Autor Tópico: Sobrenatural, Metafisico, Pseudo-ciencia, Paranormal como diferenciar fato/mito  (Lida 30666 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Sobrenatural, Metafisico, Pseudo-ciencia, Paranormal como diferenciar fato/mito
« Resposta #400 Online: 29 de Janeiro de 2015, 14:32:22 »
Se assevero que a realidade é inapreensível, isto é um dogma, isto é, uma crença de que esta é a verdade. Dizer isso e concluir que se está a renunciar a verdade é uma afirmação contraditória em si mesma.
Não é. É o mesmo que dizer, "não sei". E não é que a verdade seja inapreensível, e sim, que ela não é apreensível apenas diretamente. mas é claro, você quer por que quer que sua ideia de dogma encaixe nessa posição...
Você disse:
(...)toda realidade não pode ser apreendida diretamente.
Isso não é o mesmo que dizer que não sabe, isso é um dogma (a realidade não pode ser apreendia diretamente), e dogma é o inversa da dúvida (não sei se é possível que a realidade possa ser apreendida diretamente).
Não, é algo da mesma natureza que fazer convenções sobre a indevassabilidade das coisas, como a hora exata de um acontecimento ou a a ideia matemática de ponto, reta e área. O "não sei" está implícito.

Quando eu digo que o saber é uma utopia, em oposição a crer e a possibilidade de dogmas também estou fazendo afirmações que não podem ser consideradas verdades por que são convenções sobre a natureza das coisas, são a própria linguagem acima das conceituações.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2015, 14:36:42 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
Re:Sobrenatural, Metafisico, Pseudo-ciencia, Paranormal como diferenciar fato/mito
« Resposta #401 Online: 29 de Janeiro de 2015, 19:06:57 »
Srs. "crer ou não crer, eis a questão!"

Crer, saber é diferente de ter consciência de..

posso ter conhecimento teórico de mundos extraterrestres (planetas), posso ainda ter evidencias como fotos e alguns estudos científicos, porem consciência  de outros mundos, só terei vivenciando-os através da percepção dos sentidos.
todo ser racional com plena mente sã, sabe que matar é errado, porem os que mesmo assim praticam o assassinato é porque ainda não possui consciência da gravidade em se atentar contra a vida.
um fenômeno  " apenas mecânico" cientificamente comprovado não precisa de fé para ser repetido, apenas as condições físicas necessárias.
Se voce não possui os devidos conhecimentos nem condições  físicas, para poder comprova-las voce necessita da "bíblia dos céticos" (livros) ou seja necessitará ter fé na ciência já comprovada pelos outros. Quando lemos um bula ou simplesmente tomamos um remédio receitado por um medico, temos fé tanto no médico quanto no remédio que ele nos será benéfico, mas nem sempre isso é verdadeiro.
Certamente se algum maluco resolver se passar por medico e receitar um veneno disfarçado de remédio, muito provavelmente muitos morrerão por excesso de fé, no remédio, na bula, no laboratório, no médico.
Resumindo: "quem não possui ciência própria é obrigado a ter fé no conhecimento dos outros"  ::)

« Última modificação: 29 de Janeiro de 2015, 19:12:30 por Criaturo »
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #402 Online: 30 de Janeiro de 2015, 21:22:24 »
   Vi alguns afirmando que "não há sobrenatural separado do sobrenatural. Como se o natural tivesse incluído no mundo sobrenatural.

E eu em parte concordei que o conceito de sobrenatural foi formulado talvez por pessoas mais ceticas e metodicas que queriam separar fatos de crenças/milagres/poder mistico/magica/etc. 

não existe um sobre, nem um fora apenas um todo contendo  tudo.
tudo é natural até ignorância tentando conjecturar um sobre.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #403 Online: 30 de Janeiro de 2015, 21:38:44 »

os sentimentos vão alem da matéria.
Os sentimentos vão além da matéria, pode até ser, mas são originados na matéria.
pode até ser mas segundo Lavoisier a energia material é  mutável e  eterna, logo os sentimentos também serão! ::)
Sentimentos são manifestações de estados emocionais, não se depreende disso que não são transitórios. sentimentos são produzidos e depois se dissipam até se desfazerem e serem descaracterizados do mesmo modo como foram produzidos.

por comparação, um gerador de imagens  emite ondas, no filme star gate na busca por Ets, pabólicas gigantescas captaram sinais gerados no tempo de Hitler, téoricamente eles ficaram vagando pelo espaço.

Você sabe que o filme Star Gate é ficção científica, né(ainda que sejam argumentos científicos hipotéticos)?

um vez emitido o pensamento pelo cerebro em forma de sinais elétricos  sera que eles não ficam vagando pelo espaço?
captar pensamento emitido é impossível, tipo telepatia ?
Acho possível essa possibilidade, deveria ser algo a ser estudado, mas daí a espichar a coisa em termos de eternidade é uma cutucada bem contundente no improvável/imponderável. Pela quantidade de elementos de natureza transitória na natureza como exemplos, seria mais parcimonioso considerar a degeneração "daquilo que era" com "aquilo que será", até a realidade da sua descaracterização total, se transformando em outra coisa totalmente diferente.

Pensamentos em forma de impulsos elétricos, não podem induzir reações na matéria, por exemplo agua benzida ?

Nada teoricamente impossível, mas há todo um edifício de empirismo ainda por ser construido sobre a questão.

esta discussão me inspirou essa idéia:
observemos a continuidade da inteligencia sendo transmitida através de energias, eu "escuto" seus pensamentos através de ondas sonoras (energia) que saem da sua boca, meu tímpano converte ela em impulso eletroquímicos e as transmitem ao cérebro , que por sua vez processa em forma de pensamentos ,interpreta e volta a repetir todo o processo de forma inversa.
Não está muito claro o que você quis expressar, mas pelo que parece você propõe que a inteligência pode ser transmitida por irradiação, seria isso? Inteligência é como uma configuração de um sistema,emanável desse sistema via "irradiação" seria a expressão desse sistema, que seria interpretado por um outro sistema receptor, porém, de acordo com a configuração também desse sistema receptor, ou seja, a "inteligência" emanada de um sistema só poderia ser interpretada corretamente por um sistema receptor com configuração semelhante. Resumindo: A expressão de inteligência de Fulano só pode ser compreendida por Beltrano se Beltrano tiver uma inteligência igual a de Fulano. Não se depreende de nada que haja uma "inteligência" que fique borboleteando de Fulano para Cicrano e depois para Beltrano os "iluminando", como uma entidade independente de um sistema.

interessante como sinais de áudios em frequências inaudíveis aos seres humanos puderam ser percebidas pelo seres humanos?
penso que pela observação da percepção animal de tais frequências a qual não possuímos.
são os sentidos sensoriais semelhantes que nos dão a percepção de uma realidade mais ou menos comum.
certamente surdos e mudos e cegos de nascença vivem outra realidade onde não existem sons, luz nem cores, ou seja a realidade só existe para quem possui consciência dela assim: "sinto logo existo", realidades são relativas a capacidades dos seres em poder conscientiza-las.
Sem nenhuma consciência sem realidade.
inteligencia , consciência, matéria, energia é tudo Deus.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #404 Online: 30 de Janeiro de 2015, 21:48:31 »

Pô, estavas indo tão bem!

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #405 Online: 30 de Janeiro de 2015, 22:13:47 »

pois é tava mesmo,mas as férias acabaram !  he...he...he...he
mas por que este preconceito ateu?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #406 Online: 30 de Janeiro de 2015, 22:24:29 »

Não tem essa de "deus".

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #407 Online: 30 de Janeiro de 2015, 22:38:09 »
Essa briga de palavras... :biglol:

Ao invés de DOGMAS, os cientistas usam AXIOMAS...

Ex.: Um parsec é a distância da Terra à qual o raio da órbita da Terra (= 1 UA) é vista com um tamanho angular de 1 segundo de arco (1 grau/3600). Em outras palavras, é a distância de um objeto que apresenta paralaxe de 1 segundo de arco.

Eu já respondi isso neste site no passado mas dogma é algo bem diferente a axioma.

Axiomas são usados usualmente na matemática e são convenções, porque é melhor descrever de forma prática a nossa geometria euclideana, por exemplo, que tem várias convenções, porém que se as mudar pode-se ter outra geometria -matematicamente possível mesmo que não encontrada na natureza.

Dogmas são enunciados assumidos como verdadeiros.

Procure no site e verá que essas respostas já estão em algum tópico similar só que de alguns anos atrás.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #408 Online: 31 de Janeiro de 2015, 00:18:42 »
Deveríamos criar um prêmio de onanismo mental aqui no CC nas categorias viagem semântica na maionese dos significados ambíguos e divagações masturbatórias sobre idéias e conceitos que não são o que pensamos que são mas poderiam ser se tivéssemos uma definição clara para eles.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #409 Online: 31 de Janeiro de 2015, 08:53:04 »

Não tem essa de "deus".

de onde vem essa sua certeza?
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2015, 09:49:57 por Criaturo »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #410 Online: 31 de Janeiro de 2015, 14:07:04 »

Não tem essa de "deus".

de onde vem essa sua certeza?
Do mesmo lugar que as suas, por isso elas não entram na equação.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
« Resposta #411 Online: 31 de Janeiro de 2015, 14:29:09 »
Deveríamos criar um prêmio de onanismo mental aqui no CC nas categorias viagem semântica na maionese dos significados ambíguos e divagações masturbatórias sobre idéias e conceitos que não são o que pensamos que são mas poderiam ser se tivéssemos uma definição clara para eles.
Apenas para dar ênfase àquilo que virou isso aqui. Mas faltou a postura ZEN elevada ao infinito daqueles que continuam tendo saco para o assunto!

Saudações

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #412 Online: 02 de Fevereiro de 2015, 12:41:32 »
O meio ambiente sem a interferência humana sustentaria a existência naturalmente.
Podemos então concluir que a interferência humana é sobre natural ? ::)

Offline pqdrochabm

• Nível 11
  • *
« Resposta #413 Online: 02 de Fevereiro de 2015, 18:33:54 »
"...por comparação a psicologia estuda a essência da alma ,mas falta-lhe a ciência sobre elas, enquanto que a psiquiatria tenta controlar sentimentos e a manifestação da alma drogando o cérebro mas,  cessando o efeito a muleta cai!..."
Quando é que vão parar de passar a falsa informação que psicologia estuda "alma"???
Vejo constantemente esse argumento e me parece estranho, uma vez que quem o utiliza, esquece das contribuições que os estudos do "Comportamento" humano, contribuíram nas áreas de administração, educação, trabalho, esportes.
Se estudasse almas, que tipo de contribuições fariam???
E se estudasse, seria, mais um ramo do conhecimento humano, sem nenhuma utilidade ou sem nenhuma aplicabilidade.
"Somos o projeto final do passado e o esboço do projeto do futuro."

"Não leve a vida muito a sério, pois não sairá vivo dela mesmo!"

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #414 Online: 03 de Fevereiro de 2015, 10:56:26 »
"...por comparação a psicologia estuda a essência da alma ,mas falta-lhe a ciência sobre elas, enquanto que a psiquiatria tenta controlar sentimentos e a manifestação da alma drogando o cérebro mas,  cessando o efeito a muleta cai!..."
Quando é que vão parar de passar a falsa informação que psicologia estuda "alma"???
Vejo constantemente esse argumento e me parece estranho, uma vez que quem o utiliza, esquece das contribuições que os estudos do "Comportamento" humano, contribuíram nas áreas de administração, educação, trabalho, esportes.
E se estudasse, seria, mais um ramo do conhecimento humano, sem nenhuma utilidade ou sem nenhuma aplicabilidade.
considero a alma a essência do ser "eu", a individualização, o motor do comportamento .
psicólogos estudam o comportamento para poderem caraterizar o individuo alma e o mais importante apresenta-lo ao próprio individuo quer vive se enganando, que normalmente olha para o espelho do ego  e vê tudo de "bom" .
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2015, 11:00:09 por Criaturo »

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #415 Online: 03 de Fevereiro de 2015, 17:50:49 »
considero a alma a essência do ser "eu", a individualização, o motor do comportamento

Então quando um indivíduo sofre um acidente e perde sua personalidade anterior, ele também perde sua alma?
Como seria identificado no pretenso "mundo espiritual" após sua morte?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Phineas_Gage
GNOSE

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #416 Online: 03 de Fevereiro de 2015, 18:04:07 »
considero a alma a essência do ser "eu", a individualização, o motor do comportamento

Então quando um indivíduo sofre um acidente e perde sua personalidade anterior, ele também perde sua alma?

temos tambem a lobotomia e as drogas  que corroboram   seu argumento, no entanto veja um gênio musical não consegue expressar toda sua genialidade fazendo uso de um instrumento defeituoso.
não somos apenas maquinas.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #417 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 10:54:50 »
Pergunta não respondida, apenas a constatação do óbvio. :hein:
GNOSE

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #418 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 15:14:45 »
.Então quando um indivíduo sofre um acidente e perde sua personalidade anterior, ele também perde sua alma?
Como seria identificado no pretenso "mundo espiritual" após sua morte? :hein:
Pergunta não respondida, apenas a constatação do óbvio

vamos tentar novamente:
esse papo de perder alma é coisa de religiosos fanáticos!ele não perde a sua alma apenas fica privado de manifestar sua antiga personalidade.
De fato alma e matéria se interagem, mas a função da alma é impor sua personalidade a matéria, infelizmente quando  ocorre o contrario ela se torna cativa da matéria e passa a ser confundida com ela,neste sentido figurativo podemos dizer que tal alma se "perdeu", pois ja não mais consegue se ver alem de um monte de carne perecível .
entenda que a personalidade alma é multante, porem o ser  único é eterno.

no mundo espiritual a individualidade da alma por si mesmo ja é sua identidade inconfundível, por ser unica.
mais importante do que uma referencia qualquer são os pensamentos que apresentam a alma naturalmente.

isso seria a mesma coisa que  tentar transferir um S.O Windows 7 para uma CPU 386, o software vai ficar lesado, pela deficiência do cérebro eletrônico!
assim como alma  o SO continua sendo inteligente ,basta dar a ele um novo cérebro que voltará a manifestar inteligencia
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2015, 15:34:50 por Criaturo »

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #419 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 17:33:34 »
Espíritas adoram comparar seres humanos a máquinas, embora insistam em dizer que não somos...

Vou tentar facilitar, eu ia até colocar aspas na palavra "perder", pois não se perde o que não se tem, mas a pergunta pode ser reformulada assim:

se a personalidade é a alma e vice-versa, como pode dizer que existe uma privação motivada pelo dano cerebral? O cérebro é onde "fica" a "alma"? :o

Não chamaria Stephen Hawkings de "monte de carne perecível", o que segundo sua ótica, é aceitável...

E dizer que a personalidade alma é multante, foi um ultraje, tanto à língua quanto à lógica.

entenda que a personalidade alma é multante
GNOSE

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #420 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 16:11:07 »
Espíritas adoram comparar seres humanos a máquinas, embora insistam em dizer que não somos...

Vou tentar facilitar, eu ia até colocar aspas na palavra "perder", pois não se perde o que não se tem, mas a pergunta pode ser reformulada assim:

se a personalidade é a alma e vice-versa, como pode dizer que existe uma privação motivada pelo dano cerebral? O cérebro é onde "fica" a "alma"? :o

Não chamaria Stephen Hawkings de "monte de carne perecível", o que segundo sua ótica, é aceitável...

E dizer que a personalidade alma é multante, foi um ultraje, tanto à língua quanto à lógica.

entenda que a personalidade alma é multante

para referenciarmos uma unica realidade usamos palavras e sentidos  mutantes veja:

Deus= Existência absoluta, Jeová , Criador,Eu Sou , Deus ( Português ) Sira ( Persa )

Golt ( Alemão ) Dion (Provençal )

Zung ( Chinês ) Lian ( Peruano )

Llos ( Dórico ) Bokh ( Russo )

Zeut ( Egipcio ) Adad ( Sirio )

Dios ( Espanhol ) Goth ( Teuetônico )

Dieu (Francês ) Diou ( Vândalo )

Rain ( Indostão ) Zene ( Válaco )

Allá ( Malaio ) Tixo ( Zulu )

Alah ( Árabe ) Inglês (God)

Se afirma não possuir alma, ficaria ofendida de ser classificada como uma "desalmada" ?

Provavelmente a alma anima o corpo todo, não estando concentrada em uma parte especifica.
o Ser humano é dual, ou seja espirito interagindo com a matéria, o  cérebro pode ser considerado um ser material apenas mecânico influenciando e até formando a personalidade alma, quando essa ainda sofre de tendencias materialistas, se ela sente afinidades pela fôrma  material é justo que a sua personalidade acabe sendo moldada por ela, ou seja ao deixar a forma continuará sendo parecida com ela, fisica e intelectualmente, assim materialistas acabam sendo escravizados pela da matéria.

http://www.duniverso.com.br/cientistas-comprovam-reencarnacao-humana
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2015, 12:57:45 por Criaturo »

Skorpios

• Visitante
« Resposta #421 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 07:46:48 »
Golt? :hein:

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #422 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 19:00:26 »
Citação de: Criaturo
todo ser racional com plena mente sã, sabe que matar é errado

De novo com isso? Não mudou nada.
   E quando alguem de um exercito mata um rival de outro exercito ou um suposto tirano? Muitos deles se sentem como se fossem herois. Sua afirmação não tem sentido.

não existe um sobre, nem um fora apenas um todo contendo  tudo.
tudo é natural até ignorância tentando conjecturar um sobre.

Entao me explica a natureza dos espiritos? Material, energetica? Que tipo de energia? Como detectar? Mostra indicio. Não dá pra formular teoria sem nenhuma indicio concreto.

interessante como sinais de áudios em frequências inaudíveis aos seres humanos puderam ser percebidas pelo seres humanos?
penso que pela observação da percepção animal de tais frequências a qual não possuímos.
são os sentidos sensoriais semelhantes que nos dão a percepção de uma realidade mais ou menos comum.
certamente surdos e mudos e cegos de nascença vivem outra realidade onde não existem sons, luz nem cores, ou seja a realidade só existe para quem possui consciência dela assim: "sinto logo existo", realidades são relativas a capacidades dos seres em poder conscientiza-las.
Sem nenhuma consciência sem realidade.

Balela. A Realidade é uma só e completa. Se surdos não ouvem como outros ouvem isso significa apenas que eles não tem capacidade de captar a realidade. Eles nao vivem em outra realidade [e não tô falando de realidade social ou psicologica aqui, mas de realidade fisica].

Nesse momento neutrinos devem tá passando pelos nossos corpos. Só porque não vejo eles, quer dizer que eles nao tao na mesma realidade que a minha ou nao existem pra mim? De jeito nenhum! é a mesma realidade.

E voce entrou em contradição: Voce mesmo disse que não há varias relidades (natural, sobrenatural) que tudo é uma coisa só. E depois diz que o surdo vive em outro mundo. Isso é uma falacia e voce falhou.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2015, 19:29:40 por Agnoscetico »

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #423 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 19:03:46 »
Citação de: Sergiomgbr

Ainda tem esperança? Não "creia" nisso.

E por que esse vitimismo religioso?

Citação de: FZapp
Dogmas são enunciados assumidos como verdadeiros.

Exato! isso vai exatamente com aquilo que afirma a Biblia: "A fé é a certeza das coisas que não se vêem". O mundo da ciencia vive de questionar, o mundo da religiao (especificamente a cristã e outras do tipo) questionar é visto como pecado.

Citação de: Sergiomgbr
Do mesmo lugar que as suas, por isso elas não entram na equação.

Pois é, o mesmo direito que ele tem de ter "certeza" da crenças dele os outros tem de ter descrenças das crenças dele e de quem quer qeu seja.

O meio ambiente sem a interferência humana sustentaria a existência naturalmente.
Podemos então concluir que a interferência humana é sobre natural ?

Não! Isso é artificial.
E detalhe: o ser humano usa natureza pra modificar a natureza e não forças misticas inexplicaveis que cria homem do barro, transforma mulher em sal, cria arco-iris após Diluvio [a luz só adquiriu cores após o diluvio?], etc. entre tantas outras coisas NÃO-NATURAIS [entao o termo cerrto deveria ser INATURAL ou ANATURAL - se acha melhor assim; mas isso não muda a situação da crença que não se torna fato só porque você crê]... Produtos quimicos sao feitos com elementos quimicos da natureza, Maquinas sao feitas de metais, etc.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2015, 19:07:29 por Agnoscetico »

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #424 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 19:31:06 »
Citação de: pqdrochabm

Pois é, tao confundindo termo grego "psico" (alma) sem atualizar pro significado no campo cientifico pra "mente". Estudo da mente seria mais apropriado.

Citação de: Brienne of Tarth

Eu ia citar (ou ja citei em outro topico) sobre caso Phineas Gage que teve o cerebro atravessado por uma viga de ferro num acidente. Depois disso ele mudou de comportamento segundo pessoas da epoca. Antes era considerado uma pessoa boa depois virou ruim.

Deus= Existência absoluta, Jeová , Criador,Eu Sou , Deus ( Português ) Sira ( Persa )

Deus = existencia relativa (já que cada crença tem uam visao especifica dele ou deles), Eu sou/Tu és/Ele é, Deus (brasileiro, portugues, etc. ou seria Israelense?), Nada (em Klingon).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!