E a "vantagem" da reprovação seria então fazer isso mais rápido, com a maior evasão escolar por repetência?
o que ferra literalmente o alunos e a sociedade, é este sistema maternalista:
Transforma-se locais destinados a preparação profissional e social em abrigos assistencialistas, onde o objetivo principal deixa ser a educação e passa ser uma tentativa provisória de contenção de potenciais marginais, dando a eles boa alimentação e liberdade para não estudarem.
este sistema daninho prejudica e impossibilita o justo aprendizado de alunos de melhor caráter interessados em se tornarem uteis a sociedade.
No que isso ocorrer, está errado, mas não traz como conclusão lógica que "então é melhor reprovação e sua maior evasão escolar e todas as conseqüências disso".
Exato! a reprovação não é desejada, mas ironicamente é exatamente isto que a progressão continuada faz com preguiçosos , reprovando os para convivência social.
Um coisa voce tem razão ninguém deve ser obrigado a ser decente, pois isto deveria ser espontâneo mas, alimentar incentivar falta de caráter do tipo aprovar vagabundos por medo de incentiva-los a serem vagabundos.. ? ha...ha..ha..ha..ha......é tão irônico quanto prender um menor bandido do PCC e manda-lo para fundação casa com medo que ele se misture com o crime organizado dentro dos presídios.
O ECA deve ter sido feito no tempo que menores infratores apenas cheiravam cola e roubavam bolsas no centro, hoje diante de tanta proteção eles cometem crimes piores que adultos.
Idealmente você ou separaria os alunos por comportamento, e interesse, ou os incentivaria de alguma forma (a ameaça de repetir é pouco eficaz e tem evasão como custo que não pode ser ignorado).
concordo que deveriam mesmo ser separado o joio do trigo, pelo comportamento , pela capacidade intelectual e pelo esforço, isso ja ajudaria muito.
Pessoas de boa índole são estimuladas ao progresso quando reprovadas, ja as de ma índole tudo é motivo para procurar caminhos mais fáceis.
Mais uma vez a certeza da auto reprovação é muito eficaz para os que realmente desejam aprender, ja para os que não desejam fariam um favor desocupando vagas para os que realmente desejam construir uma sociedade mais digna como a japonesa.
É muito difícil mudar a natureza do ser, ponha uma mosca em um ambiente limpo e ela novamente irá procurará por merdas, alguns animais mais desenvolvidos "forçosamente" poderão mudar seus maus hábitos, quando ensinados por exemplo a não cagarem mais em locais limpos.
Mas é impossível adestrar cachorros apenas com estímulos alimentícios sem impor o minimo respeito e os devidos limites.
Amigo, imagine você se empresários são partidários da aprovação automática de candidatos despreparados preenchendo suas vagas de emprego ? e que tal mais paternalismo de continuar mantendo-os improdutivamente dentro de uma empresa? com a desculpa de se estar contribuindo socialmente? eu acho que a terceirização diz não ao assistencialismo!
Só quem tem dó de vagabundos é pai , mãe e paternalistas governamentais, assistencialismo social deveria ser concedido apenas deficientes materiais e fisicos e nunca a deficientes morais por opção, fazer isto é tirar de quem precisa e dar quem ja só. deseja explorar o trablaho dos outros.
Brasil pare de alimentar monstros ou então sera devorado
No que concerne a essa intersecção entre os temas, se você gosta muito mesmo de repetência, considere então algo que é caricato mas ainda assim melhor do que repetência apenas, apesar de se aproximar desse desvio de função da escola que você enxerga na progressão continuada: os alunos que repetem, ou tiram notas baixas demais, vão para uma coisa parecida com uma "escola-FEBEM"; um internato, tendo aulas sob um regime mais rígido, e (aguente firme!) recebendo boa alimentação e até moradia.Isso provavelmente resultaria em menos deles cometendo crimes futuramente, do que só repetência + evasão comum.
Detesto repetência quando vejo superlotações nos presídios é como se estivesse vendo um monte de seres humano com um X de reprovado, na testa.
E que tal um controle de natalidade criando melhores condições de vida, alfabetizar 40 crianças não é tarefa facil, creches sustentando 5 irmãos, presídios abarrotados, transporte com gente caindo para fora, transito intransitável, falta , agua , luz , espaço, lazer ha deficit de vidas mais dignas enquanto sobra gente.
Maternalmente falando essa sua ideia de querer impor uma educação forçada na febem, me parece um tanto discriminatória, preconceituosa e anti assistencialista
Por experiência pratica, pode acreditar a unica coisa que move o ser humano é o estomago, sua função é estimular ao trabalho se Deus fosse paternalista sem trabalho continuaríamos vivendo felizes para sempre.
Mas de acordo com paternalistas deixar preguiçosos oportunistas do trabalho alheio morrem de
de fome será considerado uma violência aos direitos humanos, para quem se comporta mais irracionalmente do que animais que se auto sustentam na natureza.
Ao invés de requisitar custos para tentar criar novas soluções sugiro usar com maior racionalidade as opções ja existentes , por exemplo ao invés de aprovação automática , reprovação continuada de acordo com o esforço próprio assim:
Padronização Nacional do Ensinoatravés de apostilas padrões nacionalmente feitas por professores experientes será ensinado de norte a sul do pais os mesmo conteudos a 1a serie primaria até o 3o colegial, para isso adeus industrias graficas lucrando com um monte de livros maus usados e descartados todos os anos.
Um irmão ja habilitado para serie seguinte, ja esta apto para ensinar as mesmas lições para alguem que inicia a serie subsequente, pais tambem poderiam ensinar as mesmas coisas que ja aprenderam quando crianças.
Seria permitido no maximo uma repetição de série , depois o aluno seria convidado a estudar sua apostilas em casa com ajuda de pais e irmãos, quando se sentir apto bastará realizar teste de capacitação para serie reprovada e reconquistar seu direito de estudo publico na serie seguinte.
Os teste padronizados de avaliação ficariam a cargo da secretaria da educação, isentando o professor da auto reprovação automatica e tambem da manipulação de provas feitas sob encomendas para alunos preguiçosos passarem de ano, conforme o rendimento na aprovação de alunos seria reconhecido meritos a professores e educadores envolvidos, havendo a devida progressão salarial.
a natureza nos da o exemplo da seleção natural, preguiçosos e até os mais fracos fatalmente serão eliminados , não adianta querer leva-los nas costas porque o bando inteiro correrá risco de extinção, a vida é cruel, a natureza é cruel , nós somos cruéis, ou os preguiçosos e fracos se esforçam para se tornarem uteis de alguma forma ao bem comum do bando ou então serão expulsos pela maioria que sustenta o bem comum.
Se você os "prende" antes de terem cometido crimes graves, a "recuperação" é certamente mais viável do que se esperar para depois de piorarem e terem feito vítimas, para "economizar" em curto prazo. Provavelmente sai mais barato em longo prazo, e com menos vítimas.
de fato quando mais precocemente são impostas as punições que determinam limites, mais rápido se torna a conscientização salvadora,na verdade isto deveria acontecer desde a primeira socialização infantil nas escolas.
no estados unidos uma aluna de 9 anos tentava agredir uma professora que inteligente mente colou as mãos para traz e ia se esquivando dos golpes em marcha ré, quando chegou um policial virou os braços da menina para traz algemou e a levou presa...sem maiores mimimimimim de pais, repórteres, defensores dos direitos (impunidade) humanos e paternalistas.
Certamente isto que eu chamo de impor limites ao ser desde criancinha.