arcanjo Lúcifer,
como é que eu posso explicar melhor. foda-se se o Lula fez uso eleitoral dessa escolha. Dê a interpretação que você quiser. Lula pleiteava a reeleição e considerou que o anúncio da TV digital lhe traria ganhos políticos. Não sou procurador do PT, como disse. O que eu disse é que a Globo se alinhou ao PT nessa época, possivelmente para que fosse aprovado o padrão que lhe favorecia. À época eram três padrões, o americano, o europeu e o japonês. Dentre os prós e contras, o japonês era o mais moderno e permitia o acesso à TV digital por dispositivos móveis, algo que pra época parecia inútil, mas hoje consideramos algo fundamental. O contra é que o padrão japonês era o que exigia equipamentos mais caros pra sua implantação, além de permitir um número menor de canais em sua faixa espectral. Essas últimas duas características tornavam o padrão japonês o mais atrativo pra Globo, afinal, pouquíssimas emissoras poderiam bancar o novo padrão - como de fato aconteceu, e a tão falada TV digital está bem longe de ser implementada por todos os canais, em todo país. O fato de permitir um número menor de canais também é positivo pois significa menos concorrência.
Se a decisão do padrão foi acertada eu não posso dizer. Algo que era impensável à época se tornou muito atrativo, a possibilidade de assistir a TV de um celular. Por outro lado, aumentou a força da Globo, e fechou a oportunidade a novos canais (um dos argumentos usados para a implementação do novo padrão de TV digital)
Meu ponto era mostrar um alinhamento da Globo ao Lula. Se vc quer ignorar todo o aspecto técnico da decisão para dar atenção aos ganhos políticos que a medida trouxe ao Lula, Vá em frente. Pra mim isso é pra lá de idiota, todo político que queira se manter no poder irá ressaltar o que faz de bom. Azar é do FHC que não procurou modernizar o sistema de TV brasileiro. Qualquer padrão escolhido seria melhor que o antigo.
Ou pense que Lula foi um FDP e pronto, não estou realmente nem aí. Não tou aqui pra defender o Lula.