Enquete

Dos possíveis candidatos à Presidência, em qual você vai votar?

Aécio Neves
41 (54.7%)
Bolsonaro
2 (2.7%)
Dilma
12 (16%)
Eduardo Campos
8 (10.7%)
Randolfe Rodrigues
1 (1.3%)
Outro
3 (4%)
Branco
4 (5.3%)
Nulo
4 (5.3%)

Votos Totais: 72

Autor Tópico: Eleições 2014  (Lida 126872 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Temma

  • Visitante
Re:Eleições 2014
« Resposta #2650 Online: 28 de Outubro de 2014, 18:17:22 »
qualquer um pode contar um boato para alguém menos esclarecido. Inclusive alguém do PSDB que quer imputar essa prática ao PT.


isso é até uma estratégia de guerra. Chega ser cômico tomarem esse depoimento como "prova".

"Operação de bandeira falsa (False flag em Inglês) são operações conduzidas por governos, corporações ou outras organizações que aparentam ser realizadas pelo inimigo de modo a tirar partido das consequências resultantes. O nome é retirado do conceito militar de utilizar bandeiras do inimigo. Operações de bandeira falsa foram já realizadas tanto em tempos de guerra como em tempo de paz."



http://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_de_bandeira_falsa



o CC tem um bom nível de foristas. Só que estes ficam espantosamente ingênuos quando estão debatendo política.  ::)
« Última modificação: 28 de Outubro de 2014, 18:20:06 por Temma »

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Eleições 2014
« Resposta #2651 Online: 28 de Outubro de 2014, 18:21:02 »
O vídeo mais legal é esse aqui, com fontes e números de telefone.

Dura 13 minutos mas vale a pena ver.

<a href="https://www.youtube.com/v/r0FQIlL66xk" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/r0FQIlL66xk</a>

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Eleições 2014
« Resposta #2652 Online: 28 de Outubro de 2014, 18:21:46 »
qualquer um pode contar um boato para alguém menos esclarecido. Inclusive alguém do PSDB que quer imputar essa prática ao PT.


isso é até uma estratégia de guerra. Chega ser cômico tomarem esse depoimento como "prova".

"Operação de bandeira falsa (False flag em Inglês) são operações conduzidas por governos, corporações ou outras organizações que aparentam ser realizadas pelo inimigo de modo a tirar partido das consequências resultantes. O nome é retirado do conceito militar de utilizar bandeiras do inimigo. Operações de bandeira falsa foram já realizadas tanto em tempos de guerra como em tempo de paz."



http://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_de_bandeira_falsa



o CC tem um bom nível de foristas. Só que estes ficam espantosamente ingênuos quando estão debatendo política.  ::)

Veja o vídeo a Maria do Rosário e me diga que é boato.

Offline Gabarito

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.594
  • Sexo: Masculino
Re:Eleições 2014
« Resposta #2653 Online: 28 de Outubro de 2014, 18:26:27 »
Mandaram até mensagens via celular ameaçando cortar benefícios.

provas?


Tapetão por todo lado:
Caminhão recolhe propaganda legal de Aécio e deixa apenas a de Dilma.

<a href="https://www.youtube.com/v/2702cenDgcI" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/2702cenDgcI</a>

Jogo sujo, mentiras e golpes baixos: PT é campeão!

Citar
Beneficiária do Bolsa Família recebe mensagem com ameaça velada de que Aécio acabará com programa
Suspeita é de uso de telemarketing. Número do celular tem prefixo de Minas Gerais
por Maria Lima
23/10/2014 12:29 / Atualizado 23/10/2014 16:00

BRASÍLIA - A empregada doméstica M.L.S recebeu na noite de quarta-feira uma mensagem sugerindo que, se eleito, o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, pode acabar com o programa Bolsa Família. Mãe de três filhos pré-adolescentes, ela recebe cerca de R$ 500 e foi sorteada, em agosto último, para receber uma casa do programa Minha Casa Minha Vida. A secretaria de Habitação do governo do Distrito Federal despachou 50 mil cartas a inscritos no programa dizendo que teriam sido sorteados. M.L.S foi uma delas e aguarda ser chamada para receber o imóvel. E está assustada com a possibilidade de perder tudo.



— Minha vizinha também recebeu essa mensagem ontem à noite. E ela me disse que lá em Minas Gerais, onde o Aécio foi governador, estão dizendo que ele não é boa pessoa não — contou M.L.S.

O PSDB já entrou com representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que se investigue denúncias do uso do cadatro único do Bolsa família em mensagens sugerindo que Aécio acabaria com o Bolsa Família. As mensagens estariam sendo veiculadas aos bolsistas, majoritariamente mulheres, onde Aécio vem perdendo terreno.

— Estamos pedindo que se investigue se a campanha da presidente Dilma Rousseff ou seus apoiadores estão usando o cadastro único dos programas sociais para sugerir que Aécio acabaria com o Bolsa Família, se eleito, com o uso de robôs e empresas de telemarketing — explicou Antônio Marra, do escritório de José Eduardo Alckmin, contratado pelo PSDB.

O número que aparece na tela como tendo enviado a mensagem, tem prefixo de Minas Gerais (31) 83435079 - mas trata-se de um robô de uma central, como se fosse de telemarketing. O texto reproduz a propaganda da candidata Dilma Rousseff na TV e diz: "O PSDB sempre chamou o Bolsa Família de Bolsa Esmola. Agora Aécio diz que não é contra. Não dá para confiar nele". A campanha petista estaria usando um serviço de telemarketing oferecido a empresas para enviar grandes quantidades de mensagens de WhatsApp e torpedos.

Há denúncias de que centrais montadas em comitês petistas estariam fazendo ligações com ameaças aos beneficiários dos programas sociais.

— É mais uma prova do abuso do poder econômico da campanha petista, e do desprezo pelas regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral , que proíbe o uso de telemarketing — diz o advogado Antônio Cesar Marra, da equipe jurídica da campanha de Aécio Neves.

Estão sendo enviadas mensagens de WhatsApp e também repetindo os ataques que Dilma vem fazendo contra Aécio na TV. "A receita de Aécio e Armínio é arrocho, recessão e desemprego. Eles são contra os brasileiros melhorarem de vida. Vote Dilma13". Neste caso, a campanha viola diretamente o contrato de usuário, que expressamente proíbe o uso de aplicativo para envio massificado de mensagens, o que descumpre o termo de serviço, a que todos os usuários devem se submeter.

REPRESENTAÇÃO

Com o surgimento de novas denúncias, a assessoria jurídica da coligação de Aécio Neves entrou no TSE com um pedido de reconsideração da decisão que indeferiu o pedido de medida liminar para investigar “ indício claro de que há, no escritório político “ da ex-ministra Maria do Rosário, uma equipe encarregada de telefonar às pessoas beneficiárias para alertá-las sobre o risco de perderem o Bolsa Família “se a gente perder o Governo”, ou seja, se o PT perder a eleição.

A representação argumenta que, “para sustentar que, embora eventual juízo condenatório dependa de um maior aprofundamento, talvez por meio de eventual ação de investigação judicial eleitoral, a prova indiciária revela-se mais do que suficiente à concessão da liminar, que visa exclusivamente à suspensão da prática ilícita”.

O texto do pedido de reconsideração diz ainda que uma investigação não causaria danos a representada, mas ao contrário, “se confirmar a denúncia, o efeito deletério da conduta denunciada sobre a normalidade e legitimidade do pleito se terá consumado de modo irreparável, dada a iminência da realização da votação em segundo turno.

Os advogados de Aécio juntaram ainda a representação, notícia de que a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, desembargadora Elisabeth Carvalho do Nascimento, proibiu a convocação, por gestores públicos, de beneficiários do Bolsa Família , no estado, até o dia 26, quando acontece o segundo turno das eleições .

“Segundo a assessoria de comunicação do tribunal, a presidente recebeu denúncias de que prefeitos se reuniram neste final de semana com beneficiários no interior alagoano e disseram que, se eles não votassem no PT, perderiam o benefício. O caso foi encaminhado ao Ministério Público Federal”, diz o texto da representação da equipe jurídica do tucano encaminhada ao TSE.

O documento enviado ao TSE diz que há, além desse, inúmeros outros registros na imprensa, que estão sendo adequadamente documentados, de que essa prática tem se espalhado, “estendendo-se, inclusive, aos beneficiários de outros programas sociais federais, como o Prouni e o Minha Casa Minha Vida, que estão sendo ameaçados de perder suas bolsas de estudo e ser desalojados de seus lares, respectivamente.”

Os advogados destacam a dificuldade de documentar as ameaças. “É evidente que esse tipo de ação ilícita não se desenvolve à luz do dia. Além disso, são raríssimos os casos em que os assediados têm condição de documentar, pois a maioria sequer possui recursos tecnológicos suficientes, e mesmo a coragem de denunciar, tamanha a dependência que têm desses benefícios para a sua sobrevivência”

E dizem que a Justiça Eleitoral não pode “se manter inerte nesse momento, em que há sério risco de que a eleição seja conspurcada por esse absolutamente inadmissível terrorismo eleitoral, a configurar verdadeira fraude, que tem potencial para tisnar não apenas a confiança do eleitorado como a própria subsistência da democracia.Uma eleição não pode ser determinada pela chantagem estatal. É necessário que o Tribunal Superior Eleitoral assuma o seu papel nesse momento histórico, deixando explícito à população que essas ameaças, se existentes, são absolutamente ilegais e falsas.”


Circula no facebook que a máquina do PT está ligando um a um para cada beneficiário do bolsa-família "avisando" que se Dilma não for reeleita, o benefício será imediatamente cortado...

Comitê de Maria do Rosário - Terrorismo eleitoral


Para bons céticos o melhor mesmo é ouvir o áudio original. Aqui.
Eis aí mais uma PROVA.
E como já disseram, o cadastro foi usado. Quem mantém o cadastro é o Governo Federal.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2014, 18:32:15 por Gabarito »

Offline Gabarito

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.594
  • Sexo: Masculino
Re:Eleições 2014
« Resposta #2654 Online: 28 de Outubro de 2014, 18:33:59 »
Nesse link, não há como se obter telefone de nenhum beneficiário.
Portanto, quem tem acesso aos telefones e endereços dos cadastrados é o governo.

Temma

  • Visitante
Re:Eleições 2014
« Resposta #2655 Online: 28 de Outubro de 2014, 18:37:52 »
vocês trazem práticas que são corriqueiras em qualquer eleição (dizer que o outro candidato irá descontinuar políticas). Se não há uso da máquina pública, isso é legítimo. faz parte do jogo (sujo) eleitoral, que ambos candidatos tomaram partido. E como disse antes, a própria postura do PSDB quanto ao programa mudou. Ainda, muitos de seus correligionários fazem ataques grotescos ao programa.


Chega até a ser cômico, pois em 2002 o Lula foi vítima de todo tipo de calúnia quanto ao seu futuro governo, e isso ajudou a desestabilizar a economia do período. E nada do que foi falado se concretizou. O próprio Lula desmentia muita coisa à época. Nunca adiantou.


Quanto ao cadastro, é mantido pelo governo federal, mas servidores das prefeituras têm acesso (óbvio), independente do partido.

Temma

  • Visitante
Re:Eleições 2014
« Resposta #2656 Online: 28 de Outubro de 2014, 18:39:20 »
as prefeituras têm acesso. E convenhamos, é ingenuidade achar que esses dados não podem ser comprados facilmente. 

Offline Fabrício

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.318
  • Sexo: Masculino
Re:Eleições 2014
« Resposta #2657 Online: 28 de Outubro de 2014, 18:43:20 »
O Temma tem razão, o PT jamais faria isso, deve ser um esquema mirabolante de compra de cadastro nos trocentos municípios e ligação para todos os beneficiários do bolsa família por pessoas pagas pelo PSDB dizendo que o Aécio iria cortar o bolsa família, pois assim o PT seria atingido.

A santidade do PT é inquestionável, é o partido que tem o monopólio da defesa dos pobres, não existe mal no coração dos nobres petistas.
"Deus prefere os ateus"

Offline Osler

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.115
Re:Eleições 2014
« Resposta #2658 Online: 28 de Outubro de 2014, 18:50:10 »
Mas a entidade incorpórea PSDB não chamava a bolsa família de bolsa esmola, assistencialismo, etc..  E agora não mudou o discurso por uma questão apenas eleitoral?  E o fato de ter mudado o discurso com nítido viés eleitoral não é um motivo para desconfiança?
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Temma

  • Visitante
Re:Eleições 2014
« Resposta #2659 Online: 28 de Outubro de 2014, 18:56:19 »
Primeiro. Não há provas que isso foi feito em todos os municípios, ou trocentos. Também não vejo provas de que foi feito em massa, nas referidas cidades.


Quanto aos dados. Não é exatamente tão difícil ter acesso. É conhecer alguém da prefeitura e suborná-la. Não é exatamente algo surpreendente.


E eu acho que o PT não faria isso por ser arriscado, pelo menos nas proporções que são imputadas, como um modus operandi de toda a campanha petista. pode até ter um caso ou outro, numa prefeitura de  um interior distante, mas por ser uma operação que iria envolver muitas pessoas e com possibilidade de vazamentos causarem danos piores à imagem do PT, não acredito que ocorreu dessa maneira.


Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:Eleições 2014
« Resposta #2660 Online: 28 de Outubro de 2014, 19:04:00 »
Mas a entidade incorpórea PSDB não chamava a bolsa família de bolsa esmola, assistencialismo, etc..  E agora não mudou o discurso por uma questão apenas eleitoral?  E o fato de ter mudado o discurso com nítido viés eleitoral não é um motivo para desconfiança?

<a href="https://www.youtube.com/v/83WUqpvddq8" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/83WUqpvddq8</a>
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:Eleições 2014
« Resposta #2661 Online: 28 de Outubro de 2014, 19:05:17 »
E eu acho que o PT não faria isso por ser arriscado,

Sim, porque se tem uma coisa que não existe no Brasil é impunidade. E a eficiência do judiciário é mítica... quase sobrenatural.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Eleições 2014
« Resposta #2662 Online: 28 de Outubro de 2014, 19:21:35 »
e se o PT faz terrorismo que Aécio tiraria o bolsa-família, também é porque o Aécio em nenhum momento tentou se dissociar dessa imagem. Alia-se ao que há de mais reacionário na sociedade. Seus eleitores atacam o BF indiscriminadamente. Quem tem que se desimcumbir disso é o Aécio. Ele é que tem que convencer os eleitores que não fará nada isso. promessas de campanha não costumam ser cumpridas.

Início da redação da lei 10.836 de 2004 durante o primeiro mandato do senhor Lula

Citar
Presidência da República

Casa Civil

Subchefia para Assuntos Jurídicos

LEI No 10.836, DE 9 DE JANEIRO DE 2004.

Regulamento
Conversão da MPv nº 132, de 2003

Cria o Programa Bolsa Família e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o Fica criado, no âmbito da Presidência da República, o Programa Bolsa Família, destinado às ações de transferência de renda com condicionalidades.

Parágrafo único. O Programa de que trata o caput tem por finalidade a unificação dos procedimentos de gestão e execução das ações de transferência de renda do Governo Federal, especialmente as do Programa Nacional de Renda Mínima vinculado à Educação - Bolsa Escola, instituído pela Lei nº 10.219, de 11 de abril de 2001, do Programa Nacional de Acesso à Alimentação - PNAA, criado pela Lei n o 10.689, de 13 de junho de 2003, do Programa Nacional de Renda Mínima vinculada à Saúde - Bolsa Alimentação, instituído pela Medida Provisória n o 2.206-1, de 6 de setembro de 2001, do Programa Auxílio-Gás, instituído pelo Decreto nº 4.102, de 24 de janeiro de 2002, e do Cadastramento Único do Governo Federal, instituído pelo Decreto nº 3.877, de 24 de julho de 2001.

Resumindo: O Bolsa-Família é a união de 5 programas federais, dos quais 4 foram criados pelo senhor Cardoso, destacados em negrito no texto supra. O único que foi criado pelo senhor Lula foi o não negritado e que foi considerado um fracasso até mesmo por membros da esquerda.

E a ideia de unificação dos programas foi feita pelo senhor Perillo, então governador do PSDB, ao senhor Lula em 2003, conforme pode ser constatado no vídeo deste link.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2014, 22:36:52 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Jurubeba

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 2.071
  • Sexo: Masculino
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
Re:Eleições 2014
« Resposta #2663 Online: 28 de Outubro de 2014, 19:22:32 »
vocês trazem práticas que são corriqueiras em qualquer eleição (dizer que o outro candidato irá descontinuar políticas). Se não há uso da máquina pública, isso é legítimo. faz parte do jogo (sujo) eleitoral, que ambos candidatos tomaram partido. E como disse antes, a própria postura do PSDB quanto ao programa mudou. Ainda, muitos de seus correligionários fazem ataques grotescos ao programa.


Chega até a ser cômico, pois em 2002 o Lula foi vítima de todo tipo de calúnia quanto ao seu futuro governo, e isso ajudou a desestabilizar a economia do período. E nada do que foi falado se concretizou. O próprio Lula desmentia muita coisa à época. Nunca adiantou.


Quanto ao cadastro, é mantido pelo governo federal, mas servidores das prefeituras têm acesso (óbvio), independente do partido.
Você percebe o duplipensar? É mais confortante psicologicamente ir colando remendos para se convencer que está tudo certo?

Você já releu a evolução de seus comentários nesse tópico? À medida que as evidências vão sendo apresentadas você vai recuando, fazendo concessões, mudando o discurso... Daqui à pouco você vai afirmar que tem que ser assim mesmo!

Da justificativa sem fundamento à exposição do pensamento real!

Saudações

Offline Gabarito

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.594
  • Sexo: Masculino
Re:Eleições 2014
« Resposta #2664 Online: 28 de Outubro de 2014, 19:23:26 »
Sem contar que, nas eleições de ontem, apareceu num BU 400 votos computados p/ Dilma antes mesmo de abrir p/ votação. A questão é que constatado o problema, se ela não foi devidamente trocada antes(o que não desmonta a alegação de vulnerabilidade das urnas). Tem a foto, só não salvei o link.
Esse é o tipo de informação que funciona como boato se não tem o link.

Tenho um print.


Eu mencionei este print como sendo um tweet, mas é face. Alguém consegue encontrar o post original?


Não vai encontrar o post original.
Trata-se de uma montagem, uma fraude, uma alegação falsa.
A urna que se atribui a Campina Grande (PB) refere-se a outra, no Rio de Janeiro (RJ).

Mais detalhes aqui.

Offline Gabarito

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.594
  • Sexo: Masculino
Re:Eleições 2014
« Resposta #2665 Online: 28 de Outubro de 2014, 19:25:47 »
vocês trazem práticas que são corriqueiras em qualquer eleição (dizer que o outro candidato irá descontinuar políticas). Se não há uso da máquina pública, isso é legítimo. faz parte do jogo (sujo) eleitoral, que ambos candidatos tomaram partido. E como disse antes, a própria postura do PSDB quanto ao programa mudou. Ainda, muitos de seus correligionários fazem ataques grotescos ao programa.


Chega até a ser cômico, pois em 2002 o Lula foi vítima de todo tipo de calúnia quanto ao seu futuro governo, e isso ajudou a desestabilizar a economia do período. E nada do que foi falado se concretizou. O próprio Lula desmentia muita coisa à época. Nunca adiantou.


Quanto ao cadastro, é mantido pelo governo federal, mas servidores das prefeituras têm acesso (óbvio), independente do partido.
Você percebe o duplipensar? É mais confortante psicologicamente ir colando remendos para se convencer que está tudo certo?

Você já releu a evolução de seus comentários nesse tópico? À medida que as evidências vão sendo apresentadas você vai recuando, fazendo concessões, mudando o discurso... Daqui à pouco você vai afirmar que tem que ser assim mesmo!

Da justificativa sem fundamento à exposição do pensamento real!

Saudações


Muito bem observado!

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Eleições 2014
« Resposta #2666 Online: 28 de Outubro de 2014, 19:40:25 »
[...]
Ainda pelo google é possível encontra um editoral do PSDB em que rotula o programa de bolsa-esmola
http://www.psdb.org.br/bolsa-esmola-editorial/

Você ao menos leu o editorial?

Ou só reproduziu o título porque coincide com o seu preconceito?

Eis o editorial:

Citar
Bolsa Esmola – Editorial

13 de setembro de 2004

Para um governo comandado por um partido que historicamente se fortaleceu sob a bandeira da redenção dos pobres de todo o país, o balanço das políticas federais de inclusão social tem sido profundamente desapontador.

O programa Fome Zero, eixo central do discurso de campanha do então candidato petista, Luiz Inácio Lula da Silva, sofre de inanição desde a sua festejada criação e atabalhoada execução. Para superar as deficiências congênitas, o governo, sensatamente, uniu-o ao Bolsa Escola, formando o Bolsa Família – em resumo, a unificação de vários programas assistenciais, a maioria já existente na gestão de Fernando Henrique Cardoso, como o Bolsa Alimentação, o Cartão Alimentação e o Auxílio Gás. O que parecia uma saudável correção de rota tem sido enxovalhado pela evidência de que o governo deixou de fiscalizar, por exemplo, a freqüência em sala de aula dos alunos beneficiados pelo Bolsa Família.

O principal programa social petista reduziu-se, enfim, a um projeto assistencialista. Resignou-se a um populismo rasteiro. Limitou-se a uma simples distribuição de dinheiro, sem a contrapartida do comparecimento à escola, condição fundamental para que populações excluídas tenham maiores possibilidades de emprego no futuro, com elevação da renda de maneira produtiva. A ausência de controle também deixa o programa vulnerável a desvios e pouco propício à avaliação de resultados e correção de rumos. Uma expressão do senador Cristovam Buarque (PT-DF) resume o problema: “O Bolsa Escola virou Bolsa Esmola“.

Exposta a crise, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou, no fim da semana passada, que o chefe da Casa Civil, José Dirceu, assumirá o comando das discussões internas para resolver as falhas na execução do programa. Presidente da Câmara de Política Social, da Câmara de Desenvolvimento Econômico e de outros 19 grupos coletivos dedicados a reuniões na Esplanada dos Ministérios, Dirceu convocará os ministros Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), Humberto Costa (Saúde) e Tarso Genro (Educação) com o objetivo de encontrar uma solução conjunta para a falta de controle. Deseja-se que novos rumos não sejam turvados pelo hábito palaciano de perder-se em extensos e contraproducentes debates internos.

Três exigências seriam originalmente necessárias para as famílias que recebem o benefício do Bolsa Escola: freqüência escolar, vacinação e acompanhamento de gestantes. A última checagem, admitiu o governo, é de 10 meses atrás. (Tais falhas, convém lembrar, vêm desde a gestão de FHC). Enquanto isso, os três ministérios envolvidos com o programa seguem batendo cabeça sobre as atribuições de cada um no controle das contrapartidas.

Trata-se de um símbolo tristonho da negligência governamental para aquela que seria prioridade absoluta da atual gestão. Os entraves dos programas sociais do governo federal são a evidência clara de uma política embotada pelo apego a números que podem render dividendos políticos musculosos, porém com eficácia social bastante questionável. São 4,5 milhões de famílias beneficiadas, orgulha-se o Palácio do Planalto. O risco é que, ao fim do mandato petista, boa parte delas continue à espera da esmola presidencial.

Percebe-se claramente que não há uma crítica ao Bolsa Família per se mas sim para alguns aspectos falhos, como nas contrapartidas e na fiscalização, que inclusive estavam presentes na administração FHC, como os próprios 'tucanos' reconhecem (em negrito).

E, ao que parece (não consegui confirmar esta informação), quem primeiro chamou o Bolsa-Família de "Bolsa Esmola" foi o senador Cristovan Buarque, enquanto era ministro da Educação, no primeiro mandato do senhor Lula, por causa de problemas com o programa.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2014, 22:40:19 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Eleições 2014
« Resposta #2667 Online: 28 de Outubro de 2014, 19:42:27 »
e se o PT faz terrorismo que Aécio tiraria o bolsa-família, também é porque o Aécio em nenhum momento tentou se dissociar dessa imagem. Alia-se ao que há de mais reacionário na sociedade. Seus eleitores atacam o BF indiscriminadamente. Quem tem que se desimcumbir disso é o Aécio. Ele é que tem que convencer os eleitores que não fará nada isso. promessas de campanha não costumam ser cumpridas.

Ainda pelo google é possível encontra um editoral do PSDB em que rotula o programa de bolsa-esmola
http://www.psdb.org.br/bolsa-esmola-editorial/
Esse é o ponto, Aécio nunca quis se dissociar dos votos dos reacionários, da direita mais virulenta, e do pensamento mesquinho e preconceituoso que tomou conta de boa parte da classe média. O PSDB sempre se alimentou desse monstro, mesmo sendo seus principais quadros muito distantes desse pensamento.

Aquela mesma 'classe média' que paga a maior parte das contas feitas por populistas à esquerda e à direita neste país?

É esta que não deve ser ouvida mas somente "saqueada"?
Foto USGS

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Eleições 2014
« Resposta #2668 Online: 28 de Outubro de 2014, 19:45:18 »
Na verdade é um pouco mais complicado que isso. O PSDB criou diversos programas que depois foram reunidos no BF, mas, na verdade, havia já uma proposta disso ocorrer (acho que pelo comunidade solidária da Ruth Cardoso), mas que não foi implementado porque seria contra a lei de responsabilidade fiscal. O projeto ficou na gaveta e o governo Lula achou e executou (ainda mais que a ideia inicial do Fome Zero não estava conseguindo o que havia se proposto). Mérito do governo do PT que conseguiu ver ali um potencial que o governo do PSDB não enxergou. Além disso, a implementação e os objetivos do BF divergiam dos projetos fragmentados de então. Na verdade, não foi o único projeto negligenciado pelo PSDB que o PT tocou para frente. O REUNI também foi elaborado na época do governo PSDB  pela SBPC que não quis executá-lo. Mérito do PT novamente que com isso começou a reestruturação e expansão das universidades federais.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Eleições 2014
« Resposta #2669 Online: 28 de Outubro de 2014, 19:48:30 »
Olá Arcanjo,

Já conheço o vídeo. E o que interpreto dele é que o Lula critica as ações oportunistas feitas no período eleitoral. O que acontecia era que o candidato fornecia cestas básicas, vale-gás, etc, no período eleitoral, mas, uma vez no governo, voltava as costas para essas pessoas que o elegeram. Bolsa-família não distribui alimentos. E ele é um programa de governo, não possui a efemeridade dos primeiros. E também exige as contrapartidas de manter os filhos matriculados e vacinados. Parece pouco, mas isso diminuiu em muito a evasão escolar, pois as famílias de baixa renda colocavam seus filhos para trabalhar como forma de complementação de renda.  Procure saber sobre o impacto do Bolsa-família nos rincões do país.

http://m.brasildamudanca.com.br/bolsafamilia/mitos/

E, é claro, vai buscar argumentos em um site petista ou simpatizante.

Mas, para variar, você está redondamente enganado. O programa de assistencialismo conhecido como Bolsa Escola tinha contrapartidas, que são as que você mencionou acima, acrescido do acompanhamento de gestantes.

Seria de bom alvitre conhecer o programa original.
Foto USGS

Temma

  • Visitante
Re:Eleições 2014
« Resposta #2670 Online: 28 de Outubro de 2014, 19:51:34 »

Você percebe o duplipensar? É mais confortante psicologicamente ir colando remendos para se convencer que está tudo certo?

Você já releu a evolução de seus comentários nesse tópico? À medida que as evidências vão sendo apresentadas você vai recuando, fazendo concessões, mudando o discurso... Daqui à pouco você vai afirmar que tem que ser assim mesmo!



O que eu fiz foi pedir provas ao Arcanjo que o governo federal, ou seja, a máquina pública, estaria espalhando boatos sobre contra o Aécio Neves.


Logo na minha segunda mensagem sobre o tema eu disse que boataria e jogo sujo tem dos dois lados no período eleitoral.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Eleições 2014
« Resposta #2671 Online: 28 de Outubro de 2014, 19:52:19 »
Na verdade é um pouco mais complicado que isso. O PSDB criou diversos programas que depois foram reunidos no BF, mas, na verdade, havia já uma proposta disso ocorrer (acho que pelo comunidade solidária da Ruth Cardoso), mas que não foi implementado porque seria contra a lei de responsabilidade fiscal. O projeto ficou na gaveta e o governo Lula achou e executou (ainda mais que a ideia inicial do Fome Zero não estava conseguindo o que havia se proposto). Mérito do governo do PT que conseguiu ver ali um potencial que o governo do PSDB não enxergou. Além disso, a implementação e os objetivos do BF divergiam dos projetos fragmentados de então. Na verdade, não foi o único projeto negligenciado pelo PSDB que o PT tocou para frente. O REUNI também foi elaborado na época do governo PSDB  pela SBPC que não quis executá-lo. Mérito do PT novamente que com isso começou a reestruturação e expansão das universidades federais.

Ele começou a implantar o REUNI pela avaliação de méritos dos professores e de funcionários. Desnecessário dizer que houve uma reação violenta por parte das associações. Mas, de fato, a re-estruturação não foi levada a diante por causa da LRF.

Foto USGS

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Eleições 2014
« Resposta #2672 Online: 28 de Outubro de 2014, 19:54:26 »
Me nego a discutir com quem rotula o bolsa-família de bolsa-voto. Não vejo nenhum espaço para o diálogo. E pra mim é falta de empatia sim, é achar que o pobre tem mais que se fud** pra "só assim" valorizar o trabalho. Esse pensamento já parte da premissa que o cara é pobre não pelas suas condições iniciais, mas porque não gosta de trabalhar. Ahhh, cadê o balde de vômito?

O bolsa família aquece a economia, garante que as crianças permaneçam nas escolas e atua contra um ciclo estrutural de pobreza que se retroalimenta. Há inúmeros estudos publicados, vá estudar Arcanjo.
A partir do momento que o PT passou a fazer ameaças anônimas que se caso o Aécio vencesse o bolsa-família seria cancelado, caracteriza-se sim como um programa eleitoreiro. Logo, vira bolsa-voto, independente da necessidade destas famílias.
jogo sujo teve dos dois lados. A direita anuncia há 12 anos que estamos nos tornando Cuba. Caia na real.

Realmente é um exagero.

Para se tornar Cuba é preciso pelo menos uns 40 anos sob a péssima administração dos "dirceus e mantegas da vida".
Foto USGS

Temma

  • Visitante
Re:Eleições 2014
« Resposta #2673 Online: 28 de Outubro de 2014, 19:55:37 »
Olá Arcanjo,

Já conheço o vídeo. E o que interpreto dele é que o Lula critica as ações oportunistas feitas no período eleitoral. O que acontecia era que o candidato fornecia cestas básicas, vale-gás, etc, no período eleitoral, mas, uma vez no governo, voltava as costas para essas pessoas que o elegeram. Bolsa-família não distribui alimentos. E ele é um programa de governo, não possui a efemeridade dos primeiros. E também exige as contrapartidas de manter os filhos matriculados e vacinados. Parece pouco, mas isso diminuiu em muito a evasão escolar, pois as famílias de baixa renda colocavam seus filhos para trabalhar como forma de complementação de renda.  Procure saber sobre o impacto do Bolsa-família nos rincões do país.

http://m.brasildamudanca.com.br/bolsafamilia/mitos/

E, é claro, vai buscar argumentos em um site petista ou simpatizante.

Mas, para variar, você está redondamente enganado. O programa de assistencialismo conhecido como Bolsa Escola tinha contrapartidas, que são as que você mencionou acima, acrescido do acompanhamento de gestantes.

Seria de bom alvitre conhecer o programa original.

não falei que os programas do FHC não tinha contrapartidas. Disse que as doações em período eleitoral - a compra de votos -, não é acompanhada de contrapartidas. E que era isso que Lula criticava no vídeo que o DiegoJaf postou acima. O problema desses programas do tempo do FHC é "só" a abrangência (ironia, abrangência é tudo num programa como esse)

Temma

  • Visitante
Re:Eleições 2014
« Resposta #2674 Online: 28 de Outubro de 2014, 19:56:40 »
o vídeo é de bem antigo, acho que de 98. Lula estava bem novo.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!