai, sob a tutela de um Jesuitismo Espanhol decadente, que havia traduzido praticamente toda cultura Tupi para o Espanhol e criado um sistema de ensino que sincretizava a mitologia indigena com o cristianismo em língua Tupi.
Esse quadro social levou a educação dar saltos galopantes rumo à uma
reivindicação de seu passado por parte dos índios Tupis, que viram na invasões dos bandeirantes e cafeicultores brasileiros e na ocupação do prata como um símbolo do genocídio daquela gente.
Eis o porque a historiografia brasileira oculta esse fato, afinal, a história é escrita pelos vencedores não é mesmo ? Ocorre que algumas vezes quem realmente tem
interesse e
desprendimento do ufanismo ingênuo tem acesso à certas versões que não corroboram muito com a oficial, e geralmente isso causa um mal estar, até mesmo em intelectuais de esquerda.
Por isso querida, estou te dizendo, estudei a "matéria do ensino médio", mas a minha versão da guerra do paraguai é muito diferente da que você vai encontra no livro e em qualquer artigo de website escrito em portugues, e não me julgue tão levianamente como um "enganado".
Será que sou eu mesmo que fuii iludido por um mito ingênuo por tanto tempo ??