Assim, parece que muitos aqui entraram em estado de negação completa. Existe um dado , a taxa de crescimento de homicidios caiu justamente quando houve um desarmamento em massa, e mesmo que outras variáveis tenham efeito sobre esse fato, parece que não aceitam de maneira nenhuma que o desarmamento tenha influência nesse dado e que ele seja benéfico para o nível de violência da sociedade, mesmo depois de ser demonstrado que a esmagadora maioria armas ilegais tem origem nas legalizadas e nacionais de pequeno calibre, sendo que mais armas legais significa mais "fornecedores" para armas ilegais.
Seria interessante se ter um gráfico, ou uma série de gráficos, de armas "arrecadadas" durante a campanha, deixadas de serem legalmente compradas, e homicídios, por estado. Talvez comparando só com taxas de encarceiramento no decorrer do mesmo período já seria interessante.
O número de homicídios não segue uma linha ascendente contínua em todo o país. Da mesam forma que admitidamente existem fatores que variam regionalmente fazendo com que o ED tivesse qualquer efeito sobrepujado, esses outros fatores podem variar na outra direção. Mas aí parece que tudo bem só colocar tudo de bom na conta do ED, já que é o resultado desejado a partir dele. Defensores de "mais armas, mais segurança" talvez pudessem com o mesmo "rigor científico" fazer a atribuição exatamente contrária, que mais negros, nordestinos, e mulheres, foram mortos como resultado do ED.
Eu não sei se qualquer um realmente nega que o ED possa ter qualquer efeito positivo numa queda do número de homicídios, a questão é o quanto realmente é atribuível a ele, simplesmente não se pode atribuir tudo, como gostariam.
Mais provavelmente, em curto, médio, e razoavelmente longo prazo, são apenas os homicídios por motivos banais -- que tenho que admitir, constituem uma parte dos homicídios bem maior do que eu imaginava, podendo ser de 30 a 80% dependendo da região. As armas legais dificilmente são exatamente uma "fonte" de armas nas mãos dos bandidos propriamente ditos, mesmo que a maior parte delas em última instância tenha uma vez sido legalmente adquirida no Brasil (o que não sei se é exatamente o caso, parece que não), simplesmente porque são bens duráveis e isso vai resultar do acúmulo por décadas de um roubo de arma aqui, um ali.
Havendo efeito positivo na queda de homicídios atribuível ao ED, de qualquer forma, ainda não é uma validação do total do ED. Seria interessante discernir dessas armas recolhidas, quantas eram legais e ilegais, ou mesmo, quantos homicídios, mesmo por motivos banais, são cometidos pelos donos de armas legais.