Você tem todo o direito de achar que o motor da violência é a religião. Pena que é irreal e não vou dizer porque. O assunto já foi muito debatido nas páginas anteriores e em outros tópicos similares recentes.
Eu não disse que "o motor da violência é a religião", isso é apenas espantalho.
Religião é uma variável, não desprezível. Nos livros sagrados das pessoas é ordenado matar infiéis e esse tipo de coisa. Então quando eles dizem, "vamos matar todos os infiéis", e matam pessoas, que consideram infiéis, isso não é só uma coincidência sem qualquer relação com religião, religião é uma variável importante.
Um dos centros de atenção é o Estado Islâmico, e não Estado Ecumênico Revoltado Contra Toda Uma Série De Fatores Geopolíticos E Culturais, que aceita igualmente pessoas de todos credos. Mas não é incomum haver convertidos do cristianismo para o islamismo.
https://www.youtube.com/v/wx-duzk6fhcGaroto libertado como refém do EI diz que eles mostravam as torturas não para assustar, mas para mostrar como não executavam ninguém sem evidências. Depois diz que eles estão certos, que sua bandeira tem a inscrição, "Alá é o único deus", ou algo nessa linha.
O nível de cegueira auto-induzida para fazre uma dissociação absoluta da religião disso é impressionante.