Chico Xavier foi uma pessoa que até os inimigos no campo da religião, admiravam. E, além disso, as obras por ele escritas o colocariam na lista dos melhores autores, facilmente. São mais de quatrocentos livros abordando desde história, ciências, filosofia e religião, com notável domínio sobre o tema e o idioma. E tinha apenas o primário incompleto. Como isto pode ser?
Spencer, você sabe o que é autodidata?
Chico Xavier foi um charlatão extremamente inteligente e genial que tinha um dom excepcional para a lábia e improvisação (além de ser um piadista nato que com certeza arrebentaria no Stand-Up), mas que infelizmente usou o seu talento para ludibriar e trapacear (sem bem que bem intencionado ele era na maioria das vezes). Mas Chico não foi o único. Outros manifestaram o mesmo talento, como Giuseppe Balsamo, o Conde Victor Lustig e até o brasileiro Marcelo do Nascimento.
e agora temo um caso mais recente apresentando-se como Alquimista
chamo isto de projeção do ser
No caso dos charlatães místicos como o Balsamo, a maioria se utilizou da mesma fachada que trouxe o respeito para Chico, que era não cobrar nada dos pobres. Mas quem mora em Uberaba sabe que o filho dele ostenta riqueza e só anda de carrão importado ($$$).
em cada 10 pessoas adotadas 7 são pessoas problemáticas espíritos de baixa moralidade
Quanto ao talento literário do Chico, abobrinha... O Universo em Desencanto é uma obra de 1000 livros, Masaharu Taniguchi também escreveu mais de 400 livros e até o Papus era prolífico autor. Aliás, para alguém como Chico Xavier, cujo talento para a lábia e improvisação era tão exacerbado, escrever livrinhos mamão-com-açúcar não deve ser tarefa difícil.
ha de ser ter alguma inspiração:
kardec
Jesus:Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte,
E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.
E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
Mateus 17:1-3
Moises:
Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me uma necromante, para que eu vá a ela e a consulte. Disseram-lhe os seus servos: Eis que em En-Dor há uma mulher que é necromante.
Então Saul se disfarçou, vestindo outros trajes; e foi ele com dois homens, e chegaram de noite à casa da mulher. Disse-lhe Saul: Peço-te que me adivinhes pela necromancia, e me faças subir aquele que eu te disser.
A mulher lhe respondeu: Tu bem sabes o que Saul fez, como exterminou da terra os necromantes e os adivinhos; por que, então, me armas um laço à minha vida, para me fazeres morrer?
Saul, porém, lhe jurou pelo Senhor, dizendo: Como vive o Senhor, nenhum castigo te sobrevirá por isso.
A mulher então lhe perguntou: Quem te farei subir? Respondeu ele: Faze-me subir Samuel.
Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou em alta voz, e falou a Saul, dizendo: Por que me enganaste? pois tu mesmo és Saul.
Ao que o rei lhe disse: Não temas; que é que vês? Então a mulher respondeu a Saul: Vejo um deus que vem subindo de dentro da terra.
Perguntou-lhe ele: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e lhe fez reverência.
Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Estou muito angustiado, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e já não me responde, nem por intermédio dos profetas nem por sonhos; por isso te chamei, para que me faças saber o que hei de fazer.
Então disse Samuel: Por que, pois, me perguntas a mim, visto que o Senhor se tem desviado de ti, e se tem feito teu inimigo?
1 Samuel 28:7-16
PS: A maioria das religiões foram fundadas por homens portadores de uma patologia conhecida como Mitomania, sendo que essa galera tinha uma predisposição fora do comum (que os crentes julgam ser sobrenatural) para inventar estórias, vocação essa muito acima da média em relação aos outros mortais. Obviamente o Chico Xavier se enquadra nessa categoria.